Cuidado com as burlas com o MBWay

Escrito por Pedro Andersson

12.12.19

}
5 min de leitura

Publicidade

Atenção às burlas com o MBWay

O MBWay é para mim a app que mais revolucionou a minha forma de fazer pagamentos na última década. Mudou literalmente a forma como lido com o dinheiro. Deixei de usar a carteira, dinheiro e os cartões multibanco. Quando vou ao café ou faço compras só uso o telemóvel. Encosto o telefone ao multibanco e já está.
Recebo dinheiro e mando dinheiro a quem devo pelos contactos do telemóvel.
Sempre que um banco começa a cobrar pelas transferências, para mim é simples, retiro o cartão desse banco e mando-o às “urtigas”. Já tirei o do BCP, a 25 de Janeiro retirarei o da CGD e ficarei só com o do Activobank e um cartão de crédito que também é grátis. Nunca pagarei comissões por usar o MBWay. Se tiver de pagar, deixo de o usar. Mas isso sou eu.

Portanto, se é assim tão bom, como é que pode ser mau?

O problema não está na aplicação. Está na falta de informações de muitas pessoas sobre como é que ele funciona. Ao pensarem que estão a receber estão a dar o seu dinheiro a um estranho.
NUNCA RECEBA DINHEIRO DE COMPRAS PELA INTERNET SE ALGUÉM LHE DISSER QUE TEM DE IR A UM MULTIBANCO FAZER QUALQUER COISA POR CAUSA DO MBWAY. É BURLA. 
Recebi (mais) uma mensagem, desta vez de uma senhora reformada de 67 anos muito querida e simpática, aflita porque acabaram de lhe tirar 400 euros da conta (200+200) que lhe fazem muita falta. Partilho a mensagem dela (com autorização) para que não deixe que isso aconteça consigo. Avise os seus pais ou avós.
Fui contactada hoje por um provável comprador para o artigo que tenho à venda na internet , uma “Mesa para TV” pelo telemóvel 960106179, às 17H21 e ingenuamente
acreditei e fui a pedido do individuo a uma Caixa Multibanco pois ele pretendia
fazer o pagamento pois amanhã de manhã vinha aqui uma transportadora levantar a
mesa…
Fui…segui instruções dele e entrei com o meu cartão MB na minha conta e foi-me pedido para ir ao MBWay e colocara lá um determinado número…fiz isso e quando tentei ver se os 100 EUR do pagamento da mesa tinham entrado, tinham
levantado da minha conta 200 EUR+200 EUR…..400 EUR que me foram roubados!!
Sou reformada…esse dinheiro vai fazer-me falta…mas a burrice foi minha, pois já tenho usado o Custo Justo e tudo tem corrido bem até porque só aceito pagamentos
em dinheiro na entrega dos materiais.
Pretendo alertar pois estão a usar o site para lesar pessoas. Foi a primeira vez nos meus 67 anos..e será a última !!
A CGD não devolve o dinheiro…nem parte dele, é mesmo assim?

O que fazer?

Para já, queixa imediatamente na polícia. Neste caso, a senhora já apresentou queixa e já sabe que há imagens de videovigilância do local onde o burlão levantou o dinheiro com “autorização” dela. Resta saber se será reconhecível.

O banco não tem de devolver o dinheiro (a menos que seja muito simpático) porque foi a senhora que lhes deu TUDO para eles levantarem o dinheiro. O banco não tem culpa.

Para terem uma ideia de como isto funciona, quero só dizer-vos que o MBWay já me “safou” diversas vezes e ao meu filho mais velho e à minha mulher também.

Uma vez o meu filho foi com os amigos ao cinema e lá descobriu que não tinha levado a carteira. Através do MBWay mandei-lhe um código de 9 números e ele em qualquer multibanco carrega na tecla verde, coloca lá os 9 números e o dinheiro que eu defini no telemóvel sai do multibanco. Assim. Simples. É fenomenal.

Neste caso, de uma forma mais complexa, a senhora deu um código ao burlão para levantar dinheiro da conta dela pensando que ela iria receber esse dinheiro.

Em resumo, se estiver a vender alguma coisa a alguém estranho ou alguém lhe dever dinheiro e quiser pagar por MBWay não há nenhum problema DESDE que VOCÊ não tenha de ir ao multibanco. Se lhe pedirem para ir ao multibanco ESTRANHE LOGO. Não faça isso.

Se alguém quiser pagar por MBWay só tem de ter o seu número de telefone para fazer a transferência. Como essa pessoa lhe está a ligar e a falar consigo é porque já o tem. Basta isso. Diga à pessoa que faça a transferência e que assim que receber a mensagem de que já recebeu o dinheiro na conta (aparece na app) lhe manda o produto ou bem. Só isso.

NÃO SE DEIXE BURLAR.

O MBWay é fantástico, mas não faça nada que não percebe. Pode estar a ser burlado ou burlada.

Já conhece o PODCAST? Subscreva!

(Spotify, iTunes, Soundcloud, Podcast Republic)



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três e seis meses, mas sobem a 12

Euribor desce a três e seis meses, mas aumenta no prazo de 12 meses Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (26 de fevereiro a 03 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

PODCAST | #218 – Vamos a contas | Tenho de declarar os Certificados de Aforro (e outros) no IRS?

Os Certificados de Aforro continuam a suscitar muitas dúvidas. Uma delas é se somos obrigados a declará-los no IRS e como se faz. Essa dúvida é também muito comum quando alguém começa a pensar em investir em produtos relacionados com as bolsas, como Fundos PPR, Fundos...

ÚLTIMO DIA | Prazo para validar faturas para IRS 2023 termina hoje

Já validou TODAS as suas faturas e do seu agregado familiar? Os contribuintes têm até ao final do dia de hoje (quarta-feira, dia 28 de fevereiro) para validar e confirmar as faturas relevantes para o IRS de 2023, após o Ministério das Finanças ter decidido prolongar o...

Arrendamentos | Burlas estão a aumentar. Conheça os sinais e como evitar

Burlas com falsos arrendamentos têm estado a aumentar nos últimos dois anos Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes De acordo com a PSP, as burlas com falsos arrendamentos têm vindo a agravar-se desde 2022, quer nos arrendamentos de casas de férias, quer no...

ÚLTIMA HORA | Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira

Faturas pendentes - Prazo prolongado até quarta-feira A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira, o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial. Em...

Quer inscrever-se no regime do Residente não Habitual? Pode fazê-lo até 2025

Autoridade Tributária informou que os contribuintes elegíveis podem inscrever-se até 31 de março de 2025 Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Se está interessado em inscrever-se no regime do Residente não Habitual (RNH), que permite aos seus beneficiários...

EURIBOR HOJE | Taxa a três meses mantém-se, mas sobe a seis e 12 meses

Euribor mantém-se a três meses, mas aumenta nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

ELETRICIDADE | O indexado em Fevereiro vai baixar bastante – Vale a pena mudar?

O preço da eletricidade no OMIE está quase de graça É impressionante o que está a acontecer nesta última semana. O preço da eletricidade no mercado grossista está praticamente a zero. Os valores a que a eletricidade vai ser vendida e comprada amanhã, pelas empresas...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a três meses e descem a seis e 12 meses

Euribor sobe a três meses, mas desce nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um...

Publicidade

Artigos relacionados

60 Comentários

  1. Marco Lopes

    Tive uma longa conversa com colegas sobre este tema… e a minha solução é simples e por mais “contras” que colocassem, não existe qualquer razão para não ser implementada:

    1) ACABAR com as activações feitas por MULTIBANCO! PONTO! Quem usa MBWAY tem um telefone e tem de instalar a APP MBWAY. Logo, faz a activação pela APP. Se meter outro número de telefone, não vai receber a SMS no seu telefone, logo, não activa. (NOTA: Cartões como COFIDIS, que aderiram ao MBway recentemente, fazem a a activação PELA APLICAÇÃO! Também permitem a activação por MB, estranhamente!!)

    2) Se, por alguma razão que não faz sentido para mim, o sistema de activação por MB continuar em vigor, então basta adicionar uma CAMADA EXTRA de protecção: CASO o telefone inserido na activação não seja o telefone registado na INSTITUIÇÃO FINANCEIRA que emitiu o cartão MB, não activa! Ponto! TODA a gente tem o telefone actualizado nos bancos e financeiras. Necessitam dele para receber confirmações de transacção por SMS. Quem não tiver o telefone actualizado, actualiza! Simples!

    Estas BURLAS só existem porque o sistema é PERMISSIVO e ninguém faz nada para resolver porque é uma situação que acontece muito raramente e com permissividade do utilizador incauto…

    Responder
  2. Carlos aka KTM Laranjinha

    Concordo com o Marco Lopes, só não fazem isto por interesse!!! Já tinha dado esta dica num dos meus vídeos sobre o Mbway, um deles mostro como se fazem estas VIGARICES, noutro mostro como uma amiga ficou sem 8000€…8000€ sim!!! Se os bancos fossem obrigados a devolver o dinheiro eles iam logo implementar uma camada extra de segurança…e é tão simples!!! Engenheirinhos e interesseiros de uma figa. Favor ver no YouTube “MbWay KTM Laranjinha” e lá vem o vídeo da burla e como a fazer com sugestões de resolução desta VERGONHA.

    Responder
  3. orlando lopes

    Estas burlas e roubos hoje em dia ja nada me admira pois quando roubam um Tesla todo equipado com os sistemas mais sofisticados que ha em 30 segundos, o que e para eles um Mbway nada estas mafias de bancos e companhias estam em td o lado e nada vai mudar para melhor mas sim para facilitar nao ao incauto mas ao ladrao.

    Responder
    • Marco Lopes

      Calma lá que esta “BURLA” não é TÉCNICA! Não é um HACK ao sistema! É um HACK ao UTILIZADOR!!! É como se o convencesse a registar o seu acesso HOME BANKING à conta bancária com o “meu” email, para depois EU ter acesso!!! Entende? As pessoas vão ao Multibanco e ACTIVAM o serviço MBWAY introduzindo o NÚMERO de TELEFONE do burlão (porque pensam que estão a dar autorização para um pagamento!)

      Só mesmo pessoas desconhecedoras do sistema é que caem nesta… Mas na cabeça de algumas pessoas acaba por fazer sentido porque não sabem como o sistema funciona…

      Repare que ninguém lhes pede o CARTÃO MB, ou código PIN! Isso tudo é feito pelo BURLADO! Logo, sente-se em segurança!!!! O problema vem depois, quando o burlão lhes pede para ir à opção de activar o MBWAY e meter o TELEFONE DO BURLÃO! Ou seja… fazem a activação do SERVIÇO no telefone de outra pessoa…

      Isto é uma permissão que o sistema MBWAY dá, quanto a mim, totalmente desnecessária… Já expliquei em baixo as razões.

      Responder
  4. Vítor Tavares

    Os Bancos podem duplicar a segurança, mas se são os próprios clientes que fornecer todas as suas credenciais e códigos, a terceiros, de pouco servem.

    Infelizmente existe muita gente a fornecer os seus dados. Muitos mais do que imaginam!

    Responder
    • Marco Lopes

      Não se trata de DUPLICAR! Trata-se de IMPLEMENTAR!

      Não existe SEGURANÇA… uma pessoa que não sabe como funciona, pode ser levada a inserir o NÚMERO DE TELEFONE do burlão na activamente via MULTIBANCO, a pensar que está a pedir uma transferencia de $ desse número… já expliquei em baixo. Tudo isto se resolvia com uma verificação… OU com a abolição da activação via MULTIBANCO (não sei para que raio existe, sinceramente!!!!!!!!!)

      Responder
      • KTM Laranjinha

        Haja alguém que me entenda. Esta vergonha não pode continuar!!!

        Responder
        • Marco Lopes

          Claro que não… A SIBS resolvia isto num “instante”…

          Responder
  5. KTM Laranjinha

    É tão fácil resolver esta situação. Só vejo INTERESSE em deixar isto continuar e as pessoas a ser burladas. Haja VERGONHA por parte de quem de direito, sejam bancos, SIBS ou banco de Portugal. Incrível.

    Responder
  6. R A

    O MBway enquanto funcionar, sem um número Tel. registrado junto dos bancos é uma ferramenta ao dispor da FRAUDE…….. Para comprovar é so consultar as autoridades judiciais.
    Por enquanto as autoridades bancárias ainda não ademitiram esta FRAUDE mas breve terão de o fazer.

    Responder
  7. Sérgio

    964275489 este número tenta burlar os possuidores de MBWAY. Contacta vendedores do OLX e pede o número do MBWAY para pagar o artigo e de seguida pede o PIN da conta MBWAY para, supostamente, conseguir concluir o pagamento.

    Responder
  8. sousa

    Cuidado com respostas a anúncios do OLX feitos pelo nº 961811050. Burlona do MB Way

    Responder
  9. 927577607

    A mim tentaram-me fazer o truque hoje.
    O numero de telefone da burla 927577607.
    A desculpa de que são do Alentejo (etnia cigana) pois disfarçam mal como se fossem mesmo do alentejo.

    AInda estou a pensar se vou á PSP participar, embora nao tenha ido na conversa…

    Responder
  10. Megui

    Cuidado com o numero 925303883. Burla MBway

    Responder
    • Ana

      Mais um Nr 964198902

      Responder
  11. luís

    Acabaram de tentar que eu fosse ao multibanco para me fazerem um pagamento de uma peças.
    O senhor dá como seu nome “Hélio” e o nº de telemovél é:963611930

    Responder
    • Tiago

      O jornalista diz que com o mbway vai abdicar dos cartões dos bancos para não pagar as mensalidades dos mesmos.
      Mas eu pergunto, então mas o mbway não tem de ter o ou os cartões das contas associados? Ou seja sem cartões não dá para usar o mbway, não é assim?

      Responder
  12. ana

    Cuidado com os numeros 927110067 e 927378727. Burla MBway

    Responder
  13. Pranto

    Hoje pela primeira vez coloquei um artigo a venda no OLX. logo a seguir alguem muito ineressado, perguntou se tinha MB Way, mas nao fazia mal pois era só me dirigir ao multibanco. Estranhei e fui ver como funcionava e aderi. Liguei novamente á interessada e voltou a dizer que eu tinha de me dirigir ao multibanco porque ela não sabia fazer de outra forma( muito inocente)…eu disse que era so pelo numero de telefone…acabou por me dizer que eu não queria vender…percebi pela pronuncia…etnia cigana…nº927975470

    Responder
  14. sousa

    É uma chatice, quando se lhes acaba o dinheiro do RSI, inventam logo novos estratagemas de obter rendimentos sem trabalhar.

    Responder
  15. sousa

    Como já disse, o MBWay é uma excelente ferramenta, mas tem particularidades que permitem que as mesmas sirvam para fins ilícitos e criminosos, e doa a quem doer, a culpa é inteiramnente dos criadores do sistema. Só resta determinar se aos mesmos pode ser atribuída responsabilidade. Efetivamente, essa fragilidade da plataforma, pois no fundo é disso que se trata, poderia ser corrigida, por forma a que qualquer procedimento não colocasse em risco o património de quem não está minimamente informado ou familiarizado com a funcionalidade da tecnologia. Essa recusa em corrigir ou a inoperância em fazer algo, pode fazer com que venha a recair algum tipo de responsabilidade sobre quem foi alertado e nada fez.

    Responder
    • KTM Laranjinha

      Não diria melhor! Parabéns! O que não faltam por aí é comentários, alertas, avisos, PJ/PSP, vídeos de Youtubers…é uma vergonha estarem a assobiar para o lado. Parece-me que só se vão mexer qnd forem condenados em tribunal…e aí é que vão ser elas!

      Responder
  16. KTM Laranjinha

    Tenho uma pessoa conhecida que ficou sem 8’000€! 8 mil!!! Vídeo documentado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=x-GjPlzrsFs
    Realmente, é tão fácil alterar o método de adesão que até estou parvo com estas engenheirices e teimosias em não resolver isto urgentemente! Só podem ter um motivo para não alterar o método de adesão…o de ADMITIR que sempre o fizeram mal e querer fugir com o rabo à seringa a todos os males causados às pessoas burladas.

    Responder
  17. Nuno

    Boa noite

    O MBWAY é sem duvida uma forma de pagamento fantástica mas infelizmente foi mal concebida na sua base de registo, o que permite que burlões e oportunistas tentem a sua sorte…
    Faço vendas online em vários sites, inclusive OLX e Custojusto. E comigo já são 15 pessoas(Burlões) que me tentaram passar a “perna”.
    Comigo e quem sabe bem como funciona o sistema não teem muitas chances.
    A história do costume…escolhem um artigo caro e depois a transportadora vem buscar e querem pagar já por mbway…assim que descobrem que eu tenho mbway deixam de ter interesse…
    Hoje fui surpreendido por uma nova variante(pelo menos para mim). Assim que disse que tinha mbway, ela diz-me que óptimo e que vai fazer a transferencia. Poe o meu numero para supostamente fazer a transferencia e pede-me de seguida que eu lhe forneça o meu código de 6 dígitos…nunca tal me tinha acontecido!
    Obviamente que não o dei e ela pouco depois desliga a chamada.
    A minha questão aqui é a seguinte:
    Porque ela queria o meu código mbway de 6 dígitos?
    Talvez para fazer um levantamento? Mas não teria que ser eu a enviar-lhe o dinheiro para o numero dela?
    Fiquei confuso com esta…
    Alguém me consegue explicar?
    Obrigado desde já.

    Responder
    • Elaine

      Olá.

      Acabei de receber uma ligação de uma burlona que queria pagar com o mbway, mas foi essa mesma conversa, queria meu código de 6 digitos. Claro. com ele e com o meu telefone ela consegue entrar na app como se fosse eu e fazer as transferencias que quiser.

      Eu não cai, mas fico muito triste em saber que ela vai continuar a tentar e por fim vai apanhar alguem desinformado… 🙁

      Responder
  18. BYU

    Pelos vistos existe outra burla MBway para além da já conhecida, e esta é para apanhar aqueles que já aderiram ao serviço.

    O burlão contacta para comprar algo que está à venda por 100€, diz que paga por MBway, o vendedor familiarizado com o MBway aceita.
    De seguida o burlão faz uma cobrança desses 100€, mas coloca na descrição “pagamento de 100€“, ou outra que leve o vendedor a acreditar que está a receber esse dinheiro, quando na realidade está a pagar.

    O vendedor aceita o “pagamento” e na realidade não está a receber nada, mas sim a pagar os 100€ ao burlão!

    Uso MBway desde que apareceu, ainda antes de existir a app, principalmente para criar cartões virtuais para compras on-line, já fiz pagamentos de compras por MBway a lojas sem qualquer problema, mas com a quantidade de “falhas” que os burlões estão a encontrar na app tenho sérias dúvidas se vou continuar a usar para pagamentos e recebimentos.

    Responder
    • Nuno

      Não conhecia esta…obrigado pelo alerta e explicação que certamente vai-me deixar tanto a mim como a outras pessoas bem mais atentas!
      Cumprimentos

      Responder
  19. Patrícia

    Ontem infelizmente também fui borlada com 400euros.
    Não sabia funcionar com MB Way, e a senhora que me ligou disse que as transportadoras não podiam levar dinheiro e tinha de ser MBWay. Fui ao multibanco e coloquei os dados dela. Passado nem 5 minutos, tiraram 400euros. Entretanto tentamos ir cancelar a MBWay e o cartão já não dava. Penso que foi o banco que o bloqueou logo, pois devem ter levantado muito longe do sitio onde estávamos e por vezes eles fazem isto. Fui logo para a esquadra e lá ligaram me 2 números muito semelhantes à da senhora que me contactou. Um deles atendi, e era o mesmo discurso. A senhora ainda tentou me ligar outra vez (talvez por pensar que não sabia do roubo, e por o banco ter bloqueado o funcionamento), mas eu nem deilhe tempo de falar, disselhe que já tinha percebido que me tinha roubado e ela desligou o tlm. Dá me ideia que eles compram varios cartoes de telefone e depois vão deitanto fora para não serem apanhados. E realmente pareciam alentejanos, mas agora que li os comentários aqui feitos, talvez sejam etnia cigana sim.

    Responder
    • Nuno

      Antes de mais lamento que tenha sido mais uma vitima destas pessoas sem escrúpulos que não merecem o ar que respiram!
      E enquanto eles conseguirem enganar as pessoas, esta burla não vai ter fim!
      Estamos em Fevereiro e a policia já tem mais queixas de burlas do mbway do que todo o ano de 2019…é um fenómeno que está infelizmente a crescer e a razão é simples…os burlões estão a conseguir os seus intentos!
      Tem razão quando diz que eles compram vários cartões(pré-pagos), e quando acaba o dinheiro no cartão eles deitam fora e usam outro. Assim que conseguem apanhar uma vitima, levantam sempre o dinheiro num qualquer ATM(nunca transferem dinheiro para as contas deles), nunca deixando assim rasto e sendo praticamente impossível de os apanhar.
      E sim a maioria são ciganos mas nem todos…se com os ciganos é mais fácil perceber que é burla(pelo sotaque e forma de falar), com outros já é mais complicado(burlões de colarinho, bem falantes e bem mais credíveis) e penso que é com estes últimos que a maioria das pessoas tem caído no conto do vigário…
      Comigo já são 16 burlões que me tentaram apanhar(ontem eram 15 quando deixei aqui uma comentário) e acredito que até ao final do mês vai ultrapassar facilmente os 20.
      Tente falar também o seu banco e a SIBS para ver se algo se pode fazer…
      Cumprimentos

      Responder
    • carla barros

      ola tb fui burlada a dia 5-03-2020 por um homem com sotaque alentejano ou sotaque de cigano roubaram /burlaram 1250€ , estou indignada pois nunca tinha sido burlada desta forma deixo aqui os números de contacto dos burlões 963707589 /967595398 foi através de uma venda que tenho ainda na OLX e disseram que me faziam a transferência do respetivo artigo e qdo dei por ela estavam me roubar já fiz queixa já recorri a policia judiciária, fica aqui o meu testemunho para que seja um ajuda/alerta a todos ( infelizmente estou numa miséria )

      Responder
  20. sousa

    Dada a quantidade de falhas do sistema, e tal como o Nuno aqui referiu, até pelos vistos quem tem a APP pode ser burlado, está mais que provado que deverão ser imputadas responsabilidades cíveis ou criminais aos responsáveis pela plataforma, pois tanta fragilidade e sem que algo seja feito para blindar o sistema a utilizações fraudulentas, não abona nada em defesa desta facilidade de pagamentos, e já começa a ser notória a falta de vontade em garantir a segurança dos utilizadores. Perante este cenário, é lamentável ainda, o silêncio do Banco de Portugal, da SIBS e de outros responsáveis, pelo que está na hora de exigir a estes, as devidas responsabilidades.

    Responder
  21. Patrícia

    Grata Nuno pelas suas palavras!
    Fomos hoje ao nosso Banco entregar a declaração da queixa da polícia para accionar os seguros.
    Vou entretanto enviar email ao OLX para tentar alertar de forma bem visível sobre tal situação e enviar email à SIBS.
    Hoje saiu em notícia que foi descoberto que prisioneiros faziam também este tipo de burla, em Setúbal.
    E hoje, também, fui contactada por outra pessoa, com discursos semelhantes, disse-lhe apenas que aceitava pagamentos em dinheiro, e ela desligou. Já não era de etnia cigana. Era uma voz, que mal se ouvia.
    Um bem haja

    Responder
  22. Maria

    Hoje foi eu bolada, da mesma forma pelo anúncio do Olx a conversa e tao boa que me deixei enganar pela avozinha que queria um carrinho de bebe para oferecer a filha e eu sem dar conta introduzi o numero dela dando lhe acesso a minha conta, tentei logo anular todo e mesmo assim consegui tirar 380€ que eu o dinheiro que tinha na conta. Não acontece só aos outro sou super cuidadosa com todo e aconteceu me. Cuidado

    Responder
  23. Liliana Fernandes

    Muita atenção a estes dois numeros 962251934 e 910129560 são burlões que tentaram comigo por ter anúncios no OLX, mas não tiveram sorte!

    Responder
  24. Simao

    Hoje tentarm que eu caísse nessa. Atenção a este número de telefone deste fburlão: 961707779

    Responder
  25. juvenal

    Acabei de receber uma chamara deste n 927144556 num homem k me parecia Alentejo pergunto me se o artigo k vendia no olx se ainda esta disponível qual era o meu espanto tinha acabado de colocar o anuncio e logo de seguida liga me,perguntou se tinha MB Way, eu respondi k sim tinha dito k nu momento não poderia vir buscar o artigo pois se encontrava longe e queria ja reservar através do MB Way mais queria k eu fosse ao multibanco estanhei logo e disse k não me lembrava do código de 6 digito volto a insistir eu acabei por desligar o telefone, 2 minutos ligo me uma senhora cigana a perguntar pelo mesmo artigo e se poderia pagar ja adiantado com MB Way bem se ja estava desconfiado com o suposto alentejano agora então com uma cigana vi logo k era alguma burla graças a Deus ainda não cai nesta

    Responder
  26. juvenal

    Acabei de receber uma chamara deste n 927144556 num homem k me parecia Alentejo pergunto me se o artigo k vendia no olx se ainda esta disponível qual era o meu espanto tinha acabado de colocar o anuncio e logo de seguida liga me,perguntou se tinha MB Way, eu respondi k sim tinha dito k nu momento não poderia vir buscar o artigo pois se encontrava longe e queria ja reservar através do MB Way mais queria k eu fosse ao multibanco estanhei logo e disse k não me lembrava do código de 6 digito volto a insistir eu acabei por desligar o telefone, 2 minutos ligo me uma senhora cigana a com este n 962819961 perguntar pelo mesmo artigo e se poderia pagar ja adiantado com MB Way bem se ja estava desconfiado com o suposto alentejano agora então com uma cigana vi logo k era alguma burla graças a Deus ainda não cai nesta.

    Responder
  27. Patrícia

    Oh querida Carla. Lamento imenso a situação, mesmo.
    Eles estão sempre a mudar o número.
    Ligaram-me novamente, e eu disse-lhes que apenas fazia a venda em dinheiro na mão e eles ficaram sem saber o que dizer Pode ser uma maneira de perceber a intenção da pessoa que está do outro lado.
    Um bem haja, e que a abundância volte à sua vida.

    Responder
    • Nuno

      Eles estão sempre a mudar de numero pois compram cartoes pré-pagos. Assim que acaba o saldo, deitam fora o cartão e compram outro. Nunca mas nunca fazem carregamentos para assim não deixar rasto.
      Muito cuidado que esta burla não dá sinais de abrandamento…comigo já são quase 25 tentativas de burla!
      Sim, quase 25 chamadas de burloes que me tentaram passar a perna…

      Responder
  28. Daniela pereira

    Boa tarde
    Tenho uma colega que foi burlada através da aplicação, meteu os códigos que ele disse e depois um código que recebeu da mbway.
    Ela questiona se, se eles só tiveram acesso de momento ou podem continuar a acessar á conta sem a autorização dela?

    Responder
    • Nuno

      Boa tarde
      Eles tem acesso sempre á conta da sua colega. Ela que bloqueie de imediato a conta senao vai ve-la a zero!
      Cumprimentos

      Responder
  29. Hugo

    Boa tarde.
    Já alguem que tenha feito queixa obteve alguma resposta do banco ou mesmo das autoridades sobre as suas denúncias destas burlas por mbway?!

    Obrigado

    Responder
  30. João

    Hoje na TV está burla foi novamente noticiada. Como a reportagem não foi clara sobre os contornos da burla eu fui pesquisar. Trata-se de uma burla já antiga que consiste em dar as chaves de casa ao ladrão. Dada a antiguidade da burla, só cai quem quer.
    A melhor solução para impedir esta burla é impossibilitar a desativação automática na consequência de uma ativação/associação a outro nr móvel. Assim seria sempre necessário desativar primeiro, para depois ativar noutro número.

    Responder
  31. anónimo

    sou cliente CGD, em Novembro tentaram com sucesso burlar me através do MBWay, eu desconhecendo na altura estas burlas confiei, mas no multibanco apenas inseri um contacto que ele forneceu, deste modo o banco pode considerar que fui eu que dei acesso à conta e não me devolver o dinheiro?digo isto porque acho muito estúpido os bancos também fugirem com o cu à seringa desse jeito, uma coisa é introduzir um numero e um codigo que forneçam, outra coisa é conseguirem acessar a minha conta apenas através de um número de telefone. será que temos que voltar todos a guardar o dinheiro debaixo dos colchões porque os bancos não dão nenhuma garantia de segurança aos seus clientes, e depois mesmo tendo os meios dizem sempre que nunca sabem para onde foi feita a transferência.

    Responder
    • João

      Os burlões não acederam à sua conta apenas e só através de um telefone. Eles acederam através de um serviço (MbWay) que você ativou, associando o seu cartão/conta a um número de telemóvel. Tudo isto foi feito por si de livre vontade, numa ATM, com o seu cartão MB pessoal e intransmissível e introduzindo o seu PIN secreto.
      Você e todas as pessoas vitimas da “burla do MbWay” tomem consciência que nem a SIBS nem o banco se vão responsabilizar. São as vitimas que entregam o dinheiro aos burlões. Não é responsabilidade da SIBs nem do banco saberem se o nr. de telemóvel e PIN do MbWay que introduzi são mesmo os seus. As pessoas é tem de ser mais expeditas.
      De entre as várias burlas financeiras que existem a burla do MbWay é bastante básica e fácil de detectar que alguma coisa não está bem. Quem vende online e nunca ouviu falar do MbWay, simplesmente não aceite. A ganancia de fazer a venda leva as vitimas a irem a correr para o MB.

      Responder
  32. Sousa

    A resposta do João, a 1 de maio, é a forma mais vergonhosa e covarde de fugir com o cú à seringa, por parte dos bancos e da SIBS obviamente. Já aqui foi dito e redito, por mim inclusivé, que já sabemos que a responsabilidade é de cada um e blá blá blá, conversa da treta, etc etc, e é óbvia que será muito difícil apontar responsabilidades que não ao próprio utilizador, mas o que está em causa, é a FRAGILIDADE do sistema, que é permissivo a simples e fáceis estratagemas de burla, e que não previu nem criou mecanismos de defesa ou procedimentos, que pudessem acautelar situações em que, pessoas menos familiarizadas com estas tecnologias, pudessem de alguma forma reverter uma operação fraudulenta. E acrescento, não criaram essas ferramentas, porque não quiseram ou não se interessaram pelo problema. É muito fácil criar procedimentos de segurança, Porque não o fazem? Aqui sim, é neste lapso e neste inércia que reside a responsabilidade das entidades gestoras.

    Responder
  33. Enfim

    Acho inacreditável continuar a culpar os bancos por esta situação. Se fosse uma falha informática na plataforma, App ou site ainda estava de acordo, mas quando é o próprio lesado que por iniciativa própria dá o ouro ao ladrão o que a Sibs ou o banco pode fazer?
    Quem não sabe usar as tecnologias que não as use, faça pelo método tradicional… Muitos recusam a usá-la pois não a compreendem, não é para a idade deles ou não tem pachorra para tentar perceber como funciona, mas quando lhe liga um “lêlo” a dizer que quer comprar o artigo, sem sequer regatear o preço e diz que transfere já o dinheiro, então aí o lesado já não se importa de correr para o multibanco e aderir ao que quer que seja… A única coisa que os bancos não podem controlar é a livre vontade das pessoas à oferecerem os dados pessoais aos ladrões, tem tanta culpa os bancos destas burlas de mbway, como têm por aqueles que são burlados por, via email dão os códigos e acessos à conta online, ou até aqueles que foram assaltados ou roubados e usaram o cartão de débito que por acaso V tinha o código colado ao mesmo.
    Devemo nos focar em sensibilizar as pessoas de como não proceder no que diz respeito a dar dados pessoais a terceiros, ou impedir que terceiros opinem em situações financeiras. Em caso de dúvida contactar o banco ou fazer as transações pelo método antigo.

    Responder
    • Marco Lopes

      Activação APENAS NOS BALCÕES dos bancos??? WTF??? Estão loucos!!! Então não basta uma adesão através da APP??? Existem entidades que permitem a adesão através da APP e é a forma mais segura. A ultima adesão que fiz, foi através da APP. Simples e prático. Se a partir de agora obrigarem a ir a um balcão, vai ser a morte do MBWay.

      Já agora, onde estão essas novas “regras” descritas? O site do MBWay não indica nada de novo: https://www.mbway.pt/perguntas-frequentes/

      Responder
      • Car,los

        Marco, tens de ver o vídeo todo…parece que é uma critica ao sistema.
        Olho fino a todos 😉

        Responder
  34. Paula

    Bom dia a todos!
    Apenas para deixar registado um número de telemóvel com tentativa de burla dentro destes contextos.
    Normalmente são duas pessoas do sexo feminino e não falam bem português.
    966008082
    Fiquem alerta
    Obrigada

    Responder
  35. Pjoli

    Atenção , burla OLX
    No 927 104 105.

    Responder
  36. VR

    Olá a todos.
    Ontem também quase fui vítima de uma burla. Não conhecia o sistema e perguntei a amigos se era seguro e disseram que sim (claro, se fizermos as coisas de forma certa). Tal como a maioria das pessoas, fui ao multibanco e inseri o nº da pessoa bem como o pin que me indicava. Segundo ela (muito atenciosa e simpática), estaria a aceitar o € de forma imediata porque não queria que eu enviasse um artigo pela correio e ter de pagar do meu bolso. Ligou-me logo a seguir dizendo que houve um erro no sistema e não tinha conseguido e pediu para tentar novamente. Quando cliquei na opção do mbway, aparecia uma informação dizendo que não podia fazer mais operações com o meu cartão. Logo de seguida recebi uma sms do banco a informar que o meu cartão tinha sido bloqueado por questões de segurança.
    Disse a ela que não dava e pedi que enviasse por transferência bancária e enviasse o comprovativo. Ela respondeu dizendo que já havia tentado e não tinha conseguido. Pediu o meu nº de cartão (afirmando para não dar os nº de trás porque estes ela não precisava). Burrice minha, dei pois sentia-me segura não dando os nº de segurança. Ela insistia em que eu tentasse no MB porque não estava a conseguir. Liguei para o banco a explicar o que tinha acontecido e pediram-me para ir lá. Bloquearam-me o € para que, mesmo que alguém tivesse acesso, não conseguiria mexer e o cartão ficou bloqueado a menos que o quisesse voltar a ativar.
    Nós agimos de boa fé e pensamos que são todos assim. Claro que após isso ter acontecido, fui pesquisar e vi que o que não falta é informação disponível, mas confesso que nunca a tinha visto antes.
    No meu caso, o sistema do meu banco salvou-me… mas fui muito mas mesmo muito ingénua..
    Deixo aqui os contactos caso vos tentem contactar: 926110090 e 927190552. Deu-se pelo nome de Mariza e à noite o outro nº tentou ligar-me, era um homem.

    Responder
  37. Filipe Barata

    Este tipo de burla com venda de artigos em OLX e similares continua….
    Coloquei anúncio e em menos de 5 minutos tive telefonema a solicitar os 6 dígitos do MBWay…aqui vai o número do burlão: 969348375.

    Responder
    • Marco Lopes

      939 441 447
      Marco ,eu enviei pre-pagamento para voce olx.pt.entregas.so/6800449
      Jan 20
      912 921 113
      Marco ,ja mandei adiantamento pra voce mob-olx.com/9203228
      Jan 12
      919 226 250
      Marco ,ja mandei adiantamento pra voce www-olx.eu/9203228
      Jan 10
      928 055 234
      Marco ,ja mandei adiantamento pra voce www-olx.eu/3181498
      Jan 9

      Responder
  38. E Alves

    Hoje fui contactada pelo nº de telefone 926148752 que pretendia comprar um artigo que tenho anunciado no olx para oferecer à sua irmã. Para me transferir o dinheiro para pagamento pois seria a irmã a recolher o artigo, e porque mora longe, queria que eu gerasse um código MBWAY e lho desse . Receberia imediatamente o dinheiro na minha conta. Felizmente já ouvi falar deste esquema e ofereci-me para lhe dar o meu NIB para que fizesse transferência.
    Afinal o único meio de pagamento que a pessoa tinha disponível era este, pelo que já não quis efetuar a compra!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.