VÍDEO – Telemóveis e portáteis com desconto




O que são aparelhos recondicionados?

São equipamentos usados, com poucos ou nenhuns sinais de uso. São equiparados ao conceito dos carros semi-novos. Podem ser excelentes negócios.

Há milhares e milhares de telemóveis recentes (muitos de exposição em lojas) que já não se podem vender como novos, mas que na prática estão mesmo novos. Podem comprá-los também a particulares que simplesmente querem um telemóvel mais recente ou que experimentaram uma outra marca e não ficaram satisfeitos. O risco é sempre grande porque não sabemos que uso foi dado a esse telemóvel.

Fiz esta reportagem porque encontrei várias lojas onde esses telemóveis passam por controlos de qualidade e, muito importante, dão garantia de 1 ou 2 anos como acontece com os novos mesmo novos.

Ora isso pode ser uma excelente oportunidade para quem não se importar de ter um telemóvel dos mais recentes mas que tenha um pequeno risco ou mancha (normalmente tapado pela capa que todos usamos para proteger o aparelho). Às vezes nem isso.

Estamos a falar de menos 150 ou 200 euros por telemóveis de última geração. Claro que tem de avaliar e ver os equipamentos com os seus próprios olhos.

Lembram-se de uma reportagem que fiz em tempos sobre eletrodomésticos com pequenos defeitos estéticos? Pode revê-la AQUI. Pois bem, o conceito é mais ou menos o mesmo para telemóveis (até topo de gama), portáteis e computadores de secretária.

As avarias que não são avarias

Na reportagem mostro algumas coisas que achei interessantes sobre avarias mais comuns nos telemóveis e portáteis. Sabiam, por exemplo, que uma avaria super comum nos telemóveis é provocada pela base das senhoras? A rede que tapa o auscultador fica “entupida” com cosméticos ou suor (não são só as senhoras) e pensamos que o altifalante está avariado e afinal é apenas isso…

Sabia que o cotão dos bolsos das calças e casacos que entra na ranhura do carregador impede o carregador de funcionar porque não faz contacto? E que a poeira nos portáteis torna-os mais lentos e que é só limpá-los (fisicamente) para ficarem mais rápidos?

E que com 100 ou 150 euros pode tornar o seu portátil velho (se calhar prestes a ir para o lixo) 10 vezes mais rápido e melhor tecnicamente que alguns portáteis novos que estão à venda nas lojas por 500 euros?

Basta mudar o seu disco “mecânico” por um disco SSD. Vá a uma loja de informática da sua confiança e peça informações. Claro que se o processador do seu portátil for super antigo não há milagre que lhe valha. Mas informe-se.

Computadores bons por 80 euros?

Muitas das lojas de informática também têm computadores de secretária recondicionados com monitor, teclado e rato (em perfeitíssimas condições e que suportam todos os sistemas operativos e programas mais recentes). Na loja que usei como exemplo tinham estes computadores à venda por 80 euros.

São computadores, por exemplo, de bancos que de vez em quando substituem todos os equipamentos passados 3 anos. São às centenas que iriam para o lixo se ninguém os quisesse. Estão óptimos.

Pode ver ou rever a reportagem aqui:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-01-24-Como-conseguir-telemoveis-e-portateis-com-40-de-desconto

Não é publicidade

Mais uma vez reforço um alerta, porque já começaram com alguns destes comentários.

Meus amigos, o Contas-poupança tem como critério encontrar alternativas às formas habituais de consumo. Quem quer comprar novo, compra e não tem problema nenhum. Os equipamentos usados podem dar problemas? Claro que sim, daí referir a parte importante dos exemplos mencionados terem garantia de 1 ou 2 anos.

Porque escolhi estas lojas? Porque tinha de encontrar exemplos e estes pareceram-me representativos. Ninguém me paga (a mim ou à SIC) para falar deste tipo de casos. Dizerem isso é ofensivo para mim enquanto jornalista e como pessoa. Mas faz parte do meu trabalho ouvir as críticas.

Sei que o “Contas-poupança” presta-se a essas críticas porque não é habitual em Portugal um produto jornalístico assumir marcas e preços e fazer as contas ao detalhe de produtos ou serviços que estão no mercado. Mas essa é uma opção minha enquanto jornalista e da SIC, que mo permite fazer sem restrições. Penso que é informação útil para o consumidor. Claro que são livres de fazer as vossas críticas, mas quero deixar clara esta posição.

Ah! Por último, escusam de me mandar mensagens para o Facebook do programa e para mim a perguntar se tenho este ou aquele telemóvel para venda e a que preço. EU NÃO VENDO TELEMÓVEIS, OK?

Têm de procurar na vossa cidade ou bairro lojas de informática ou que vendem telemóveis e perguntar se têm equipamentos recondicionados e depois avaliam.

Quem tem estas lojas ou conhece lojas de confiança a este respeito estão autorizados a colocar aqui nos comentários os vossos links, moradas e contactos. Para mim isso faz parte de dar a informação completa. A ideia é ajudar o consumidor a encontrar o que procura ao melhor preço. Depois, a decisão é de cada um. Obrigado.

Já estou a trabalhar no tema da semana que vem. Se quiserem dar sugestões, também são bem-vindas.

Registe-se com o e-mail na Newsletter para não perder nenhuma dica

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

 

15 comentários em “VÍDEO – Telemóveis e portáteis com desconto

  1. Avatar
    Mónica Reply

    Obrigada pelas fantásticas reportagens Pedro. É bom termos várias alternativas. O meu telemóvel tem pouco mais de 2 anos e anda completamente atrofiado. Tenho de ir a uma loja dessas ver o que me aconselham. Provavelmente uma limpeza resolve.

  2. Avatar
    Mário Falcão Reply

    Obrigado pela investigação e divulgação.
    Já pratico a compra e reutilização de material informático há bastante tempo, mas a moda a que nos «incentivam» é comprar novo e deitar fora o velho.
    É muito difícil contrariar as multinacionais e o seu marketing….

  3. Avatar
    Myself_PT Reply

    Ainda não encontrei o site da loja dos PCs no Restelo. Onde fica mesmo e já agora qual é o site mesmo?

  4. Avatar
    Dalila Bidet Reply

    Sou completamente adepta da reutilização dos aparelhos e da reparação. Os países nórdicos já há muito tempo que estão nessa fase. Até com roupas fazem reutilização, principalmente em relação à roupa de crianças que é usada por pouco tempo, deixando, deste modo uma menor pegada ecológica. Tenho um computador portátil já com uns anos e queria dar-lhe uma vida nova. Alguém me consegue dizer-me onde me posso dirigir?
    Ao Pedro Andersson desejo as maiores felicidades e continuidade do programa. É sempre uma ajuda preciosa.

  5. Avatar
    Ana Alexandra Reply

    A loja em causa de telemóveis é a forall Phones?
    já estou para comprar lá á algum tempo? alguém recomenda?

    • Avatar
      Cátia Lima Reply

      Bom dia Ana, eu comprei lá um iphone 7 em outubro quando abriram a loja de Alvalade e não tenho razões de queixa

    • Avatar
      António João Reply

      Eu já mandei reparar 2 smartphones (iphone 6 e 5s) e foram rápidos e baratos, posso recomendar esse serviço.

    • Avatar
      António João Reply

      Também gostava de saber!
      o meu filho comprou na forall phones um s7 edge e fala muito bem!
      eu acho o preço muito baixo e também devo passar lá hoje

  6. Avatar
    Pedro Lopes Reply

    Se ler este comentário, Pedro, não é para pedir ou perguntar nada, é apenas para agradecer os artigos, muito úteis e pragmáticos. A razão pela qual muitos estranham algumas coisas no seu programa talvez seja porque, de facto, é diferente de todos os outros. Não é habitual encontrar informação útil e desinteressada na TV. Parabéns e obrigado.

    Pedro Lopes

  7. Avatar
    Maria Emanuel Melo Almeida Reply

    Obrigada por toda a formidável informação. Gostava de saber onde posso encontrar um tablet recondicionado.
    Grata por tudo. Espero uma resposta
    Cordialmente
    Maria Emanuel Almeida

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Algumas lojas vendem online para todo o país. E dar um preço razoável ajuda a tabelar o país se os clientes “reclamarem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *