Qual é a empresa mais barata de eletricidade?
No dia 1 de Julho o mercado da eletricidade em Portugal deu uma grande cambalhota e temos de parar um pouco para olhar à volta e tomar decisões.
Passada esta primeira semana, e usando o simulador da ERSE, já é possível tirar algumas conclusões para fazer escolhas inteligentes e continuarmos a poupar, como temos feito ao longo dos últimos meses. Os “grandes” já divulgaram os novos preços e há algumas conclusões interessantes.
O indexado continua a ser o mais barato
Tendo em conta os valores da eletricidade no mercado grossista na primeira semana de Julho, o indexado continua a ser o melhor preço apesar da subida muito grande das Tarifas de Acesso à Rede (TAR) decididas pela ERSE.
Há apenas uma exceção que é o tarifário Godenergy/ACP mas que exige que seja sócio do ACP, pagando uma quota mensal de 4,5 €. Pode compensar a partir do consumo de 150 kWh mensais. Faça as suas contas. Há cerca de 250 mil sócios do ACP em Portugal, logo eu diria a estas pessoas que podem ter acesso ao melhor tarifário de todos atualmente. Só pagam mais de eletricidade se quiserem.
Se não quiserem assumir esse compromisso, o indexado continua a ter o melhor preço no período entre 1 e 8 de Julho.
Como vai ver no gráfico seguinte, feito com base no simulador da ERSE, a sua nova bitola para preço “normal” para o kWh de eletricidade é a marca dos 13 cêntimos/kWh. Se na sua fatura aparecer um valor maior do que este está a desperdiçar dinheiro.
O tarifário ACP da Goldenergy fica a 8,36 cêntimos, que passa a ser o melhor de todos. Tem o indexado a rondar os 12 e várias opções “fixas” a 13 cêntimos fixos sem qualquer condição. Na opção sem condições, ainda compensa (por um triz) continuar no indexado.
Como pode ver a seguir, há várias empresas mais baratas do que a SU Eletricidade (Todas as indexadas, a Goldenergy, Iberdrola e a Endesa). Por estranho que pareça, a EDP é das mais caras de todas e a que tem mais clientes. Desceu os preços da energia, mas mesmo assim continua muito acima do mercado regulado e das outras que mencionei.
Já têm dados em cima da mesa para tomarem decisões inteligentes. Se estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas tem pelo menos 4 opções para escolher. Aí deve entrar em consideração o preço da Potências contratada e outros descontos que lhe interessem.
Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser.
Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato. É assim que se poupa!