ÚLTIMA HORA | Renovação de matrículas vai ser automática excepto inícios de ciclo e mudanças de escola




Já não precisa insistir em fazer as matrículas no Portal das matrículas

Depois de muitos de nós termos sofrido bastante para tentar fazer uma coisa que deveria ser simples, o Ministério da Educação acaba de anunciar (há minutos) que as renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino.

Todos os anos de início de ciclo – 5.º, 7.º e 10.º anos –, bem como as transferências, continuarão a ser tramitadas no Portal das Matrículas.

Se tiver de o fazer, tem aqui uma dica para ser mais rápido.

Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via.

Ataques informáticos?

Além do fluxo de acessos, associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo, registaram-se ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema.

Portanto, se é daqueles que passaram dias e noites (quase em branco) a tentar fazer a matrícula dos seus filhos, pelo menos – excepto nos casos mencionados – pode respirar de alívio. Em princípio não terá de fazer nada. Serão as escolas a tratar de tudo. Creio que não adiantará de muito começar já a ligar para a escola porque provavelmente eles ainda não sabem de nada. Como lhe disse, esta informação tem minutos.

Assim que tiver mais informações, partilho.


atividades-billboard


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

 

4 comentários em “ÚLTIMA HORA | Renovação de matrículas vai ser automática excepto inícios de ciclo e mudanças de escola

  1. Avatar
    Filipe Alves Reply

    Eu estou a tentar renovar a matricula da minha filha, pois trata se de uma renovação com transferencia de estabelecimento.
    Mas chega ao ponto 4 e nao consigo selecionar o ano letivo que frequentou.
    Alguma dica? Ate quando sera possivel fazer a matricula online?
    Cumprimentos

  2. Avatar
    Sara Castro Reply

    Olá boa tarde,
    Alguém sabe indicar quando se tem conhecimento se o aluno ficou ou não colocado na escola? Existe algum prazo?

    Muito Obrigada!

  3. Avatar
    Fernando Luís Silva Alvoeiro da Costa Reply

    A A. Pública, principalmente os ministérios, são organismos exageradamente desligados da realidade, muitas vezes incompetentes, burocráticos, e que tomam decisões, em muitos casos “sem pés nem cabeça”. Se os alunos já frequentam a escola onde vão continuar, “porque carga de água”, é necessário renovar a matrícula nessa mesma escola?
    É para complicar mais ainda a vida dos pais e encarregados de educação?
    É para agravar os serviços nas respetivas escolas?
    Se querem justificar a sua existência (ministérios), sejam eficientes e tomem medidas práticas e úteis.
    Se não sabem mais falem com quem sabe e ouçam a comunidade escolar.

  4. Avatar
    Sérgio Soares Reply

    Coloca-se pois a seguinte questão: se a grande maioria dos alunos poderia beneficiar da renovação automática da sua matrícula, dado que nada se altera de um ano para o outro, porque motivo insiste o Ministério da Educação em obrigar-nos a este calvário todos os anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *