Qual deveria ser o preço justo?
A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço “justo” dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço “justo” já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as marcas. Essa margem de retalho inclui todas as despesas operacionais (rendas, seguros, pagamento dos funcionários, etc.) e também a percentagem de lucro que sustenta o negócio.
O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), para a semana entre 3 e 9 de junho, antes de impostos é de 0,835 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,830 euros/litro para o gasóleo simples. A ERSE avalia também se na semana anterior as marcas aplicaram preços acima ou abaixo deste preço “eficiente”.
No Contas-poupança não nos interessa particularmente a semana passada, mas sim o que podemos fazer esta semana para gastarmos o preço justo ao abastecer.
No relatório semanal, a autoridade reguladora alerta também – sejamos justos – que com a aplicação de descontos (cada marca tem os seus), muitas vezes os preços praticados na realidade acabam por estar abaixo do tal preço eficiente.
Como deve usar esta informação
Como sabe, todas as sextas-feira fazemos a previsão aqui em www.contaspoupanca.pt, da subida ou descida dos preços na segunda-feira seguinte, para saber se deve abastecer nesse fim de semana ou se deve esperar uns dias para abastecer e poupar alguns euros. Nunca será uma fortuna, mas relembro-o que 10 euros de poupança por mês (gerindo de forma inteligente o preço nos abastecimentos), equivale a 120 euros ao fim do ano. Estamos a falar de dois depósitos de “graça” por ano. Pode ser relevante ou não. Só você é que sabe.
Além desta informação, pela qual só Pedro Andersson se responsabiliza, usando as suas fontes no setor, a ERSE faz o tal relatório semanal onde indica as contas dela para aquilo que considera o preço justo a pagar face todas as circunstâncias do mercado. Deve usar estes números quando tiver dúvidas sobre o preço praticado numa estação de serviço. Se for aproximado, ou mesmo abaixo desde valor aqui divulgado, está a poupar. Se for muito acima, deve avaliar procurar nas imediações um posto que esteja a praticar o preço mais próximo destes mencionados abaixo.
Esta semana (3 a 9 de junho), os preços eficientes para gasolina e gasóleo simples são:
No gráfico a seguir, tem a evolução do preço eficiente desde janeiro de 2024 até à semana corrente. Deve compreender que não é o preço que está a ser praticado pelos postos de abastecimento, mas sim o preço que é considerado justo face aos custos de compra de matéria-prima, transporte, distribuição e venda, incluindo os impostos.
Se for abastecer esta semana, espreite este artigo antes de entrar numa “bomba” e veja se vai poupar ou se está eventualmente a desperdiçar dinheiro e quanto.
O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.
Com este valor da ERSE, tem uma bitola semanal para saber se está a pagar demais ou o preço justo quando abastece combustível.
No entanto, e como cada marca pode aplicar os seus próprios descontos, é normal que os preços reais praticados possam estar abaixo daquilo que a ERSE prevê como preços justos. De facto, a tendência das últimas semanas tem sido exatamente essa, tanto na gasolina como no gasóleo, como pode verificar nos gráficos apresentados de seguida.
GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina
Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.
https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal
OS OUTROS 4 LIVROS (Já os leu?)
Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise
Contas-poupança – Vença a crise com inteligência
Contas-poupança – Poupe ainda mais, Invista melhor
Contas-poupança – Viva melhor com o mesmo dinheiro
0 comentários