Bancos

VÍDEO – Emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% de juros

Qualquer um de nós pode ser um mini-banqueiro A partir de 20 euros pode emprestar dinheiro a uma micro ou pequena empresa portuguesa que precise de pequenos financiamentos. Por vezes há papelarias, talhos, lojas de informática, lojas de roupas, oficinas, etc, que precisam de fazer pequenas obras ou comprar material ou produtos para vender. Sim, […]

VÍDEO – Emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% de juros

Qualquer um de nós pode ser um mini-banqueiro

A partir de 20 euros pode emprestar dinheiro a uma micro ou pequena empresa portuguesa que precise de pequenos financiamentos. Por vezes há papelarias, talhos, lojas de informática, lojas de roupas, oficinas, etc, que precisam de fazer pequenas obras ou comprar material ou produtos para vender. Sim, podem pedir ao banco, mas às vezes o processo é lento e burocrático ou os bancos podem até não emprestar. Foi com base nesta necessidade que começaram a surgir as plataformas de crowdfunding. Em Inglaterra e nos Estados Unidos já fazem parte do dia-a-dia das empresas e dos cidadãos investidores.

O risco é de perda total do investimento

Não tenha ilusões. Qualquer investimento que renda mais do que depósitos a prazo ou os Certificados do Estado têm risco. Neste caso, o risco é de algumas empresas não conseguirem pagar ou, em alguns casos, atrasarem-se nos pagamentos. Aí a ideia é emprestar pouco a cada empresa: se alguma falhar as outras boas pagadoras compensam essa perda. Sublinho que o Contas-poupança não dá conselhos financeiros. Estamos simplesmente a dar-lhe a conhecer as várias alternativas de investimento que tem para fazer render as suas poupanças. Já falámos de Fundos de Investimento, agora da Raize, e falaremos dos PPR, dos Seguros de capitalização, dos Fundos imobiliários e de outros menos conhecidos. Depois cada um decide o que fazer, se quiser fazer alguma coisa, claro.

Em 700 créditos, 4 falharam o pagamento

Já imaginou emprestar dinheiro a empresas (a partir de 10 ou 20 euros) e ser remunerado por isso, como se fosse você próprio um banco? É assim que funciona.

600 pessoas como eu e você a emprestar dinheiro a uma empresa?

Imagine que uma empresa em vez de pedir emprestados 10 mil euros a um banco, pede a 500 ou 600 pessoas e paga os juros a essas pessoas em vez de os pagar a um banco? Se estiver disposto a correr riscos, os juros acompanham o risco. É assim que funciona em qualquer investimento que decida fazer na vida. Já comecei a receber mensagens de pessoas que me dizem que nem pensar em meter dinheiro em produtos sem capital garantido. É uma opção perfeitamente razoável e nada criticável, tal como não é criticável quem decide investir em produtos de risco, maior ou menor. São perfis diferentes. É preciso alguma coragem para assumir que vai perder algum dinheiro para poder ganhar mais do que se não fizer nada.

NUNCA INVISTA DINHEIRO QUE LHE FAÇA FALTA PARA OUTRAS COISAS!

E nunca invista tudo num só produto de poupança. Nunca meta todos os ovos no mesmo cesto. Este conselho morreu de velho. Esta é apenas mais uma alternativa para quem quer investir e para as micro e pequenas empresas que precisam de pequenos financiamentos. Avalie.



Disponível online, livrarias e supermercados.