Um computador velho pode ficar novo outra vez?
Após a reportagem do “Contas-poupança” (Jornal da Noite, SIC) sobre telemóveis e portáteis recondicionados, decidi experimentar com o meu próprio portátil que estava moribundo. Já só estava à espera que desse o “berro” para ter de comprar outro. Qualquer portátil “mais ou menos” custa cerca de 400 ou 450 euros nas lojas de informática.
Pode ver ou rever a reportagem aqui:
VÍDEO – Telemóveis e portáteis com desconto
Testei a reportagem do Contas-poupança
Fui à loja referida na reportagem e perguntei se era possível fazer alguma coisa pelo meu portátil. É um dos da geração e-escola (lembram-se?).
Pedi para filmarem o antes e o depois da mudança de equipamento. O disco era mecânico e passou para SSD de 120 gigas e o portátil foi limpo por dentro. Estava completamente entupido, cheio de cotão.
Vale a pena gastar 108 euros?
A atualização (disco novo + disco externo + instalação e limpeza) custa 108 euros. O disco que lá estava saiu e agora é um disco externo e assim não perdi rigorosamente nada do que lá tinha.
Filmei o comparativo do antes e do depois da atualização. Como poderão reparar, quando o entreguei o portátil demorava 1 minuto e 45 segundos a abrir. Agora bastam 24 segundos. E a bateria que aguentava apenas alguns minutos, como o disco não é mecânico agora dura cerca de uma hora (sim, continua muito viciada), mas para o uso que lhe dou ainda é o suficiente. Quando preciso de o usar de forma prolongada ligo-o à eletricidade. Continuo a ter a opção de comprar uma bateria nova.
Poupei 300 euros
Em resumo, creio que com esta atualização poupei cerca de 300 euros ou mais. O portátil está rápido e a funcionar como novo. Poupamos o ambiente, demos uma segunda vida ao computador e com 100 euros poupei 300. Não me parece nada mal. Avalie junto de uma loja de informática perto de si se esta é uma opção que lhe interessa antes de comprar um portátil novo.
Se decidir comprar um portátil novo compare os preços com os que têm um disco SSD e não com os discos antigos. Senão está a comprar uma coisa nova que é “velha”.
Boas poupanças!
O disco novo que comprou é um ssd de quantos megas?
Olá. De 120 gigas.E fiquei com o disco externo com o disco antigo intacto. Assim duplico a capacidade do portátil, mas em todo o caso o Portátil não o uso para ter coisas muito pesadas. Para mim 120 gigas chega e sobra.
120Gigas e não Megas…
Tecnicamente também não é Gigas, é Giga =)
Obrigado :). Pelo menos tecnicamente Troll está correto. Hahaha.
Continuo a achar que os SSD são demasiado caros para as capacidades deles…
Boa noite Pedro, quanto à questão da bateria poderá comprar uma no eBay pois certamente compensará 😉 cumprimentos
Marco Silva
Viva!
Tudo isto é relativo. Sem conhecer as características principais do portátil não é possível afirmar que compensa. O processador e memória (RAM) devem ser minimamente recentes. Diria eu de core i3 de 2ª geração para cima e no mínimo 4GB de RAM. Se assim for, tudo isto que foi dito acima e considerando que o portátil não tem danos físicos, compensa. Presume-se que as tarefas a realizar sejam básica (office e internet). Um portátil mais antigo ou necessidades de utilização superiores, não compensará, certamente.
Bons negócios!
Amigo Pedro, coloque a bateria na arca congeladora durante 1 a 2 semanas e verá que muito provavelmente, esta aumentou a duração de utilização.
Já tenho ressuscitado algumas assim.
Se experimentar e der resultado, diga alguma coisa.
Abraços
??? Qual é a explicação científica?
Olá! Queria fazer algo parecido com o meu portátil, mas não faço ideia a que loja me devo dirigir… Especialmente porque estou com algum receio de pôr o meu PC nas mãos de pessoas desconhecidas, que terão acesso a tudo o que tenho no PC (preocupando-me mais as passwords).
Algum conselho?
Obrigada
Olá. Fazer um backup dos seus dados sensíveis para um disco rígido externo. Apagar do computador. E depois volta a colocar após a atualização. Resolve?
Sim, creio que terá de ser assim, embora o meu receio seja mais com as palavras-chave memorizadas em tudo quanto é sítio (mas sei que terei de fazer logout e apagar tudo dos browsers).
Ainda assim, a minha questão era mais se recomenda alguma loja de confiança (fui pedir um orçamento à PC Clinic e achei um bocadinho caro, ficando com a sensação que me estavam a propor coisas que não são exatamente necessárias para o tipo de utilização que faço… E depois de ter revisto esta publicação e a sua reportagem, mais ainda!)
A Sofia é de onde?
Neste momento, vivo na zona de Loures.
Contacte se assim o entender a loja da reportagem. Fica no Restelo. Pelo menos fica com uma ideia.
Muito obrigada pela ajuda!
Muitos sucessos!
Cumprimentos
Bom dia, pf pode indicar qual o nome da loja? Grata
Olá. Quase todas as lojas informáticas fazem isso. Neste caso foi a First Green, no Restelo em Lisboa. Nunca mais comprei computadores novos. Acabei de comprar um pc de secretária profissional por menos de 150 euros.