O programa ANDA conhecer Portugal, em vigor desde janeiro de 2024, esgotou o limite de vagas. Depois de no passado dia 20 de outubro os critérios de acesso terem sido alargados, a adesão atingiu recordes.
Quando a ideia surgiu, nos últimos meses de 2023, o objetivo era presentear todos os jovens residentes em Portugal, e que terminassem o 12º ano, com um intrarail gratuito. A viagem inclui deslocações de comboio ilimitadas por sete dias e seis noites na rede de Pousadas da Juventude.
O programa tornou-se mais abrangente quando, na semana passada, o intrarail passou a estar aberto a todos os jovens que terminem a escolaridade obrigatória em 2025 ou que tenham entre 18 e 30 anos.
Desde dia 20, o número de pedidos bateu recordes, com mais de 22 mil vouchers registados, aumentando o total de viagens atribuídas em 2025 para cerca de 28 mil. O limite máximo definido para a emissão este ano era de 30 mil vouchers, pelo que na segunda-feira, o Governo anunciou que a verba estava quase esgotada.
Esta terça-feira, o programa está oficialmente esgotado, de acordo com o Portal ANDA conhecer Portugal. Na página inicial, lê-se a mensagem "Olá, não temos boas notícias. Infelizmente esgotámos o limite de vagas que tínhamos para o programa ANDA".
Embora não se aceitem mais pedidos neste momento, os jovens são incentivados a estar atentos, já que há possibilidade de reabertura do programa. Para já, ainda não há data definida.














