Gás

Pode trocar as botijas de gás – Mas e os redutores?

Trocar de marca de botija de gás é mais fácil a partir de hoje A ERSE anunciou hoje mudanças para quem usa botijas de gás. Já sabíamos que a mesma marca e a mesma botija pode ser vendida preços MUITO diferentes até dentro da mesma cidade. É mesmo assim. Cada loja pode vender ao preço […]

Pode trocar as botijas de gás – Mas e os redutores?

Trocar de marca de botija de gás é mais fácil a partir de hoje

A ERSE anunciou hoje mudanças para quem usa botijas de gás. Já sabíamos que a mesma marca e a mesma botija pode ser vendida preços MUITO diferentes até dentro da mesma cidade. É mesmo assim. Cada loja pode vender ao preço que quiser. O consumidor é que tem de saber escolher e comparar sempre.

Neste artigo AQUI, expliquei quais são as grandes mudanças.

Assim que publiquei o artigo no blogue, comecei a receber dezenas de observações e perguntas sobre a utilidade desta medida, uma vez que cada marca tem o seu redutor (há quem diga rotor; não sei qual está correto) específico. Ou seja, teoricamente posso mudar de marca mais facilmente (para a mais barata), mas só a trabalheira de mudar os redutores trava qualquer processo. Ainda mais se tiver de ser feito por alguém especializado. Confesso que em casa da minha mãe sempre fui eu que mudei os redutores. É só uma braçadeira e uma mangueira.

Se há alguma legislação sobre mudança de redutores apenas por técnicos especializados e certificados digam. Se assim for, há milhares de “criminosos” neste país.

A resposta da ERSE

A ERSE é a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, logo inclui o gás, para além da eletricidade. Fiz-lhes a pergunta que me fizeram.

4 marcas têm o mesmo redutor compatível

Esta informação é oficial e estou autorizado a citar a ERSE. Há um redutor no mercado, que se chama “LPG Jumbo” (não é vendido pelo Jumbo Hipermercado, OK? Chama-se Jumbo em todo o mundo). Este modelo é compatível em Portugal com as botijas da CEPSA, REPSOL, Rubis e Prio. Ou seja, quem tiver este modelo de redutor pode usar sem problemas de segurança (dito pela ERSE) qualquer botija do mesmo modelo destas 4 marcas sem ter de mudar o redutor. Ora, isto é uma informação nova para mim e talvez o seja também para vocês.

Quer dizer que, se tiver este redutor específico, entre estas 4 pode sempre escolher nesse mês qual vai usar usando como critério o preço, se quiser dar-se ao trabalho de comparar entre lojas e marcas. Não tem de trocar de redutor.

Quem tem Galp, Oz e Tuti gás tem de usar o redutor deles. Se quiser trocar de marca, terá de trocar de redutor. Presumo que continue a ser gratuito quando troca de marca. Mas há a questão do trabalho que dá e se sabe trocar o equipamento em segurança. Não me vou meter nisso nem sugerir que faça algo com que não se sente confortável para poupar alguns euros. Avalie.

Claro que, na minha opinião, o ideal era haver um redutor universal para todas as marcas. Isso sim ia fomentar a concorrência. Mas tudo o que é universal cria dificuldades porque mexe no mercado. Veja-se o que se passa com os carregadores de telemóvel “universais”. Cada um quer ter o seu para manter os clientes “fidelizados” através do equipamento. Fica a sugestão para a ERSE.

A facilidade está na troca

Se lerem bem a informação dada pela ERSE (tem o link no princípio deste artigo) a “novidade” é que todas as lojas são obrigadas a aceitar as botijas da concorrência quando muda de marca (e de redutor, se for o caso). Não tem de as devolver na marca respectiva e receber uma caução ou algo do género.

Espero que me perdoem alguma incorreção porque já não uso botijas há décadas (literalmente). A minha mãe ainda usa. Se identificarem alguma falha, digam que eu corrijo. Quero perceber o que se passa porque até pode dar uma boa reportagem do Contas-poupança.

O que muda

Vai a uma loja da marca que quer, entrega a velha da concorrência e leva a nova marca com o redutor (volto a sublinhar – se não for daquele compatível com 4 das marcas) e tudo sem ter de pagar nenhuma “diferença”. Essa é a alteração. Esta informação pode ser útil para milhões de portugueses que dependem diariamente de botijas. Se puderem ter o mesmo gás por menos dinheiro é uma informação útil.

Portanto, dirijam-se aos vossos abastecedores de botijas de gás e se forem das 4 marcas mencionadas acima, perguntem se o redutor que têm em casa é o tal “LPG Jumbo”. Se for, já têm mais margem de escolha sem terem trabalho nenhum.

Não faça nada com dúvidas. Aconselhe-se junto do seu revendedor antes de mudar o que quer que seja. Mas compare com as informações dadas pela ERSE. Não se esqueça que ele quer continuar a vender-lhe a marca dele e não a marca mais barata para si. O que é normal.


 

Disponível online, livrarias e supermercados.