
Sim, outra vez os cupões de desconto…
Já há muitos meses que não voltava à carga com o tema. Sei que cada vez que falo disto há umas dezenas que deixam de acompanhar o blogue porque acham que é “treta” ou que estou a fazer publicidade a um hipermercado. Mas há 15 mil novos seguidores no Facebook do Contas-poupança e aqui no blogue. É para quem chegou agora.
Como já vos expliquei 100 vezes, este blogue é sobre as minhas experiências enquanto consumidor (sou mais coisas além de jornalista). E partilho aqui o que vou aprendendo (sozinho ou ensinado por quem sabe mais do que eu) mas partilho sobretudo coisas práticas e que testo pessoalmente. Vamos a mais um exemplo.
4 cartões de hipermercado porquê?
Já expliquei várias vezes ao longo destes anos que aprendi com a Janine Medeira (do Poupadinhos e com Vales) e com o Daniel Mesquita (Caça Promoções) que um dos grandes segredos da poupança são os cupões de desconto. Fiz reportagem com eles para o Contas-poupança. Assim que experimentei, verifiquei que de facto é um mundo por descobrir por quem tiver paciência, pensar antes de comprar e for minimamente organizado.
O exemplo das minhas compras na semana passada
Cá em casa cada um (somos 4) tem um Cartão Continente. Para os que me vão criticar por falar mais desta marca do que do Pingo Doce, Jumbo, Minipreço, Lidl, Intermarché, etc, só posso explicar (porque é verdade) que moro a 100 metros de um Continente por isso é normal que tenha mais exemplos com este hiper. Não há mais nenhuma explicação “escondida” nem vale a pena virem com conspirações.
Com 4 cartões, há várias semanas por ano em que quase todos têm um cupão de 5 € em cartão por cada 20 euros de compras. Foi mais uma vez o caso.
3 cupões de 5 em 20 (equivale a 25% de desconto em qualquer compra nesse montante) e um de 10%.
Portanto, basta comprar as coisas da minha lista de compras (coisa que fazemos sempre cá em casa) e quando chego à caixa (sim, é uma seca…) digo “Quando chegar a 20 € pare por favor”. Fiz isso 3 vezes e a última compra foi até ao final porque o cupão era de 10%.
Vale a pena este esforço?
Ora, 5€+5€+5€+8,95€ = 23,95€.
Receber 23,95 € para futuras compras só por fazer compras que faria de qualquer maneira a mim parece-me um bom negócio. Basicamente, é como se tivesse ido às compras e me oferecessem 25 litros de leite “de graça”.
Não fiz as contas mas acho que faço isto pelo menos 1 vez por mês (às vezes mais). Ora estamos a falar de (1 x mês) 287 € por ano. Fora as semanas de intervalo em que há SEMPRE cupões não de 5€ em 20 €, mas de 25%, 30% ou 50% em vários produtos. Pode ver aqui um exemplo do ano passado.
Mas aí são selecionados. Com estes de 5€ posso comprar o que eu quiser, normalmente faço a acumulação e compro produtos que estejam naturalmente em promoção (sem cupões). Se estão em promoção ficam ainda 25% mais baratos. É esse o raciocínio.
Se só tivesse um cartão de hipermercado na família, seria apenas uma poupança de 60 € por ano (1 vez por mês). Estão a ver a diferença? 287 € vs. 60 €! Fazendo as mesmas compras…
287 € são 53 kg de Dourada, 27 kg de Picanha, 18 kg de camarão tigre; 11 garrafas de Whiskey de 26 euros cada uma, 241 kg de arroz… Já perceberam a ideia, certo?
Mais uma vez, alerto novamente que só faz isto quem quer. Não vale a pena enxovalhar quem faz. Por mim, acho que isto é fazer compras de forma inteligente. É usar as ferramentas de Marketing das empresas em favor do consumidor. Não quer fazer ou acha mal… tudo bem. É só isto. Eu uso.
São quantos lá em casa e quantos cartões diferentes (não é ter 2 pequeninos além do grande, OK?) têm?
Esta dica está explicada com todo o pormenor e ainda com mais algumas dicas acessórias no livro ”Contas-poupança”, no capítulo 3.2.
Se clicar na figura pode comprar o livro online.