Eletricidade

ELETRICIDADE | Plenitude – Uma proposta a considerar? (Até domingo)

A proposta mais barata do mercado? NOTA INICIAL: Ontem publiquei um artigo sobre esta proposta da Plenitude e chamei a atenção para uma cláusula que aparece no contrato e que me fez confusão. Percebi pelas reações de vários leitores que já tinham assinado o contrato (eu só vi a proposta de contrato) que não havia […]

ELETRICIDADE | Plenitude – Uma proposta a considerar? (Até domingo)

A proposta mais barata do mercado?

NOTA INICIAL: Ontem publiquei um artigo sobre esta proposta da Plenitude e chamei a atenção para uma cláusula que aparece no contrato e que me fez confusão. Percebi pelas reações de vários leitores que já tinham assinado o contrato (eu só vi a proposta de contrato) que não havia de facto NENHUMA FIDELIZAÇÃO (embora o parágrafo continue lá “pró-forma”). Por isso, decidi retirar o artigo minutos depois para não criar dúvidas desnecessárias até ter a minha dúvida esclarecida. Ontem tentei várias vezes contactar a Plenitude e não tinha conseguido. Esta manhã consegui. Fica aqui a explicação.

Como sabem, nesta página falo das propostas que considero que são boas para o consumidor ou que trazem alguma espécie de valor acrescentado. Tento estar atento às várias propostas no mercado e considero que este tipo de informações pode ser útil para quem quer poupar dinheiro e gerir as suas finanças pessoais de forma inteligente. Relembro que não tenho nenhuma ligação a nenhuma empresa, nenhum artigo nesta página é pago, nem recebo comissões de ninguém. Com estas informações, você avalia e faz o que muito bem entender.

Após ter escrito este artigo com os melhores preços de eletricidade na primeira quinzena de Janeiro, eis que a Plenitude decidiu fazer uma oferta “relâmpago” com aquele que me parece ser o melhor preço do mercado (pelo menos até domingo).

A Plenitude (que é uma empresa perfeitamente integrada no sistema elétrico nacional) oferece o preço de 0,1179 € /kWh. Ora, à data de hoje, é melhor até do que o preço dos tarifários indexados. Este preço será garantido durante 12 meses a quem aderir até domingo, dia 21 de janeiro.  Passado 1 ano, o desconto sobre o preço que tiverem na altura baixará para 15%.

Usando o simulador da ERSE, confirma-se que este preço é a melhor opção neste momento. Se vai ser o melhor preço no futuro, não fazemos a menor ideia. Mas gosto de pensar que o mercado da eletricidade está a adquirir uma dinâmica interessante para o consumidor.

É uma manobra de marketing?

Claro que sim. O Marketing é justamente isto: tentar vender, criando a ideia de que é um bom negócio (às vezes é, outras vezes não).

A questão é que pela minha experiência há ferramentas de marketing que podemos e devemos aproveitar se forem benéficas para nós. Numa situação normal, fujo deste tipo de “promoções”, ignoro-as até, quando são apenas para os primeiros 100 ou os primeiros 500. Considero que isso falseia todo o conceito.

Falo desta “promoção” porque, embora tenha uma data limite para aderir, fiquei com a ideia de que é para todos os que o consigam fazer. A adesão é online e por telefone.

Um colega meu que aderiu (e que me chamou a atenção para este tarifário) disse-me que a pessoa que o atendeu lhe confidenciou que como são poucos funcionários não estavam a conseguir dar conta do recado. Ontem não consegui ser atendido, mas esta manhã foi rápido.

Em primeiro lugar, após o aumento das tarifas de acesso às redes, este valor abaixo dos 12 cêntimos é um excelente preço. A fatura vai aumentar em relação a dezembro para quem tinha preços abaixo dos 10 cêntimos (eu tinha 9,5 cêntimos) e para todos os outros, mas com um tarifário assim o aumento será um pouco menor.

A minha dúvida inicial referia-se a este parágrafo que aparece no contrato, mesmo que clique no não em “Fidelização”. Este tipo de confusões podia ser evitado, simplesmente acrescentando a frase “Caso selecione “Não” a cláusula não se aplica. Deixo aqui a sugestão à Plenitude e a todas as empresas que têm contratos assim. Repito que a informação que me deram na Plenitude é que NÃO HÁ FIDELIZAÇÃO e que pode sair no dia seguinte para outra empresa, se quiser, e sem qualquer penalização.

Mudo ou não?

Você é que sabe. Se for exatamente como percebi do que li, é um bom preço e se não ficar fidelizado pode ser uma opção a considerar. A minha intenção é que tenha conhecimento de uma oferta que parece interessante. Se esta moda das promoções “relâmpago” na eletricidade pegar, podemos ter boas oportunidades no futuro, mas é apenas para quem já percebeu como funciona o mercado da eletricidade e está disponível para andar em cima dos preços. E que está atento às letras miudinhas dos contratos.

Deve avaliar também se as diferenças de poupança são substanciais. Há pessoas para quem 5 ou 10 euros por mês não são relevantes. Para quem achar que sim, relembro que 10 euros por mês são 120 euros ao fim de um ano. Há famílias para quem estes valores podem ser importantes.

Faça as suas contas. Use pelo menos mês, sim, mês não, o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20 empresas em concorrência. Mudar de empresa demora 5 minutos.

Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.

Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato. 


Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário. Pode comprar aqui o livro que vai mudar a sua vida financeira. Já está na 7ª edição.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal

Disponível online, livrarias e supermercados.