ATUALIZAÇÃO | GOVERNO DISPENSA RENOVAÇÃO DAS MATRÍCULAS POR CAUSA DAS DIFICULDADES TÉCNICAS (15h, dia 7/7/2020)
O Portal das Matrículas já está a funcionar (na altura em que tentei, claro!)
Bom, finalmente consegui chegar ao final do processo da matrícula dos meus miúdos. Só não cliquei em submeter porque ainda tenho umas pequenas dúvidas que tenho de perguntar na escola. Não sei responder a duas perguntas.
Tal como muitos de vocês andei um pouco às aranhas a tentar fazer a matrícula do mais novo mas sempre sem sucesso. Hoje finalmente consegui aceder ao Portal das Matrículas e chegar ao fim do processo.
O problema, pelos vistos, era o excesso de acessos ao mesmo tempo. Espero que ao dar-vos agora esta informação não vão todos lá a correr e entupam aquilo outra vez e depois digam que a culpa é minha :).
Uma dica para ser mais rápido
Mas mesmo que não dê para fazerem a matrícula agora, quero dar-vos uma dica que me foi muito útil ao preencher os dados dos meus filhos. Uma das coisas que mais me irritou quando estava a tentar fazer a matrícula é que às vezes até conseguia preencher uma página inteira, mas depois aquilo dava erro e perdia as informações todos e tinha de preencher tudo outra vez.
O que vos sugiro – e isto vai ser-vos útil em muitas outras situações – é que comprem (pode ser amanhã, segunda-feira) um leitor de cartões como este. É um leitor de cartões que se vende na maior parte das lojas de informática e que lê todo o tipo de cartões (não apenas os Cartões de Cidadão). Deve custar à volta de 5 euros. Já o tenho há muitos anos.
Basta ligá-lo ao computador por USB. Instalar o software de leitor de cartão de cidadão (pesquise no google) e já está.
Carreguei neste botão no Portal das Matrículas, inseri o código que vem na carta que acompanhou o Cartão de cidadão quando o fez, e o programa informático preencheu automaticamente todos os dados dos meus filhos. Não perdi um segundo com isso.
Espero que estas informações lhe sejam úteis. Mas não stresse. O prazo para as matrículas acaba só no dia 12. Tem mais 6 dias. Só não deixe mesmo para o último dia, OK. Já sabe que o sistema “crasha”.
Boa noite quais dos codigos coloca,obrigado
Olá. A mim pediu-me o da morada.
Obrigado
O codigo de morada é sempre o mesmo para todos os cartoes a nao ser que seja mesmo muito antigo 0000
Boa tarde. Obrigada pela informação.. Consegui efetuar a matricula de um dos meus filhos. Porém o outro a página quando chega nas informações do aluno aparece uma mensagem a dizer que já há uma matrícula em aberto. Porém não me aparece este processo. Já enviei email para o portal e para o agrupamento e estou sem resposta. Consegue me ajudar com esta questão?
Os cursos profissionais não se conseguem concluir a sua matrícula pois quando se escolhe as 5 opções na opção curso aparece sem resultados on de devia aparecer o que precisava técnico de gestão e programação de soluções informáticas
Boa noite.
Estou com o mesmo problema. Só que é na matrícula para o 5º ano: Ensino Básico Geral. Já conseguiu resolver o problema?
Obrigada.
Obrigado
Caro Pedro, em primeiro lugar quero felicitá-lo por este espaço de que sou leitor assíduo.
Como não conseguia aceder pelos browsers Google Chrome, nem no Mozilla Firefox, e quando conseguia antes de chegar ao fim de cada “página” dizia que a cessão tinha expirado, decidi tentar pelo Brave Browser e até foi bastante rápido. Fica a dica.
Um abraço
Inseriu o seu cartão de cidadão ou dos seus filhos?!
Muito obrigado pela informação.
PS
Boa noite Pedro
Gosto muito de ver o seu programa!
ao tentar mais uma vez fazer a matrícula da minha filha mais nova, tentei perceber se o meu problema era frequente ou não.. pelos vistos é! diz que há uma matrícula ativa em nome da minha filha, quando eu nunca consegui completar o processo…por o portal ir sempre a baixo, e não sei como resgatar esse processo para o completar!
estou em vias de mudar de casa (e de agrupamento) e vejo o tempo a passar sem o meu problema resolvido. o meu marido como encarregado de educação foi à escola sede falar pessoalmente com o diretor do agrupamento, que nada adiantou..mandou email a pedir ajuda ao portal, cujo a resposta foi quase em tom de ralhete! e disseram para esperar dois dias!
tenho uma filha mais velha que foi matriculada sem qualquer problema!
E depois de ler o seu artigo estou a pensar comprar um leitor de cartões!
Espero que continua a ajudar o portugueses, principalmente nos tempos difíceis que se avizinham!
Obrigada!
Bom dia, eu estou exatamente com o mesmo problema que a Inês. Depois de preencher tudo, diz que o meu filho já tem uma matricula ativa. Vou às listagens, não aparece lá nada. Ontem aparecia, mas quando tento selecionar o ciclo que ele frequentou o ano passado, não há opções e não me deixa avançar. Isso do cartão é muito útil, o problema é que os problemas com o site continuam, e não será isso que ira fazer a diferença, porque já reparei com os problemas é do site mesmo, não é uma questão de sermos rápidos a preencher ou não. Digo eu. já não sei o que pensar depois de tantas horas a tentar matricular o meu filho, e sem sucesso.
O Problema é o Portal das Matrículas. É necessário pedir soluções ao Ministério da Educação e enviar email a pedir esclarecimento para : [email protected]
Não consigo colocar a foto da sempre erro, alguém me pode ajudar ou dizer como fez. Obrigada
Infelizmente é horrível…..simplesmente não funciona!! Estou à 3 dias para tentar preencher alguns campo, e já perdi a conta às vezes que tive de começar, porque mesmo quando se tenta gravar…surge um erro qualquer.
bom dia preciso de ajuda não consigo renovar a matricula do meu filho.
Depois de tentativas consecutivas….introduzi dados…agora dá um informação de que aluno tem uma matrícula activa….mas no início (lista de matrículas) não aparece nada…..alguém me pode dar uma “dica” de como devo fazer, por favor?
Já conseguiu fazer? Se sim, poderia explicar-me como? Estou com o mesmo problema
Boa tarde,
já consegui fazer a renovação de matricula dos meus dois filhos, e recebi no mail o comprovativo das duas, no entanto no quadro de consulta do estado de matricula aparece, aguarda colocação, isto é normal o devo preocupar-me
desde já grata pela atenção
Percebo a boa vontade em arranjar soluções e dicas mas neste caso a dica não é válida e não resolve nada! Ando a tentar fazer a matrícula há dias para o 3.º ciclo, com um leitor de cartões que já tinha e que já uso frequentemente para inúmeras ocasiões e o problema é exatamente o mesmo…não sai da “cepa torta”. O site simplesmente não funciona…o que realmente funcionaria era o governo aperceber-se do tráfego que o site tem/viria a ter e aumentar a capacidade do servidor onde está alojado o site…mas é claro que isso sair-lhes-ia mais caro…assim são os encarregados de educação que perdem o tempo…de trabalho…a tentar fazer uma matricula! Por alguma razão as escolas privadas já desistiram da matricula eletrónica (uma vez que no privado não é obrigatório esta inscrição) e tenho relatos de gente a pôr o despertador para fazer a matricula de madrugada…estou quase a fazer o mesmo porque acho que é a única dica que funcionará!
Olá. Já viu no blogue a informação mais recente? Aplica-se a si?
Infelizmente não se aplica ao nosso caso porque é uma mudança de ciclo. Também tenho seguido essa informação quase ao minuto, de tão desesperada que estou. Tenho a DT da minha filha a tentar ajudar sem sucesso, claro (estou longe de ser a unica na turma a não ter conseguido efetuar a matricula)! Resta saber porque não fez o governo logo isso, atendendo que este é um ano já com tanta burocracia devido ao 3.º período peculiar. Andamos a brincar à casa de bonecas! Faz-se perder tempo a pais, professores e funcionários que já estão sobrelotados de trabalho devido à situação atual…com informação que na sua grande maioria não muda de ano para ano…. nunca vi um país tão inundado com burocracia inútil como o nosso…quanto à matricula nada mudou.
Ontem foi ate de madrugada e nao consegui mas a matricula ficou guardada o que seria otimo para hoje poder acabar, Mas isso nao aconteceu, hoje demanha cheguei a lista de maticulas e não me apareceu la, tentei fazer nova matricula não deixa. Dali nao passei.
Agora a tarde nao consigo sair da autenticacão, volta sempre atras e nao avança.
Sera isto normal?
Boa tarde
O Ministério da Educação deveria respeitar verdadeiramente os pais, os alunos e os professores. Somos todos portugueses. Somos portugueses e cidadãos do mundo. Merecemos ser respeitados como acontece nos restantes países da União Europeia. A postura do Ministério da Educação e das entidades competentes deve mudar e devem mostrar mais consideração pelos pais, alunos e professores deste país à beira mar plantado… É urgente investir na educação!
Após o ataque informático, a matricula do meu filho desapareceu. Vão ao portal das matriculas confirmar se está tudo bem.
Boa tarde,
Após o ataque informático, a matricula do meu filho desapareceu. Vão ao portal das matriculas confirmar se está tudo bem.
Só consegui fazer a matrícula porque a fiz entre as 05h00 e as 06h00.
Depois tive de esperar até às 06h20 para receber o e-mail de confirmação da matrícula.
Obrigado pela dica, mas estamos num País da treta. Não tem jeito algum ter que estar horas sem fim a tentar fazer uma matrícula, com luzes e computadores ligados, a gastar energia e a provocar o nervoso miudinho a tudo o que é gente. Temos uns politicos que apenas se interessam com eles, pois enquanto estamos a tentar matricular os nossos filhos, o estado está a tirar lucros enormes só com os IVAS que recebe das faturas da Luz. Muita gente ainda não entendeu isso. Sinto que somos governados por pessoas que nunca em caso algum deveriam ocupar o lugar que ocupam.
Boa noite.No meu caso o processo desaparece, volta a aparecer,não me deixa aceder dizendo que não tenho permissões depois volta tudo.Depois de passar 3 dias nisto até altas horas consegui finalmente chegar à confirmação de dados (visto que houve campos obrigatórios em que a informação desapareceu) estava quase….foi outra vez a baixo e nunca mais consegui (voltou ao mesmo ora o processo desaparece ora diz que não tenho permissões).
A minha filha está numa escola privada e tal como os outros que irão para o 7º ano têm que fazer a matricula electrónica. Mas não sei o porquê…Fiquei também admirada que na matricula não pergunta qual a 2º língua estrangeira que para mim é muito importante…mas pergunta a se quer ou não a antiga religião e moral…fiquem bem
Desculpem os erros gramaticais mas já não tenho cabeça para organizar os pensamentos estou em modo de sobrevivência.
Oito da manhã, oito de julho…finalmente!
Após sucessivos “resets” de toda a informação guardada, desaparecimento da matrícula, horas e horas de indisponibilidade ou erro… por fim, comprovativo de matrícula efetuada!
Quando surge a mensagem a informar que já existe matrícula ativa é porque já foram preenchidos dados referentes à matrícula e o sistema guardou-os. Quando iniciamos a página, deve surgir já uma informação (linha) que dá acesso aos dados do aluno já preenchidos pelo encarregado de educação ou familiar. Deve clicar em detalhes para verificar o que já está preenchido e continuar o processo até á fase de submissão. No entanto, se surgirem mais que uma linhas, terá de anular uma (na mesma página, em cima, aparece o campo para anulação), pois é por isso que surge a mensagem de já haver uma matrícula ativa. Comigo aconteceu o mesmo e eliminei o processo que estava mais incompleto, avançando com o outro.
O problema é que o sistema mostra essa mensagem mesmo com a matrícula que estou a fazer sendo a única! O que faço?
A mim está a acontecer o mesmo… Já conseguiu resolver? Obrigada.
Boa tarde como, preencher onde diz tipo de curso ou ciclo? Não me deixa avançar
Horrível…..Estou à 2 dias para tentar preencher alguns campo, não consigo avançar para a 5 etapa…. ainda agarrada na 4 etapa o sistema não dar opções na resposta (Situação do Aluno : no Ano Letivo Anterior)
* NÍVEL DE ENSINO DO ANO LETIVO ANTERIOR *
Sem Ano Letivo
muito menos no campo
*Pedido de Matrícula
Nível de Ensino Pretendido
contudo isso não avanço para concluir a matricula…está a ser uma experiência mais incansável e traumática nos últimos dias. Espero que com tantas queixas os analista do sistema se sensibilize com tamanho desacato emocional para com todos a passar pela mesma horrível experiencia e procure melhoras futuras o mais rápido.
estou com o mesmo problema. ja conseguiu resolver
Mais uma noite em frente ao pc…novamente portal em manutenção.
Ontem todo o dia foi o mesmo. Matricula a desaparecer…manutenções.. vão inventar mais que desculpas? agora que supostamente já estaria tudo a funcionar…enfim..mais do mesmo…
Bom dia. já estou desde o dia 3/ 07 para concluir a matricula da minha filha que vai para o 7 ano e até agora sem sucesso mas tem tinha sido sempre o mesmo processo , tudo corre muito bem sempre até a parte do articulado ,não me deixa aceder para concluir a matricula, houve campos obrigatórios em que a informação desaparece) estava quase…. a partir de ontem já nunca mais consegui voltar ao mesmo processo.
E mesmo a voltar de novo não está a dar pois a pagina encontra-se em manutenção.
Estou saturada estão quase oito dias passados e continua tudo na estaca 0
Boa tarde estou com o problema ao fazer a matricula no 3 passo que e do aluna nunca da para validar porque diz que tenho uma matricula activa ja não sei o que fazer mais
boa tarde
no passo 4 nao me deixa selecionar o ano anterior. Alguem me sabe dizer porque
obrigado
Bom dia, alguem me consegue ajudar? no portal efetuei a matricula do meu filho e aparecia “a aguardar colocação ” e agora aparece “por enviar”. alguem me sabe explicar o que isso quer dizer?
Tânia Almeida eu sei que já passou um ano mas essa mesma situação que lhe aconteceu está a acontecer agora comigo. Como resolveu?
Tânia Almeida, eu sei que já passou quase um ano mas agora estou eu nessa situação. Conseguiu resolver?