Como renovei o Cartão de Cidadão online em 10 minutos (e mais barato)




Renovar o Cartão de cidadão online

Sim, chegou a minha vez. Lembra-se das filas gigantes para renovar o Cartão de Cidadão? Nessa altura fiz uma reportagem a ensinar como se fazia a renovação online. O meu cartão vai caducar no mês que vem, por isso decidir fazer o “teste da vida real”.

Já vos disse várias vezes que o “segredo” das reportagens do Contas-poupança é que são testadas por mim ou por outros. Só falo do que existe e (em princípio) funciona. Não são teorias ou “acho que “.

Antes de mostrar como correu comigo pode ver estes artigos:

VÍDEO – Como renovar o Cartão de Cidadão online

É verdade que renovando online as fotos ficam mais escuras?

Como renovar o Cartão de Cidadão passo-a-passo

Em primeiro lugar, no Google, simplesmente escrevi “renovar cartão de cidadão” e fui dar logo a esta página.

Ao clicar no link aparecem duas opções:

  1. Renovar com a Chave móvel digital/leitor de cartões
  2. Ir a uma loja ou Registo para renovar presencialmente.

Escolhi renovar com a Chave Móvel Digital. Pesquise no blogue como pode pedi-la. Está num dos 2 artigos com link logo no início deste texto.

Aparece de seguida uma página onde tem de escolher usar o leitor de cartões ou a Chave móvel digital. Não faça como eu que tentava usar a chave móvel no separador do leitor de cartões. Demorei algum tempo para perceber o que estava a fazer mal. Deixo aqui uma sugestão para a AMA (Agência para a modernização Administrativa): Coloquem como primeira opção a CMD (chave móvel digital) porque são mais estes do que os que têm leitor de cartões. Facilitava e evitava enganos como o meu.

De seguida tem todo o procedimento habitual da CMD. Coloca o seu número de telemóvel e o código que definiu quando fez a CMD (é um código de 4 números como no multibanco).

Recebe um SMS e coloca na página seguinte esse código e aparecem todos os seus dados do Cartão de Cidadão para confirmar se está tudo certo.

Confirmo a dizer que está tudo bem e escolho o local onde quero ir buscar o Cartão do Cidadão renovado. Surge então a referência para fazer o pagamento. Escolhi multibanco.

Paguei 16,20 €. Menos do que se fosse presencialmente a uma Loja do Cidadão.

Imprimo o recibo e já está.

Demorei menos de 10 minutos a fazer a renovação do Cartão do Cidadão, em vez de perder uma manhã ou uma tarde numa Loja do Cidadão. Fica aqui a minha experiência como alternativa para qualquer cidadão do país, onde quer que se encontre e desde que tenha internet e uma CMD ou um leitor de cartões de cidadão com a carta que recebeu com 3 PIN na altura que fez o Cartão de Cidadão pela primeira vez.

Experimente antes de ir presencialmente. É mais rápido e mais barato.

Depois digo-vos como foi a entrega do Cartão, quanto tempo demoraram a entregar e se a fotografia vem bem ou não.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

38 comentários em “Como renovei o Cartão de Cidadão online em 10 minutos (e mais barato)

  1. Avatar
    Isabel Reply

    Boa noite, fiz a renovação online e tenho algumas duvidas relativamente a forma de pagamento e em relação à data de validade, porque na folha que aparece para imprimir, aparece a mesma data que tenho neste que caducou, é normal? Em relação ao pagamento a minha duvida é, qual é o tipo de pagamento que escolho? pagamentos ao estado?
    Obrigado

  2. Avatar
    Bruno Leite Reply

    Bom dia ja recebi o codigo para validaçao da nova morada e agora como se procede a validaçao é mesmo necessario ter o leitor de cartoes?

  3. Avatar
    Sergio Reply

    Bom dia,fiz a renovação online e paguei no mesmo dia 4-3-20 e ainda não recebi a carta para fazer o levantamento é normal (11-3-20)?obrigado

  4. Avatar
    Nelson Castelôa Reply

    Marco Lopes
    A renovação é necessária. É, pelo menos, uma forma do Estado exercer o seu poder jurisdicional.

    Pesquise sobre contumácia ou leia o DL n.º 78/87, de 17 de Fevereiro ou, então para lhe poupar tempo transcrevo um excerto de um artigo de jornal: a contumácia é uma figura judicial, cujo objectivo é o de obrigar a presença de um indivíduo arguido na audiência de julgamento ou no cumprimento de pena de prisão, sob pena de o mesmo cidadão se ver privado dos mais elementares direitos cívicos.
    Nomeadamente, alguém que seja declarado como contumaz incorre na proibição de obter documentos ou registos junto de autoridades públicas, anulação de negócios celebrados anteriormente e no arresto total ou parcial dos seus bens. https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/20-mil-escapam-a-justica

  5. Avatar
    Catarina Carvalho Reply

    Boa tarde!
    Como funciona para capturar nova foto?
    Não é necessário atualizar a mesma?
    Obrigada.

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Qual FOTO? Qual ASSINATURA?

      NADA! Não muda nada! Não tira foto e não assina…

      Ou seja… RENOVA um CC de forma compulsiva, porque SIM… porque o estado OBRIGA. E paga por isso!

      Como um pouco de sorte, vai ter a FOTO MAIS ESCURA (leia sobre o assunto) quase IRRECONHECÍVEL, e se reclamar, vai ter de renovar o cartão novamente (presencialmente, para AÍ SIM tirar uma nova foto!) e PAGAR novamente!!!!!

  6. Avatar
    Daniel S. Reply

    Acho interessante como as pessoas no seguimento de um artigo em que é explicado uma coisa, começam a dissertar sobre outros tópicos.
    A questão aqui era a facilidade em renovar o CC online, e não debater se está correto termos de renovar ou não.
    A maioria dos portugueses gosta de reclamar, seja do que for, se existe a renovação online é porque existe, se não existisse era o fim do mundo porque ninguém tinha pensado nisso.
    Se reclamam tanto, façam-no de forma construtiva, já pensaram em apresentar ideias, melhorias ou sugestões para os respetivos serviços?
    Da minha experiência, fiz a renovação online em poucos minutos, agendei o levantamento para Loja de Cidadão de Marvila, quando cheguei lá havia uma senha específica para levantamentos.
    Tudo super rápido e funcionou a 100%.
    Dos relatos que vi aqui, deu para perceber que há uns ajustes a serem feitos no levantamento dos CC efetuados online pois deviam ter balcões específicos.
    Acredito que nada é perfeito e este modelo pode necessitar de melhorias, mas pode fazer a renovação online é ou não é prático?

  7. Avatar
    Emanuel46 Reply

    Reparei nos vários comentários negativos à validade imposta do C. Cidadão.
    Se a memória não me falha, a imposição do prazo de validade dos actuais 10 anos no CC, deve-se a limitações temporais intransponíveis, referentes ao certificado de segurança (instalado no chip).

  8. Avatar
    Ricardo Nel Reply

    Pedro, isto é tudo muito bonito mas na minha (humilde) opinião temos de ter em conta:
    – Nem sequer deveria ser obrigatório renovar cartão de cidadão se nem a foto é necessário mudar;
    – Tenho exemplo de uma colega minha que fez a renovação com chave digital (tudo espectacular) mas teve mais de 3h à espera para levantar (faz sentido???)
    – Ainda nem todos os centro aceitam levantamento (outra coisa a mudar rapidamente)

    Conclusão: infelizmente (e eu gosto de tudo o que é app para facilitar) acho que não compensa… somos um país muito burocrático. Deveriam ter balcões só para levantamentos.

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Isso é exactamente o que eu digo em todo o lado desde que foi instaurado o processo de renovação ONLINE!!!

      O facto de ser ou vir a ser possível uma renovação ONLINE metia-me uma confusão TREMENDA!!!!!!

      Uma renovação online implica (ou pode implicar) a manutenção de TODOS OS DADOS! Nem a FOTO nem a ASSINATURA são “renovadas”, pelo que, se tirarmos da equação algum elemento de segurança / tecnologia do cartão, o sistema de renovação compulsiva existe apenas para ENCHER OS COFRES do estado!!!!! Nada mais!!!!

  9. Avatar
    Luis Diogo Reply

    Tenho algumas duvidas onde posso encontrar a CMD… agendamentos nao funciona em todas as cidades na minha por acaso nao da .. obrigado

  10. Avatar
    Carla Tomás Reply

    Eu renovei o meu CC online e tenho agendado o levantamento no sítio que selecionei, no dia e hora que escolhi.

  11. Avatar
    Vitor Valente Reply

    As suas dicas, são sempre uma boa ajuda,pelo menos junto das instituições que deviam ter sempre os procedimentos actualizados, no que respeita à renovação do cartão de cidadão,renovei o meu ontem (antes da validade terminar)na minha junta de freguesia Vila Franca de Xira, demorei pouco mais de 10 minutos e paguei 18,00 euros, um atendimento personalizado 5 estrelas, a diferença valeu a pena.Cps.

  12. Avatar
    Tiago Dias Reply

    Não quero ser “Velho do Restelo” mas é uma medida simplex que NÃO compensa nada!.
    O melhor mesmo é agendar.
    Como escreveram acima, a obrigatoriedade de levantar presencialmente, enfraquece GRANDEMENTE a medida.
    Dou 2 exemplos:
    A minha mulher renovou em Dezembro passado com agendamentos:
    – Agendou com tempo….Para renovar esteve no local 10 minutos….Para levantar, esteve no local 8 minutos.
    Total – 2 deslocações – 18 minutos.
    Eu em Janeiro meti-me a renovar ONLINE.
    – Para renovar fiz em casa – Para levantar estive no local 4:36h
    Total – 1 deslocação – 4 horas e 36 minutos.
    .
    É uma palhaçada!

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Palhaçada é sermos obrigados a RENOVAR, quando os dados não mudam… quanto nem sequer a foto tem de ser actualizada… a renovação “compulsiva” serve para….??

  13. Avatar
    Bruno Silva Reply

    Deixo um alerta! Na renovação online não é possível escolher para levantamento um balcão que permita agendamento. Para mim uma lacuna grande.

      • Avatar
        Nelson Reply

        Só não renovei em casa por causa de não conseguir assinar com a mesma caligrafia de há 5 anos atrás. Prefiro ir ao presencial. A minha caligrafia mudou substancialmente e só me dei conta, aquando do abate de um automóvel. Tive problemas com a assinatura. Deixei os papéis assinados ao meu mecânico…mas o Centro de abates recusou…no final da história acreditem que tive ir pessoalmente ao Centro assinar presencialmente e esforçar-me para imitar a minha assinatura, porque mesmo assim recusavam. Treinei bastante em folhas de rascunho….

        A renovação online não é perfeita, mas é uma boa medida. Permite desde logo evitar numerosas externalidades.

        Sou muito a favor da AP eletrónica, até para mostrar documentos online ao polícia…sim é possível…
        Enquanto cidadãos consumidores ativos, só temos é que ir dando os inputs de erros para as próximas versões simplexs irem melhorando.

    • Avatar
      Tiago Dias Reply

      Bruno Silva.
      Exatamente, e só isso deita esta medida por terra.
      Não compensa.
      É preferivel agendar e perder 10 minutos a renovar e 8 minutos a levantar.
      Do que renovar online e depois perder 4 ou 5h a levantar.

  14. Avatar
    Carlos Pinto Reply

    Bom dia.
    Excelente opção. Renovei o CC recentemente e é verdadeiramente prático e rápido. No entanto, a obrigatoriedade de levantar presencialmente, enfraquece a medida. Estive cerca de 3 HORAS a aguardar a minha vez. Mas mesmo assim valeu a pena tratar do assunto online, caso contrário teria que estar talvez mais três horas a aguardar vez para renovar. Já agora, também renovei recentemente a carta de condução, utilizando o recurso da internet, e fiquei admirado o facto de ser tão prático e rápido. Em 10 minutos tinha a carta de condução renovada sem sair de casa, com a vantagem da nova carta chegar a minha casa pelo correio. SIMPLEX.
    Obrigado pelas suas dicas.

    • Avatar
      Tiago Dias Reply

      Não estaria 3 horas nada.
      Agendava e estava 10 minutos para renovar e 10 minutos para levantar.
      Simples

      • Avatar
        Carlos Pinto Reply

        Caro Tiago Dias, a sua informação é importante para os balcões que dá para agendar, no entanto estou-lhe a falar de uma realidade que, pelos vistos, não é o exemplo em todo território nacional. No balcão que tinha como opção levantar o CC não permitia agendar dia e hora. Ou seja, perante a informação da disponibilidade do CC para levantar só me restou deslocar-me ao balcão inicialmente escolhido por mim e aguardar. Estamos a evoluir, mas devagarinho…

  15. Avatar
    Marco Lopes Reply

    EU continuo é a NÃO perceber porque o estado EXIGE a renovação do CC, quando não existe alteração concreta de NENHUM dos dados nele constantes (excepto a DATA de validade, que é propositadamente deliberada pelo governo).

    Qual é a intenção? Alguém me diz uma RAZÃO pela qual o CC deva ser “renovado”?? EU não encontro qualquer razão, excepto atulhar os serviços, causar transtornos aos cidadãos, e encher os cofres do estado!!!

  16. Avatar
    Liliana azul Reply

    A renovação online não é aconselhável a quem é mais idoso ou sofreu algum trauma nos dedos das impressões digitais pois serão as impressões de há 5 anos que servirão para levantar o cartão e se não coincidirem terão que fazer novo, pagar os 18 euros e pedir a devolução do q pagaram online. A fotografia deverá vir mais escura. Acamados terão que pedir à conservatória para que se desloque alguém a casa porque os online têm sempre que ser levantados presencialmente.

    • Avatar
      Maria de Fátima André Reply

      Fiz a renovação online há um mês atrás e demorei menos de 5 minutos, paguei no homebanking e em menos de uma hora recebi a notificação de processo concluído. Demorou 3 dias úteis a chegar a casa a carta para levantamento. Achei o processo muito célere e simples. Desloquei-me ao local agendado onde só estive à espera cerca de 15 minutos. O pior veio a seguir: quando coloquei o indicador, o leitor de cartões não reconheceu as minhas impressões digitais. E enquanto experimentamos quase todos os leitores da repartição, o tempo ia passando… era 6ª feira à tarde, a funcionária tentou contactar os serviços centrais para ver se davam autorização para fazer novo cartão sem ter que pagar de novo, mas sem sucesso… fiquei a aguardar contacto telefónico, o que aconteceu na 3ª feira seguinte. Foi dada autorização para fazer novo cartão… lá perdi mais uma horita, e mais uma deslocação… resumindo, o que me pareceu fantástico inicialmente, não compensou.
      É uma medida que fica enfraquecida porque vai dar muitas chatices com as impressões digitais, mas não é só com pessoas idosas, pessoas que trabalhem com produtos abrasivos, esfregões ásperos, que tenham sofrido queimaduras ou outros acidentes, como por exemplo cortes… ficam alteradas as impressões digitais. No meu caso deve ter sido um desgaste natural porque as minhas ferramentas habituais de trabalho são mais o computador e o material escolar…
      Já em relação à renovação da carta de condução, só tenho a dizer maravilhas. Fiz a renovação também online e em 5 dias úteis estava em casa (via CTT). Cinco *****.

      • Avatar
        Marco Lopes Reply

        Desde o inicio desta medida (renovação online) que deduzi imediatamente que é algo que NINGUÉM DEVE FAZER. PONTO!!!!

        Tanta coisa pode correr mal, e depois a culpa é do cidadão! Aqui está mais uma prova!

        Para além do que… sinceramente… RENOVAR um cartão apenas porque a DATA de VALIDADE LÁ COLOCADA PELO GOVERNO expirou?????

        Renovar por renovar, renovamos também a ASSINATURA, a FOTO, e confirmamos a boa validação da impressão digital…

        Pagar para ter PLÁSTICO NOVO???????? :\\\\

          • Avatar
            Marco Lopes

            Eu calo-me quando estas situações forem esclarecidas… Por estas e por outras é que os cidadãos comem e calam sem questionarem sequer as razões do que são compelidos a fazer!

            Escusado será dizer, se não está bem… ponha-se! 😉

  17. Avatar
    Aurélia Silva Reply

    Boa noite,

    Muito obrigado pelas suas “dicas”. O cartão do Cidadão também já o renovei online assim como a carta de condução.
    Com a sua informação sobre quem tem incapacidades e pode poupar na Meo, agradeço-lhe pois este mês já vou pagar menos 30 euros.
    O seu programa da SIC notícias e as suas explicações da newsletter ajudam-nos muito pois o Estado tinha a obrigação de fazer o que o Pedro nos ensina, mas nada nos dizem. Só se lá formos já com a pergunta feita, nunca nos ensinam tudo a que temos direito. Muito obrigado pelo seu trabalho
    Cumprimentos
    Aurélia

  18. Avatar
    Lígia Margarida Pinto Neves Pereira Soares da Silva Reply

    Já que falou como se fazia o cartão do cidadão na internet como é que devo fazer em relação a uma pessoa que está acamada

    • Avatar
      Silvia Reply

      Bom dia, pelo que sei pode marcar para irem a casa. O meu sogro fez o mesmo com a minha sogra. Ela estava acamada e eles foram a casa e renovaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *