PODCAST | #167 – Quer pagar 4 ou 5 euros de eletricidade por mês?

Escrito por Pedro Andersson

15.05.23

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2 min de leitura

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Ainda vou a tempo de ter eletricidade quase de graça?

A poupança do mercado indexado de eletricidade continua absolutamente gigantesca. Há pessoas a poupar 80% ou 90% face ao que estavam habituadas a pagar. Alguns clientes já pouparam desde novembro muitas centenas de euros apenas por terem mudado o contrato de eletricidade para uma empresa com tarifários indexados (há várias).

Infelizmente, muitas pessoas continuam a achar que é bom demais para ser verdade e insistem que isto é mentira e que quando vierem os “acertos” é que vão ver como elas doem (não há acertos). Tudo bem. Só poupa quem quer…

Contudo, estes tarifários não são para todas as pessoas. Tem de estar atento aos preços da eletricidade em www.omie.es. Assim que a média atingir os 150 € ou os 200 €, deve ponderar sair para não perder a poupança atual.

Explico tudo novamente neste episódio os cuidados que deve ter e alerto para os aumentos em julho (que serão para todos).

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32 Comentários

  1. Rui Pedro Pinto

    Boa tarde, dia 24 Abril subscrevi Luzboa, online e até à data não me contataram nem me enviaram o contrato….
    Telefone não atendem e tb deixei o meu contato e não me ligaram….
    É normal?

    Responder
    • Cláudia Ferreira

      Sim, sim, é normal…
      Veja na caixa de spam do email, se há alg comunicação…..

      Responder
  2. Helder Agante

    Eu contactei e depois enviaram e-mail. Já sou cliente.

    Responder
  3. Mario Brito

    Boa noite eu a duas semanas tenho andado a fazer de tudo para entrar em contacto com a luzboa para mudar mara o indexado mas não me responde. Sera que a mais empresas que fazem o mesmo obrigado

    Responder
  4. Luís Cunha

    Bom dia eu também ando à duas semanas e não consigo falar com ninguém, nem por telefone nem por e-mail..

    Responder
  5. João Costa

    Bom dia, parabéns pelo excelente trabalho, apenas para dar seguimento às perguntas anteriores, no caso da Luzboa, fiz contrato online à cerca de um mes (passou 2 dias) e hoje recebi o mail de volta para validação do contrato.
    Dizem que demora 5 dias, e que irei receber novo mail da Luzboa, quando tiver sido mudado o operador.
    um abraço, e obrigado pelo ENORME trabalho feito no blog, e podcast

    Responder
  6. Ricardo Jorge Mendes da Silva

    Pedro, boa tarde! Antes de mais, como está?
    O site do omie.es dá-nos informação horária e médias já para o dia seguinte, i.e., hoje dia 16 já consigo consultar que dia 17 o preço médio será de 49,58€/MWh e quais as horas mais baratas. É por aqui que me devo guiar?

    Responder
  7. Pedro

    Fiz a adesão online no dia 26 de abril e só hoje recebi um email para formalizar o contrato. A demora certamente é devido ao enorme fluxo de novos clientes. É preciso poupar a paciência também, esperando que ainda continue a valer a pena.

    Responder
  8. Armando Santos

    Caro Pedro Anderson, estive a ouvir o seu podcast sobre “como ter electricidade quase de graça” mas como não estou familiarizado com alguns termos técnicos, fiquei com dúvidas, e a minha dúvida primeira é a seguinte: – eu tenho contrato com a SU-Electricidade, ou seja, no mercado regulado. Depreendo que neste caso não me é possível usufruir desta benesse, pois não? Isto é apenas válido para quem está no chamado mercado livre, certo? ou não? Obrigado pela sua resposta.
    Os meus cumprimentos.
    Armando Santos

    Responder
    • Paulo Silva

      Boa tarde,

      Independentemente do mercado onde está, pode passar para o mercado indexado. Atenção que os valores falados não são benesses mas sim o valor da eletricidade comprada ao “fabricante”. Isto quer dizer que todos os meses o valor nunca será o mesmo como está habituado na SU…

      Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. É só sair. E pode voltar quando quiser 🙂

      Responder
      • Rui Rosa Mendes

        Na Luz boa. A renuncia, parece ser somente na “volta” para um contrato no mercado Liberalizado

        “11.1.e”

        ************************************************************************************************************************
        11.1. O termo deste contrato pode verificar-se:
        a. Por acordo entre as partes;
        b. Por denúncia do cliente ou do Comercializador, nos termos da cláusula
        1a;
        c. Pela transmissão a qualquer título do uso das instalações de utilização;
        d. Pela interrupção do fornecimento de eletricidade, por facto imputável ao
        Cliente.
        e. Por activação de mudança de comercializador do mercado liberalizado.

        Responder
  9. Diogo Lourenço

    Incrível. Mudei em final de Março para a LuzBoa indexado. Fiz tudo online e em menos de uma semana o contrato esteve ativo. Estava habituado a pagar por cerca de 500 kwh cerca de 75€ e este mês recebi uma nota de crédito de 26€. Impecável!

    Responder
  10. Conceição Paranhos

    Bom dia!

    Antes do mais , parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Eu sou das pessoas que o acompanho sempre e confio nas suas informações.
    Tenho uma questão a colocar:, em relação ao mercado indexado de electricidade, apenas gostaria de saber se para esse tipo de contrato, temos de ter algum contador especial.

    Muito obrigada.

    Responder
  11. Carla Silva

    Mudei para a Luz Boa depois de ouvir o podcast do início do ano sobre o assunto e receber uma fatura mensal de quase 100€. Fui à ERSE fiz e simulação e a Luz Boa foi a mais barata. Já recebi duas faturas uma de 17€ (39 dias) e uma de 14€ (30 dias). Já poupei mais de 100€ nestes 2 meses. Todos os dias vejo os preços no OMIE, assim que deixar de compensar mudo logo.
    Obrigada pela informação sempre pertinente.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Excelente. A ideia da poupança é essa. Usar sempre o que compensar mais a cada momento. Estar atento e mudar sempre que encontrar melhor e mais barato. É um critério que se aplica em TODAS as areas da nossa vida. Nao descobri a polvora, mas mudou a minha vida financeira:)

      Responder
  12. Diane

    Ola @Pedro Andersson – Pode descrever brevemente a mudança que ocorrerá em Julho?
    Não estou a conseguir ouvir o podcast porque ainda não falo bem português.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Em nulho a eletricidade vai aumentar para todos alguns centimos por kWh. Ja nao tera eketricidade gratis, mas mesmo assim muito barata.

      Responder
      • Dulce

        Pedro, ao ouvir o seu podcast hoje percebi que tem perdido alguns ‘amigos’ pela saída. Se entender registo o código amigo cá de casa para ganharmos 12€/ano: xxxxxxx

        Responder
      • Diane

        Obrigada.

        Responder
  13. Rui Rosa Mendes

    Olá Pedro,

    Também já sou cliente do Indexado :-)- Há espera das primeira factura. O mês e maio e está com um média àdata de hoje de 72.72€MWH o que equivale a +- 0€ o KWh. 🙂
    Criei uma Pivot em Excel que se baseia na leitura “live” dos dados: https://www.omie.es/sites/default/files/dados/NUEVA_SECCION/INT_PBC_EV_H_ACUM.TXT.

    Link para o Excel: https://1drv.ms/x/s!AihztdkjGSwngccDwvWQnuEL1DIglg?e=Hrwg5k

    TOP – tenho o valor o KWh na hora!

    Espero que goste da partilha.
    Obrigado, Rui

    EXEMPLO
    Year Month Name Average of OMIE (EUR/MWh) Average of Preço kWh
    2023 janeiro 69.35 € -0.0040 €
    fevereiro 134.23 € 0.0728 €
    março 90.05 € 0.0205 €
    abril 76.96 € 0.0050 €
    maio 72.72 € 0.0000 €

    Abraço, Rui

    Responder
    • Óscar

      Caro Rui,

      Esse link com a leitura live dos dados é muito últil e agradeço.
      No entanto, os valores do preço por kWh não estão totalmente precisos. Creio que a razão essencial se deve ao facto de se ter de fazer a média global do OMIE em cada período e só depois aplicar a fórmula, em vez de obter os preços hora a hora e tomar a média (como julgo estar a ser feito no Excel).
      Explicação mais detalhada do funcionamento da fórmula aqui: https://youtu.be/aC0GNmRIjVo

      Responder
    • Óscar

      Caro Rui,

      Esse link com a leitura live dos dados é muito últil e agradeço.
      No entanto, os valores do preço por kWh não estão totalmente precisos. Creio que a razão essencial se deve ao facto de se ter de fazer a média global do OMIE em cada período e só depois aplicar a fórmula, em vez de obter os preços hora a hora e tomar a média (como julgo estar a ser feito no Excel).
      Explicação mais detalhada do funcionamento da fórmula aqui: https://youtu.be/aC0GNmRIjVo

      Responder
  14. Óscar

    Não sei porquê, o meu comentário anterior saiu em duplicado. Já agora acrescento que no link que partilhei também tem folhas em Excel disponíveis no descritivo, sendo que a segunda faz o cálculo com precisão quase total.

    Responder
  15. Rui Fernandes

    Caro Pedro, em outubro de 2022, devido aos vários alertas, alterei o fornecedor, da EDP Comercial para a SU e pretendo alterar para a LUZBOA, como apresenta no seu podcast, e a duvida que coloco é se poderei “voltar” para o mercado regulado, caso haja alteração significativa da situação económica do país.
    Obrigado e excele nte trabalho

    Rui Almeida Fernandes

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Sim. Pode mudas as vezes que quiser. Até todos os meses…

      Responder

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