Será que vale a pena pensar em amortizar o meu crédito à habitação?
Os juros estão tão baixos e a Euribor está tão negativa. Será que devo aproveitar o que estou a poupar para amortizar o meu crédito? Que alternativas tenho? Devo aproveitar para gastar o que poupo e assim melhorar a minha qualidade de vida e depois logo se vê mais à frente o que acontece? Ou devo investir o que estou a poupar para amortizar mais à frente? São perguntas a que vou responder neste episódio do podcast que lhe põe mais dinheiro na carteira.
Acompanhe-me em mais esta viagem de carro. Aproveite a boleia para melhorar a sua vida financeira.
Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.
Boa viagem e boas poupanças!
Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.
Boa tarde, para além dessas informações úteis nos nos dá, quero acrescentar, que se a pessoa estiver no desemprego, não paga as taxas de amortização. Isto aconteceu comigo à 2 anos atrás. Nem o gerente do banco sabia dessa lei. Foi no seu programa que soube. O gerente disse-me que eu tinha que pagar. Já me vinha embora da agencia, quando me chamou e disse que realmente, não pagaria as taxas. obrigada e continue a prestar esse serviço maravilhoso e muito útil. victoria morais.
Quem estiver a pagar “juro + spread” acima dos 1%……SIM, deve aproveitar para amortizar o máximo possível e impossível.
Quem estiver com “juro” baixo deve fazer um “pé de meia” e quando as coisas piorarem, amortize o máximo possível.
Cuidado com os investimentos…..não percebe do assunto? então não arrisque!
E cuidado porque a Bolsa vai estourar, vai ser pior do que em 2008/2010, é tudo uma questão de mais mês menos mês.
E se quiser estar informado….não veja, nem leia jornalixo português. Estão subsídio-dependentes do governo e dizem o que lhes mandam dizer. CUIDADO!
p.s. não precisa acreditar em mim, nem sou dono da verdade. Mas esteja muito atento.
Obrigada pelo esclarecimento!!
Gostaria de saber se existe alguma aplicação ou site que me mostre uma simulação do que obtenho de ganho (montante dívida e juros) ao fazer uma amortização?
Obrigada!
Boa noite Pedro,
Antes demais queria dar-lhe os parabéns pelos seus podcasts que são sempre bastante úteis. Neste momento tenho um crédito habitação a 40 anos, tendo já pago 10 anos. Gostaria de saber a sus opinião se recomendaria a redução do prazo. Em paralelo gostaria de saber se existe alguma simulador em que me permita simular se compensa uma amortização do empréstimo.
Obrigado
Olá. Tem vários. Basta pesquisar no Google.
Boa noite,
Relativamente à primeira questão, qual a sua opinião?
Só para agradecer todos os conselhos que tem dado. Não tenho palavras para agradecer o seu espírito empreendedor do cidadão devidamente aconselhado e portanto protegido!
Parabéns Sr. Pedro,
(Se isto fosse um exame eu dava-lhe 21 Valores!)
Atentamente
Alexandre Loureiro (Aveiro)
Boa tarde! O natural é amortizar no valor e manter o prazo. É normal amortizar valor e reduzir o prazo do empréstimo, continuando a pagar o mesmo mensalmente? O k será mais vantajoso se possível as duas opções?
A segunda opção exige o acordo do banco e é difícil. A primeira pode fazer sem o acordo do banco. É o que lhe der mais jeito financeiramente. Cortar do prazo seria mais vantajoso fazendo a conta aos extras que não pagaria (seguro de vida, etc).
Obrigado pelo seu excelente trabalho e disponibilidade! Abraço
E para quem tem taxa fixa indexada a swap é benefico amortizar? Mesmo lagando os 2%?