
Não quero ser alarmista, mas a situação parece-me preocupante. A Segurança Social informou ontem que "qualquer alteração ou inclusão de um novo IBAN" só é possível mediante comprovativo, que terá que ser entregue presencialmente, na sequência de burlas na Segurança Social Direta.
Confirme IMEDIATAMENTE se o seu IBAN registado na Segurança Social está correto
Ou seja, a própria Segurança Social admite que o sistema está a permitir que criminosos tenham acesso ao meu IBAN na Segurança Social Direta e que o alterem para o IBAN que eles querem. Dessa forma, quem recebe os apoios (e eventualmente reformas) é o burlão e não o beneficiário.
Foi o que aconteceu a esta senhora que contactou a SIC.
No passado dia 3 de setembro vi uma notícia de alguém a chamar atenção para verificarem o NIB pois alguns estariam modificados. Fui verificar o meu e estava alterado. Procedi logo à correção do mesmo. Chegamos a dia 16, dia esse de recebimento de abonos. Sou mãe de 4 filhos, todos eles a estudar. O meu marido há 6 meses teve um princípio de um ataque cardíaco e neste momento não pode trabalhar. Chego a dia 16, e eis que o valor de +860 euros não entram na minha conta. Fui à Segurança Social e não assumem a responsabilidade. Deram-me o nome do burlão e mandaram-me ir à polícia.
Já tive de recorrer a Caritas, pedir dinheiro emprestado e tenho tido ajuda de alguns vizinhos.
Em comunicado, o instituto da Segurança Social adianta que "tem tido conhecimento de um crescente número de situações de IBAN alterados na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias", pelo que "procedeu de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN nesta plataforma".
Mudar IBAN agora só presencialmente
Como tal, "a partir de agora, qualquer alteração ou inclusão de um novo IBAN no Sistema de Informação da Segurança Social só será possível mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos serviços de atendimento presenciais da Segurança Social", acrescenta.
Paralelamente, a Segurança Social e o Instituto de Informática "estão a desenvolver soluções", de modo a "reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN para garantir a vinculação correta entre o titular da conta e os dados inseridos".
O instituto já reportou estas situações à Segurança Social e aconselha os cidadãos visados "a apresentar queixa junto das autoridades policiais, assim como a manter a segurança digital atualizada em todos os seus equipamentos, prevenindo a sua utilização abusiva".
Ajuda em dinheiro para as vítimas
Além disso, está a tomar medidas para mitigar a situação dos beneficiários lesados, "através da atribuição de um apoio pecuniário, mediante o cumprimento de procedimentos e em função da tipologia e do valor da prestação que não tenha sido recebida, devendo estes contactar os Serviços da Segurança Social", remata.
Nos últimos tempos, as burlas em nome de institutos públicos como a Segurança Social ou a Autoridade Tributária têm sido recorrentes. Recordo também a situação que ocorreu na plataforma dos Certificados de Aforro, entretanto resolvida.