Compras

VÍDEO – Como dar o melhor aos nossos animais sem gastar tanto

Como poupar e dar o melhor aos nossos animais Milhares de famílias portuguesas têm animais de estimação, e muitas que não têm, gostariam de ter. Mas há despesas com que deve contar, antes de levar um animal para casa. O Contas-poupança desta semana explica-lhe como fazer a previsão de gastos e, no caso de já […]

VÍDEO – Como dar o melhor aos nossos animais sem gastar tanto

Como poupar e dar o melhor aos nossos animais

Milhares de famílias portuguesas têm animais de estimação, e muitas que não têm, gostariam de ter. Mas há despesas com que deve contar, antes de levar um animal para casa. O Contas-poupança desta semana explica-lhe como fazer a previsão de gastos e, no caso de já ter animais, como poupar, garantindo sempre os melhores cuidados possíveis.

Aqui abaixo pode ver ou rever a reportagem emitida esta quarta-feira no Jornal da Noite na SIC.

Explicamos uma dica sobre como escolher a melhor ração para o seu cão ou gato. Há tantas marcas no mercado, como posso saber a olho se é uma ração “boa” ou, vá, “menos boa”?

E de que preços estamos a falar para rações “boas”? E como consegui-las mais barato?

Entrevistámos Joana Carido, uma nutricionista que escreveu um livro com receitas nutritivas e saudáveis para fazer em casa para os seus cães. Os 3 cães dela não sabem o que é ração.

Consultas mais baratas

Outra dica para conseguir consultas no veterinário e tratamentos mais baratos é tornar-se sócio de uma associação de defesa dos animais. Normalmente todas elas têm protocolos com bons veterinários e clínicas.

Leia as embalagens de ração dos animais

As embalagens de ração para cães e gatos trazem uma informação super importante que a maior parte dos donos não repara e que pode levá-los (levar-nos porque também me incluo aqui) a prejudicar sem querer a saúde dos nossos bichos. É a informação de qual é a quantidade DIÁRIA de ração que deve dar ao seu animal.

Muitos donos não suportam ver a taça vazia e estão sempre a enche-la. Em alguns casos pode estar a dar o dobro do que devia. Porque os animais não sabem dizer que não.

Podemos estar a gastar o dobro do dinheiro em ração todos os meses, e pior, estragando a saúde do animal.

Por exemplo, para a minha gata a dose diária deve ser 75 gramas. Pesei e esta é a medida diária dela para uma alimentação saudável. É o que está na fotografia abaixo. É exatamente um copo de iogurte (dos gregos).

Esta dose é para um dia inteiro. Ou seja, ou deixo esta dose e quando acabar não lhe dou mais, ou deixo metade de manhã e coloco o resto quando chego a casa. Se lhe der mais, estou a estragar em todos os sentidos.

Menos é mais

Dica de uma especialista: Quanto melhor a ração menos gramas tem de dar ao seu animal. Por isso é que deve ler e seguir as instruções da embalagem. Se está habituado a dar uma ração “má” e por isso tem de lhe dar duas taças de ração, se passar a dar uma ração “boa” pode ter de lhe dar só uma taça. Tem de fazer as contas e levar isto a sério se quiser o melhor para o seu animal de estimação.

E PARE de dar da sua comida ao seu cão ou gato. É veneno para eles (dizem todos os especialistas que entrevistei). Basta ter sal para lhes fazer mal.

Num próximo artigo vou colocar só a lista de todos os sites com rações que conheço, portugueses e espanhóis para comparar sempre a “sua” marca antes de comprar. Pode poupar muito dinheiro.

A reportagem está aqui abaixo. É só clicar.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-12-20-Como-dar-o-melhor-aos-nossos-animais-sem-gastar-tanto-1?t=22.311622

Deixe os seus comentários no Facebook e aqui no blogue.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

Disponível online, livrarias e supermercados.