Como preencher o IRS em 2019 (instruções)

O modelo 3 de 2019 e as instruções ponto por ponto

O Diário da República acaba de publicar hoje (segunda-feira, dia 28), o modelo de Declaração de IRS em vigor este ano e todos os Anexos com as respectivas instruções. É verdade que esta informação é quase para contabilistas, mas quem quiser saber algum detalhe sobre um determinado anexo ou saber qual é o código para uma determinada profissão, país ou rendimento, tem AQUI o documento oficial em PDF: Diário da República IRS 2019. Já se pode entreter, se quiser. Mesmo que não o leia agora, guarde-o no computador. Pode vir a dar jeito. Este ano há mais 300 mil agregados que vão poder ter direito ao IRS Automático – os que mantêm as condições dos anos anteriores e que têm PPR –  para poderem deduzir parte do valor que investiram em 2018.

O que fazer antes da entrega

Veja AQUI a reportagem que lhe explica o que deve fazer já nestas semanas que antecedem a entrega da Declaração de IRS, para aumentar ao máximo o seu reembolso. Todos os anos recebo centenas de mensagens com perguntas e dúvidas sobre o IRS. Recordo-vos que sou apenas jornalista e não contabilista. Sei algumas coisas mas não sei tudo. O que sei está já espalhado por dezenas de artigos que vou publicando sempre que descubro um novo detalhe sobre o IRS. Aconselho vivamente que antes de perguntarem (porque correm o risco de eu nunca ler a vossa pergunta por estar perdida entre milhares ou de não ter tempo para responder) que pesquisem no motor de busca aqui no blogue. Quase de certeza que vão encontrar a resposta. Também podem colocar a vossa questão no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” (tem o link no fim do artigo). Vamos a isto.  

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI abaixo.

4 comentários em “Como preencher o IRS em 2019 (instruções)

  1. Antonio Augusto Reply

    Bom dia Sr Pedro.
    Antes de mais felicito-o pelo excelente trabalho, e ajuda que presta a muita gente, que me tentou pedir-lhe informação que seria uma boa ajuda.
    Ainda tenho parte de um credito habitação num banco,o qual o proprio gerente me fez umas trafulhices, que se fosse agora talvez tivesse resolvido melhor a situação, mas naquela altura nada resolveu tentar.
    tirei todos movimentos do banco, resta prestação do credito…mas apesar de eu não dever pagar despesas de conta, a partir de uma data começaram a cobrar e atualmente pago mais de 10€ mes para transferir o montante da prestação da casa, quando eles podiam simplesmente faze-lo por debito direto. pensei na conta serviços minimos…mas a esposa tambem assinou o credito, logo está na conta ;e vou fechar conta no BPI que agora tambem levam 5€, pois abri uma conta nos CTT gratuita.
    Se metesse conta CTT no nome da esposa que é 2.º titular na conta credito mais o meu filho, será que tenho ipotese de conseguir conta serviços minimos no banco onde tenho credito?
    Desde já agradeço por mim, independentemente dos resultados, e por todas as pessoas que tem ajudado.
    Se desejar, fornecendo-me um email, terei todo o gosto de apresentar situação mais detalhada, incluindo instituição em causa.
    Com toda minha consideração, meu muito obrigado,
    Ernesto Loureiro

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. É simples. Para ter conta de serviços mínimos, as pessoas dessa conta (uma ou várias) só podem ter ESSA conta a ordem em Portugal. Dê as voltas que der :). Fora isso não dá. Terá de procurar outras opções.

  2. Natércia Costa Reply

    Boa tarde Sr Pedro! Ouvindo-o na TV sobre Conta Serviços Mínimos, de imediato me desloquei à CGD onde sou cliente há 40 anos, (mas isso não impediu que me cobrassem comissões)!…..Claro que se percebe que os funcionários estão instruídos para “alinhar” na roubalheira! Depois de insistir e mostrar que estava informada, consegui a conversão! Familiares meus que também o solicitaram em outros Bancos foram maltratados e tiveram de ameaçar irem ao Banco de Portugal para conseguirem. Muito lhe agradeço os esclarecimentos e desejo que 2019 lhe reserve sucesso! Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *