Cidadão

VÍDEO – O que é a Chave Móvel Digital e como funciona

Acabe com as passwords esquisitas nos portais do Estado Pode ver ou rever neste artigo a reportagem desta semana do Contas-poupança. Se não dá conta de tantas senhas diferentes para cada Portal do Estado, o problema está resolvido: a Chave Móvel Digital. Basta ter um telemóvel e uma senha de 4 dígitos, como no Multibanco. […]

VÍDEO – O que é a Chave Móvel Digital e como funciona

Acabe com as passwords esquisitas nos portais do Estado

Pode ver ou rever neste artigo a reportagem desta semana do Contas-poupança. Se não dá conta de tantas senhas diferentes para cada Portal do Estado, o problema está resolvido: a Chave Móvel Digital.

Basta ter um telemóvel e uma senha de 4 dígitos, como no Multibanco. É verdade que a Chave Móvel Digital já funciona há vários meses, mas há novidades em relação aos portais onde pode usá-la e aos locais onde a pode pedir.

Se está habituado às senhas atuais ou as alterou para senhas que não vai esquecer, pode mantê-las sem problema.  Usar a Chave Móvel Digital é apenas mais uma alternativa.

Como funciona?

Simples. Depois de ir uma vez a um Espaço do Cidadão (ou com o leitor de cartão do cidadão em casa) pedir a primeira senha e confirmar o seu telemóvel, em cada portal vai encontrar um logo que diz “Gov.pt”. Carrega aí. Perguntam-lhe qual é o seu número de telemóvel e o seu PIN de 4 números (que deu na primeira vez que pediu a senha). Recebe um SMS. Insere esse código que recebeu no telemóvel e já está. Entra assim em todos os Portais.

No meu entender, é uma excelente forma de aceder aos serviços do Estado porque posso usá-la em TODOS os portais e entidades. Não preciso estar a pedir senhas diferente em cada instituição. Uma chave dá para todas as portas.

Veja AQUI como funciona e como pode pedi-la:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-12-06-Chave-Movel-Digital—o-que-e-e-como-funciona-

Como pedir a sua Chave?

Neste momento, se tiver um leitor de cartão de Cidadão pode pedir a Chave Móvel Digital em casa, se não tem, basta ir a uma Loja do Cidadão ou a um Espaço do Cidadão (há 400 nos país) e levar o seu telemóvel e o cartão do Cidadão. Demora 2 ou 3 minutos e nunca mais precisa voltar a fazer isso. Fica já para “sempre”.

A partir de final de Janeiro também já vai poder fazer o pedido da sua Chave em qualquer Conservatória e totalmente online através do seu Portal das Finanças. Neste último caso, basta pedir a senha e quando ela chegar pelo correio insere os dados e já está. É exatamente o mesmo processo que fez quando pediu a sua senha para o Portal das Finanças.

Pelo que me explicou a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, a ideia é depois passar a usá-la nos serviços privados para assinar qualquer documento ou contrato através da Chave Móvel Digital. Acho que é uma daquelas coisas que vai simplificar a nossa vida enquanto cidadãos e consumidores.

Se tem profissões que exigem reconhecimento de assinatura, vai poupar dinheiro porque deixa de precisar reconhecer a sua assinatura. É o próprio Estado que a reconhece automaticamente.

Experimente e veja como é fácil e prático.

Disponível online, livrarias e supermercados.