7 dicas para começar a poupar já (#3) – Dinheiro extra

O dinheiro não chega ao fim do mês?

Vou dar-lhe esta semana 7 dicas (uma por dia, de Segunda a Domingo) que considero as mais úteis e urgentes para quem quiser colocar a sua vida financeira em ordem. Veja se se aplicam ao seu caso.

#1 – Faça um Orçamento mensal

#2 – Crie um Fundo de Emergência

#3 – Dinheiro extra

Mas e se não me sobra nada ao fim do mês para criar esse tal fundo de emergência (dica #2)? Por muito que lhe custe ler isto, tem mesmo de cortar em alguma coisa que tem orçamentado e colocar esse dinheiro de lado nessa conta com esse objetivo. Na maior parte dos casos há pequenos (e grandes) desperdícios/gastos que podem ser cortados se tiver mesmo vontade de fazer isto.  Mas se depois de tudo não conseguir mesmo, só tem um caminho.

A opção é encontrar uma fonte de rendimento extra. Não é tão difícil quanto isso. Muitas pessoas gostam de ganhar esse dinheiro extra para gastar em pequenos luxos ou mesmo por necessidade. Mas, reforço este ponto, pense só em pequenos (ou grandes) luxos depois de ter o Fundo de Emergência. É mesmo uma prioridade!

Sugestões de fontes de rendimento extra

Há quem faça vendas pela internet, quem faça comida (a minha mulher acabou de comprar esta semana 3 dúzias de croquetes maravilhosos para a festa de fim de ano do meu mais novo a uma senhora aconselhada por uma amiga), quem use um hobby para rentabilizar um talento que tenha (pintura, costura, trabalhos manuais, bijuteria, etc.), quem trabalhe algumas horas em casa ou fora para ganhar mais algum dinheiro. Ganhe fama pelo que faz e vai ver que o boca-a-boca e o facebook fazem o resto. Mas seja bom no que fizer.

Deixo-lhe aqui mais algumas ideias como exemplo:

1) Alugue um quarto da sua casa ou a casa de férias ou a casa “na terra”;

2) Cobre por boleias. Veja por exemplo o BlaBlaCar e outras plataformas;

3) Alugue qualquer objeto (bagageiras de tejadilho, insufláveis, máquinas fotográficas e outros equipamentos, roupa, malas, projetores de vídeo, mesas de mistura, cortadores de relva, ferramentas, etc. Veja o que tem em casa que possa interessar a alguém e promova no Facebook, OLX, etc;

4) Alugue sua bicicleta ou prancha de surf a quem for passar o fim-de-semana ou férias na sua zona;

5) Passear ou cuidar de cães e outros animais por algum tempo;

6) Alugue o seu lugar de estacionamento/box;

7) Avalie tudo o que pode fazer e entregar a um cliente pela internet (tratamento de texto, design, app’s, webdesign, etc);

8) Inscreva-se em empresas de “Cliente mistério”;

9) Babysitting;

10) Traduções;

11) Preencher inquéritos online;

12) Arranjar um part-time;

Etc.

Pesquise na internet por mais ideias, se não souber por onde começar. Sei de pessoas que começaram a fazer isso e acabaram por transformar esse hobby no seu trabalho principal. Lembre-se: todo o dinheiro que ganhar é para atingir este primeiro objetivo – o Fundo de Emergência. Depois, pode começar a usar esse dinheiro extra para outras coisas muito importantes que vão colocar as suas contas em ordem. Mas isso fica para a dica de amanhã.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

No livro “Contas-poupança” tem as melhores dicas de poupança reunidas ao longo dos últimos anos de reportagens na televisão e aqui no blogue. É uma verdadeiro manual prático de finanças pessoais que o vai ajudar a colocar as suas finanças no caminho certo. É só clicar AQUI abaixo.

3 comentários em “7 dicas para começar a poupar já (#3) – Dinheiro extra

  1. André Flausino Reply

    Eu adoro fazer dinheiro online, e uma das minhas formas preferidas para fazer dinheiro online, é a criaçao de sites. Eu criei um site que da para ganhar uns trocos, mas acima de tudo porque é divertido criar e gerir um site. Recomendo a todas as pessoas a fazerem o mesmo. Hoje em dia nao é assim tao dificil criar um site, eu uso o weebly, que é uma plataforma de criaçao de sites super facil de usar. Se tiverem uma ideia original, podem ter um site de sucesso e ganhar algum dinheiro.

    Boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *