
Os valores das Taxas Euribor são publicados diariamente e os prazos de três, seis e 12 meses são particularmente importantes para compreender a evolução do valor das prestações de quem tem crédito à habitação.
Para que possa manter-se a par da evolução das Euribor ao longo do tempo e chegar ao final do mês já com uma ideia do que se vai passar com a prestação da casa, o Contas-poupança vai calcular a média semanal de cada um dos prazos.
Neste momento, as taxas já estão abaixo dos 3% em todos os prazos. A seis e 12 meses, a quebra abaixo do limiar dos 3% aconteceu em setembro e outubro, respetivamente, algo que não acontecia há mais de um ano e meio.
No prazo a três meses, apesar de se ter registado o primeiro valor abaixo de 3% a 15 de novembro, a tendência de descida só ficou clara já no início de dezembro. Terminado o último mês do ano, confirmou-se a descida da média mensal da taxa a três meses para valores abaixo dos 3%.
Contudo, desde o início do ano, as médias têm vindo a aumentar semanalmente. Para saber o que de facto vai acontecer a quem tem revisão da prestação em fevereiro, só quando se fecharem as contas à média mensal.
Na última semana, as médias mantiveram-se novamente abaixo dos 3%, mas subiram nos prazos de seis e 12 meses em relação à semana passada, que também já tinha registado aumentos face à semana anterior. A seis e 12 meses, a média fixou-se nos 2,661% e 2,566%, respetivamente. No prazo de três meses, verificou-se uma descida da média esta semana para os 2,748%.
No gráfico seguinte, que mostra a evolução das Taxas Euribor desde janeiro de 2023, a curva descente estava evidente em dezembro, mas tem vindo a notar-se uma ligeira subida, particularmente no prazo a 12 meses.