A reforma pode chegar antes da velhice, sabia?
Quando menos se espera, a nossa vida pode mudar de um momento para o outro. Muitos portugueses não percebem a importância dos descontos que fazem para a Segurança Social. Na reportagem desta semana, o Contas-poupança mostra-lhe um simulador que lhe diz qual seria a sua reforma hoje se tivesse uma doença ou acidente graves que o obrigassem a reformar-se mais cedo. E o que pode fazer com essa informação a pensar no futuro.
Mas a desta semana (tem o link mais abaixo) é sobre o valor EXATO da reforma que teria HOJE se fosse obrigado a reformar-se por causa de uma doença grave ou um acidente. Pode acontecer a qualquer um de nós.
Tem o simulador na página da Segurança Social Direta. Entra com o seu NISS e password ou com a Chave Móvel Digital e depois é só seguir os passos do quadradinho que diz Simuladores de pensão. Escolhe a Pensão de Invalidez Absoluta porque é a simulação que abrange mais pessoas.
Já agora confirme que todos os anos que trabalhou estão lá no resumo que aparece. Tenho relatos de várias pessoas a quem faltam vários anos. Isto é importantíssimo porque este simulador é o que a Segurança Social usa para calcular a sua pensão. O resultado é o mais real possível. Os cálculos são feitos com base em todos os descontos que fez e que estão lá registados. Acontece muitas vezes, os descontos terem sido feitos e não estarem lá registados por variadíssimas razões incluindo erro humano. Confirme TUDO!
Na reportagem tem o caso da Sofia Lisboa (membro dos Silence 4, uma banda famosa no final dos anos 90) a quem foi diagnosticado um cancro quase fatal aos 33 anos. Ficou reformada por invalidez absoluta aos 37 anos. E o que é que lhe valeu? Os descontos que fez “a mais” quando ganhava dinheiro. Caso contrário teria hoje uma reforma imensamente baixa. Não é que seja alta a que tem, mas se tivesse descontado sobre o mínimo hoje estaria numa situação desesperante. Aliás, como acontece a milhares de portugueses.
Preocupe-se hoje com os descontos que está a fazer para a Segurança Social. Há pessoas (nomeadamente empresários) que ganham milhares de euros e que estão a descontar pelo salário mínimo. Se tiverem um azar entretanto, será absolutamente dramático para eles se não tiverem um valente pé-de-meia. Pense um pouco no assunto.
https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-10-30-Sabe-qual-vai-ser-a-sua-reforma-