Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

ANÁLISE | Mês #8 – Como estão a correr os meus investimentos nos robôs financeiros?

Escrito por Pedro Andersson

18.09.21

}
5 min de leitura

Como estão os meus investimentos “automáticos”?

Ao longo destes últimos 3 anos, comecei a investir parte das minhas poupanças. Tenho recebido muitas perguntas sobre como começar a investir. Estes artigos sobre investimentos “automáticos” têm por objetivo mostrar que qualquer pessoa sem nenhum conhecimento sobre bolsas ou produtos financeiros mais complicados pode ter acesso a juros dezenas de vezes superiores aos normais depósitos a prazo.

Claro que é óbvio que são produtos sem capital garantido e são para investir o seu dinheiro e não para ter o seu fundo de emergência.

Tenho plena consciência de que este produtos rendem menos do que se subscrevesse individualmente cada um dos produtos que fazem parte destes “cabazes” dos bancos, mas são tão fáceis de subscrever e de mudar o grau de risco (do mais conservador, para moderado ou para mais agressivo, sem nenhuma despesa adicional) que acho que podem ser uma primeira opção para quem não quer meter-se sozinho em fundos de investimento, e com o apoio do seu banco de sempre. Ligue para o seu gestor de conta e pergunte-se se têm algum “robô de investimento” e peça informações sobre isso.

O que são robôs de investimento

Em Abril, tive a oportunidade de lhe mostrar neste artigo AQUI, que por curiosidade decidi colocar uma parte das minhas poupanças nos chamados robôs de investimento.

Estes produtos estão suportados pelo desempenho das bolsas. A grande vantagem é que fica exposto (no bom sentido) ao mercado bolsista mas sem ter de perceber nada daquilo e sem ter de comprar e vender ações, ETF e fundos de investimento.

Passados 8 meses, vou dizer-lhe como está a correr este meu pequeno investimento. Compare com o que ganhou com o seu depósito a prazo ou à ordem desde o início do ano.

Como expliquei no artigo, subscrevi esses robôs no Openbank e no banco Invest. A CGD também tem um (mas neste momento estou sem capacidade financeira para mais investimentos, infelizmente). Vamos a contas.

Robôadvisor do Openbank

Como pode ver no gráfico abaixo, os 540 euros que investi sofreram muitos altos e baixos ao longo destes meses (o risco preto é o valor que investi). Houve dois períodos (um mais longo do que o outro) em que estive a “perder” dinheiro. De facto, para os mais inexperientes, ver o saldo e ter lá menos do que o que investiram pode ser assustador. É só não fazer nada e esperar. O meu objetivo é que perceba que isso é perfeitamente normal. Neste momento está a crescer 6,84%. É praticamente o mesmo que no mês passado.

Atenção que só deve colocar dinheiro seu que não precisa para outras coisas. Mas como já percebeu também, pode colocar nestas ferramentas valores pequenos. A poupança dos seus filhos poderia ser uma hipótese para estes investimentos? Como já lhe disse, as poupanças dos meus estão todas em PPR. Estes robôs também são uma hipótese.

Com esta partilha “real” pretendo desmistificar estes investimentos e mostrar-lhe que qualquer português (mesmo que ganhe só o salário mínimo nacional) pode ter acesso a ferramentas que lhe podem aumentar o rendimento e o património desde que conheça os riscos e os benefícios. Por exemplo, estes 500 euros que investi há 8 meses se os resgatasse hoje render-me-iam 37 euros para comprar material escolar para os meus filhos. Não chegava para tudo, mas era uma ajuda. Caso estivesse negativo, teria de me aguentar e esperar que recuperasse.

O Smart Invest do banco Invest

O outro robô de investimento que subscrevi foi no banco Invest, porque tenho lá conta aberta por causa do PPR e vi esta possibilidade enquanto andava a espreitar a publicidade aos produtos deles.

Como pode ver, está a crescer 3,96%. Menos do que no mês passado. Baixou um pouco a rentabilidade. Este robô tem uma vantagem: é simultaneamente um PPR, portanto tem toda a fiscalidade boa dos PPR. Ao fim de 8 anos só paga 8% sobre as mais valias.

Tal como o robô do Openbank, também neste pode alterar o perfil de mais conservador para mais agressivo as vezes que quiser sem qualquer penalização. Até pode começar pelo mais conservador e depois de ver como funciona, arriscar um pouco mais, alterando para moderado e depois regressar ao conservador depois, de ter ganho (eventualmente) algum dinheiro.

 

Em resumo, no seu banco também tem produtos destes. Por exemplo, na Caixa Geral de Depósitos também tem um produto semelhante. Ligue ao seu gestor de conta e peça mais informações. Suponho que todos os outros bancos também tenham. Pergunte pelos robôs de investimento e peça que lhe expliquem como funcionam.

E experimente. São uma peça importante da literacia financeira. Se nunca fizer perguntas, nunca vai perceber como é possível fazer dinheiro com o seu dinheiro.

Fico sempre com a sensação de muitos portugueses estão a perder a oportunidade de fazer crescer o seu dinheiro por puro desconhecimento. Não é preciso ter uma fortuna para começar a investir. Claro que ceve conhecer os riscos e as vantagens de cada produto, mas não tenha é medo só porque não conhece. Experimente com 100 euros e veja o que acontece. Foi o que eu fiz e isso abriu os meus olhos para um mundo que desconhecia completamente.

Não estou a tentar “evangelizá-lo” a nada, nem ganho nada com isto. Mas como mudou a minha vida financeira (até ao momento, para melhor) quero partilhar este conheciemento consigo.

Gostava, aliás, que nos comentários dessem sugestões de outros “robôs” de investimento de todos os bancos que conhecem e quanto estão a render, para que outros possos aprender também com as vossas experiência reais.

Daqui a um mês, digo-lhe novamente como estão a correr estas ferramentas financeiras. Mais uma vez recordo-lhe que é dinheiro real meu, não é publicidade a nada e que o meu objetivo é mostrar-lhe como funcionam estes investimento. Depois de saber que estas coisas existem, tem de pensar pela sua própria cabeça.



 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

PPR | Mês #12 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (outubro 2021)

Fazer PPR como investimento? Este mês de outubro voltei aos ganhos com os meus PPR (não todos da mesma maneira, mas foi muito positivo). O mês anterior (setembro) foi mau nas bolsas mundiais por vários motivos e isso refletiu-se nos meus 7 PPR. Agora parecem estar a...

VÍDEO | O GPL pode ser a solução para poupar nos combustíveis?

O GPL é a solução para o aumento dos combustíveis? Os combustíveis já subiram quase 40 vezes este ano. Muitas famílias estão a fazer contas a como vão pagar para se deslocarem para o trabalho ou para levarem os filhos para a escola. Na reportagem desta semana do...

Vale a pena mudar o carro para GPL?

O GPL é a solução para o aumento dos combustíveis? O GPL pode ser a solução para o aumento dos combustíveis? Claramente que sim. Pelo menos, tendo em conta o cenário e os preços atuais. Fala-se muito nos carros elétricos e na respectiva poupança, mas parece que as...

PODCAST | #76 – Quando vai atingir a sua independência financeira?

O que é a Independência financeira? Talvez já tenha ouvido falar em Liberdade financeira ou independência financeira. Mas de que é que estamos a falar? É algo quer você pode atingir? Pode ser um objectivo para a sua vida ou é algo só para os "ricos"? Quero alertá-lo...

VÍDEO | Vale a pena colocar as minhas poupanças nos Certificados do Tesouro?

CERTIFICADOS DO TESOURO | Vale a pena colocar as minhas poupanças nos produtos do Estado? O governo acaba de baixar os juros do principal produto de poupança do Estado. Os Certificados do Tesouro Poupança deixaram de se chamar "Crescimento" e passaram a chamar-se...

ELETRICIDADE | Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022 – ERSE

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022 O governo tinha prometido que a eletricidade não ia aumentar (mais) no mercado regulado em 2022 e, de acordo com esta proposta conhecida esta sexta-feira, dia 15 de Outubro, de facto parece que é isso que vai...

COMBUSTÍVEIS | Imposto desce hoje 2 cêntimos na gasolina e 1 cêntimo no gasóleo

ISP desce hoje 2 cêntimos por litro na gasolina e 1 cêntimo no gasóleo O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) diminuiu hoje (desde a meia-noite) dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo, descida que os operadores podem agora...

ELETRICIDADE | HEN é a primeira empresa a suspender a atividade em Portugal por causa dos preços da luz

HEN deixa de fornecer energia e 3.900 clientes passam para SU Eletricidade Como já lhe expliquei, os preços da eletricidade na produção estão a preços inimagináveis. E nós vamos pagar por isso mais cedo ou mais tarde. Hoje (dia 12 de outubro) estão um pouco mais...

PODCAST | #75 – Você poupa ou dá lucro?

Você é dos que poupam ou dos que dá lucro? Desta vez a pergunta é estranha, mas é de propósito. Este episódio tem por objetivo confundi-lo um pouco, para que depois chegue à sua própria conclusão. Em todo o caso, a minha preocupação é que chegue ao fim de cada mês com...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (11 a 17 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. David

    Olá Pedro, que comissões estão associadas a este produto? Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Fiz essa análise em detalhe no primeiro link do artigo que está a comentar :).

      Responder
  2. Carla Silva

    Infelizmente subscrevi o agressivo no banco Invest em meados/finais de agosto e estou a perder dinheiro…estou a aguardar…

    Responder
  3. João Oliveira

    Olá Sr. Pedro. Relativamente a este tipo de investimentos em ETF´s, tem algum conhecimento sobre “brokers” online como a Degiro ou a XTB?
    Penso que a maior vantagem destas, será as taxas mais baixas que os bancos.

    Responder
  4. Ana Patrícia Santos

    Olá Sr. Pedro, pode ensinar qual a melhor forma de fazer uma folha de excel onde se consegue comparar a evolução dos diferentes PPR ao longo de tempo?
    Muito obrigada
    Cumprimentos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.