Governo quer tornar o Atestado de incapacidade multiusos mais fácil

Escrito por Pedro Andersson

12.07.23

}
4 min de leitura

Publicidade

Governo cria grupo de trabalho para definir quando dispensar junta médica para Atestado Multiusos

A dificuldade e os atrasos de anos para pedir um Atestado Médico de Incapacidade Multiusos são uma autêntica tragédia. Só sabe quem passa por isso. Ter este documento é a chave que abre a porta a muitos benefícios e apoios financeiros para pessoas que sofrem graves incapacidades físicas ou mentais. Mas é um tormento conseguir uma vaga para ir a essa Junta Médica, independentemente do resultado e do grau da avaliação.

Para alguns de vocês há uma boa notícia, mas já estou habituado a “boas notícias” e a poucos resultados. Temos de dar o benefício da dúvida. O Governo criou um grupo de trabalho para avaliar que circunstâncias dispensam de ir a junta médica para emissão do atestado de incapacidade multiúsos, nos casos de incapacidades permanentes, segundo despacho publicado ontem em Diário da República.

A medida surge na sequência de outras já tomadas anteriormente para diminuir as listas de espera na marcação de uma junta médica para a atribuição de um atestado médico de incapacidades multiusos (AMIM), e que, em algumas zonas do país, ultrapassam os dois anos quando a lei obriga a um prazo máximo de 60 dias.

No caso da oncologia, por exemplo, já pode ser o médico no hospital a passar o Certificado de Incapacidade Multiusos com 60% de incapacidade. É automático e não precisa de ir a Junta médica.

Este grupo de trabalho vai ter por “missão avaliar as circunstâncias que devem dispensar a realização de junta médica”, no caso de condições congénitas ou outras que confiram um grau de incapacidade permanente.

Basta apresentação de exames e documentação

Vão ser competências deste grupo definir as patologias que podem beneficiar da emissão do AMIM através de avaliação documental e dispensando de realização de junta médica, tendo, por isso, de definir que elementos devem ser apresentados pelo doente ou paciente. Terá de “elaborar uma proposta de revisão do regime de avaliação das incapacidades das pessoas com deficiência”, e “contribuir para o desenvolvimento de uma base de dados centralizada para o registo da informação relacionada com as juntas médicas”.

Por outro lado, este grupo de trabalho fica responsável pela realização de um estudo sobre a dispensa de avaliação em junta médica, que deverá apresentar no prazo de três meses, período de duração do mandato, que conta a partir de ontem. Assim, esperamos por esse documento até 11 de Outubro. Coloque na agenda.

No despacho, o Governo aproveita para recordar que, na sequência da pandemia de covid-19, “legislou para simplificar a constituição de juntas médicas” para atribuição de AMIM “no sentido de promover a constituição e agendamento do maior número possível de juntas médicas de avaliação de incapacidade, através da aprovação de um regime excecional de composição das juntas médicas de avaliação das incapacidades das pessoas com deficiência”.

“Cada administração regional de saúde passou a assegurar a criação de, pelo menos, uma junta médica por agrupamento de centros de saúde ou unidade local de saúde”, lê-se no despacho.

Prazos prolongados

Por outro lado, o Governo prorrogou a validade dos AMIM para efeitos de benefícios sociais, económicos e fiscais, tendo também aprovado “um regime transitório para a emissão de atestado médico de incapacidade multiuso para os doentes oncológicos”.

No ano passado, os procedimentos foram novamente revistos com a “criação de um regime transitório e excecional de emissão de AMIM, como medida extraordinária no âmbito da pandemia pela doença covid-19”, regime esse que estabeleceu que patologias poderiam ser avaliadas sem a presença física do doente ou paciente.

O grupo de trabalho será coordenado pelo gabinete da secretária de Estado da Promoção da Saúde, tendo na constituição um representante do gabinete do Secretário de Estado da Saúde, do gabinete da Secretária de Estado da Inclusão, do gabinete da Secretária de Estado do Orçamento, da Direção-Geral da Saúde, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Instituto da Segurança Social, Autoridade Tributária e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Vamos aguardar os tais 3 meses e esperar que as listas de espera entretanto comecem a diminuir. Diga por favor nos comentários, há quanto tempo fez o pedido e quanto tempo já esperou até ser atendido e em que localidade do país, para termos uma noção da situação atual.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | 5 sinais de alerta de que as suas finanças não estão bem

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Quer fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais? (Inscrições abertas)

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Finanças para Todos, da universidade NOVA SBE. O curso tanto pode online, como presencial (em Carcavelos) ou na área metropolitana do Porto. O curso terá lugar entre Outubro...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mas sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como está a educação financeira nas escolas em Portugal? (Um bom exemplo)

Um bom exemplo de educação financeira nas escolas em Portugal Portugal está nos últimos lugares da Europa em literacia financeira. Isso quer dizer que, para além de ganharmos pouco, ainda por cima temos muita dificuldade em gerir bem o pouco dinheiro que temos. A...

Inflação voltou a aumentar em março para 2,3%

Inflação em Portugal volta a subir pela segunda vez em 2024 A taxa de inflação homóloga em Portugal passou de 2,1% em fevereiro para 2,3% em março, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de ter lançado os valores provisórios a 28...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #230 – Vamos a contas | Onde invisto 100 € todos os meses para os meus filhos?

Onde ponho a render o dinheiro dos meus filhos? Uma ouvinte tem a disponibilidade de colocar 100 euros por mês de lado para o futuro dos seus dois filhos pequenos. Ela pergunta qual é a melhor maneira de pôr esse dinheiro a render. Esta é uma dúvida comum e que pode...

Publicidade

Artigos relacionados

333 Comentários

  1. José Manuel Vicente Carneiro Marques

    Muito boa tarde,

    Fiz o pedido de certificado AMIM já à cerca de seis meses, no qual apresentei relatórios sobre a minha situação enquanto doente oncológico. Foi me passada a informação de que ,em média, estes casos demorariam cerca de 2 anos a ser resolvidos. Aguardo desde então pela eventual resolução do mesmo.
    Fiquei mais otimista com este artigo, mas não muito, porque já me fui habituando ao longo tempo de espera que em Portugal se pratica nestas situações.

    Aguardarei por desenvolvimentos.

    Os melhores cumprimentos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Se o caso é recente basta ir ao seu hospital.

      Responder
      • Vasco Amaral

        Sim Pedro. Mas isso só dá 60% de incapacidade. Há situações que só se pode ter acesso com maior grau de incapacidade e isso só a junta médica pode conceder. E aí não há como ultrapassar a lista de espera.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Certo. Mas assim que tiver o atestado marca uma reavaliação. Assim não perde tempo.

          Responder
          • Paula

            Tratei de tudo para o meu pai, que se encontra acamado desde Junho 2020, e consegui entregar em Abril de 2021. Em Setúbal, cidade, ainda estão a chamar os doentes de Novembro 2019. Por norma só fazem 1 vez por mês e consultam cerca de 20 doentes. Uma vergonha. O Estado dá com uma mão mas tira com as duas.

          • Alberto Borges

            Boa noite

            Tenho o atestado multiusos com incapacidade de 68% desde junho de 2011, deveria se avaliado durante o ano de 2021.
            Em 05 maio de 2021 dirigi-me a segurança social em Almada entreguei o pedido de reavaliação foi-me carimbado o pedido e entregue com a informação que o atestado de mantenho válido até ser chamado para reavaliação o que até agora não aconteceu.
            O que devo fazer.
            Obrigado.
            Melhores cumprimentos.

          • Leonardo Cunha do Pereiro

            Boa tarde pedi a renovação do atestado multiusos em 2021 pois terminava nesse ano.No entanto passaram dois anos e não tive nenhuma resposta por parte do JMAI de Esposende pela técnica Ângela Barros.
            Atualmente estive internado daí se agravou o meu estado clínico.
            Será que posso pedir no hospital de Braga a renovação? Pois o que me é dito pelo JMAI de Esposende que face ao exposto por mim mesmo enviando um relatório médico que comprova a urgência de ser reavaliado o que me é dito pelo JMAI que tenho que aguardar para ser reavaliado e que não será agora.
            Perante esta situação o que devo fazer.?

          • Ana Paula Santos

            Estive à espera 3 anos pela segunda avaliação, em Torres Vedras mas já foi feita.

          • Paula

            Boa tarde fiz o pedido em Maio de 22, estou a aguardar.

          • Férias Silva

            É imoral que doentes com Alzeimer,estejam sujeitos a juntas médicas, quando devia chegar os relatórios clinico de Neurologista. Dizem que os prazos são longos ,porque haverá um problema de pagamentos aos médicos das juntas. Não Há VEEGONHA

          • Namarcia

            Eu eu tenho atestado multiuso
            Mais só que preciso de uma reavaliação este ano tenho medo que passe do prazo e perco os benefícios esperei dois anos e meio eles me ligaram a semana atrás mas só que eu sem querer disse que já tinha esqueci-me me pedir uma reavaliação para eles

          • Fátima Pedreiro

            Estive 2 anos à espera e não fui chamada. Depois pedi no hospital por ser doente oncológica e foi-me atribuído. Tive o atestado c 60% de incapacidade ao fim de dois anos e meio de ter entregue os papéis. Fiz as contas e perdi em benefícios 5000€

          • Romão Fátima

            Bom dia Pedro,

            Entreguei o meu pedido com todos os relatórios médicos, em 2019, sou da Póvoa de Varzim, até agora não obtive qualquer resposta nem informação. Só me resta continuar a
            espera correcto?
            Têm alguma sugestão do que posso fazer?
            Obrigada
            Fátima Romão

          • Carla Carvalho

            Bom dia, pedi reavaliação em dezembro de 2022, disseram quw estão a chamar de fevereiro de 2022, este mês. Moro em Gaia e é em canidelo a junta do certificado multiusos.

          • José Maria

            Bom dia,estou á espera de junta médica desde o dia 21 de junho de 2021, já entreguei exames relatórios médicos e continu á espera
            Estou em Leiria.

          • Conceição Carneiro

            Pedro de quanto em quanto tempo se podem pedir reavaliações?
            A artrite psoriatica também é contemplada pelo Atestado Multiusos de Incapacidade

          • Madalena

            Esperei 2 anos e 6 meses por uma junta médica, neste caso de uma criança, o que é inadmissível, certificado de incapacidade de 85%. Pois como disse dá acesso à outros benefícios tais como PSI, o que como sempre ainda mais difícil, 1 ano de espera na seg. Social, tudo junto 3 anos e meio, país em que vivemos…

          • Cláudia Cruz

            Bom dia Pedro.
            O meu marido foi operado a doença oncológica em janeiro de 2020, logo depois veio a pandemia. Já sabia que o ano não ia ser fácil mas ainda se revelou pior. Em maio de 2020 entrego em Almada pedido de atestado multiusos, o qual foi concedido em janeiro de 2021 , 60%, sendo que na altura o meu marido já não fazia as necessidades fisiológicas líquidas e sólidas sozinho, situação que é irreversível. Em junho de 2022 dá-se agravamento da doença com metástase pulmonar e em agosto desse ano entregámos pedido de reavaliação e, passado quase um ano continuamos à espera. Isto é em Almada. Quase todas as semanas envio emails, dizem que estão a tratar processos de 2020!! Acho isto inconcebível,se a lei diz uma coisa e o próprio Estado faz o contrário! E o descaramento das funcionárias que me dizem que quanto mais mails eu enviar elas têm de perder tempo a ler e que os processos são tratados por ordem de chegada. Além das eventuais dificuldades que possam existir nos serviços também há muita falta de boa vontade, até porque o ano passado disseram que iam reforçar as equipas e por os casos em dia, algo que nunca aconteceu.

          • Maria José

            Bom dia. Pedi reavaliação á mais de um ano e até hoje não me chamaram… Tenho atestado válido até janeiro de 2024

          • Maria de Lurdes Vicêncio Farinha Franco Farracho

            Boa tarde,

            O meu atestado termina no final deste ano.
            Fui em Junho ao posto médico de Mafra. Deram-me um impresso para preencher, juntar os relatórios e entregar lá. Informaram-me que só daqui a dois anos me irão chamar. Até lá perco todos os benefícios? Sou doente oncológica da mama.
            Quero agradecer-lhe o quanto se tem interessado pelo nosso caso e se fôr possível, conseguir, que neste país, tão pequeno, alguns, quando baixam a percentagem, fiquem com os mesmos benefícios e outros não! Depende do ponto do país.
            Sei de casos concretos.
            Uma vez mais obrigada!
            Com os meus cumprimentos.

            Maria de Lurdes

          • Pedro Andersson

            Ola maria. É muito injusto. Reclare na Provedoria de justiça e em todo o lado.

          • Lurdes Almeida

            Boa noite
            Será possivel informar- me se já há novidades quanto aos resultados do tal grupo de trabalho constituido?
            Nao encontro nada. E os prazos já firam utrapassados.
            Muito obrigada

          • Carmen Iancu

            Boa tarde.
            Sou mãe de uma criança com doença rara e com um grau de incapacidade maior de 65% . l Entreguei exames médicos em maio e até agora não tenho nenhuma resposta. Nós residimos em Sintra . Receio que o meu filho pode ficar sem apoios de terapia…
            Vamos esperar…

        • Joaquim Lopes Ribeiro

          Olá boa noite.A minha situação é gritante! Eu já fiz o pedido,com entrega de toda a documentação necessária.Mas aquando da entrega me deixaram logo o aviso que só me chamaram ao fim de dois anos.
          Já faz um ano que o fiz! Agora é só esperar para a dita junta.Mas também há pessoas que no mesmo centro de saúde, só esperam 3 meses.Moro em Espinho!

          Responder
          • Francisca

            Boa noite.
            O mesmo se passa com o meu pedido, entregue em Maio de 2021.
            Recentemente voltei a passar no Centro de saúde pública em Setúbal e ainda estão a chamar o ano de 2019.
            Se estavam a conseguir dar mais ao menos resposta antes do Covid, depois do Covid ninguém consegue. País no seu melhor……

          • Laura Martins

            O pedido foi efectuado em março, já tenho todos os relatórios médicos. Pertenço ao centro de saúde da Maia no porto até agora nada me foi dito.

          • Maria Margarida

            Bom dia.O meu atestado multiusos (doenca oncologica)acabou em 2020.Fui entregar todos os relatorios medicos para reavaliacao em Sto Antonio dos Cavaleiros e ainda nao me chamaram.Estou indignada.

          • MEHBOOB ABDUL CARIMO

            Fiz o pedido na Saúde Pública( Vale do Cobro) em Setúbal, em 29 de Maio de 2020.
            Aguardo ainda a convocatória para a Junta Médica.
            Já passaram 3 anos de espera.

          • Graça Fernandes

            O meu marido tem demência progressiva e irrersivel desde 2020 entreguei o primeiro relatório 2 de julho 2021 o ano passado fui ao posto disseram que estava atrasado devido á pandemia este ano voltei disseram que ligaram e que eu não atendi passei para o lado pediram relatórios atualizados entreguei o mês passado mas foi-me dito que estavam a ser observados doentes de setembro do ano passado a semana passada foi diagnosticado cancro nos pulmões ao meu marido como devo fazer para acelerar o processo atenciosamente Graça Fernandes.

          • Pedro Andersson

            Olá. Se é cancro é automático no hospital que o acompanha. Vá lá com urgência.

        • Célia Gameiro Pedro

          Pedi o meu AMIM a 6 de junho de 2022, na delegação de Coimbra, que funciona na Usf da rainha santa – em santa clara – Coimbra. Entreguei todos os documentos comprovativos e ao longo deste ano completo de espera tenho interrogado os serviços sobre a previsão de ser chamada para ter o famigerado AMIM. A última vez que me dirigi aos serviços, que foi ontem, informaram me que pelo ritmo da junta só iria ser chamada para o final do ano de 2023. Isto se nada surgir que atrase ainda mais a emissão do AMIM. O problema é que sou professora efetiva e o ano passado não fiquei colocada na mobilidade por doença que passou a exigir o AMIM. Estou de baixa médica desde o inicio do ano letivo 2022/2023. O concurso para a mobilidade por doença para o próximo ano letivo de 2023/2024 já ocorreu e eu sem o AMIM. Agora pergunto: vou ficar mais um ano de baixa médica? Quando há falta de professores? Eu quero dar aulas, mas não consigo fazer 100km por dia…que é a distância da minha casa à escola onde estou efetiva. Fica aqui outra informação: dou aulas há 30 anos e ainda estou longe de casa…Como não me passam o AMIM, estou de baixa porque não consigo fazer tantos quilómetros diariamente. E assim vai o país…assim vai a educação…assim vai a saude

          Responder
          • Duarte

            Fiz o meu pedido de renovação do atestado multiusos que era válido até Dezembro 22 em Junho de 22 e até hoje quando me dirijo ao centro de saúde para saber como está só falta mesmo dizerem me “porque é que não morres e deixas de me vir aqui chatear”. Ainda se consegue ler pensamentos só pelo olhar. Não tenho qualquer informação. Centro de saúde de Palmela

          • AMIM

            Deve dizer que precisa o AMIM para poder concorrer.

          • Pedro Andersson

            Olá. Para concorrer a quê?

          • Botas de Homem

            Foi-me diagnosticada uma doença oncológica num hospital.
            Em 31/8/23 fiz o pedido do certificado multiuso no Hospital.
            Estou a aguardar o envio…

        • José António Tavares Rodrigues

          Fiz o pedido em Janeiro do corrente ano.

          Responder
          • Paulo Pires

            Gostava de saber o que se pode fazer quando um doente recebe finalmente o Certificado Multiusos com 81.3 % incapacidade e paralelamente com os mesmos exames e relatorios, lhe foi negada por duas vezes a reforma por invalidez na CGA. Estando sem trabalhar e sem subsidios há mais de dois anos . .. obrigada.

          • Fátima Abrunhosa

            Tenho um familiar a quem foi amputada uma perna e está à espera há 1 ano.

        • António

          Fiz o pedido no dia 24.05.2022. Continua sem marcação. A obrigatoriede de marcação de data nos 60 dias subsequentes à entrega do requerimento não foi cumprida. Pelo que sei em Vila Nova de Gaia demora mais de 2 anos e meio até à marcação.

          Responder
          • Antonio Ratado Isidoro

            Como alterar o atestado multiusos, para ter mencionado, além dos 60% ,mencionar que é deficiente motor,para que possa ter um cartão de estacionamento, porque sem essa informação, não lhe passam o mesmo, alguém pode ajudar.,obrigado

          • Lucia Gomes

            Fui ontem a junta médica. Estão a chamar quem fez o pedido em 2021.

          • Zulmira neves Pires

            Estou a20 meses a espera da dita junta fui operada ao joelho esquerdo a epera p.operar a direito braco direito que não meche não faosso a minha vida de casa nem a comida.isto e outros prbl.internos

          • Fernando Fernandes

            O meu marido tem incapacidade por doença psiquiátrica grave , tem um multiusos ,que acabou em dezembro de 2022,fez o pedido de renovação em Sesimbra para passar a junta médica pela segunda vez ,em fevereiro de 2022,até agora não foi chamado ,nem temos qualquer informação ,o que fazer ? Obrigado

        • Paula

          Boa tarde fiz o pedido em Maio de 22, estou a aguardar.

          Responder
          • Ana Gomes

            Absolutamente inacreditável, toda esta situação Atestado Multiusos e afins Complemento de Dependência… Apoios domiciliários … os Idosos estão a morrer miseravelmente!!@@

          • Galvão

            Olá bom dia, me pergunto bem se realmente vale a pena meter um ” Grupo de trabalho ” para passar o dito documento tendo en consideração o atraso de Portugal onde un ” Livro de reclamações ” assinado em Maio 2018 na loja do cidadão de Castelo Branco e até à data de hoje nada recebi .
            Sou emigrante e tive de pagar o meu cartão de cidadão por duas vezes.
            Sabendo que fui acolhida pela ” Chefe se secção ” me pôs en situation delicada porque até conseguiu me fazer dois cartões e activos os dois, senão tivesse ido ao consulado em Genebra acho que ainda hoje meu cartão de cidadão estaria em Portugal.
            Uma VERGONHA aqui escrevo , sei que estou bem fora do assunto mas não é sempre que apanho un artigo em que possa comentar.
            Gostaria de saber o que se passou com a minha assinatura no livro de reclamações tendo en atenção que na loja do cidadão têm câmaras e que tudo pode ser revisto.
            Os ” SERVIÇOS PUBLICOS ” uma desgraça mesmo para se obter um documento se tem de Bater o punho directo .
            Esperando ter uma resposta sim eu aguentei os insultos que levei na loja do cidadão de Castelo Branco , mas o livro de reclamações desapareceu 😉…
            Assim estão os serviços e sabendo que sou reformada por INVALIDEZ o respeito se deve ainda mais…
            Obrigado por me terem lido

          • Rosinda

            Fiz pedido de junta médica em Fevereiro do corrente ano. Sou de Viana do Castelo e disseram que têm um atraso de 12 meses.

          • André Henriques

            O meu termina no final deste mês. Já pedi a reavaliação. Alguém me sabe dizer onde posso confirmar como se procede até ser chamado? Devo dizer ao meu empregador para me pagar por tabelas IRS não deficiente? Devo aguardar e se for <60% devolver tudo até ter a reavaliação?

            Obrigado

        • José IASantos

          Já entreguei a documentação no ano de 2022, em maio, e até agora nenhum contacto

          Responder
        • Maria Lucia Fernandes Monteiro Vaz

          Pedi o atestado multiusos em 14/01/2022.
          Não tive qualquer resposta.

          Responder
          • Maria pereira

            O meu pai tem esclerose lateral amiotrófica, há 8 meses que pedi, ainda não foi chamado.
            Santiago do cacem

          • Elsa carreiro

            Bom dia
            Pedi uma junta médica a 2 anos atrás e só agora chamaram-.me mas tinha que levar novos relatórios médicos e levei, 3 dias depois chamaram-me e lá fui convencida que me iriam ajudar
            Fui operada a uma hérnia discal na lombar e foi mal feita e o médico qdo viu que estava com imensas dores e mal conseguia andar direita, mandou-me tomar ibo prufeno. Outro médico viu os exames e disse que tinha que fazer outra cirurgia pk quem operou, cometeu um erro e qdo fiz a queixa o hospital o defendeu e conclusão, perdi o equilíbrio, não posso estar mt tempo de pé ou sentada, as dores são horríveis, alivia qdo estou deitada e faço acupuntura todas as semanas que me têm ajudado imenso e a junta médica diz que tenho 51% de incapacidade e qdo tiver outra doença para avisar, não conseguindo estar de pé nem sentada, para andar é com ajuda, umas vezes ando outras vezes não consigo andar, as dores são demais e ainda tenho que ter outra doença para aumentarem a incapacidade, já cai inúmeras vezes, cheia de nódoas negras.
            Que país é esse que só tenta ajudar qdo estivermos mortos?
            Com quem falar para resolver o meu problema?
            Obrigada e cumprimentos

          • Carlos Mateus

            No caso da minha mãe em Lisboa fiz o pedido em Março de 2022 e a Junta Médica foi realizada em Junho de 2023.

        • Sónia Barbosa

          Fiz o meu pedido em janeiro já me responderam que estavam com muito atraso ,enviei toda a documentação o que preciso juntar mais ?

          Responder
          • Rute

            Elsa Carreiro, boa noite.
            Eu esperei desde 2019 até ao presente ano pela junta médica.
            Tenho 3 artrodese na lombar, fiz 4 cirurgias, inclusive uma ao pé esquerdo.
            Estou a ser seguida na medicina de dor crónica, que me ajuda bastante. A minha locomoção é somente agarrada ou com auxílio de 1 canadiana.
            Tive 89% de incapacidade permanente.
            Tenho direito ao dístico e a comprar um carro com desconto.
            E direito ao psi e ao reembolso do irs desde 2019 até ao presente ano.
            Achei justo o meu grau de incapacidade, mas mediram as minhas pernas pous tenho a raiz de s1 comprometida e fiquei com uma atrofia na perna esquerda.
            Cada lesão, é uma percentagem.
            Cumprimentos.

        • Carla Gomes

          Eu nunca meu caso já tenho o certificado há 4 /5 anos por causa da parte oncológica e da diabetes mas como já passou 5 anos não sei se posso renovar este certificado de multiusos com 60% de incapacidade..visto que neste momento só tenho as consultas e exames de rotina de prevenção..como posso saber isso?

          Responder
          • Sandra

            Bom dia Carla, sou paciente oncológica desde agosto 2022, você só depois de 5 anos vai fazer reavaliação de junta médica? Durante os 5 anos não é preciso fazer reavaliação? Obrigada!

        • Ana Isabel Carvalho

          O meu filho é doente oncológico desde nov de 2019 mas para a segurança social e at nao acritam o atestado passado pelo medico do ipo com incapacidade de 60 % tem sempre de ir à junta medica por isso só começou a receber em 2021 e agora aguardamos por nova junta médica desde 03/ 01 em Setúbal

          Responder
        • Emília Batista

          Minha mulher fez cirurgia de remoção ovárica em 15/05/2023 e cerca de três semanas depois já detinha o atestado. O processo foi iniciado com a médica de Ginecologia que a acompanha no pós cirurgia e depois de solicitado não demorou duas semanas. A cirurgia foi efectuada no Centro Hospitalar de V. N. de Gaia/Espinho, vulgo Hospital Santos Silva.

          Responder
        • Maria Vieira Lopes

          Bom dia, pedi o atestado para a minha mãe que tem 89 anos o ano passado em Setembro e até agora nada, posso fazer alguma coisa?

          Responder
        • Esmeralda do Rosário Sobral Anacleto

          No meu caso tenho um filho de 14 anos com autismo e o atestado caducou em Junho 2023. O pedido foi feito em Dezembro 2022. Não aceitaram pedido antes.
          Em Setúbal estão atualmente a ser chamados is requerimentos de Janeiro 2020.

          Responder
        • Fernando Gomes Neto

          Bom dia.
          Às entidades competentes deveriam também fazer avaliação dos dísticos de estabelecimento associados estes atestados, pois deveram existir muitos entregues a quem realmente não necessita, e quem verdadeiramente deles precisa tem enormes dificuldades em conseguir lugar para estacionar.
          Assim como os lugares não estão preparados para pessoas condutores dificuldades de mobilidade e com carro adaptado. Lembro os carros com caixa superior para cadeira de rodas.
          Fica à ideia para reportagem.
          Cumprimentos

          Responder
        • Elsa Cavaleiro

          Eu sou doente de esclerose múltipla progressiva,já entreguei os relatórios médicos, tudo,e a mais de dois que estou a espera da junta médica.

          Responder
        • Teresa Marques

          Boa tarde, depois de quase tres anos de espera já tenho o meu atestado multiusos. Tenho esclerose múltipla, diagnosticada já ja mais de 20 anos. Sou seguida na Neurologia dos HUC. Só depois de clamar é que obrive os 60% de incapacidade e mesmo assim não é permanente. Tem um prazo de 5 anos!!!

          Responder
        • Carolina Barbosa

          Boa tarde Pedro.

          No caso de doentes oncológicos, o hospital só passa o atestado se for um caso diagnosticado recente, de 2020 para a frente.
          No meu caso que tive cancro em 2016 e precisava de renovação em 2021, tive que submeter o pedido de uma junta médica. Sou de Braga, coloquei os papéis em novembro de 2021 e fui chamada em novembro de 2022.

          Responder
          • Rosemar Lima

            Desculpe, enviei o comentário errado😬

        • Ramos

          Fiz o pedido de uma junta médica para obter o atestado multiusos pela 1 vez durante 1 ano tenho o cancro e muitas outras patologias.
          Sou de Sintra

          Responder
          • Rosa Queiroz

            Para um atestado com incapacidade de 69% e que há-de caducar em 31 de Dezembro, 2023, entreguei no final de Junho /23 todos os relatórios dos médicos relativos aos problemas existentes, fui logo informada que iria demorar muito tempo (Atraso mais de um ano) Será que vou deixar de usufruir dos benefícios adquiridos, até que me voltem a chamar para avaliação

        • José Luis Soares Pereira

          E o atestado emitido pelo Hospital é caracterizado por ser temporário apesar da doença ser considerada crónica terá sempre de se submeter a Junta médica para usufruir da situação de permanente

          Responder
        • Elsa

          O meu marido iniciou diálise em junho de 2022 e entregou o pedido em julho de 2022. Em março deste ano questionei os serviços pois tive conhecimento que até dezembro de 2022 a atribuição do atestado era automatico no caso de IRC. Foi-me dito que podia fazer uma reclamação e depois analisavam.
          O que devo fazer?

          Responder
          • Rute

            Elsa, sem o papel que atesta a incapacidade, não há nada a fazer.
            Mas quando atribuída, terá que ir às finanças e fazer a reclamação do irs e será reembolsada todos os anos desde o pedido feito à junta.

        • Helena Borges

          Olá, eu tenho artrite reumatóide, tem dias que não consigo nem levantar com tantas dores fui uma inspecção médica nem me deram valor nenhum muito triste

          Responder
          • Helena Valadas

            Olá. Enviei a documentação para pedido de CM em janeiro de 2022 e ainda estou à espera. Tenho Esclerose Sistémica diagnosticada à 4 anos e apesar de só ter bem a dizer do seguimento e apoio por parte do SNS a questão da Junta Médica já se está a tornar ridícula. Já fiz queixa à Provedora e como resposta recebi um email gentil a referir as várias vezes que alertaram o Governo para a situação. A última informação informal que tive por parte da saúde publica em Vila do Conde é que provavelmente serei chamada até final de 2023 ou início de 2024.
            Obrigado e continuação do bom trabalho!

          • Judite Cordeiro

            Bom dia,

            Fiz o pedido de junta médica em junho de 2023 na ACES Loures – Odivelas, responderam-me que estavam a chamar os pedidos entrados em junho de 2020. Voltei a insistir na semana passada estão a chamar os pedidos de novembro de 2020.
            É o país que temos!
            Com os melhores cumprimentos.
            J. Cordeiro

        • Isaura

          Boa tarde Pedro Andersson,gostava de tirar uma dúvida,o meu namorado iniciou baixa proficional dia 03 08 2023,tenho andado a ver os seus vídeos e vi que dia 12 07 2023 saiu uma nova lei ,para incapacidade de multiusos como devo fazer para o meu namorado faze lo ?será que devo recorrer a um particular?ou tenho que o increver no centro de saúde ou até mesmo na segurança social ?até que acaba em 12 10 2023 Outubro agradeço uma resposta e obrigado por ajudar pessoas não informadas .

          Responder
          • Pedro Andersson

            Ola. Tem de pedir no centro de saúde e está a demorar mais de um ano.

        • Afonso Freitas

          Boa noite!

          Tenho acompanhado o assunto com particular interesse em virtude de ter vários grupos de doentes de Esclerose Múltipla onde sou administrador. Já passou o 11 de outubro e se aproxima o 11 de novembro sem que haja “fumo branco” ou de outra cor qualquer da referida comissão.
          A minha pergunta é: será que o órgão governativo responsável já foi questionado pela comunicação social para se saber as razões de tamanho atraso?
          Com os melhores cumprimentos,
          Afonso Freitas

          Responder
        • Dalila Matos

          Boa noite,
          O meu atestado multiusos vai expirar em 2023, já solicitei a renovação em Abril, porém, até à presente data não recebi a conclusão desta renovação. Com a queda do Governo não haverá nenhuma hipótese de ser promulgado um decreto lei que estenda a validade para 2024, tal como aconteça em anos passados? Seria interessante abordar este assunto no seu programa. Obrigada

          Responder
      • Paulo Caixinha

        Eu tenho capacidade de 61/. tenho o multiusos o que tenho direito

        Responder
        • Rosa Maria Barbosa

          Boa tarde, tive o meu problema oncológico em 2015 e foi me concedido um atestado com incapacidade de 68%. Em 2020 pedi a reavaliação e devido à pandemia só em 2021 fui chamada para outra junta médica. O protocolo do meu tratamento é de 10 anos e tal aparecia no relatório do meu oncologista. No entanto, a junta médica considerou que eu estava curada e ao apresentar o novo atestado nas finanças retiraram me os benefícios fiscais. Esta decisão foi correta? Aguardo a sua opinião. Obrigada

          Responder
          • Anónimo

            São todos loucos isso não é normal. Se foi as técnicas da segurança social que reavaliaram seu caso não duvido que tenham feito isso.

          • Rosemar Lima

            Boa tarde.
            Gostaria que fosse abordado aqui sobre a lei 80/2021.
            Sobre a manutenção da percentagem do atestado anterior, onde aplica-se o princípio da avaliação mais favorável. O que se mantém, o que se perde, e será que se mantém alguma coisa? Já me dirigi há vários órgãos e cada um deu um entendimento diferente. Seria muito interessante se fosse mais bem
            explicado, sei que você abordará o assunto com muita seriedade.

        • Neusa Tojal

          Olá Paulo , tem de entregar uma cópia no centro de saúde, uma nas finanças, uma na segurança social. Veja se tem faturas a pagar ou se já pagou dentro da data do início dos benefícios, essa data encontra-se nas obs do seu Amim. Nas finanças para benefícios fiscais e na segurança social veja se tem em relação à doença que tem algum benefício para além de estiver a receber a reforma se dá para os descontos serem menores. Meo e Vodafone se estiverem em seu nome. A Endesa veja se tem direito a redução ou seja a taxa social, nem
          Todas as pessoas tem direito mas tente.

          Responder
          • Rui

            Boa noite. Fiz pedido em janeiro do Ano corrente. Zona de Paços de Ferreira até agora nada

          • Rosemar Lima

            Boa tarde. Venho por esse meio solicitar um relatório médico, mais pormenorizado que o anterior, a pedido da junta médica para avaliação de atestado multiusos. Desde já agradeço Diz a médica que na segunda avaliação é normal reduzirem a porcentagem!

        • Rute

          Paulo, vá ao centro de saúde, e fica isento de consultas e exames.
          Vá às finanças e é reembolsado do irs.
          E a segurança social pedir o psi.
          Mas pesquise no Google e terá lá toda a informação.

          Responder
      • Helena

        Eu estou a espera a cerca de 18 meses para Évora.Acho muito tempo

        Responder
        • José Luis Costa Rodrigues

          Bom dia gustava de saber se tenho direito se tenho direito ao subsidio de incapacidade de 84% pois estou reformado desde os 29 anos de idade por doença crónica e sou oncológico à quarto anos já pedi em Setembro do ano passado e ainda não tenho resposta

          Responder
          • Pedro Andersson

            Ola Jose luis, ja recebe a prestação social para a inclusao (PSI) no valor de 275 euros?

          • Manuel

            Olá Pedro.
            Um aspeto muito importante é que para determinadas prestações sociais o que conta é a data em que foi passado o atestado.
            Ora como sabemos, desde a altura em que a doença se manifesta, que conseguimos a consulta com a médica de família, que conseguimos marcar os exames, os conseguimos fazer, que percebemos que temos uma doença grave e por fim conseguimos o atestado, o tempo que decorre é imenso. No meu caso foram 2 anos.
            Como dizia outro sr., para ter direito depois à PSI, só é possível se o atestado não tiver uma data em que o doente tenha menos de 55 anos, o que pode não acontecer, mesmo que a doença tenha surgido nessa altura.
            Parece-me muito injusto…

          • Maria Filomena Oliveira Rocha

            No meu caso, esperei dois anos

          • Sandra De Jesus

            Boa Tarde, fiz o pedido em Outubro de 2022 e pelo que me foi informado há 2 semanas atrás após várias tentativas de contacto, foi que neste momento estavam a começar a chamar os pedidos de 2020! É isto! Em Belas Sintra.

          • Neusa Tojal

            Olá Pedro
            O Psi não está a ser dado como publicita a segurança social.
            Obrigada

          • Rute

            José só têm direito se tiver menos de 55anos.
            Ao subsídio da segurança social.

        • Maria Costa

          Boa tarde, tenho atestado multiusos com 60 % de incapacidade ( Oncologia) vai caducar em outubro, pode ser renovado pelo médico que me acompanha? Obrigada

          Responder
          • Neusa Tojal

            Aqui a reavaliação tem de ser feita em junta médica.
            Se houver uma recidiva …. O hospital só pode passar 60%
            Ou seja o anterior automaticamente passa para 25% e terá de acrescentar mais 60% mas não ficam 85% pois na contagem vai ao coeficiente….
            Se tiver outras doenças convém sempre ir a junta médica para ser instruído o processo é fazerem contas ao que se encontra na tabela nacional de incapacidades.

          • Rosa Mendes

            O mo meu pedido demorou 9 meses. Baixei de 60% de incapacidade para 48%. Tenho alguns direitos

          • Pedro Andersson

            Olá. So tem dureitis esoecificos a partirde 60%. Lamento.

      • Clara Marques

        Olá Pedro boa noite,tenho uma filha que lhe foi diagnosticado há cerca de 2 meses cancro de mama. Entretanto fez um exame que é o PET e afinal também tem na coluna. Pelo que percebi a médica do hospital já pode passar o atestado certo? Obrigada pela atenção.

        Responder
          • Daniela Coelho

            Boa noite…
            A minha mãe está a ser acompanhada no IPO tem que pedir o atestado directamente á médica? Como se processa?
            E depois o psi é pedido posteriormente á segurança social após ter o atestado multiusos?! Isto porque derivado o tempo de espera não será melhor fazer esse pedido antecipadamente? Mesmo sem ter o atestado ainda
            Estou confusa com tudo no geral a ordem de pedidos
            Obrigada desde já

        • José da Rocha Pinto Guimarães

          Sou doente do foro oncológico, com 90% de incapacidade, 65 anos de idade, 36 anos de contribuições para o Sistema Previdencial e uma pensão por invalidez de protecção especial no valor de 581€
          A Lei que legisla a atribuição da PSI-PRESTAÇÃO SOCIAL PARA A INCLUSÃO, é discriminatória e maldosa porque, apenas atribui o subsídio de quase 300€ por mês, aos cidadãos que tiverem a certificação da doença, ou seja, que obtiveram o Atestado Multiuso, até aos 55 anos de idade.
          UMA VERGONHA E ATESTADO À MORALIDADE.
          Para acabar com com esta vergonhosa discriminatório, deveria ser atribuído 1%, por cada ano de contribuições, no aumento da pensão por invalidez, ou seja, no meu caso, teria um aumento de 36% que, mesmo assim, seria bastante inferior ao PSI, mas, já ajudava os Deficientes/Incapacitados a ter uma vida económica mais tranquila.
          EU ESPEREI 10 MESES PARA IR À JUNTA MÉDICA PARA ATRIBUIÇÃO DO ATESTADO MULTIUSO.

          TAMBÉM SUGIRO QUE, O ATESTADO MULTIUSO SEJA SUBSÍDIO POR UM CARTÃO IDÊNTICO AO CARTÃO DE CIDADÃO.
          Seria muito mais prático, pedagógico e higiénico.

          Precisamos de políticos e legisladores mais humanos, sérios, solidários e justos.

          Responder
          • Vania

            Olá bom dia. Faz quase três anos que aguardo. Tenho entregue todo o tipo de exames, relatórios, inclusive a assistentes sociais mas não recebo absolutamente nada. Uma situação de angústia permanente. Bom dia.

          • Fernando Borges Costa

            Estou inteiramente de acordo… isto é uma chachada… tenho 64 anos, reformado por invalidez há quatro… descontos de 42 anos…
            Como o valor da reforma é inferior e ainda por cima as tabelas foram alteradas do irs, acabo só por beneficiar da isenção do IUC…
            E tenho 78% de incapacidade…
            Vergonhoso… e andam aí pessoas que nunca descontaram e têm direito a vários subsídios…
            Enfim…
            É o que temos…

          • Maria Botelho

            Boa tarde.
            Tenho atestado com 60% desde outubro de 2019. Vou a consulta de oncologia em agosto. Devo pedir a médica o relatório para reavaliação ou ela mesma pode fazer essa reavaliação e emitir novo AMIM?
            Obrigada

      • Ana Silva

        5 anos de Multiusos, aguardo nova avaliação há um ano, com a informação que estavam com lista de espera de 3 anos.Vila do Conde

        Responder
        • Rosaria

          Pedi o atestado para o meu filho á 3meses disseram me que Etava. atrasados mais de 1ano. É uma vergonha. Quando o praso é de 3meses

          Responder
      • Alexandra Sofia Lopes Ferreira

        Pois entreguei já a 3 a 4 meses atrás tudo direitinho. Pois esta é a segunda vez que sou avaliada mas pra já a resposta e e que em média são 2 anos de espera. A aguardar pois acaba no fim do ano .

        Responder
        • Fatima Murcho

          Boa Tarde,
          Pedi reavaliação em 30.10.22, pois o Certificado terminava no final de 2022 e até agora nem me chamaram nem atendem telefonemas. Almada está um caos total para além do péssimo atendimento. Estava 75% de incapacidade porque para além de ser doente oncológica tenho outros problemas.
          Obrigada
          Ps: A pandemia passou a ser desculpa para tudo até para tratar mal as pessoas.

          Responder
      • Carlos Sousa

        Boa tarde,
        Vou relatar o caso da minha sogra, que entre outras coisas, sofre de DPOC, obrigando-a ter em permanência dois aparelhos de auxílio respiratório ( um fixo junto à cama, e outro móvel para se deslocar.
        Durante a pandemia, o prazo de validade do certificado expirou, e apesar dos inúmeros contactos por e-mail, com o envio de toda a documentação necessária, a resposta foi sempre a mesma…”…tem de
        aguardar pela chamada para nova
        inspeção médica…”.
        Desde aí e até hoje, sempre que se desloca a meio hospitalar, é-lhe solicitado o pagamento das taxas, que obviamente se tem recusado a pagar.

        Assim sendo, e tratando-se de uma incapacidade permanente, vamos esperar que está nova decisão acabe por colocar um ponto final nesta situação.

        Com os.melhores cumprimentos,

        Obrigado

        Responder
      • Dora Lopes

        Fiz o meu pedido de reavaliação em 2019 e até agora ainda não obtive resposta
        Já me desloquei aos serviços mas o que me foi dito é que não sabem quando será feita essa reavaliação

        Responder
      • Pedro santod

        Estou a 16 meses
        Loures

        Responder
      • Ana

        Boa noite.
        Esqueci me de referir a minha filha trm uma doenca neuromuscular

        Responder
      • Susana Cristina Monteiro

        Foi-me diagnosticado um tumor na tiróide, em 2020 e em 2021 pedi o AMIM no hospital Santa Maria deram 80% de incapacidade ao fim de 2 meses de ter fé o pedido, não fui a nenhuma junta médica.

        Responder
        • Antonio Manuel Fernandes Luís

          Tenho miosite de placas moles , com gradual perca de mobilidade .
          Esta doença dará para ter o atestado multi usos ou só em junta médica ?

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. O atestado É com junta medica 🙂

      • Blekaerdico

        Eu estou numa situação crítica até agora não ouve resposta por parte do meu centro de saúde faço pedido de atestado médico multiuso eu nasce de diformacao congênita no braço direito por favor nos ajude

        Responder
      • Miguel Freitas

        Estou à espera desde o dia 21 de Março de 2022… Mem Martins – Sintra

        Responder
      • Irene Moreira

        Bom Dia!
        Essa notícia é muito boa, é que tenho uma incapacidade de 80%,e tenho de fazer avaliação este ano.

        Responder
        • José Augusto

          Boa noite.tenho uma doença oncológica, ando em tratamentos, tenho o atestado multiusos com 80% de incapacidade. A junta médica deu-me alta para ir trabalhar.fiquei sem um rim não posso fazer forças. E tenho cancro na bexiga.pedi reavaliação tornaram a dar alta.estou a ver que o atestado multiusos só serve pra benefícios fiscais.para doença não vale nada.agora não trabalho não tenho subsídio de doença. Reforma não dão. Neste país querem que morramos ou da doença ou de fome.Obrigado

          Responder
      • Rute Gomes

        Bom dia,
        Fizemos o pedido no início do ano para o meu cunhado que é deficiente do foro cognitivo desde nascença, até à data ainda não obtivemos resposta. Algumas instituições pedem o certificado multiusos na inscrição, uma vez que ele está neste momento órfão de pais.
        Somos da região de Setúbal.
        Obrigada.

        Responder
      • Sandra Portasio

        Aqui em santo Antonio dos cavaleiros loures pedi à um ano e dois meses já entreguei segundo relatório com mais problemas de saude e ainda estão em setembro 2020 para o cartão multiusos. Fui à 2 dias lá perguntar da situação. A resposta, está atrasado mas não esquecido!!!

        Responder
      • Fernando Ribeiro.

        Bom dia , eu enviei a cerca de dois anos o pedido pelo centro de saúde e vou agora dia 19/7/23 á junta médica.
        Tenho de pagar 12€, e fui convocado por telefone., O meu seguro de vida pagou a hipoteca no espaço de 2 meses. Tenho macro adenoma da hipófise. Tomo medicação hormonal de substituição, tenho síndrome de Addison, e também síndrome das pernas inquietas. Haverá aqui possibilidade de vir a ter o AMIM

        Responder
      • Serafim Antônio Almeida da silva

        Boa tarde gostaria de saber os benefícios do atestado do multiusos,de todas as entidades para usufruir dos benefícios
        Obrigado

        Responder
      • julio carlos torres silva silva

        Já me inscrevi, a mais 2 Anos com o problemas honcologico não sei mais nada continuo sem saber de nada, isto nem num País do terceiro Mundo.

        Responder
      • Julieta Barraca

        Boa tarde. Já fiz o pedido para a minha mãe em Maio de 2022.ja enviei vários relatórios.. mas disseram que a média eram 2anos… Muito obrigada pela informação..

        Responder
      • Maria do Céu Ferro

        Pôr Acaso eu logo acesso,sou doente oncológica mas fizeram me ir às finanças,nem sequer sabiam o que era um multiusos há muito pouca informação

        Responder
      • Antonio Coutinho Goncalves acvgoncalves@gmail.com

        Sou doente oncológico, estou a ser tratado num hospital particular, já entreguei toda documentação à cerca de 4 meses. Gostava de saber se posso pedir esse atestado no meu hospital, obrigado

        Responder
      • Patrícia silva

        Estou aguardando a mais de 4 meses sou paciente oncológico faço o tratamento no hospital de Braga.

        Responder
      • Nuno Almeida

        Boa noite
        A minha esposa teve uma trombose pulmonar em 2019 e em 2020 teve um avc com trombose esquemica no qual pedi o atestado multiusos e foi-lhe dado 64% de incapacidade permanente em 2023 foi-lhe diagnosticado doença de behçet e síndrome de burger com raynaud e pedi nova avaliação mas foi-me dito que está atrasado um ano a ano e meio é normal ser assim tão demorado.
        Obrigado

        Responder
      • Maria Margarida Neves

        Boa tarde, acerca do certificado multiusos, gostaria de saber,se só os oncológicos dispensão essa junta, ou se os doentes com distúrbios psiqiatricos e com internamentos e longas baixas, também são dispensados mediante atestado do psiquiatra. Obrigada

        Responder
      • Jorge

        Boa tarde Sr.Pedro tenho uma dúvida sobre seguro de vida. Eu tinha 1 seguro de vida mesmo do banco, em 2022 mudei para uma seguradora com coberturas incapacidade de 60% no dia 25/10/2022. a seguradora não fez o custionario se tinha algum problema de saúde tenho problema de coluna joelhos desde 2006 no dia 24/07/2023 tenho um certificado multiusos de 64% incapacidade vou há minha seguradora apresentar o certificado multiusos a resposta deles eu já tinha pré existente mas a minha duvida eles vão sempre buscar a pré existente mas tenho o certificado multiusos depois disso, para venderem os seguros não me falarem em pré existente assim desta forma a incapacidade de 60% de invalidez não me benefícia em nada e estou para segura mais caro por causa dos 60%. Como faço será se meter um advogado nisto vai dar alguma coisa se eles vão pegar sempre pelo pré existente só vou gastar com advogado e fico na mesma.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Nao fizeram um questionário?! Isso é incompetência deles. Em todo o caso prepara-se para uma bstalha legal. Eu sugiro sempre serem completamente honestos com as seguradoras justamente para evitar este tipo de problemas. Agora é uma carga de trabalhos.

          Responder
        • Pedro Andersson

          Quando mudei o meu fiz questao de referir todos os problemas que tinha. No meu caso aceitaram tudo sem penalização. Assim fico descansado.

          Responder
      • Carla Macedo

        Bom dia Pedro.
        O meu filho tem atestado de incapacidade de 62%, sabendo que sei que existe alguns benefícios em vários aspectos, a minha pergunta é a seguinte : Na compra de um novo veículo para beneficio do meu filho ( idas ao hospital, escola etc), posso apresentar o atestado na compra? Que benefícios tem?
        Atentamente

        Responder
      • Maria melgueira

        Boa noite fui operada no dia 29 de Novembro e 12 de Dezembro à coluna L5 s1 levei 4 parafusos e uma disco na segunda cirurgia foi me partida uma vértebra já estou reformada mas estou à espera que me chamem no centro de saúde da Moita à 1 ano e meio para ir à junta médica se que está muito atrasado.
        Na cirurgias que tive correu me muito mal fiquei com osbestipasao o meu intestino so trabalha com medicação fiquei sem sentir as parte de baixo está tudo e borracha do não cinto nada etc

        Responder
      • Andreia Santos

        Boa Tarde. O meu marido tem atestado multiusos de 60% ate 2025. Infelizmente passado 2 anos, neste momento, tem uma recidiva. O grau de incapacidade muda por ser uma recidiva ou mantem-se igual?

        Responder
      • Lúcia Santos

        Pedi uma reavaliação de um atestado multiusos por motivo de ter nedte momento mais patologias graves, estou à espera dede Março de 2023, ainda não fui chamada, a minha dúvida é se passar dos 80% de incapacidade que é precisamente para isso que vou, tendo já uma incapacidade de 73% vitalícia à vários anos, conta o complemento a partir da data do requerimento, também ouvi dizer que se pagasse, que havia hipótese de ser mais rápido? Deixo a questão, se alguém souber e quiser ajudar com uma resposta, agradeço.
        PS, na primeira junta médica esperei quase 3 anos, ainda esrava no prazo dos 5 de doença oncológica, mas o médico retirou logo a percentagem de 60% para 25%, sendo que não recebi o complemento que devia ter recebido, agora a situação agravou-se bastante e realmente a ajuda do complemento e a ajuda na medicação está me a fazer muita falta, os 73% não me dão direito ao PSI, recebo a pensão de invalidez…

        Responder
      • David Ribeiro

        O meu atestado multiusos terminou em 31 de Dezembro de 2023 ,mas já tinha pedido a renovação em 23 de julho de 2023, como devo proceder? Porque na zona onde eu entreguei os documentos ainda só estão a chamar os de Abril de 2023

        Responder
      • Manuela Sousa

        Olá Pedro, a minha filha numa operação a um olho no Hospital São João foi descoberto que tinha Leucemia mieloide crónica em 2019 com os relatórios médicos conseguimos que lhe dessem em 2021 o AMIM ao qual o médico lhe atribuiu 80% só que com validade até 2024 pensando que acabava a validade agora no começo do Ano no principio do Ano de 2023 metemos os relatórios médicos pois a minha filha continua exatamente na mesma com anemia, com leucemia mieloide crónica e a fazer quimioterapia exatamente como em 2019, chamaram-na em Outubro e o mesmo médico da [email protected], com os relatórios iguaizinhos deu-lhe o Certificado Multiusos com 59,5% definitivo exatamente com a mesma situação, mesmo médico, relatório igual já mandei reclamação para lá e para a diretora da DGS e nada ninguém responde, recorri e recebi agora a resposta que me deixou abismada ao fim de 5 anos se continuar com cancro o presidente das juntas Médicas do Porto diz que é retirado 25% a pontuação, logo no Montepio Geral para pagarem a casa da minha filha a Associação do Montepio é de 70% como é que ela paga a casa se ela não consegue trabalhar pois tem bastantes efeitos secundários da quimioterapia portanto não trabalha até ao fim do ano este AMIM é válido mas a minha filha continua com um cancro pode morrer pois ao fim deste tempo a própria especialista diz que pode ter esta doença até ao fim da vida que não sabemos quando é ela não deixou de ter cancro isto existe? Pedi ao Hernâni Carvalho para denunciar a situação pois é um absurdo mas não consegui o que eu faço?? Obrigada

        Responder
    • Paula Gabriel *

      Boa noite.
      Tenho 62% de incapacidade vitalício com um atestado multiusos. Sou doente oncológica, tenho uma úlcera crónica aberta na minha perna direita, diabetes, fiz histerectomia radical.
      No dia 29 de Maio deste ano, pedi o complemento do psi.
      Até agora não recebi qualquer resposta.
      Tenho uma filha menor a meu cargo.
      Vivo numa casa da Gaiurb.
      Sou pobre.
      Tenho uma

      Responder
    • Maria Clara Rodrigues

      Tenho o meu marido há espera há dois anos faz em Novembro, o meu pai acamado desde Novembro do ano passado e também está espera tenho duas pessoas com 81 anos e 85 anos estamos com insuficiência económica e ninguém ajuda ninguém. Tem que esperar, é a resposta em Almada. Sou portuguesa, nesta altura gostava de ser estrangeira tinha mais regalias, ou sei lá politica,….

      Responder
    • Ana Queiroz

      Pedi o atestado multiusos e entreguei toda a documentação pedida há 16 meses., No Porto
      A deslocação à junta médica terá de ser feita em ambulância, pois na sequência de um AVC ficou hemiplegico., Para além de ser alimentado só por sonda. Encontra-se numa unidade cuidados continuados de longa duracao Justifica-se a obrigatoriedade de ir a uma junta? Desconfiam do médicos do centro de saude ou dos de uma Unidade como aquela em que meu marido se encontra? Não bastaria um relatório médico? Até quando terá de esperar? Será que também posso atrasar um pagamento ao estado sem penalização?

      Responder
      • Carlos Monteiro

        Boa tarde! Não deveria ser necessária tanta confirmação Mas na lei está prevista que em situações semelhantes o doente tem direito a que a junta se desloque ao local Faça cumprir a lei tb para isso

        Responder
    • Jessica Alexandra Rodrigues Brasil

      O atestado de incapacidade da minha filha terminou em 2019.pedi renovação antes de terminar. Foi prorrogado até 31 de Dezembro de 2022. Trata se de doença oncologica. Já fui pexir informaçoes várias vezes. Não me informam de nada. É em Leiria. Agradeço a atenção dispensada

      Responder
    • Elisa Leite

      O meu filho está á espera da marcação de nova JM para contestar a decisão,desde Outubro de 22 ,Maia/Valongo

      Responder
    • Rui Pinto

      Dei entrada com dos documentos em inicio de 2022,segundo me informaram ainda estão a tratar dos de 2020 !!! Cento de saúde de Esposende.

      Responder
    • Fatima Murcho

      Boa tarde,
      Fiz o meu pedido de renovação dia 30.09.22 em Almada e ainda nao fui contactada. O certificado caducava em 2022. Para alem de doente oncológica tenho outras patologias e estava com 75% de incapacidade (até ao final de 2023 mantem-se).
      Almada é um caos total e somos mal atendidos.
      Obrigada

      Responder
    • Franclim Pereira Neto

      Sou doente renal crónico, estádio 5, e entreguei requerimento e documentação comprovativa na ACES GRANDE PORTO IV, no dia 18 de março de 2022.
      Agradeço a sua informação que veio trazer alguma esperança.
      Cumprimentos e obrigado.

      Responder
    • Pedro Silva

      Boa tarde. Fiz um pedido de reavaliação em abril 2022 em Sesimbra.

      Responder
    • Sérgio Ferreira

      Fiz pedido de junta médica para renovação do atestado de incapacidade , em abril de 2021. Ainda não há previsão de marcação em Leiria. Incapacidade de 60% por motivos oncológicos . Posso pedir a renovação no médica do hospital?

      Responder
    • Carla

      Fiz o meu pedido de reabaliacao em Agosto de 2020 e até hoje nada foi feito já enviei email e é sempre a mesma resposta que está em cima da mesa do médico uma vergonha.

      Responder
    • Virginia Maria Moreira Ferreira

      Boa tarde, eu já tenho uma incapacidade de 78% total e permanente desde 2017 . Há três anos tive cancro de mama, fui pedir reavaliação da minha incapacidade quando fui fazer o pedido disseram me que tenho que esperar 1 ano para ser chamada, não seria chamada antes e já tinha muita sorte porque tem pessoas que estão há espera há 2 anos .
      Isto é inadmissível mas é o que temos infelizmente.

      Responder
      • Paulo Santos Clara

        Boa tarde a todos

        Fiz o pedido em nome da minha mãe que sofreu um AVC em Maio de 2021

        Ela tem 83 anos, totalmente dependente, a fraldas e dependendo de cadeira de rodas deste essa data,.

        Está num lar a pagar uma pequena fortuna mensalmente…

        Esses subsídios aliviava e muito as despesas diárias

        Penso que não havia necessidade de esperar tanto tempo…nem ir a junta médica

        Infelizmente tenho que ser realista a minha mãe nunca vai voltas a ser independente.

        Obrigado

        Paulo Santos

        Leiria

        Responder
    • Célia Viana Viana

      Sofro de esquizofrenia aguda vivo só ja pedi multiusos ha 2 anos nunca tive resposta infelizmente pois nao consigo fazer nada so pois tenho uma pensão de invalidez ke passo muito tempo internada . Peco ajuda por favor

      Responder
    • Cristina Ricardo

      Eu tenho o meu atestado multiusos desde o ano de 99 este ano fui as finanças apresenta-lo e disseram-me que tinha que ir renovar mas o meu é vitalicio isso é possivel ou serão obrigados a acetar?

      Responder
      • Maria

        Reclame por escrito na AT

        Responder
      • Pedro Sousa

        Cristina Ricardo, quando Paços Coelho foi Primeiro Ministro, ano 2010 ou 2011 foi aprovado um novo modelo de atestado multiusos, como o seu atestado é de 1999, mesmo sendo vitalício não é válido, por isso é que as finanças recusaram, mas se continua a beneficiar de todos os direitos deixe andar, se não tem que pedir uma reavaliação.

        Responder
      • Isabel

        Boa tarde
        Com a alteração da Lei em 2007 o seu Atestado Multiusos perdeu validade tendo de ser renovado.

        Responder
    • Maria da Conceição Pimentel Fernandes Ferreira

      Maria da Conceição Pimentel Fernandes Ferreira requereu o atestado em Dezembro de 2022. Aos 86 anos, tem muita dificuldade de locomoção.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Ela ja pediu o complemento por dependência?

        Responder
    • Ana Matos

      Boa tarde. Estou desde outubro 2021 a aguardar por reavaliação do meu atestado multiusos definitivo pois retirei intestino e ira ser reavaliado e aumentada a incapacidade. Moro em belas que pertence a Sintra. Pelo o que sei ainda nem tem equipe constituida para realizar as juntas medicas desde a pandemia.

      Responder
    • Elsa Almeida Cardoso

      Boa tarde.

      Fiz o pedido de junta médica para a minha mãe em Dezembro de 2022. Ela teve um AVC e ficou com afasia grave e capacidades cognitivas diminuídas.
      Em Março deste ano questionei sobre qual a previsão para a chamarem, a resposta foi que estavam a chamar casos que tinham entrado em Fevereiro de 2022.
      Continuamos a aguardar.
      Grata pelo seu trabalho.

      Responder
    • José Silva Beleza

      José Silva Beleza Lugar Tejao Mondim de Basto código p 4880 Rua Portelinha N 280_111 Freguesia Cmpanho’ para dança informo que fiz o pedido há mais de meio ano para renovação do atestado multiuso para fins de estacionamento mandei uma fotocópia do atestado que tem72,5 de incapacidade outra fotocópia do Tribunal de trabalhos e um relatório da minha médica de família nunca tive resposta

      Responder
    • Jose

      Aguardo há dois anos por junta para renovar o atestado. Em Sintra

      Responder
    • Sandra isabel Martins Ferreira

      Boa noite.. Eu já tenho atestado multiusos de 62%mas como agravou pedi novamente em 2022 Abril e ainda nada..

      Responder
    • Jorge Sousa

      Fiz o pedido em Julho de 2021, para o meu filho, surdo profundo bi implantado. Até agora sem qualquer resposta. Somos do distrito de Viseu.

      Responder
    • Carlos Prata

      Sou doente oncológico e fiz o pedido de junta médica para revalidação do meu atestado multiusos em 6 de Outubro de 2020, e ainda se estou à espera de ser chamado.

      Responder
    • Ana

      Boa noite.
      Espero que me chamem ha quase 1 ano.
      A situacao e da minha filha.
      Reuni todos os exames e fiz um pedido de junta medica e ate agora nada.
      Espero que as coisas andem para a frente.
      Comprimentos

      Responder
    • Maria Rolita

      Estou ha espera desde 2020 por consulta.
      Tendo sido reformada por invalidez não percebo porque não é logo atribuido um grau de invalidez. Ainda temos que esperar por uma consulta. Se não podemos trabalhar logo já temos uma incapacidade. Não dá para entender.
      Maria Rolita de Setúbal

      Responder
    • Andreia Gaspar

      O meu avô está á espera para ir a uma junta médica desde 2020. E com isto não tem apoio para pagar o lar onde tem de estar por ter Alzaimer e ainda por cima tem de pagar IRS porque das despesas do lar não entra nem metade de uma mensalidade para dedução. Isto em Leiria

      Responder
    • Ana Custódio

      Fiz o pedido em Abril 2022, com entrega de relatório médico. Ainda aguardo chamada para a junta médica. Leiria

      Responder
    • Maria Teixeira

      Olá.

      Será que também abrange quem pediu certificado de doença profissional?

      Responder
    • Ana Vilaça

      Apresentei o pedido de renovação do AMIM, a 7 de julho de 2022.
      Fui chamada à junta médica a 2 de julho de 2023.
      O Atestado apenas tem validade ate 31 Dezembro de 2024.
      Ou seja, em Janeiro 2024 terei de solicitar nova renovação.
      Centro de saúde de Santo Condestável, campo de Ourique, Lisboa.

      Responder
    • Edmara Duarte

      Meu filho sofre de ansiedade compulsiva, bipolaridade e depressao profunda!! Vive a poder de baixas, nao consegue se centrar, os nervos sao terriveis, gostaria de saber se ele pode pedir esse atestado, pois ele nao tem diferimento para nada!! Obrigado

      Responder
        • Clara sousa

          Boa noite solicitei o atestado multiuso para minha mãe quando lhe foi diagnósticado um cancro na app do hospital onforme me informaram e passado uma semana recebi pela mesma via o atestado.
          Infelizmente quando fui às finanças recusaram o mesmo por este só aparecer o nome do médico e não a assinatura digital. Se me mandaram assim o que tenho que fazer.

          Responder
    • Helena Maria Villa de Brito

      Bom dia. O seu artigo foi muito útil, pois fiquei a saber que no caso da oncologia, pode ser o próprio médico a renovar o atestado. De facto o meu médico do IPO renovou-me o atestado em abril passado, mas eu pensei que precisasse na mesma de o obter na junta médica.

      Sendo assim estou bem mais descansada por não ter de marcar junta médica.

      Cumps
      Helena Villa de Brito

      Responder
      • Pedro Andersson

        Ola. Creio que a renovação é diferente. Confirme. Contacte a liga portuguesa contra o cancro.

        Responder
    • Armando Alves Martins

      Esperei dois anos e dois meses (de mais de 2021 a julho de 2023) pela chamada da Junta Médica do Hospital do Litoral, em Santiago do Cacém.
      Constatei que não precisava de lá ter ido. Nada me foi perguntado. Bastava terem-me enviado o documento atestando a percentagem de incapacidade que me foi atribuída. A matéria é apenas só mais um pequeno exemplo de que muita coisa precisa de mudar neste país.

      Responder
    • Carmen Canelas

      Évora… Exatamente 1 ano de espera

      Responder
    • Vítor Ferreira

      Bom dia
      Já tenho o atestado, mas reclamei no que diz respeito à mobilidade. Agora devo esperar mais um ano e meio, como foi para obter o atestado.
      Submeti o pedido de atestado em Agosto de 2021 e só em Fevereiro de 2023 é que o obtive. O mesmo foi emitido pelo ACES Almada.
      Não vejo qual a necessidade de ir a uma junta médica, quando os médicos não nos avaliam, apenas se baseiam nos relatórios que lhes fornecemos.

      Responder
    • Paulo Alexandre Moreira

      Bom dia
      Paulo Alexandre Moreira, utente N° 378631277 possuidor Estado Médico Incapacidade Multiusos Grau Incapacidade 75% , devendo ser reavaliado no Ano 2022, até a presente data aguardo marcação junta médica para Avaliação de Incapacidade, fiz pedido requerimento ARS LVT em 18 Maio de 2022, nao compreendo que tenha 5 em 5 cinco Anos ser reavaliado, quando tenho o Atestado Médico Multiuso desde 2008 altura foi operado Coração a saude tem vindo a deteriorar-se ” Sindrome Marfen ” afeta Coração, vista, esqueleto e continuo a ter fazer Ir junta Medica para Avaliação de Incapacidade em 2008 fiquei com 60% incapacidade, atualmente tenho 75% incapacidade e notório que a situação com o avançar da idade tem tendencia a agravar-se! FICA A PERGUNTA PORQUE NESTE CASO O ATESTADO MÉDICO DE INCAPACIDADE MULTIUSO NAO PASSA A DEFINITIVO ” PERMANENTE ”
      Grato pela atenção dispensada

      Responder
    • Elsa Cavaleiro

      Eu sou doente de esclerose múltipla progressiva,já entreguei os relatórios médicos, tudo,e a mais de dois que estou a espera da junta médica. Eu não tenho email,este é da minha irmã

      Responder
    • Maria Celeste Batista

      Sou oncológica estou à espera à 2anos não me chamam para a junta médica para verem a minha incapacidade pf

      Responder
    • Dellys Santuzzi

      Fiz o pedido da junta medica para meu filho, de 8 anos, que aos 6 anos foi diagnosticado com síndrome de FIRES, e ficou com sequelas graves no cérebro, deixou de ver andar e falar, em Junho de 2022, ja passou um ano e dizem que não tem previsão de o chamar.

      Responder
    • Maria Cristina Fernandes Camacho Alfaia

      Boa tarde,
      Fiz o pedido de reavaliação em junho de 2023, em Almada e do qual me informaram que estão a ser chamados para junta médica do final de 2020.
      Fico aguardar a minha…
      Sou doente oncológica.

      Responder
    • Elisa Santos

      O meu filho autista com uma incapacidade de 60% esteve cerca de mais de um ano à espera da junta médica para renovação do seu atestado multiusos, na região de Caldas da Rainha. Foi feita após muita insistência e cerca de um ano após expirar o atestado, pois eu tinha feito o pedido cerca de 6 meses antes de acabar o prazo.

      Responder
    • Luísa Ponceano

      Olá , fiz o pedido em Maio e ainda estou aguardar que me chamem.

      Responder
    • Maria José Melo

      Boa tarde, o meu marido tem a doença de Huntington (doença neuro-degenerativa) pedi uma reavaliação em setembro de 2022 e continuamos à espera

      Responder
    • Johny

      Estou a aguardar 13 meses. Moita

      Responder
    • José Dias

      Bom dia ,entreguei o pedido de junta médica para atestado multiusos em 21/07/2021 e até hoje não novidades

      Responder
    • Tânia Silva

      Boa tarde
      Vai acabar o certificado multiusos com mais de 60 %de incapacidade. Vou pedir renovação? Se não me marcarem dentro do prazo defendido por lei qual o decreto lei a que posso recorrer
      Obrigado
      Tânia Silva

      Responder
    • Ana Leitão

      Boa tarde,
      O meu atestado multiusos terminou em Março de 2022, tendo sido prorrogado até Dezembro de 2023, a resposta que tive hoje foi que aínda estão a submeter os de 2020. A minha reavaliação está pedida desde 21 de Fevereiro de 2022, antes mesmo de terminar a validade.
      Com isto me preocupa o tempo está a passar e não temos informação de nova prorrogação caso não seja submetido antes de terminar esta nova validade.
      Ja fui operada mais 2 vezes depois de tudo, e tive alta da oncologia. Será que terei incapacidade? Cancro de mama.

      Responder
    • Ana Leitão

      Boa tarde,
      O meu atestado multiusos terminou em Março de 2022, tendo sido prorrogado até Dezembro de 2023, a resposta que tive hoje foi que aínda estão a submeter os de 2020. A minha reavaliação está pedida desde 21 de Fevereiro de 2022, antes mesmo de terminar a validade.
      Com isto me preocupa o tempo está a passar e não temos informação de nova prorrogação caso não seja submetido antes de terminar esta nova validade.
      Ja fui operada mais 2 vezes depois de tudo, e tive alta da oncologia. Será que terei incapacidade? Cancro de mama
      Setúbal, Palmela .

      Responder
    • João

      Eu pedi o atestado multiusos em dezembro 2021 e passado 4 dias ja o tinha, hospital dos capuchos a fazer um bom trabalho.

      Responder
    • Angelina Veloso

      Boa tarde senhor Pedro Sanderson, sofro de artrite psoríatica a treze anos e uma Cervicalgie descopathie protrusive C5 C6 C7 biforaminale .
      O que devo fazer para requerer o AMIM.
      Desconheço, obrigada.
      Um bem haja

      Responder
      • Pedro Andersson

        Ola. Deve ir com urgência ao seu centro de saúde e marcar uma junta medica para o AMIM. Leve todos os relatorios e exames que tem. É na secretaria, nao na nedica de família.

        Responder
    • Emilia Guimarães

      Já enviei os relatórios á mais de três meses até hoje não obtive resposta

      Responder
    • Maria João Dias

      Ola bom dia pedi a junta médica em julho de 2022 em Évora e ainda estou à espera

      Responder
    • Célia Pitacas

      [email protected]
      Boa noite o meu marido esteve 4 anos à espera e o atestado veio com data de 2019 , tem 88% de incapacidade, vai ter que renovar no início do ano , como é o que devo fazer ?

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Marcar rapidamente no centro de saúde e esperar…

        Responder
    • José Luís Macieira Baptista

      Fiz o meu pedido de renovação ao delegado saúde em 12/2022 estou a espera de ser chamado.

      Responder
    • Isabel Fonseca

      o meu pedido de Reavaliação do atestado de incapacidade que foi registado no dia 25/agosto/2021, acabava em 31 de Dezembro de 2021. Foi publicado o Decreto-Lei n.o 104/2021 de 27 de novembro Nº 230-A por forma a garantir a manutençãoe benefícios dos direitos sociais, económicos e fiscais ate 31 de Dezembro de 2023. Ate hoje nao fui chamada e apos vários emails a rssposta foi o seguinte: Bom dia

      Em resposta ao seu e-mail, informamos que o processo foi rececionado na data que referiu, porém não temos previsão de quando será marcada a sua Junta Médica. Em função da situação de pandemia Covid-19, as Juntas Médicas passaram a ser realizadas ao abrigo do regime transitório, tendo ocorrido um avolumar de pedidos pendentes.

      Os processos são agendados por ordem de entrada e até à data ainda não foi possível chegar ao seu processo.

      Oportunamente entraremos em contacto para a marcação da mesma.

      A minha pergunta vai ser outra vez prolongado pelo Sr. Presidente da República ou vou perder todos os benefícios que tenho direito. Eu sou doente com esclerose múltipla secundária progressiva.
      Cumprimentos

      Responder
    • Tiago Barreiros

      Fiz o pedido a dois anos o prazo termina em dezembro de 2023 e sem marcação alguma. A minha ok incapacidade é de 70.04. Localidade Sintra

      Responder
    • Nuno Costa

      Boa tarde, estou a aguardar a quse um ano pela renovação do certificado multiusos, fui ao Centro de Saude de Caldas da Rainha e não me sabem dar resposta.

      Responder
    • Catia

      Boa noite, a minha mãe teve um AVC grave no início de 2021 ficando com afasia e capacidade motora afetada ( deslocação apenas em cadeira de rodas). Aguardamos pela marcação da junta médica desde Julho de 2021 (pedido de certificado multiusos). Os transtornos são imensos tanto em termos de benefícios fiscais como pelo dístico de deficiência que não pode ser adquirido sem o respectivo atestado. Depois de contactos telefónicos e emails dirigidos a entidade respectiva pela marcação da junta, não são obtidas respostas…

      Responder
  2. Marta Catarina Pinto dos santos

    Estou quase ha 2anos ha espera de ir a junta medica pedi em setembro de 2021

    Responder
    • Lurdes Silva

      Atenção ao multiusos de incapacidade, porque há muitos que pedem reforma,é-lhes dada e depois andam a trabalhar por fora. Existem muitos casos destes.

      Responder
      • Maria

        O atestado multiuso não tem nada a ver com a reforma por invalidez. Uma pessoa pode trabalhar, em total legalidade, sendo titular de atestado multiuso

        Responder
  3. Sandra

    Estou á espera de reavaliação (oncológico) a 6 meses. E pela informação que me deram ainda estão a chamar os pedidos de 2021 (Mafra, Torres Vedras)

    Responder
    • Helena

      Boa tarde

      Fiz pedido de Junta Médica para avaliação conducente a emissão de Certificado Multiusos em setembro de 2021, concelho de Odivelas…ainda aguardo marcação…

      Responder
    • Maria Fátima Magalhães Santos

      Eu tenho 70%de incapacidade. Pedi reavaliação em Novembro de 2022 e ainda estou à espera. Até quando têm validade os atestados? O meu terminou a 31.12 2022.
      Obrigada

      Responder
      • Paulo Moreira

        Boa tarde Maria Fatima

        Se nao e do seu conhecimento, informou que o Governo publucou em Diário da República 1° setie N° 125 ARTIGO 4° Alteração ao Decreto Lei n°10-A/2020, de 13 Março

        Os artigos 5°, 16° e 37°-A do Decreto Lei n°10-A/2020 de 13 Março, na sua redação atual, passa a ter a seguinte redacao

        B) Até 31 Dezembro de 2023, no caso da sua validade ter expirado em 2021 ou expire em 2023

        Espero ter ajudado
        Abençoado dia
        Um bem haja

        Responder
    • Helena Montez

      Bom dia,
      O meu padrasto fez o pedido a 7/01/2022 sendo que pelas respostas do centro de saúde ainda estão a convocar os pedidos de junta de março/2020.
      Entretanto já está acamado e completamente dependente.

      Responder
  4. Madalena Gonçalves

    O meu marido é doente de Parkinson á muitos anos.Tem o atestado multiusos à 11 anos com 83%incapacidade,tem piorado muinto Pode pedir uma avaliação ,visto que nao tem cura nem melhoras?se isso for possivel a reforma aumenta?podeme esclarecer. Muito obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Com 80% ja tem direito a todos os apoios possíveis.

      Responder
      • Jose Freitas

        Bom dia,
        Tenho doença neurológica degenerativa com mais de 70% incapacidade.
        Entreguei a documentação para o atestado muitiusos em Outubro de 2022 e ainda não me foi dado qualquer input quanto aos próximos passos.
        Esperemos que esta ideia que partilhou seja implementada para bem de todos,
        O seu podcast é um serviço público.
        Obrigado por isso.
        Melhores cumprimentos
        José

        Responder
      • Maria

        Desde que verificados os demais pressupostos para cada apoio. Se se dizer que basta 80% de incapacidade, sem mais, as pessoas podem ficar com a ideia de que nada mais é necessário.

        Responder
  5. José Manuel Marques da Costa

    Conforme todos sabemos, a lei da Prestação Social para a Inclusão foi alterada e uma vez que, o meu Atestado de Incapacidade, atestar 76%, datado a 2013, por TCE, atualmente ainda sofro de Epilepsia, desde Dezembro de 2014, e já fiz o pedido no dia 25 de Março para ir a uma reavaliação do grau de incapacidade multiusos. Não sei se estas novas leis e juntas médicas não estarão em ligação, com o objectivo de prejudicar os cidadãos.

    Responder
  6. José Manuel Marques da Costa

    Peço desculpa, mas por lapso, escrevi que, fiz o pedido de avaliação do AMIM, no dia 25 de Março, mas foi no dia 25 de Maio.
    Obrigado.

    Responder
    • Maria Vieira

      Pedido feito em junho de 2021 ainda aguardar , Arouca santa Maria da feira

      Responder
      • Manuel Rodrigues

        Entreguei os meus documentos em julho de 2021 depois de ser submetido em Fevereiro d’esse ano a uma prostatectomia radical para extirpar um tumor cancerígeno e continuo a aguardar

        Responder
      • Paula

        Fiz o pedido em Dezembro de 2022 e recebi hoje a carta para o dia 5 agosto tenho só 1 dúvida como tratei pela ss direta e não encontro nenhuma informação é possível dizer se o pagamento do psi é pago desde o dia em que meti os papéis ? Faro

        Responder
    • Rui Garcia

      Estou reformado por invalidez desde novembro 2022, em janeiro 2023 fiz o pedido do atestado multiusos, até á data nada, pergunto se fiz junta médica para me ser atribuído a invalidez, porque não é logo atribuído a percentagem do grau de invalidez.
      No momento preciso desse grau de invalidez para ser acionado o seguro invalidez/morte, para poder receber alguma coisa.

      Responder
      • Maria

        São juntas diferentes, com regras diferentes e para finalidades diferentes.

        Responder
    • Ana carvalho

      Bom dia o meu marido tem uma multiusos com 64% acabou em novembro do ano passado.. pôs os pedido para ser reavaliado em junho com a documentação toda .. disseram me logo que estava uma lista de espera de 2anos.mas que continuava com os benefícios iguais ao que tinha.. é verdade menos nas finanças..mas resolvi..e continua a espera da revisão..

      Responder
  7. Marta

    Fiz o pedido de junta médica no dia 1 de fevereiro de 2022 em Coimbra. Já entreguei relatórios mas ainda não me chamaram para avaliação.

    Responder
  8. Meire

    Olá fiz o pedido no meu centro de saúde em Leiria no mês de janeiro, mas a senhora me informou que tem milhares de pessoas em minha frente e que por enquanto está tudo parado

    Responder
    • Maria

      Em Setúbal está uma miséria o andamento das Juntas Medicas. O meu AMIM caducou em Março deste ano. Entreguei todos relatórios em Janeiro e não sei quando serei chamada!!! QUE PAÍS ESTE QUE NÃO CUIDA DOS SEUS?

      Responder
  9. Maria Rosa Faria

    Boa noite,
    Fui avaliada em 2019. Tinha incapacidade de setenta por cento. Os meus problemas são doenças incapacitantes. Fui reavaliada em 2022 e deram-me quarenta e nove por cento. Meti recursos mas os documentos não chegaram ao destino. Como levava os originais a junta de recurso mandou-me entregar novamente todos os documentos em Braga. Fui a uma consulta de avaliação de dano corporal feita por um médico de medicina legal, que faz juntas médicas. Tenho um relatório de avaliação de dano com oitenta e nove por cento. Entreguei o relatório deste médico e outros de várias especialidades, exames médicos, isto é, quase vinte anexos. Estou a espera novamente há vários meses. Pode dizer-me que espero desde 2021. Ninguém resolve o problema! Já fui prejudicada na minha colocação porque fui dar aulas a muitos quilómetros da minha residência e tive de meter atestado. Ninguém quer saber das pessoas com deficiência . Haja alguém que faça alguma coisa!

    Responder
  10. liana sousa

    Olá boa noite
    Em outubro de 2020 fui operada ao cancro nos intestinos…fui chamada á junta médica em julho de 2021 onde me deram 60% de incapacidade… depois de vários exames vim a saber que além de ter herdado também sou portadora da doença de Síndrome de Lynch.
    Pedi nova reavaliação do atestado em Dezembro de 2022 e aguardo na lista de espera com o número 397.
    Muito obrigada
    Meus cumprimentos

    Responder
  11. Susete Nunes

    A minha filha tem 62% de incapacidade e está há espera desde 2021 da nova junta médica para renovação do mesmo. Já fui diversas vezes ao centro de saúde perguntar se se passa alguma coisa, a resposta é sempre a mesma….está tudo muito atrasado desde a pandemia. Inadmissível!

    Responder
  12. Maria Fátima Magalhães Santos

    Perdão. Esqueci de dizer que sou de Viseu

    Responder
  13. Eva Alice Couto Ribeiro

    Olá Pedro boa noite eu meti os papeis para a inclusão em 2019 aond fui á junta médica e 2021 de Novembro com uma incapacidade de 80% depois só em Agosto de 2022 é que foi deferido não me foi pago os meses de Novembro de 2021 até Julho de 2022 porque teve que ser avaliado pelos médicos na segurãnsa social de Aveiro a minha pergunta é a seguinte eu não tenho direito aos meses que estão para tráz? É que eu já fui Aveiro 2 vezes e a resposta é a seguinte quando saír no diário da República sabe me dizer se já saío? Obrigado

    Responder
  14. JRM

    Bom dia,
    A emissão de atestado por doença oncológica (60%) pelo hospital tem a validade de 2 anos. Achei que era automático pelos 5 anos (mínimos concedidos por lei) mas eu pedi o meu em novembro 2021 e tem validade até 2024. Depois de me informar, tenho de no inicio do próximo ano requerer junta médica para a sua renovação.

    Responder
    • Maria

      Reclame no Gabinete do Cidadão do Hospital que emitiu o atestado. ALei 14/2021 refere 5 anos.

      Responder
      • JRM

        Logo quando recebi fui lá até pensando que era erro de emissão e disseram-me que era assim… que tinha de ir a uma Junta em 2024…

        Responder
  15. Rui Goncalves

    Mem-Martins, pedido de junta em Novembro de 2022. Doente oncologico e outras doenças crónicas. DPOC, HTA com deformações cardíacas. Resposta do centro de saúde em Março de 2023 dizendo que estavam a tratar dos pedidos do fim de 2019 principio de 2020.

    Responder
  16. Ana Gomes

    Boa tarde, eu fiz o pedido da reavaliação para a minha filha em dezembro de 2022.
    Há cerca de um mês telefonei e disseram-me que estavam a chamar os pedidos feitos em outubro.
    Já não deve faltar muito…🤞
    Vivo na Maia, zona do grande Porto.
    Da outra vez, foi muito rápido e,no final da consulta, já trouxe comigo o dito atestado.
    Desta vez, veremos!
    Haja esperança!
    Ana Gomes

    Responder
  17. João Bárbara

    Consegui me safar após 15 meses + 1 carta em tom dramático (mas real) redigida pelo ChatGPT. Sindrome de cauda equina, 80% definitivo.

    Vila Nova de Gaia, Madalena.

    Responder
    • Vítor Carvalho

      coloquei o AMIM acerca de 3 meses no centro de Almada e na altura da entrega da documentação para a renovação e disseram que não iria ser comprido os prazo estabelecido pela lei que são de 60 dias. O atraso está em um ano gostaria de saber como proceder à renovação dado que termina a 31 de dezembro fim do qual perderei todos os direitos adquiridos.
      Tenho uma incapacidade de 61%, não compreendo este valor pois tive um linfoma no hodgkin no estômago ao qual fizeram uma gastrectomia total e uma com os espelectomia e na primeira avaliação deram 80%

      Responder
  18. Joao António Pratas Duarte

    Sou doente incologico tenho 70 % de incapacidade, ando a ser seguido no IPO Lisboa. Apresentei a documentação em 27-01-2022 pois pensei que a validade terminava em Fevereiro de 2022, mas só terminava em Dezembro de 2022, perguntei no posto médico se era preciso apresentar novos documentos disseram que não. Posto Médico Santo António dos Cavaleiros, Odivelas n. SNS.
    O que devo fazer?

    Responder
  19. Margarida Coutinho Rocha

    Boa tarde Pedro,

    O primeiro atestado multiusos foi emitido em 2015 e foi muito rápido para o obter, doença oncológica. O mesmo exigia nova avaliação até o primeiro semestre de 2020, foi pedido nessa altura e apenas em Fevereiro de 2023 sou chamada para junta médica.
    Algo grave que aconteceu, foi o facto de me terem baixado a percentagem, inferior a 60%.
    Repare que na primeira avaliação, em que ainda só tinha sido operada deram de imediato 60% e disseram que nunca mais desceria daquela percentagem, uma vez que era doença oncológico e pelo facto de ser muito jovem.
    Ora após tratamentos de quimio, radio, braquiterapia, imunoterapia, cinco anos induzida em menopausa, e actualmente ainda a tomar um dos fármacos a 10 anos, acharam por bem darem 57% de incapacidade. Sendo que sou Fisioterapeuta, isto afectou de forma significativa um dos membros!

    Responder
  20. Mª. Luísa M. G. Oliveira

    Fiz o meu pedido em Março de 2022. A semana passada fui ao serviço respectivo da Unidade Saúde Terras do Ave e informaram-me que estão a chamar ainda o mês de Junho ou Julho de 2021. Como tenho lúpus, gostaria de saber se terei direito ao atestado e com que incapacidade.
    O melhor será esperar sentada para não me cansar muito.
    Abraços
    Luísa Oliveira

    Responder
    • João Manuel da Silva Fonseca

      Tenho relatorio medico e incapacidade de 70%
      Mas por ter no cartao de cidadao a morada estrangeira nao me dao um atestado multiuso
      Eu pergunto sendo deficiente ai em Portugal nao tenho regalias algumas
      Sera normal
      Obrigado

      Responder
  21. Margarida Saraiva

    Entreguei pedido de reavaliação em Agosto de 2021, ano em que tinha de pedir nova junta.
    Com o comprovativo do pedido, os benefícios fiscais têm sido mantidos no IRS(2022) e na isenção de IUC(2022 e 2023).
    Aguardemos
    Margarida Saraiva- Rinchoa

    Responder
  22. Carlos Antunes

    Boa tarde
    Eu também estou à espera da renovação do certificado multiusos.
    Eu tive um AVC hemorrágico em Abril de 2012 que me apanhou o lado direito, quando sai do internamento foi pedido uma junta médica no qual foi atribuído 76 % de incapacidade e cujo atestado era de 5 anos ou seja era renovado de 5 em 5 até tudo bem, com o atestado ( neste caso o segundo acabava no final do ano de Dezembro de 2022, em 10 de Novembro deste mesmo ano 2022 pedi a renovação do atestado multiuso, estou à espera até agora da renovação, enquanto aqui nas Caldas da Rainha onde pertenço era a renovação feita pela unidade de saúde pública de Caldas da Rainha, mas depois do covid entregaram ao centro de saúde o que veio foi piorar, oi seja em vez de andarem para a frente foi ao contrário tipo caranguejo 🙂 é o país que temos e governantes que não valem um chavo, entretanto vai um ano assim à espera desespera torna à esperar, eles como não precisam destes documentos, aliás se precisam alguém lhos traz . O Zé Tuga esse espera…..😣

    Moro no concelho de Caldas da Rainha

    Responder
  23. Ana Baptista

    Boa tarde!

    Pedido feito em Maio de 2021 e à data de hoje, a única informação do centro de saúde, é a de que estão a convocar os de Março de 2020. Já passaram mais de 2 anos e segundo dizem, ainda temos mais um ano e tal. Zona de Odivelas. Se a nova lei vai ser cumprida?! Esperemos para ver.

    Responder
  24. Ana Gervásio

    Boa tarde
    Aguardo data para junta médica para efeitos de atestado multiuso desde 13/12/2022, faz hoje 7 meses. Será a 1a vez, enviei todos os relatórios.

    Responder
  25. Isabel Guedes

    Fiz o pedido via S.S. em janeiro de 2023, por ter tido um AVC Esquemico, á qual deixou me sequelas irreversíveis cognitivas e cardíacos.
    Foi indeferido, á qual vou recorrer novamente.
    Uma desgraça e tristeza os órgãos do estado sociais. Inadmissível!

    Responder
    • Maria

      O atestado multiuso não se pede na Segurança Social mas sim no centro de saude de sua residência.

      Responder
  26. Ana Paula Silva

    Boa tarde. Tenho um atestado multiusos com incapacidade de 60%, devido a um Glioblastoma difuso. Fiz o pedido para uma reavaliação do meu certificado multiusos em abril de 2022 à entidade responsável de Barcelos, que fica em Esposende. Como ainda não tinha recebido qualquer resposta e a AT estava a pedir que fizesse o pagamento do IUC da minha viatura (uma vez que o certificado que tenho já tinha ultrapassado os 5 anos) liguei para lá a perguntar o que se passava. O que me disseram é que havia um atraso muito grande e que estavam a chamar as pessoas que pediram certificado em agosto de 2020. Por este andar, eu e muitas outras pessoas, vou ficar sem a dita renovação durante muito tempo. Já reclamei, mas nada adiantou. Tive de pagar o IUC, apesar de os certificados estarem em vigor até ao fim do ano, segundo uma legislação que saiu. A AT exigiu um documento da ARS a dizer isso mesmo, apesar de ser lei. Eu fiz o pagamento, porque este foi exigido e quando me foram buscar o documento (eu não o pude fazer porque a minha condição oncológica não me permite conduzir) enviei-o à AT e agora estou à espera que me respondam. A questão que coloco é será que me vão chamar entretanto? O que devo fazer?

    Responder
  27. Magda Rosário

    Eu sou doente com esclerose múltipla diagnosticada desde 2011, fiz a primeira junta médica para ter o atestado multiusos onde me atribuíram 62% de incapacidade, como tenho vindo a piorar voltei a solicitar uma reavaliação á minha incapacidade em janeiro de 2022 onde me disseram que as juntas estavam muito atrasadas por causa do COVID. Á dois meses atrás voltei a questionar e a informação foi que ainda estavam a chamar os doentes que tinham solicitado junta médica em fevereiro de 2020. Estou passada. Sou de Loures

    Responder
  28. António pinto

    E a perda.de direitos para quem e reavaliado, mesmo tendo sido aprovado na assembleia o contrário..uma vergonha

    Responder
    • Lúcia B

      Exato, é uma vergonha! Sr Pedro Anderson, para quando uma reportagem sobre a perda dos direitos após reavaliação do atestado multiusos? Apesar da lei, cada repartição de finanças tem a sua interpretação… Todos nós sabemos que não é justo que se percam os poucos benefícios que tínhamos anteriormente pois a qualidade de vida jamais voltará a ser a mesma. Seria muito bom uma reportagem que nos esclarecesse e chamasse a atenção dos nossos governantes para esta tremenda injustiça.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Ola. Ja fiz. A interpretação das Finanças é irredutível até ao momento. Tera de avançar para tribunal se tiver meios oara isso…

        Responder
  29. Noelia Gonçalves Lourenço

    O meu demorou 2 anos
    Foi passado pelo médico do hospital caso contrário, demoraria mais

    Responder
  30. Carlos Monteiro

    Boa tarde! Agradeço desde já ao Pedro Andersen pela criação deste site que no meu caso, ajuda bastante a colmatar a minha iliteracia financeira e conhecimento e interpretação de legislação.
    Quanto ao AIM fui avaliado com 70% incapacidade em 2015 Mas tenho, por lei de ser reavaliado de 2 em 2 anos Infelizmente já estou habituado aos grandes atrasos das juntas que passou a ser de 1 ano e 6 meses aquando da pandemia Saiu legislação que permitiu prorrogar o prazo de validade do último AIM que terminou em Dezembro de 2020 que só foi renovado em Julho de 2021 Aqui, quanto a mim, surgiu a primeira incongruência Apesar desta data da última junta determinaram que seria válido até 31/12/2022 Requeri a junta para 2023 e já me informaram que estavam a convocar os requeridos em Fevereiro de 2022

    Responder
  31. Carlos Monteiro

    Esqueci da dizer que é no Porto cidade

    Responder
  32. Carlos Monteiro

    Agora começou a saga com as Finanças Não consideraram o DL 42A/2022 alínea art° 5° b) Até 31 de dezembro de 2023, no caso da sua validade ter expirado em 2021 ou expire em 2022 Foi-me esclarecido quer pela administração central quer pela repartição de finanças da minha morada, em português literal: paga tudo sem benefícios e depois de possuir o AIM será reembolsado Mesmo existindo o DL 80A/2021 que permite que o deficiente opte pelo grau de incapacidade que mais o beneficia quando reavaliado por junta que lhe atribui menor, desde que se refira à mesma doença.
    Fiquei estupfacto Para que serve a lei? A situação atinge tantas pessoas que até correu, não sei se ainda corre, petição pública para que as finanças cumpram DL 42A/2022 https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT112567 que até pode assinar qualquer cidadão

    Responder
  33. Carlos Monteiro

    Petição refere-se ao 80a/2021 e não ao que, por lapso referi

    Responder
    • Tunica

      Boa tarde.,
      Distrito de Évora, há 17 meses!
      Coragem

      Responder
  34. Sara Rodrigues

    Boa noite,
    Meti os papéis para a renovação do atestado em setembro de 2022 e na altura informaram-me que ainda estavam a chamar as pessoas que colocaram os papéis em novembro de 2019.
    No entanto, enviaram-me um documento carimbado e disseram que o atestado se mantinha válido até ser reavaliada.
    A minha questão é, uma vez que a minha incapacidade é de 60%, devido a um cancro na tiroide, caso a percentagem baixe e perca la direitos, terei de devolver algum valor ao estado?
    Obrigada

    Responder
  35. Ana Paula Pereira Rodrigues

    Boa noite.Fiz o pedido há cerca de um ano e meio no centro de saúde de Torres Vedras onde fui informada que estavam a chamar agora para Junta Medica os pedidos feitos no inicio de 2001.

    Responder
  36. Humberto Janota

    Tenho doença oncológica com certificado multiusos obtido pelo hospital que me acompanha em Agosto de 2020, mas como tenho outras patologias e sequelas graves provenientes da doença oncológica pedi junta médica para avaliação em Setembro 2020 no Centro de saúde familiar de Santo António dos Cavaleiros – Loures e até á presente data não recebi qualquer contacto para marcação da dita junta médica. Todos os meses contacto o respectivo centro e a resposta é sempre a mesma, ainda estamos com atrasos nas convocatórias, no mês passado informaram me que já estavam a convocar pedidos de Junho 2020.
    Aleluia digo eu, está quase!

    Responder
  37. Eduardo Santos

    Bom dia.
    Fiz o pedido de atestado multiusos em Julho de 2021 depois disso já fiz mais 3 cirurgias à coluna, tenho uma doença auto imune degenerativa e entretanto já fui reformado por invalidez e nem sequer sei a percentagem para accionar o seguro do empréstimo da casa nem posso meter os papeis para o psi.
    Tive também de trocar de carro para automático pois já era incompatível conduzir um manual e não tive benefícios nenhuns.
    Perguntei no centro de saúde como estava a lista de espera e estão a chamar de Maio de 2021.
    O maior problema é que a situação reporta a 2020 quando fiz a primeira cirurgia e pensei que ia trabalhar ao fim de 6 meses.
    Moro no distrito de Viseu.
    Obrigado.

    Responder
  38. David Augusto

    Bom dia Pedro.
    Eu tenho 78,44% de incapacidade (diz defenitivo)e, gostaria de saber se ao pedir uma reavaliação para uns possíveis 80% vou beneficiar de algum apoio financeiro porque, já li no Jornal economista que,ao ter os 80% existe um benefício automático com base em 284€ independente de quanto é o meu rendimento! É verdade? Eu sou reformado por invalidez.
    Antecipadamente grato pela atenção dispensada.

    Responder
  39. Belmiro Henriques Marques Piçarra

    Olá, o meu pai está acamado desde Fevereiro 2023 e pedi logo a junta médica para o atestado multiusos. Até agora, nada.

    Responder
  40. Sofia Dias

    Bom dia. A minha mãe foi diagnosticada há dois anos com demência depressiva. Tem exames médicos que confirmam esta incapacidade. Já me falaram neste atestado mas não sei como dar início ao processo. Ela depende parcialmente de alguém, neste caso o meu pai, para lhe orientar a medicação e sempre que ela tenta cozinhar, pois ora se esquece do que tem ao lume ora nem se lembra do que era para fazer. Já pouco sai sozinha para ir às compras porque Qd chega não trás o suposto. Tem sido um processo gradual da perda de memória. E em tantos médicos da especialidade e de família nunca houve um encaminhamento.
    Agradeço quaisquer esclarecimentos e ajuda. Bem haja!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola Sifia. Peça inediatamente o complemento por dependencia na segurança social e o atestado no seu centro de saude.

      Responder
  41. Mafalda

    Submeti o meu pedido para Junta Médica em fevereiro de 2020 e só fui chamada em maio de 2023. Pertenço à área de saúde de Loures.

    Responder
  42. António Alves

    Aguardo junta médica à dois anos, e não há maneira, é uma vergonha, mobilidade reduzida, necessito dístico para a minha viatura de deficiente, para efeitos de estacionamento, pois preciso de fazer fisioterapia diariamente e é um negredo para estacionar a viatura! Até quando? Para aguardar, é o país que temos! Distrito de Leiria.

    Responder
  43. Sofia Martins

    Fiz o pedido de reavaliação há um ano, continuo à espera.

    Responder
  44. Graciosa Folgado

    Vamos aguardar! Iria agilizar muitas situações….
    O meu filho tem 11 anos, incapacidade de 88,45%, com atestado válido até fim de 2020. Solicitei junta médica em Outubro de 2020, em Loures. Todos os anos reenvio e- mails anteriores a questionar se já há agendamento previsto. Dizem que temos de aguardar….
    A Seg Social nunca cessou apoios .

    Responder
    • Liliana

      Boa tarde.

      Quando diz que “No caso da oncologia, por exemplo, já pode ser o médico no hospital a passar o Certificado de Incapacidade Multiusos com 60% de incapacidade. É automático e não precisa de ir a Junta médica.”, no meu caso, nunca me foi dada essa hipótese, o médico apenas fez o relatório para ir a junta médica. Onde consigo ter mais informação sobre este procedimento?

      Gostaria de sublinhar na parte em que diz “o Governo prorrogou a validade dos AMIM para efeitos de benefícios sociais, económicos e fiscais”, que os utentes têm de pedir a renovação na mesma, antes da data de fim do atestado, senão a validade não é renovada automaticamente.

      Espero que este grupo de trabalho, venha acelerar nas renovações automaticas até porque no caso da oncologia, mesmo que a percentagem diminua, os beneficios adquiridos terão de se manter.

      Pedi o meu em Dezembro 2022 e disseram-me que aguardasse 1 ano. Fiz um ponto de situação há um mês e estão neste momento a ir às juntas médicas quem submeteu há um ano o pedido.

      Obrigada,

      Liliana

      Responder
  45. Horácio Bernardino Campos

    Horácio, 17-07-2023

    Boa noite,
    Sou doente oncológico desde 2019, na altura em que fui diagnosticado com a doença fui operado no Hospital Cuf em Santarém e foi um médico da especialidade não o que me diagnosticou a doença que me passou o AMIM, agora o que pergunto é para eu pedir novo AMIM se é novamente o Hospital onde fui operado que o passa o tenho que ir a uma Junta Médica.
    Aguardo a resposta

    Responder
  46. Adriana Leite

    Em Matosinhos, demorou 2 anos (2020 a 2022) com dispensa a avaliação física presencial do requerente. Pedi Reavaliação nesse momento e ainda estou à espera do resultado.

    Responder
  47. Marta Perpétuo

    Boa tarde a todos,

    Moro no Pinhal Novo, concelho de Palmela, distrito de Setúbal.

    O meu filho, tem um atestado de incapacidade, que tinha a duração de 10 anos e caducou em 2022.
    Só me apercebi agora na altura de submeter o IRS, “deu-me o click” e fui verificar a validade.
    Liguei para o Hospital D. Estefânia – Lisboa (onde ele é seguido), enviei email pela SS Direta, liguei para a Unidade de Saúde da área de residência (Palmela) e ainda não consegui obter quaisquer informação do procedimento. Apenas me alertaram que deveria ter solicitado a renovação 6 meses antes de “caducar”.

    Na tentativa de “adiantar o processo” solicitei ao Hospital D. Estefânia um relatório clínico atualizado, e para tal terá de realizar novos exames. Marcação efetuada para 18/10/2023…

    Não sei que tipo de “multa” me será imputada, por não ter solicitado a renovação dentro do prazo estipulado, e o que fazer mais para resolver a situação.

    Se alguém me puder ajudar, agradeço.

    Responder
  48. Diana

    Boa tarde,
    O meu filho tem trissomia 21. Nasceu com trissomia e assim será toda a vida! Não obstante, o AMIM tinha de ser renovado no ano em que completasse o 5º aniversário, em 2022.
    Já sabendo dos atrasos das juntas médicas fui fazer o pedido de renovação logo no início de março de 2022. Disseram-me logo que ia demorar até ser chamado porque nem sequer estavam a fazer juntas médicas.
    Em outubro de 2022 contactei-os e tinham retomado as juntas, estavam a chamar os pedidos de novembro de 2019. Hoje voltei a contactar e informaram-me que estão ainda a chamar quem entregou pedidos em setembro de 2020. Somos de Sacavém, Concelho de Loures.
    Tenho os pedidos de prorrogação nas finanças e ISS ao abrigo da lei (até 31 de dezembro de 2023) e o meu filho nunca perdeu qualquer apoio. Mas com este ritmo nem dezembro de 2024 seria suficiente.
    Obrigada,
    Diana

    Responder
  49. Rita Galrão

    Boa tarde. Tenho um atestado multiusos com 60% de incapacidade por situação oncológica que termina a validade em novembro de 2023. O que devo fazer? Pedir junta médica? É possível que baixem a incapacidade? Trata-se de situação oncológica na tiróide, tendo feito a remoção total do órgão. Para questão de benefícios, irei perder os que tenho ou mantêm-se mesmo que a percentagem da incapacidade mude?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Só o avjunta é que decide se mantém desce ou sobe…

      Responder
      • Paula Ferreira

        Boa noite.
        Fui diagnosticada com uma doença autoimune incapacitante.
        Entreguei os relatórios médicos e pedi atestado multiusos em maio deste ano.
        Quando serei chamada para a junta médica.
        Obrigada.

        Responder
  50. Ana Gil

    Fiz o pedido do multiusos agora, Junho 2023, a Sra da seg social Amadora, disse: estamos a chamar os de 2021.

    Responder
  51. Conceicao

    Ola Pedro
    E nos casos de doentes transplatados renais que tinham o atestado vitalicio? Este ano as finanças não aceitaram o atestado e obrigam a devolver os benefícios fiscais.
    Isto em Braga

    Responder
  52. Vera Gonzaga

    A minha mãe sofre de depressão, tem osteoartroses, fez duas fraturas de vértebras, caminha toda curvada com ajuda de bengalas e nem pode sair à rua sozinha, tem síndrome de Ménière (vertigens) é dependente em praticamente tudo, tentou suicídio… fomos pedir complemento por dependência a médica “riu-se” na nossa cara e disse para ela ir para as termas fazer tratamentos! Assim anda a sensibilidade de quem tem o destino dos outros nas mãos…

    Responder
  53. Maria Vicente

    Pedi uma reavaliação do meu grau de incapacidade em Novembro de 2022.
    Já pedi esclarecimentos na USF Palmela e obtive a informação que estão a ser chamados os pedidos de 2020.
    Tenho 50 e uma incapacidade atribuída por 10 anos de 73%.
    O medico que me acompanha fez novo relatório a explicar que a invalidez +e definitiva e corresponde a 98$.
    Está em causa uma atribuição de uma Prestação Social para a Inclusão.

    Será que depois a segurança social vai pagar desde a data do pedido do certificado Multiusos?

    Responder
  54. Vitor Manuel

    Ola Pedro,
    Obrigado pelo contas poupanças.
    Tenho a espondilite anquilosante, HLA-B27 doença autoimune tenho direito ao certificado Multiusos?
    Mais uma vez obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Obviamente. A percentagem é definida pela junta.

      Responder
  55. Sara

    Fui diagnosticada em 2020 com esclerose multipla.
    Além disso, tenho obesidade e bipolaridade. Fiquei também com várias sequelas da esclerose como por exemplo dormencia permanente e diminuição de força nível 4.
    Até então ninguém sabe dizer-me nada sobre o meu processo do pedido do atestado multiusos e sem ele não beneficio de nenhum apoio social, o que dificulta toda a minha vida já que dependo de muitas medicações.
    Sou de Setúbal.
    Alguém tem alguma sugestão do que eu possa fazer? Por favor

    Responder
    • Alexandra Garcez

      Boa tarde.
      Desde ja agradeço o seu excelente trabalho .
      O meu marido tem doença Biporal , pediu o relatório à psiquiatra, dirigiu-se ao centro de Saúde no dia 1 de Fevereiro de 2023 ,e duas semanas enviaram uma carta para a junta em Tavira..ficámos admirados ser tão rápido!!
      Deram-me 60%de incapacidade durante 5 anos.

      Os meus comprimentos.

      Alexandra Garcez

      Responder
  56. Paula Lemos

    Tenho Atestado de Incapacidade desde 2019 por doença oncológica. Fiz o pedido de renovação em janeiro deste ano, uma vez que o meu atestado termina em dezembro. Aguardo ainda a marcação de Junta Médica.

    Responder
  57. Vanda

    Bom dia,
    Sou doente oncológica e a validade do meu atestado era até final de 2020.
    Contudo, em contexto de pandemia e sem saber como fazer para o renovar, contactei o meu Centro de Saúde (primeir conatcto em Maio de 2020) que me facultou um contacto telefónico da ACES de Loures e Odivelas. Liguei dezenas, para não dizer centenas de vezes e durante meses para esse contacto, mas nunca ninguém me atendeu… Enviei e-mails sem ter obtido qualquer resposta, aparentemente, como me informaram mais tarde, porque utilizei o endereço errado, endereço esse que obtive através do Google…
    Terminados os diferentes confinamentos, e quando finalmente era possível circularmos, dirigi-me à referida ACES onde (uma vez mais finalmente!), me facultaram o “impresso” para solicitar junta médica para reavaliação. Desta feita não foi sequer necessário preenchê-lo logo ali no local, por forma a evitar aglomerações de pessoas desnecessárias em contecto pandémico, e facultaram-me um endereço de e-mail, para onde enviei o pedido e ao qual responderam com a digitalização do mesmo com o carimbo de entrada de processo!
    Estou à espera há cerca de 2 anos… Envio periodicamente um e-mail com pedido de ponto da situação, ao qual gentilmente têm respondido. Em Fevereiro já deste ano (2023) ainda estavam a marcar os pedidos de junta médica efectuados em Janeiro de 2020… Questionei se poderia, voluntariamente, fazer marcação para uma outra ACES, numa outra área do país, que estivesse, eventualmente, menos sobrecarregada, mas informaram-me que isso não era possível e que teria de aguardar pela junta médica na ACES da minha área de residência.
    Entretanto, os meus benefícios que haviam sido prorrogados até final do ano passado caducaram, vendo-me assim privada dos meus direitos e sem que os deveres destas entidades sejam cumpridos, uma vez que, que eu saiba, as juntas médicas devem ser marcadas no prazo máximo de 60 dias…

    Responder
  58. Vanda

    Bom dia,
    Sou doente oncológica e a validade do meu atestado era até final de 2020.
    Contudo, em contexto de pandemia e sem saber como fazer para o renovar, contactei o meu Centro de Saúde (primeiro contacto em Maio de 2020) que me facultou um contacto telefónico da ACES de Loures e Odivelas. Liguei dezenas, para não dizer centenas de vezes e durante meses para esse contacto, mas nunca ninguém me atendeu… Enviei e-mails sem ter obtido qualquer resposta, aparentemente, como me informaram mais tarde, porque utilizei o endereço errado, endereço esse que obtive no Google.
    Terminados os diferentes confinamentos, e quando finalmente era possível circularmos, dirigi-me à referida ACES onde (uma vez mais finalmente!), me facultaram o “impresso” para solicitar junta médica para reavaliação. Desta feita não foi sequer necessário preenchê-lo logo ali no local, por forma a evitar aglomerações de pessoas desnecessárias em contecto pandémico, e facultaram-me um endereço de e-mail, para onde enviei o pedido e ao qual responderam com a digitalização do mesmo com o carimbo de entrada de processo!
    Estou à espera há cerca de 2 anos… Envio periodicamente um e-mail com pedido de ponto da situação, ao qual gentilmente têm respondido. Em Fevereiro já deste ano (2023) ainda estavam a marcar os pedidos de junta médica efectuados em Janeiro de 2020… Questionei se poderia, voluntariamente, fazer marcação para uma outra ACES, numa outra área do país, que estivesse, eventualmente, menos sobrecarregada, mas informaram-me que isso não era possível e que teria de aguardar pela junta médica na ACES da minha área de residência.
    Entretanto, os meus benefícios que haviam sido prorrogados até final do ano passado caducaram, vendo-me assim privada dos meus direitos e sem que os deveres destas entidades sejam cumpridos, uma vez que, que eu saiba, as juntas médicas devem ser marcadas no prazo máximo de 60 dias…

    Responder
  59. João Alexandre

    Bom dia Pedro.
    Tenho Atestado de Incapacidade motora permanente de 86%, preciso de um novo atestado para adquirir viatura automática pois o Atestado tem de ter menos de 5 anos, neste caso este grupo de trabalho irá ajudar a agilizar este tipo de questões? Onde me devo dirigir para submeter o meu caso a esse grupo de trabalho? Infelizmente a minha situação só tem tendência a piorar e não melhorar, qual a lógica de ter de ir a nova junta médica só para uma situação destas e tirar vez a pessoas que precisam mesmo de um atestado novo para terem acesso aos benefícios?
    Muito obrigado por toda a ajuda que tem dado a nós portadores de deficiências!

    Responder
  60. Vitor

    Olá, agradeço qualquer informaçãp elucidativa…. sou doente oncologista e pensionista português mas resido no Brasil, existe alguma forma de eu obter um atestado medico de incapacidade multiuso que se coadune com as exigencias portuguesas ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Deve ligar para a segurança social portuguesa. Suponho que teria de vir a Portugal para uma junta medica portuguesa.

      Responder
  61. Cláudia Carneiro

    Olá bom dia!
    Até final de 2021 usufrui de um grau de incapacidade de 60%, fui reavaliada em Maio de 2021 tendo a percentagem baixado para 25%.
    Entretanto tive conhecimento da Lei 80/2021, que permitia poder continuar a ter os benefícios fiscais como anteriormente.
    Em Dezembro de 2022 recebi ordem da Autoridade Tributária para efetuar o pagamento do IUC do meu automóvel, que ao continuar com os benefícios fiscais estaria isenta. Pedi esclarecimento ao Chefe das Finanças da minha área que prontamente me respondeu o seguinte:

    Informo que através da Instrução de Serviço nº 40091 Serie I de 2022-09-30, foram transmitidas instruções aos serviços que no sentido de, nos termos da alínea d) do nº 16 do Ofício-Circulado n.º 20244, de 2022-08-29, do Gabinete da Subdiretora-Geral do IR e das Relações Internacionais:
    “Nos anos seguintes àquele em que se verifica o processo de revisão/reavaliação, em que resulte desse processo a atribuição de um grau de incapacidade inferior a 60%, o mesmo já não é fiscalmente relevante porquanto os contribuintes não reúnem os pressupostos previstos na lei, nos termos do n.º 5 do artigo 87.º do Código do IRS, em qualquer momento do respetivo período de tributação, pelo que não lhes assiste o direito à aquisição do regime fiscal das pessoas com deficiência”.

    Pelo que entendi o ofício circular 20244 contradiz a Lei 80. É possível?
    Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não só é possível como é o que esta a acontecer. Sugiro queixa na Provedoria de justiça.

      Responder
  62. Maria Nunes

    O meu Atestado multiusos de incapacidade terminou a validade em Abril 2022. Pedi a renovação em Janeiro de 2022. Ainda não me chamaram. Anteriormente eram os delegados de saúde que faziam as juntas médicas, agora são médicos de família. O meu concelho é de Palmela, distrito de Setúbal.. Se entretanto não o renovaram, perco benefícios em janeiro de 2024.

    Responder
  63. Anabela Gomes

    bom dia
    fiz o meu pedido de renovação em dezembro de 2020 e só dia 31 de agosto é que vou à junta médica….. e foi por muita insistência minha….uma vez que a minha prorrogação, por causa do covid, terminou em dezembro de 2022.
    obrigada

    Responder
  64. Carmen Mendes

    Boa tarde,
    Como doente oncológica tenho atestado que termina em Dezembro de 2023. Já sabendo dos atrasos pedi a renovação em Abril, até hoje não tenho marcação de junta médica nem previsão para tal. Os atestados terminados em 2023 não te prolongamento, que se saiba, até a data. Vou perder os meus benefícios fiscais até ter a renovação (que pelo andar só daqui a 1 ano ou mais)? Será que posso pedir um novo, não renovação, a minha oncologista?

    Obrigada

    Responder
  65. Kelly Ribeiro

    Fiz o pedido do atestado multiusos pro meu filho, em 2021 e ele não foi chamado para nenhuma consulta, entretanto, recentemente olhando a App do SNS dele para ver as vacinas, descobri que foi atribuído a ele o atestado, porém não fui informada de nada e não tenho nenhum papel com essa informação. Minha dúvida é: eu preciso disso em papel para apresentar na segurança social ou posso mostrar apenas na App do SNS que eles aceitam? Agradeço a atenção 🙌🏻

    Responder
  66. Ana Ventura

    Muito bom dia,

    Tenho um certificado de incapacidade multiuso emitido em 2018 e pedi, no dia 12-09-2013, uma reavaliação. Disseram-me que não podem prever data de realização da Junta Médica, pois estão com um atraso muito grande.
    Uma vez que o certificado atual tem validade até Dezembro 2023, como devo proceder em relação ao IRS, caso não seja convocada em tempo útil?
    Agradeço a atenção

    Responder
  67. António Pedro Gonzalez

    Bom dia Pedro e equipa do ^Contas Poupança.
    Fui recentemente amputado, estou disposto a esperar até ao dia 31 de Janeiro de 2024 para ser chamado à junta que me há-de atribuír o atestado multiusos (este prazo foi estipulado por mim como sendo plausível). Entretanto, se estiver vivo, com total capacidade das minhas faculdades mentais e ainda não tenha sido chamado para a dita junta (vou sonhando), tenho 5 meses para preparar a carta que vou escrever para o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministéro da Saúde, Ministério da Segurança Social, Provedor da Justiça, representação parlamentar portuguesa na Comissão Europeia, Comissão Europeia dos direitos Humanos (Consilium), para além da comunicação social, a explicar o meu caso, onde irei exigir que me expliquem o motivo de esterem, impunemente, a deixar morrer pessoas antes de lhes enviar um documento essencial para fazer valer os seus direitos de cidadania, documento esse que, ironicamente, pode ser preenchido em 10 minutos, o tal Atestado Médico de Incapacidade Multiuso. Não acredito que haja desculpa que justifique tanta incompetência. Comeram-me a carne… têm de me roer os ossos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Caro António. Está a ser demasiado simpático. Escreva e envie já. E envie-me o seu contacto por mensagem privada para avançar com reportagem. Abraço

      Responder
  68. Mónica Silva

    Boa tarde,

    Foi me diagnosticado esclerose múltipla à cerca de 6 anos.
    Nunca me falaram do atestado multiusos, aliás a Neurologista até poderia falar comigo e dizer mas nada.
    Como agora tive uma consulta de infeciologia e como tenho que tomar uma serie de vacinas pelo centro de saúde e 2 por minha conta, o que me chamou à atenção foi a enfermeira do centro de saúde que disse que não estou assinalada como doente com doença auto imune / crónica.

    O que gostavam que me informassem caso seja possível, o que eu devo fazer para pedir o atestado multiusos, se devo escrever à Neurologista o que devo fazer.

    Gostaria da vossa ajuda neste campo.

    Obrigada
    Mónica Silva

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Deve levar todis is seus relatórios e exames à secretaria do centro de saude e marcar junta para o atestado.

      Responder
  69. Cristina

    Infelizmente na Saúde Pública de Odivelas/Loures estão a convocar as pessoas que requereram o Atestado Multiuso em setembro de 2020.

    Responder
  70. Belmiro Henriques Marques Piçarra

    Olá, fiz o pedido do atestado multiusos em Março de 2023, e até hoje não obtive qualquer resposta. O meu pai está acamado, completamente incapacitado.

    Aguardo resposta.

    Responder
  71. Alexandra Sucena

    Boa noite,
    O meu filho de 9 anos tem incapacidade de 94% (paralisia cerebral) com atestado multiusos válido até 27/04/2028. Fizemos a compra de uma carrinha para adaptação e agora a alfandega alega que o atestado encontra-se expirado pois para isenções de IVA tem de estar dentro dos primeiros 5 anos (prazo que findou este ano a 27/4), Fomos ao centro de saúde edizem que marcação só para dqui a 3 anos. O artigo que alegam é o Artigo 56.º – Instrução do pedido enviando igualmente o seguinte ponto das Finanças, a saber:
    “Declaração de incapacidade permanente emitida há menos de cinco anos, nos termos
    do DL nº 202/96, de 23 de outubro, ou de declaração idêntica emitida pelos serviços da
    GNR, PSP ou das Forças Armadas, consoante o caso. Contudo, em derrogação do prazo
    de cinco anos e de acordo com a nova redação do n.º 5 do art. 56.º do CISV (introduzida
    pela Lei do OE/2014 Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro), o atestado de multiusos
    passou a ter validade vitalícia nas situações de pessoas com deficiência definitiva não
    sujeitas a reavaliação. Sublinha-se que anteriormente (antes da alteração decorrente da
    Lei do OE/2014), a validade vitalícia era apenas reconhecida nas situações de pessoas
    com deficiência motora definitiva com grau de incapacidade permanente igual ou superior
    a 90%.”
    Dizem que a única solução é termos ainda este ano um atestado, caso contrário não eteremos isenção de impostos. Como poderemos ultrapassar este obstaculo? Será que basta termos um comprovativo de um pedido de marcação para uma Junta Médica? Será que ele enquadra-se nos casos em que pode ser passado pelo hospital?, mas aí baixam para 60% e penso que também não dará com esta percentagem…
    Agradeço caso seja possível, esclarecimentos

    Obrigada,

    Alexandra Sucena

    Responder
  72. Joao Antonio Pratas Duarte

    Apresentei os documentos para reavaliação em Janeiro de 2022.
    Se os médicos de oncologia podem passar os novos atestados, deixam de ter competência para fazer a reavaliação porquê ?

    Acho que solução seria os que têm mais de 60% eram passados atestados nem que fossem de validade de três anos. outros
    iriam então á junta médica.

    Responder
  73. Rogério Teixeira Fernandes

    Rogerio Teixeira Fernandes, 3 de Outubro de 2023 , 11:22 pm
    Fui submetido a uma Junta Médica em Almada, em 16/2/2017 com o grau de incapacidade 66% (0,660) Depois de dois Mielogramas não conclusivos tive necessidade de levar 30 transfusões de sangue, Com o terceiro Mielograma foi-me então diagnosticado Síndroma Miolodisplásico e devendo ser reavaliado no ano 2021. Desde esta data até hoje, estou a ser seguido de 6 em 6 meses, na Consulta de Hematologia. no Hospital de São Bernardo, Setúbal. Depois de constantes tentativas quer presencialmente, quer via telefone, fui sempre informado pelos Serviços de Saúde de Almada da necessidade de aguardar chamada para nova avaliação. Tenho várias patologias próprias dos meus 76 anos, duas já aplicadas 2 próteses nas ancas, o que posso provar do Relatório a Médica de Família, em carta fechada

    Responder
  74. Luísa Oliveira

    Quanto ao ser “automático” para doentes oncológicos.
    “Automático” não significa imediato….
    Comparado com os restantes casos, o tempo de espera é diminuto, mas demora.

    Fui diagnosticada com cancro da mama no final de Abril. Fui operada em Julho, uma semana depois de terminar o contrato de trabalho que tinha. O que quer dizer que não tinha rendimentos. Nem a RSI tinha direito pois avaliam mês anterior e em Julho ainda recebi uma semana e em Agosto recenbi a caducidade. Ninharias.
    Tive tratamentos de enfermagem em Agosto. E só no final de Agosto é que sou informada que posso pedir o Multiusos e pedir complemento.
    Com tanta azáfama e preocupações não tive cabeça para pesquisar a que tinha direito.
    Já pedi o Multiusos no hospital há mais de um mês e ainda não obtive resposta.

    Portanto, fui diagnosticada como doente oncológica há quase 6 meses. Desde a mesma altura que estou sujeita a tratamentos, terapias e intervenções.
    Ainda não obtive o atestado Multiusos. Ainda não comprovei se é “automático” ou não. Mas demora. Especialmente para quem deixa de ter rendimentos. Felizmente em Setembro voltei a trabalhar parcialmente e no fim de Setembro lá veio mais um paycheck diminuto.

    Se dispensa junta médica, devia ser logo ATRIBUÍDO no momento do diagnóstico pela equipa do hospital. Depois a pessoa usa ou não conforme a suas ideias.

    Responder
  75. Sandra Isabel Pereira Branco

    Fiz o pedido para junta médica para me dar o atestado multiusos e para me darem o grau de incapacidade já em Fevereiro, quanto tempo tenho mais de esperar
    Nao consigo trabalhar, sofro de depressão crónica, entre outras patologias
    Agradecia resposta por favor
    Cumprimentos
    Sandra Branco
    Póvoa de Varzim

    Responder
  76. Suéli Domingues

    Fiz o pedido de junta médica em março de 2021, concelho de Pombal, contínuo em espera… já fiz reclamação na ERS ao qual me dizem em pombal que neste momento nem sequer estão a fazer juntas médicas… estão á espera de ordens superiores… já lá vão mais de 2 anos em espera…

    Responder
  77. Fernando Gouveia Belem

    Caro Pedro Andersson

    Boa tarde
    Só hoje tive conhecimento deste site e passo a expor o meu caso. Tendo um cancro da próstata, fui operado à próstata e após junta médica em abril de 2018 foi-me atribuida uma incapacidade de 60% e emitido o respetivo atestado multiusos devendo ter sido reavaliado em 2022. Em dezembro de 2021, entreguei novo relatório médico e requeri uma nova junta médica, até porque em janeiro de 2022, tive de fazer várias sessões de radioterapia. Até hoje ainda não fui chamado e informaram-me que ainda estão a tratar dos atestados do inicio de 2021. Em junho de 2022 foi publicado um decreto a informar da prorrogação dos atestados mas este ano que eu tenha conhecimento nada foi publicado. oO meu atestado termina em dezembro deste ano e temo deixar de ter direito aos beneficios inerentes ao atestado.
    Será que o meu médico que me segue no SNS pode emitir um novo atestado ?

    Agradeço a sua informação

    Fernando Belem

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Lamento mas nso. Tera de aguardar pela junta médica. É de uma injustiça tremenda. Faça queixa na Provedoria de justiça.

      Responder
  78. Ana Margarida de Fátima Silva Dinis

    Na sequência dos emails por mim já enviados para v.as ex.as sem que os mesmos tivessem surtido qualquer efeito venho pela presente atualizar a situação.
    Além de tudo o que já referi nos emails transactos, de um linfoma terrível de pele, de falência total de órgãos, de uma vida dependente de terceiros pelas minhas limitações nomeadamente físicas, e porque preciso de um carro automático para me deslocar em virtude das necroses avasculares que têm aumentado, fui diagnosticada recentemente com um carcinoma triplo negativo. Recorri a ajuda para que pudesse recorrer à mastectomia em hospital privado visto o serviço nacional de saúde, nomeadamente o IPO de Lisboa estar com um atraso de 4 meses e 4 meses ser demais para mim…não me dar resposta em tempo (depois de morta já não preciso )… movi o céu e a terra… felizmente, ou não, pela gravidade da situação e pela urgência da minha situação, fui chamada pelo IPO onde fui mastectomizada na terça feira passada… com riscos agravados pelo linfoma de pele…
    Enfim… será que é pedir muito, ao fim de quase dois anos de ter requerido a junta médica, tendo já dois atestados multiuso anteriores (60% e 70% de incapacidade), encontrando-me limitada fisicamente, agora mastectomizada, com 3 próteses já colocadas (joelhos e anca esquerda), com duas próteses ainda para colocar (anca direita e ombro direito) , sem poder trabalhar (tendo tirado um curso superior e tendo deixado de exercer por motivos óbvios, infelizmente) será que vou ter direito ao atestado multiuso depois de morrer???
    O atestado nada mais é que um direito que me está a ser “roubado” há dois anos e que se traduz não só na atribuição dos direitos fiscais a que tenho direito e que fazem diferença no meu agregado familiar…bem como me está a ser “roubado” o direito de ser independente visto ter um carro de mudanças manuais, velho, que não consigo conduzir… Está-me a ser roubada a minha dignidade enquanto ser humano, plasmada pela CRP.
    Quem me dera não precisar de nada e continuar a exercer advocacia e ter uma vida… não tendo sido escolha esta que vivo, é de uma injustiça e repúdio este atraso de quase dois anos tanto na minha situação como em muitas outras. Não aceito e não me conformo!
    Aguardo resposta célere.
    Sem mais de momento
    Está foi a carta dirigida a quem de direito e que reflete a minha situação. Só me ocorrem duas palavras- verdoengos e desumano

    Responder
    • Paula

      Pedi a reavaliação em Setembro de 2022 pois o atestado caducava em Março de 2023 e ainda estou à espera.

      Responder
  79. Juliana pereira

    Uma pessoa que é diagnosticado com cancro tem de forma automática o certificado multiusos sem ter junta médica e sem ter 60% de incapacidade verificada? Ou evita só a junta médica mas é o médico que a diagnosticou que declara e se compromete com os 60% de incapacidade?
    Uma pessoa com diagnóstico cancro pode estar em tratamento e bem mas ter acesso na mesma ao certificado multiusos?

    Responder
  80. Rute Muguet

    Fiz o pedido de reavaliação do meu filho em março de 2022, pois o atestado terminava em setembro de 2022, até agora ainda não foi chamado para a junta médica e fiquei a saber que ainda estavam a reavaliar atestados de 2020.

    Responder
  81. Ana Morais

    Bom dia Pedro

    Já há luz verde sobre este grupo de trabalho criado em julho 2023?

    Ou seja, há novidades nos procedimentos, nomeadamente sobre a escusa de reavaliação por junta médica para casos de deficiências congénitas?

    Onde poderemos obter informação?

    Obrigada

    Responder
  82. Ana Morais

    Bom dia Pedro

    Já há luz verde sobre este grupo de trabalho criado em julho 2023?

    Ou seja, há novidades nos procedimentos, nomeadamente sobre a escusa de reavaliação por junta médica para casos de deficiências congénitas?

    Onde poderemos obter informação?

    Obrigada

    Obrigada

    Responder
  83. Sílvia Guerreiro

    Sobrevivente oncológica, estou a aguardar reavaliação para a junta medica desde 18-11-2021, quando fiz o pedido, ainda me encontro à
    data de hoje 22-11-2023 a espera de ser chamada para a reavaliação, faço a seguinte questão os relatórios médicos que entretanto foram passados e que tem mais de seis mês serão aceites e considerados ?

    Responder
  84. Paulo Sérgio Ribeiro da costa

    Boa noite, em 2017 tinha uma incapacidade permanente global de 61% entretanto requeri a prestação social para a inclusão onde veio deferido, foi a nova reavaliação fiquei com 50% definitivo. Acontece é que me foi tirada a prestação para a inclusão, mas na lei nº 80/2021 na alínea 4.º A diz que se mantem os mesmos direitos até em tão já adquiridos. O que faço?

    Responder
  85. João Magalhães

    Bom dia tive uma neoplasia da próstata fui tratado com braquiterapia a pesar de ter normalizado fiquei com problemas colaterais. Foi-me atribuído uma grau de deficiência de 60%. Este ano acaba a validade do Certificado Multiusos, pedi a renovação em Abril deste ano, até à data ainda não fui convocado., no entanto e de acordo com o decreto lei 80/2021 alínea 4 não me pode ser atribuída incapacidade à que me foi atribuída à época. No caso de me atribuírem incapacidade diferente aonde me dirijo? – Zona Grande Lisboa.

    Responder
  86. Vitor Oliveira

    Boa noite. Há alguma maneira de seguir o pedido do CERTIFICADO DE INCAPACIDADE MULTIUSOS entregue na Junta Médica?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.