VÍDEO – Saiba como abrir uma conta bancária apenas com o telemóvel

Escrito por Pedro Andersson

21.11.18

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3 min de leitura

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Poupe tempo e dinheiro

As novas tecnologias já permitem fazer coisas extraordinárias. Por exemplo, abrir uma conta bancária exclusivamente através do telemóvel. Isto pode ser muito útil para quem tem uma vida muito ocupada, ou está impossibilitado de sair de casa ou que precisa transferir dinheiro com muita urgência de um banco para outro. Na reportagem falo por exemplo de um caso de uma pessoa que abriu uma conta bancária embora acamada no hospital para resolver um problema. Essa pessoa não podia sair do local onde estava, mas precisava de movimentar dinheiro e abriu a conta ali mesmo na cama do hospital por videoconferência no telemóvel.

Pode também abrir conta em bancos que não existem na sua localidade e assim aproveitar as promoções de juros ou outras que muitos deles fazem. Há cada vez mais bancos online que fazem o mesmo que os outros mais clássicos e que não cobram comissões ou que cobram muito menos.

Estivemos a ver uma a um todos os sites dos bancos que já permitem fazer isto. Atenção que há mais bancos que permitem abrir conta com videoconferência, mas os restantes obrigam no final a que tenha de ir presencialmente a um balcão ou que tenha de mandar os documentos assinados em papel pelo correio. Portanto, para evitar que digam que faltam alguns, quero deixar claro que foi este o critério. Estes abaixo permitem fazer TUDO pelo telemóvel sem necessitar de mais papéis, assinaturas e correios. Se quiser abrir conta nesses outros bancos que também têm videoconferência é só perguntar (ou ler) quais são as condições e fazer como eles disserem. Agora que isto é muito prático, é.

Pode ver ou rever a reportagem desta semana do Contas-poupança AQUI:
https://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-11-22-Como-abrir-uma-conta-bancaria-atraves-do-computador-ou-do-telemovel

Ter o banco no bolso

Fiquei surpreendido com a facilidade, rapidez e comodidade da abertura de conta por videoconferência. Achei que valia a pena partilhar esta funcionalidade convosco porque facilita a nossa relação com os bancos. E aproxima-nos de bancos que não cobram comissões de manutenção de conta.

Há quem os acha ainda muito estranhos por serem quase só online e desconfiam deles. Tudo bem. Não tenho de estar a dizer se são de confiança ou não. O que posso dizer é que para o Banco de Portugal são bancos como os outros. E se oferecem vantagens, porque não aproveitar? Fica ao seu critério. Avalie.

E se um dia tiver curiosidade em saber como se faz para abrir uma conta pelo telefone é só ver a reportagem. É exatamente aquilo.

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8 Comentários

  1. Paulo Sabrosa

    É uma forma de facilitar o acesso aos bancos, e de nos facilitar a vida.
    Mas gostaria de deixar alguns comentários:
    – Na reportagem o interlocutor do banco, tem acesso pelo menos à câmara e ao flash do telefone. Apesar de considerar que lhe terá sido dado consentimento para tal, acho uma falta de segurança para o cliente.
    – São tiradas fotos do documento de identificação. Mas isso não é proibido por lei? Porque é que continua a ser “obrigatório” cópia do BI/CC para abrir conta num banco?

    Responder
  2. Nuno J

    Já o fiz no ActivoBank no entanto não percebo porque não é possível adicionar um segundo titular quando fazemos a abertura de conta. Para conseguir adicionar o segundo titular terei de, em conjunto com essa pessoa, dirigir-me ao banco para preencher papelada.

    No meu caso, perdeu o sentido prático da abertura online.

    Responder
  3. LH

    Totalmeente de acordo com o comentário do Paulo Sabrosa. A perda de controlo de partes do equipamento por parte do utilizador é um risco enorme de segurança. Como é que é possível?

    Responder
  4. José Bastos

    Só tenho uma palavra para descrever esta reportagem: Uma anormalidade.

    Sobre o apresentador, um anormal! Alías na linha das suas anteriores reportagens…

    Responder
    • Celso

      Não percebo o porquê de tanta azia. Nem justificou o porquê dessa opinião. Apenas apareceu por aqui para dizer mal.
      Se as reportagens dele são assim tão más ao ponto de fazer confusão, não as venha ver. Simples!

      Responder
    • Jota

      Se há alguem anormal aqui, não é o apresentador. Para pessoas como o senhor existem instituições, procure ajuda…

      Responder
  5. João

    José Bastos tomou os comprimidos hoje?

    Responder
  6. MANUEL GUERREIRO

    A questão da exigência por parte dos Bancos, financeiras, etc. para cedência obrigatória (chamam eles autorização do futuro cliente) de cópia do Cartão de Cidadão/ B.I. continua. Durante a pesquisa para abertura de conta ou pedido de cartão de crédito, não houve nenhum banco ou entidade que não exigisse o envio, quer física, quer digital de cópia deste documento. Apesar de lhes ter lembrado da proibição da reprodução do mesmo, alegam sempre que a cópia é enviada com a autorização do interessado. Caso não seja enviada cópia inviabilizam o serviço pedido. Tacitamente. Nem apresentam alternativa, tal como a apresentação do C.C./B.I. num balcão perante um funcionário, etc. Não há alternativa e forçam os futuros clientes a “furar” o espírito da Lei. E parecem estar muito à vontade com esta atitude. É estranho. Para eles, pura e simplesmente é como se a Lei não existisse. Já fiz participações ao Banco de Portugal e ao Portal do Cidadão, mas parecem não querer ligar ao assunto, empurrando para outra entidade. Parece que se tem de apresentar uma queixa no Ministério Público. Não sei se resultará. Não sei se aqui tiram dúvidas ou esclarecimentos sobre este assunto, mas se alguém teve experiências, agradeço que postem aqui.

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