A foto fica mais escura se fizer a renovação do cartão de Cidadão online?


Há algum problema com as fotos do Cartão de cidadão?

Como sabem, já é possível fazer a renovação do Cartão do Cidadão desde que preencha alguns requisitos mínimos. Pode rever a reportagem com o passo a passo AQUI. Já muitos milhares o fizeram com sucesso, mas verifico que há uma queixa recorrente: as fotos do cartão “renovado” vêm mais escuras.

Mais escuras quanto?

Algumas pessoas dizem que é só mais escura, outras que é muito escura, outros falam ainda em cara totalmente negra quase não permitindo identificar a pessoa.

Estas são duas das mensagens (apenas como exemplo) que têm sido publicadas no Facebook do Contas-poupança:

E a pergunta óbvia é: se a foto não permite identificar a pessoa e o cartão for recusado por alguma autoridade quem paga a nova “renovação”?

Acontece que já perguntei a um membro do governo se sabiam do problema, disse-me que sim, mas que ainda não estava identificada a origem. Ele até já tinha visto um exemplo.

Como fica a foto?

Eu só vi um exemplo hoje. Pedi autorização ao cidadão para fotografar a foto velha e a foto nova e de facto confirmei que o cor da foto é bastante diferente. Assim ficam com uma ideia do que estamos a falar.

 

O que me surpreendeu é que o cidadão (ele deu-me autorização para publicar a foto dele no blogue) acha que a “escura” está mais próxima da foto original que tirou há uns anos.

Como prova usou a app id.gov.pt (não me esqueci da polémica sobre se as autoridades podem recusar ou não a app. Apesar da minha insistência não me respondem. Acho que estão à espera de que eu me esqueça). A foto original é esta:

Ajudem com mais exemplos

Ora esta foto permite a dúvida sobre se é a nova que está mais escura ou se eram as dos primeiros Cartões de Cidadão que estavam claras demais. Sinceramente não sei. E não tenho mais fotos para comparar.

Por isso deixo aqui a minha dúvida e peço a vossa colaboração. O que pretendo esclarecer é se há mesmo um problema – para confrontar o governo – ou se é “apenas” uma questão de gradação de cor relacionada com a foto original em que a primeira foto estava originalmente mais escura como a de agora que foi renovada. Só com uma foto não consigo ter noção do “problema”, e se é um problema.

Se quiserem tapem algum ponto da foto que não permita a vossa identificação. O que interessa é perceber se há fotos irreconhecíveis. Se sim, é grave e temos de resolver isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


21 comentários em “A foto fica mais escura se fizer a renovação do cartão de Cidadão online?

  1. Avatar
    RC Reply

    Eu também renovei online e também veio com a foto escura (muito mais escura que esta que está do artigo)quando foi levantar o CC a funcionária disse que era melhor fazer outro ,fiz logo na hora ,e não paguei nada,só cancelaram o da foto escura e disseram que ia receber outra carta para levantar o novo.

  2. Avatar
    António Silva Reply

    Peço desculpa, mas a conversa já vai longa e nada se apura. Por mim, já tomei algumas iniciativas junto da Comunicação Social e de yma Conservatória. Penso que o Pedro Andersson deveria cavar mais fundo, é jornalista, tem especiais responsabilidades e leva governantes ao seu programa na SIC: 1) Como pedir a nova “renovação” , no caso das fotos escuras/claras: na Conservatória, na Internet? 2) Há algum prazo? 3) Como justificar a “renovação”? 4) Como reclamar no INR? 5) Como garantir a qualidade do novo Cartão? 6) Como não o aceitar no momento da recepção? 7) Como ser ressarcido da despesa dupla? 8) Como ter a certeza da validade dos documentos incluídos no id.gov.pt? 9) Como ter a certeza da validade do pdf obtido através da aplicação do Cartão? Eu, tendo alguma certeza acerca disto, direi. Mas faço votos para que o Pedro Andersson agarre a questão como deve ser. É isso o que se espera dele. Claro, se não estiver de férias… Nesse caso, bom descanso!

  3. Avatar
    JP Reply

    Fiz a renovação online e a foto tb ficou mais escura mas, tal como o exemplo que o Pedro apresentou nesta publicação, acho que está mais próxima da foto original do que o CC anterior, que tinha uma versão mais clara da mesma foto. Acho que ficou melhor neste CC.

  4. Avatar
    Pedro Sousa Reply

    Renovei o cartão on-line e aconteceu o mesmo, a foto está mais escura e também tenho outro problema, o leitor de cartões, antes da renovação lia o CC, agora NÂO lê o cartão, dá erro 257, já contactei o IRN e disseram que tinha de actualizar aplicação do leitor, mas não existe actualizações. Com outros cartões funciona tudo bem, com este não funciona. Alguém tem o mesmo problema?

  5. Avatar
    Nuno José Almeida Reply

    E como é a imagem que está gravada no próprio chip? O Pedro sabe que dá para exportar um PDF assinado digitalmente?

      • Avatar
        Nuno José Almeida Reply

        Usa a aplicação do cartão de cidadão num PC com leitor de cartões. Infelizmente também existe uma grande reticência para aceitar este PDF como comprovativo de CC.

  6. Avatar
    Tânia Costa Reply

    Eu renovei o meu cartão de cidadão em Maio na Loja de Cidadão. Tirei lá a fotografia, tudo normal, quando fui levantar vi a fotografia estava bem mais escura que o meu cartão de cidadão inicial.
    Não gostei muito, mas está reconhecível.. A minha situação é igual às fotos que colocou.

  7. Avatar
    Miguel Reply

    Também renovei o cc meu filho numa repartição da conservatória, e ficou mais escura mas mais nítida que à 2 anos atrás.

  8. Avatar
    Vitor Pedro Reply

    Comigo aconteceu o mesmo, a minha foto ficou bastante mais escura no cartão novo.

  9. Avatar
    Vitor Pedro Reply

    Comigo aconteceu o mesmo, a foto ficou bastante mais escura no cartão novo.

  10. Avatar
    José Carlos Ferreira Reply

    Para onde envio as fotos dos cartões? O problema é o mesmo comigo… A foto ficou mais escura…

  11. Avatar
    António Silva Reply

    A minha foto, visível no cartão, foi tirada na Conservatória para a atual renovação. Tem tão pouca intensidade que só com enorme esforço me reconheço. Tenho pele branca, rosada, olhos claros. Vestia uma samarra castanha e uma camisa em tons escuros. No entanto a foto está correta no chip. Estará a ocorrer subexposição no momento da gravação no cartão? Este facto preocupa-me, porque receio ser incomodado se tiver de me identificar no estrangeiro. Que faço? Que tenho de pagar mais para ter o que ja paguei? Como resolvo o problema se na Conservatória me responderam, no acto de recepção do cartão, que havia muitos assim?

  12. Avatar
    Marco Lopes Reply

    Provavelmente estão a fazer um REPROCESSAMENTO digital da foto… é com certeza um BUG no sistema que terão de resolver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *