Tem menos de 1 mês para baixar o IMI
Hoje, sábado, dia 30 de Novembro de 2019, é o último dia para pagar o seu IMI deste ano. Faltam poucas horas para o fim do prazo. Se deixou essa responsabilidade MESMO para o último minuto ainda vai a tempo.
Mas não é por isso que estou a escrever este artigo. É importante, sim, mas se já segue o Contas-poupança ao longo destes anos já espero de si que seja organizado com estas despesas mais do que certas.
No meu caso já pago o IUC e o IMI por débito direto. É um descanso. Já não tenho de me preocupar com isso. Explico AQUI como se faz (a pensar dos impostos que terá de pagar em 2020).
Apresse-se
O que lhe quero mesmo recordar é que só tem agora o mês de Dezembro (e não pode contar com os feriados) para ir às Finanças pedir para reavaliar o Valor Patrimonial Tributário da sua casa para poder baixar o seu IMI no ano que vem. Tem de simular SEMPRE primeiro, porque ele não baixa em todos os casos. Tem o link onde explico como se faz mais abaixo no artigo. Mas são dezenas de milhares de portugueses que estão a pagar IMI a mais sem necessidade nenhuma. Mexa-se!
Este apelo é ainda mais urgente porque está QUASE, QUASE a ser aprovado pelo governo o novo mapa de valorização do território. Isto quer dizer que se esperar demais e esse novo mapa for aprovado entretanto (e pode sê-lo a qualquer momento) mesmo que peça a reavaliação do seu VPT já poderá vir com os novos valores, e isso pode não lhe interessar se viver uma zona que valorizou nos últimos 3 anos.
Veja este artigo onde explico tudo com detalhe.
Baixe o seu IMI antes que ele aumente em Janeiro
Como imprimir a sua Caderneta Predial
Acompanhe-nos AQUI
NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.


Bom dia,
Vou submeter o meu pedido de reavaliação On-line, já confirmei com as finanças e no meu caso não é necessário qualquer documento adicional. No entanto tenho algumas dúvidas:
Onde encontro o Nº de Registo?
Ano de inscrição na matriz é 1991, é esta data que utilizo para calcular a idade do prédio?
No documento da Licença de Habitabilidade da Câmara Municipal não faz qualquer mensão a esta data, inclusivel a data da licença é de 1997.
Obrigada
Olá, é só usar o simulador da DECO. É o que eu uso e funciona lindamente (na minha opinião).
Nas Finanças ajudam a preencher o que não sabe.
Bom dia Sr. Pedro,
Qualquer contribuinte pode pedir essa avaliação? Mesmo que tenha dividas nas finanças?
E em caso de ser uma empresa?
Muito obrigada pelo seu serviço público de ajuda e esclarecimento ao contribuinte.
Olá. Se esclarecer essa dúvida nas finanças. 217 206 707
Boa tarde Pedro, no meu caso talvez não compense. Vivo numa zona que valorizou nos últimos 3 anos e o IMI reduziu nos últimos 6 anos. Se peço uma reavaliação podem aumentar novamente para os 600 euros anuais! Obrigada pela informação extremamente útil
É não mexer… 🙂
Boa noite Pedro,
Solicitei a reavaliação do IMI à cerca de 2 semanas e até agora não tive qualquer resposta. No entanto, após o pedido, quando faço a consulta tenho a seguinte informação:
A sua declaração Modelo 1 do IMI foi submetida com êxito. Deverá imprimir esta informação e enviá-la pelo correio para o serviço de Finanças da área de localização do prédio, acompanhada dos seguintes anexos em papel (Portaria nº 1282/2003 de 12 de Novembro), conforme o caso:
– Licença de Utilização
– Planta de Localização / Croquis
– Planta de Implantação do(s) Edifício(s)
– Projecto ou viabilidade construtiva
– Planta dos Edifícios
– Alvará de licença ou autorização de construção
– Alvará de Loteamento
– Contracto de arrendamento
Só após a recepção desses documentos naquele Serviço de Finanças a sua declaração se considera entregue. Após a confirmação da receção dos documentos pelo Serviço de Finanças, pode imprimir o comprovativo de entrega da declaração. No caso de, após a submissão da declaração, constatar que a mesma tem incorreções, deverá dirigir-se àquele Serviço de Finanças a fim de retificar a informação agora enviada.
Sabe se é necessário toda esta documentação?
Obrigado
Olá. Se estão a pedir é necessária. Eu sugeria que fosse pessoalmente entregar o pedido na repartição. Há serviço que pedem isso tudo e outros que não pedem nada. É arbitrário ou então é um casos em que não encontram ou não têm o seu processo.