É muito importante que reclame SEMPRE por escrito
A Anacom acaba de anunciar que as reclamações relativas ao sector das comunicações aumentaram 25% no 1º semestre de 2018.
Mais de 52 mil clientes reclamaram por escrito no primeiro semestre de 2018, mais 25% do que o valor registado no mesmo semestre no ano passado. Cerca de 82% das reclamações relativas ao sector foram apresentadas nos livros de reclamações, físico e eletrónico, sendo que este último entrou em vigor em Julho de 2017. Tem AQUI o artigo e o vídeo que fiz sobre o Livro de Reclamações Eletrónico. As restantes 18% foram enviadas diretamente à ANACOM.
Do total de reclamações cerca de 80% respeitam ao sector das comunicações eletrónicas (cerca de 41,5 mil) e 20% aos serviços postais (cerca de 10,7 mil).
No que respeita às reclamações referentes ao sector das comunicações eletrónicas que foram apresentadas no livro de reclamações, 96% respeitam aos três maiores operadores: 14 500 (45%) respeitam à MEO, o que corresponde a um aumento de 105% no número de reclamações recebidas face ao semestre homólogo; 9 500 (30%) ao Grupo NOS, o que traduz um aumento das reclamações de 22%; e 6 800 (21%) respeitam à Vodafone, que registou uma subida homóloga de 44%.
Os assuntos mais reclamados no sector das comunicações eletrónicas nos livros de reclamações são a faturação (15%), a avaria de serviços (15%) e o cancelamento do serviço (10%).
No caso dos serviços postais, os CTT receberam 9 800 reclamações, mais 88% que o registado no ano passado.
Os principais motivos das reclamações feitas no livro de reclamações eletrónico relativamente aos serviços postais estavam relacionados com a distribuição: atraso na entrega (31%), extravio/atraso significativo (16%), entrega na morada errada (9%), falha na distribuição (9%) ou falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%).
Reclamar é sempre bom
Em resumo, mesmo que a sua reclamações específica não tenha sido resolvida (é o mais normal, infelizmente) reclamar é muito importante porque obriga as empresas a estarem mais atentas à má fama que estão a criar. Nenhuma empresa gosta de ser apontada como a “campeã” das reclamações ou que o número de clientes descontentes crescei 50% em 6 meses, Isso obriga-os a melhorar o serviço ao cliente.
Eu sei que é fraca a consolação, mas com o tempo as nossas reclamações tanto batem até que furam. Nunca deixe de reclamar por escrito, no livro de reclamações físico ou no eletrónico. Ligar para o apoio ao cliente e chamar nomes ao operador de Call Center NÃO é a melhor forma de reclamar. Chateiam-se os dois e provavelmente não vai resolver nada dessa vez.
Também tem aqui os links para reclamar no setor da Saúde.
Acompanhe-nos AQUI
NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Já tem o seu?














