Eletricidade

Contadores inteligentes de eletricidade – São bons ou maus

Bons ou maus? Do ponto de vista do consumidor. É o que vou descobrir. Acabaram de instalar o meu. Vou passar a descrever aqui no blogue a minha experiência com o dito aparelho que, se não tem, vai passar a ter. É uma questão de tempo. O que está a acontecer com os contadores inteligentes […]

Contadores inteligentes de eletricidade – São bons ou maus

Bons ou maus? Do ponto de vista do consumidor.

É o que vou descobrir. Acabaram de instalar o meu. Vou passar a descrever aqui no blogue a minha experiência com o dito aparelho que, se não tem, vai passar a ter. É uma questão de tempo.

Contadores inteligentes de eletricidade

O que está a acontecer com os contadores inteligentes de eletricidade?

Em primeiro lugar, devo esclarecer que não pedi para me substituírem o contador de eletricidade. Recebi uma carta da EDP Distribuição a avisar que o iam substituir e que eu poderia marcar a data se quisesse. Ninguém me perguntou se queria.  Obviamente, esta substituição será vantajosa para a EDP Distribuição porque não precisará mais de funcionários para fazer a contagem casa a casa. Mas para nós será vantajoso?

Ontem (sexta-feira, dia 29 de Dezembro de 2017) fui surpreendido por um funcionário da EDP Distribuição a substituir o contador. Nem tocou à campainha a avisar que ia cortar a eletricidade. “São só 5 minutos sem luz…”, disse quando perguntei.

Não tenho de pagar nada pela substituição e a intenção é que tudo seja feito remotamente: a contagem e as alterações da potência contratada. Até agora, tinha de vir um funcionário a casa num dia e hora marcados para fazer isso.

Os cuidados que tive

Já que estava em casa, pedi ao funcionário para me “deixar” tirar fotografias aos valores finais do meu contador antes de o desligar. Nunca fiando. Conferi e confirmei que são exatamente os mesmos valores que o senhor (simpático) preencheu no documento de substituição do contador, assinado e datado. Bate certo. Isto é importante, porque a partir deste momento, a contagem começa a partir dos zero kWh. É como se fosse uma casa nova a estrear.

As dúvidas

Há várias situações que vou verificar a partir de agora. Pelo que li nos vários comentários no Instagram e no Facebook,  há pessoas que já passaram por isto e que denunciam que o consumo aumentou, que o quadro passou a ir abaixo muito mais vezes (para obrigar a aumentar a potência contratada) e que a tal contagem “automática” não passou a ser feita e que continuam a ter de mandar as contagens para não levar com as estimativas.

Também tenho um painel solar. Dizem-me que estes contadores podem contar como consumo o que o painel produz. Se isso for verdade vou ter de encontrar uma solução. Não sei se é verdade ou não, nem sei como conferir isso ainda porque o painel entra diretamente no meu fusível da arrecadação. Vou ter de ver isto com calma. Aceito sugestões.

O que vou fazer?

Como tenho um aparelho que mede segundo a segundo os consumos da minha casa e tenho todos os registos dia a dia há mais de 1 ano, vou verificar se o que o novo contador mede bate certo ao “milímetro” com os consumos que meço em casa. Sempre quero saber se há alguma “majoração” na medição do contador inteligente.

Quanto ao quadro ir abaixo, já pedi explicações à EDP Distribuição e vou fazer testes eletrotécnicos num laboratório para uma reportagem do Contas-poupança. Ainda não tem data marcada mas será brevemente.

Portanto, se tiverem curiosidade, sugestões, dicas ou dúvidas, continuem a acompanhar o blogue “Contas-poupança”.

Mais uma nota importante. A EDP Distribuição não é a EDP. É uma confusão de nomes que a ERSE quer acabar. A EDP Distribuição é quem vende eletricidade à EDP Comercial, Endesa, Galp, GoldEnergy, etc, etc, etc. Estes contadores funcionam independentemente da empresa que tiver contratada. Não confundam as coisas. Pensem na EDP Distribuição como a fábrica de eletricidade do país que não tem nome. Faça de conta que é de marca branca. Assim percebemos melhor.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

Disponível online, livrarias e supermercados.