Impostos

Pagamentos à Segurança Social já podem ser feitos por transferência bancária

Cidadãos e empresas já podem efetuar pagamentos através de IBAN virtual disponibilizado pela Segurança Social. Pagamentos através de MB Way deverão ficar disponíveis ainda este ano.

Pagamentos à Segurança Social já podem ser feitos por transferência bancária

O Instituto da Segurança Social (ISS) divulgou na passada sexta-feira que cidadãos e empresas passam a poder efetuar pagamentos à Segurança Social através de transferência bancária para um IBAN virtual indicado no documento de pagamento.

Na nota divulgada pelo ISS consta que a nova forma de pagamento através de transferência bancária pretende tornar o processo "mais simples", sendo que para cada documento de pagamento emitido é gerado um IBAN de utilização única "para o pagamento do valor nele indicado".

Para aceder ao documento de pagamento, os cidadãos e as empresas devem entrar na Segurança Social Direta e no menu "conta corrente" selecionar a opção "pagamentos à Segurança Social". De seguida, devem escolher "consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento".

De referir que este IBAN virtual passa a estar disponível em todos os documentos, quer os que sejam emitidos pelos cidadãos, quer os que são disponibilizados automaticamente pela Segurança Social.

Este é mais um passo no caminho da digitalização dos serviços públicos, tal como confirmou a ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, afirmando na última audição regimental que o Governo quer "continuar a aprofundar a transformação digital da Segurança Social".

Além da nova opção de pagamento por transferência bancária, a ministra referiu ainda que será lançado nos próximos meses "um programa que reduz as filas de espera ao nível do atendimento" e a implementação dos pagamentos à Segurança Social através do MB Way.

Os pagamentos através da aplicação tinham arranque previsto só para 2026, mas a medida será antecipada, de acordo com a ministra.

Disponível online, livrarias e supermercados.