GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês
Centenas de milhares de famílias portuguesas continuam a pagar uma brutalidade na fatura do gás natural sem necessidade nenhuma. Basta mudar JÁ para o mercado regulado (abaixo tem um link que explica como fazer).
Não percebo esta preguiça, inércia, vergonha, medo… de não se importarem de pagar MAIS, quando bastava um telefonema ou uns clicks na internet para ficarem a pagar MENOS.
Não sei como vos dizer isto de forma mais clara: MUDE PARA O GÁS REGULADO se quiser poupar na fatura do gás! Como vai ver nos gráficos abaixo, continua a metade ou um terço das outras empresas com tarifários fixos.
Há 12 empresas do mercado regulado (CUR – Comercializador de Último Recurso) em todo o país (uma em cada região). Não tem como se enganar. Se não souber fazer isto, peça ajuda a um amigo que saiba.
Já faz quase um ano que digo regularmente que se ainda não mudou para o mercado regulado do gás ESTÁ A PERDER DINHEIRO! É aproveitar enquanto está com estes preços. Não se deixe levar pela preguiça, como muitos que não mudaram para o mercado indexado da eletricidade – como avisei também – e quando arranjaram “coragem” para ter eletricidade de graça, acabou…
Olhe para a sua fatura do gás e veja o preço que está a pagar atualmente. Se o kWh que está a pagar é superior a 7 cêntimos, está a abrir a carteira todos os meses na sua janela e a deitar dinheiro para a rua.
Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás Universal, Diana Gás, etc. A empresa tem de ter CUR no nome, para ser regulado.
Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo que ensina como fazer essa pesquisa.
Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada. Não tem de rescindir contrato com a antiga. é tudo automático.
Feitos estes avisos, que espero que sejam (novamente) úteis, vamos aos preços do gás em Agosto, que continuam bastante altos no mercado liberalizado (o dobro, ou mais).
Como funciona este ranking
Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.
Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.
O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.
Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.
Os critérios do meu Top 10
Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério “Menor oferta do comercializador”.
Gás | O Gráfico
A principal conclusão que retiro em Agosto é que ainda nenhuma empresa consegue fazer concorrência ao mercado regulado, que está à volta dos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos. Atenção que alguns de nós ainda mantemos os preços antigos do gás que são bons. Estes valores que aqui apresento são para novos clientes.
A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que já pode subscrever desde setembro do ano passado.
Gás | O Top 10
Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (14 de Agosto de 2023) é este (os preços não incluem IVA) e têm em conta também o termo fixo:
Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.
Saia da sua empresa de sempre e mude para uma mais barata! Recebo relatos de pessoas que dizem que demoraram anos a arranjar coragem para mudar de empresa. Como assim, coragem?! Até parece que somos ricos…
Informação sempre pertinente.
Gostava de conhecer os numeros de consumidores que continuam na EDP (a pagar o triplo) vs Mercado regulado…
Sou Consultor energético a 5 anos e nunca vi clientes a tomarem chapadas tão fortes como a do início do ano, que clientes passaram em valores reais a pagar fatura de 200€ e 300€ sem saber o porquê, cada vez mais a mentira da EDP continua a ser desmascarada. Fazendo assim com que os clientes que ainda confiavam comecem a abrir os olhos…
Segue o link de um relato de uma cliente…
https://vm.tiktok.com/ZGJpQ8EEj/
O Pedro Anderson, além e um excelente comunicador, manifesta qualidades de ser humano bem acima da média, e é, com respeito e louvor, que assisto aos seus programas e publicações.
Devia haver mais Pedros Andersons na nossa praça que tão carecida está de informação atenta e cuidada!
Continuação do BOM TRABALHO!