Pagar por um serviço que não pediu?
Dezenas de espectadores/leitores do Contas-poupança contataram-me alertando para o facto de terem recebido um SMS da MEO a oferecer 2 gigas de internet no mês de Agosto.
Maravilha! Certo? Hum. Talvez sim, talvez não. Com a oferta, vem o “brinde”: se não ligar para um certo número a cancelar o serviço, passam a cobrar 1,99 € todos os meses a partir de setembro. Pelo menos, é o que diz o SMS que este espectador recebeu. Outros espectadores referem outros preços, provavelmente devem abranger mais cartões, logo o preço é mais elevado.
Até ofereceram sem avisar que têm de cancelar
Mais grave. O espectador Jorge Borges referiu no grupo de Facebook “Contas-poupança – as suas dúvidas” (a propósito, já aderiu?):
Recebi também mais 2gb, sem que me tivesse sequer apercebido porque não recebi qualquer mensagem por sms ou email. No entanto, constatei através do *#123# que tenho mais 2gb. É com cada uma…
Então se a pessoa nem é informada de que vai ter de cancelar um serviço que não pediu, isto é normal?
Se é cliente MEO, confirme tudo
Se é cliente da MEO confirme se recebeu os tais 2 gigas de internet pela consulta ao seu saldo. Confirme se recebeu o tal SMS e decida o que fazer: reclamar, recusar ou aceitar a “prenda”. Há casos em que pode ser um bom negócio, mas a questão que se põe aqui é a imoralidade da proposta.
A DECO já veio dizer que nenhum serviço pode ser cobrado a quem não o solicitou. A ANACOM já recebeu muitas queixas e já está a investigar o assunto, pelo menos a informação que foi dada é que já pediu esclarecimentos à MEO sobre esta manobra de marketing.
Não espere pela ANACOM
Seja como for, como já sabemos, a ANACOM não tem poderes para resolver conflitos individuais entre clientes e empresas de telecomunicações. Portanto, independentemente do resultado da investigação, já aprendemos que tem de ser cada um dos consumidores a resolver por si estes problemas. Reclamando, recusando o serviço ou aceitando. Para depois não ter surpresas inesperadas na fatura.
Há muitas pessoas distraídas com as faturas das empresas. Daqui a uns tempos vão achar que a MEO aumentou os preços, vão ligar para o Call Center e vão ouvir que foram eles que contrataram mais um serviço sem terem feito nada. Mais do que resolver esta situação em concreto, as reclamações são importantes para que as empresas não voltem a repetir estas “gracinhas”. Andamos nisto…
Ja se registou para receber a Newsletter semanal do Contas-poupança? É só ir à página principal do blogue.














