Apoios sociais

VÍDEO – Veja aqui qual é a reforma que teria hoje se tivesse de se reformar por invalidez

A reforma pode chegar antes da velhice, sabia? Quando menos se espera, a nossa vida pode mudar de um momento para o outro. Muitos portugueses não percebem a importância dos descontos que fazem para a Segurança Social. Na reportagem desta semana, o Contas-poupança mostra-lhe um simulador que lhe diz qual seria a sua reforma hoje […]

VÍDEO – Veja aqui qual é a reforma que teria hoje se tivesse de se reformar por invalidez

A reforma pode chegar antes da velhice, sabia?

Quando menos se espera, a nossa vida pode mudar de um momento para o outro. Muitos portugueses não percebem a importância dos descontos que fazem para a Segurança Social. Na reportagem desta semana, o Contas-poupança mostra-lhe um simulador que lhe diz qual seria a sua reforma hoje se tivesse uma doença ou acidente graves que o obrigassem a reformar-se mais cedo. E o que pode fazer com essa informação a pensar no futuro.

Nunca se esqueça de que se houver um imprevisto, todos os apoios que vão receber da Segurança Social (ainda antes da reforma de velhice) são feitos com base no que descontou: baixas, desemprego, maternidade, etc.
No ano passado já tinha feito uma reportagem sobre como pode simular a reforma que vai ter quando chegar à idade normal da reforma. Pode revê-la AQUI.

 

Mas a desta semana (tem o link mais abaixo) é sobre o valor EXATO da reforma que teria HOJE se fosse obrigado a reformar-se por causa de uma doença grave ou um acidente. Pode acontecer a qualquer um de nós.

Tem o simulador na página da Segurança Social Direta. Entra com o seu NISS e password ou com a Chave Móvel Digital e depois é só seguir os passos do quadradinho que diz Simuladores de pensão. Escolhe a Pensão de Invalidez Absoluta porque é a simulação que abrange mais pessoas.

Já agora confirme que todos os anos que trabalhou estão lá no resumo que aparece. Tenho relatos de várias pessoas a quem faltam vários anos. Isto é importantíssimo porque este simulador é o que a Segurança Social usa para calcular a sua pensão. O resultado é o mais real possível. Os cálculos são feitos com base em todos os descontos que fez e que estão lá registados. Acontece muitas vezes, os descontos terem sido feitos e não estarem lá registados por variadíssimas razões incluindo erro humano. Confirme TUDO!

Na reportagem tem o caso da Sofia Lisboa (membro dos Silence 4,  uma banda famosa no final dos anos 90) a quem foi diagnosticado um cancro quase fatal aos 33 anos. Ficou reformada por invalidez absoluta aos 37 anos. E o que é que lhe valeu? Os descontos que fez “a mais” quando ganhava dinheiro. Caso contrário teria hoje uma reforma imensamente baixa. Não é que seja alta a que tem, mas se tivesse descontado sobre o mínimo hoje estaria numa situação desesperante. Aliás, como acontece a milhares de portugueses.

Preocupe-se hoje com os descontos que está a fazer para a Segurança Social. Há pessoas (nomeadamente empresários) que ganham milhares de euros e que estão a descontar pelo salário mínimo. Se tiverem um azar entretanto, será absolutamente dramático para eles se não tiverem um valente pé-de-meia. Pense um pouco no assunto.

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-10-30-Sabe-qual-vai-ser-a-sua-reforma-

Simule a sua reforma

Muito provavelmente vai assustar-se com o que iria receber se fosse obrigado a reformar-se amanhã. Mas é uma informação importantíssima para planearmos o nosso futuro. Sei que muito dirão que têm mais que fazer; que quando lá chegar não vai haver reformas; que depois logo se vê. Pode dizer o que quiser. E, obviamente vai fazer o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso.
Mas não se esqueça que, além dos imprevistos que não dominamos, as grandes escolhas e decisões na nossa vida estão nas nossas mãos e não nas dos outros. E se deixar as decisões mais importantes da SUA vida nas mãos dos outros, eles vão escolher o que é melhor para ELES e não para si. Pense nisso. Vale para todas as áreas da nossa vida. Planeie mais, e improvise menos. Já bem basta quando temos MESMO de improvisar. (Nem pareço um português a falar…)
Disponível online, livrarias e supermercados.