CUIDADO COM O AJUSTE MIBEL NA FATURA DE ELETRICIDADE
Milhares de clientes estão a ser surpreendidos com uma nova linha na fatura de eletricidade que quase duplica o valor do kWh. Atenção que há pessoas que estão a receber faturas de luz de mais de 200 euros e vão ter mesmo de pagar porque é tudo legal. É o chamado Mecanismo de ajuste MIBEL (ou de produção de energia).
O nome varia de empresa para empresa. No caso da GALP são mais 19 cêntimos (em Outubro) para além do preço “normal” do kWh. A Iberdrola também já está a aplicar este mecanismo de ajuste, e outras pequenas empresas também. A EDP, a Endesa e a Goldenergy para já ainda não a estão a aplicar, mas no futuro não sabemos.
Neste episódio explico-lhe o que é esta linha, quem vai (ou pode) ser afetado e o que pode fazer para evitar que esta nova despesa o venha a afetar no futuro. Oiça este episódio porque é MESMO importante para poupar muito dinheiro.
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Boa tarde Pedro,
Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pelas dicas que nos passa.
O Mecanismo de ajuste MIBEL (ou de produção de energia) pode ser cobrado na fatura da GALP? No fim da minha fatura refere o seguinte (com grafismo): “A eletricidade faturada foi produzida a partir das seguintes fontes de energia: Eólica 32,65%, Hídrica 14,93%, Outras Renováveis 52,42%.
Ora, se este Mecanismo é para compensar as empresas face aos custos que tiveram na produção da energia elétrica mediante o uso de gás natural, e se na minha fatura refere que essa energia foi produzida por fontes de energia renováveis, não há aqui uma incongruência?
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Gomes
O problema agora é que mesmo o mercado regulado vai aumentar é muito a partir de 2023 devido ao aumento do preço do gás da Nigéria! O Governo faz o povinho andar feito barata tonta que não vai dar em nada! Pagar e pagar é a única opção, pois não querem diminuir o IVA como já fizeram em outros países!
Olá Pedro, eu era cliente da edp e mudei para a endesa em abril deste ano, tive a sorte do contrato entrar em vigor alguns dias antes do dia 26 de abril e por isso estou “livre” até abril do próximo ano da aplicação do mecanismo ibérico. A endesa baixou-me o preço do kwh de 0.15€ para 0.12€, penso que se deveu ao mecanismo ibérico, não sei, sei que poupo cerca de 15€ mês em relação à su. Aproveito a oportunidade para agradecer-lhe ter-me fornecido o seu código de amigo. Abraço
Pedro Sousa
Sou cliente da GOLDENERGY, e recebi anteontem a minha factura referente ao período de 11SET a 10OUT.
Pois bem… não consta da factura o tal “linha” MIBEL.
Mas consta outra coisa alarmante: a GOLDENERGY actualizou com efeitos a 01 de OUT, o preço do kWh do gás de uma forma exorbitante: o preço referência passou de 0,0879 €/kwh, para 0,1594!!, ou seja um aumento de 81%( oitenta e um por cento!)
Agradeço a informação, hoje fechei o meu mês também para a Goldenergy e segundo o que disse também deverei levar com o aumento… Vou ver como será… No seu caso, o que vai fazer quanto a isso? Vai manter-se aí ou mudar para outro?
Olá Sr Pedro, tenho algum dinheiro a prazo, na sua opinião vale a pena pôr em certificados de aforro? Obrigada pelas suas dicas.
Olá. Sim. É uma opção melhor. Informe-se e decida 🙂
Não foi o nosso primeiro ministro que disse que a Endesa não compreendia as medidas e que era falso que podia haver aumentos a até 40%?
https://eco.sapo.pt/2022/08/12/erro-de-compreensao-da-endesa-exige-controlo-tecnico-da-fatura-diz-antonio-costa/
Gosto imenso de ler os seus artigos(conta poupança).
À conta deles, já transferi os meus contratos de luz e gás, para o mercado regulado, seguindo as suas dicas e conselhos.
Muito obrigado e bem haja.
Boa noite Pedro
Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pelo seu programa
Quanto ao seu podcast sobre a ( taxa MiBEL ) fui muito esclarecedor, porque como muitos hoje fui apanhado também de supressa .O meu caso sendo eu cliente GALP fui ainda mais caricato pois já tinha pago a fatura
do período de 14 AGO a 14 SET e agora recebi outra para pagar do mesmo período mas com a dita taxa que se esqueceram de meter !!
Para cumulo juntaram o valor já pago mais a dita taxa e somaram sem sequer me descontarem o valor já pago .
Já reclamei para la e exigi nova fatura .
Pois para piorar a situação 7 de setembro entrei contato com a Galp para, uma questão de morada para me acrescentarem o Nª de porta a morada onde me propuseram novo contrato que me daria mais 3% de desconto o qual aceitei , findo isto tinha um contrato Antigo agora estou com um novo , ao qual pelo vistos podem aplicar a dita taxa.
sinto-me enganado por parte da GALP .
Entenda isto como uma espécie de desabafo ,não como alguma questão ,também serve para uma espécie de ALERTA para
quem se der ao trabalho de ler isto.
comprimentos
obrigado
Hélder dias
Obrigado, Hélder.
Boa tarde
Gosto de ouvir os seus podcasts
E sao muito uteis
Eu tenho contrato com a galp e no mes pasado por causa do imposto MIBEL tive um aumento de 35 euros nao fui informado de qualquer aumento
A fatura pasou de 70 para 117 euros
Agora renho estado a vereficar qual e a melhor companhia para mim
Obrigado Pelo seu excelente trabalho
Abraço
Bom dia,
Gostaria de saber se o mecanismo mibel se aplica a faturas de eletricidade a clientes que nao consomem gas natural? Que so consome eletricidade.
Obrigada
Olá. Só se aplica a clientes de eletricidade.
EDP:
>A emissão de faturas para potências até 6.9kVA encontra-se temporariamente suspensa. Iremos emitir a sua fatura em breve. Lamentamos o incómodo.<
Segundo sms trata-se da atualização do IVA que aguarda publicação, será ?!…
Na tentativa de mudar da EDP comerciar para a SU, a dada altura pedem a fração do imóvel. Sem isso não me deixa avançar. Pensava que obtinha esse dado na caderneta predial, mas não encontro. Agradecia, se me pudesse esclarecer.
Cumprimentos
Helena Gomes
Boa noite Pedro
Tenho um problema com a Iberdrola, não paguei a última fatura de Julho por informação da ERSE.
Pois na fatura de Julho do dia 7 ao dia 20 ( o tempo que demorou de mudar de comercializador SU eletricidade) a empresa debitou o valor do mercado ibérico, quando não aceitei a renovação de contrato comunicado no dia 4 de Julho pela empresa.
Como o meu contrato foi realizado antes do dia 26 de Abril, achei abusivo pela empresa estar a perder o cliente e aplicar essa taxa com mais de 24€ para pagar.
Cumprimentos
Bom dia Helena
Efetivamente esse dado relativo à fração deve aparecer na caderneta predial. Normalmente é uma Letra-exemplo Fração A
Grato pelo esclarecedor conteúdo sobre o mecanismo de ajuste .Apenas acho que é uma tarifa e não uma taxa.A uma “taxa” anda associado um serviço.Neste caso temos um custo adicional e o serviço é o mesmo que anteriormente-fornecer eletricidade.Devia de haver informação prévia.
Olá. Concordo e vou corrigir. Também já tinha chegado a essa conclusão.
Olá Pedro gosto muito de acompanhar as suas sugestões pois sou cliente da galp e este mês fui surpreendido com119€de Agosto a Setembro e no geral custumo pagar 80+/- entretanto anulam essa factura dizendo que era engano e enviaram os 119 €como crédito e uma nova fatura com o valor de 137.90 para pagamento até dia 21 vamos ver qual o valor da próxima ma já tem uma grande diferença!…
Olá. Espero que entretanto já tenha mudado…
Bom dia
Não dá para escrever em lugar do podcast? Escrito vou ler nó diagonal. No podcast tenho que ouvir não sei quanto tempo.
Cumprimentos,
Antoaneta Pinto
Olá. Já tenho 4 livros escritos 🙂
Se trocar agora para o mercado regulado fico sujeita à mibel?
Obrigada.
Olá. Para já não.
Muito obrigada pela sua resposta.
Boa tarde Pedro.
Já me tinha estado a informar sobre esta taxa e depois de o ouvir fico com uma dúvida relativamente à legalidade desta taxa. Pelo que entendo a taxa deve-se ao aumento do gás, mas vários planos de energia disponíveis referem que essa energia é 100% renovável. Ora, no meu entender nestes casos a taxa deverá ser considerada ilegal visto energias renováveis não necessitarem de gás. Estarei enganado ao ter esta interpretação?
Cumprimentos,
Jorge Castanheira
Na EDP, pela menos na nossa Instituição, num contrato renovado em Agosto, vem com uma nova parcela “Componente Indexada OMEL”, e duplicou o valor habitualmente pago
Boa noite, Pedro!
Muito obrigado pelo artigo e pelo ” heads up”!..
Após ouvir fui confirmar a minha fatura… E eis que me aparece esse “Ajuste MIBEL”…
Com a módica quantia de mais 114€ na fatura da eletricidade…
Agora fica uma dúvida, se essa taxa é aplicada devido ao aumento do preço do gás natural utilizado para a produção de electricidade, porque é que as empresas podem cobrar essa taxa se enviam a fatura dizendo que a electricidade gerada provém apenas e só de energia hídrica??
Ah e a empresa com quem tenho contrato é com a Iberdrola, mas amanhã já tratarei de tentar mudar e cessar o contrato.
Bom dia Senhor Pedro Andersson:
Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecesse caso lhe seja possível.
Sou cliente de electricidade da Goldenergy desde Julho de 2022. Fiz um contrato com a tarifa do mercado regulado, que me tem vindo a ser aplicada nas três facturas que me foram enviadas até agora. Actualmente, segundo o portal da ERSE, apenas a empresa SU fornece energia com a tarifa regulada. Não era o caso em Julho, pois a Goldenergy também o fazia.
No entanto o meu comercializador actua no mercado livre.
Gostaria de saber se, nestas circunstâncias, e de acordo com a legislação, me poderá, ou não, vir a aplicar o tal “ajuste MIBEL” que decorre do DL 33/2022 de 14 de Maio.
Muito obrigado
Olá, apenas uma dúvida, na fatura da Galp em que aplicaram o “Mecanismo de Ajuste dos Custos de Produção”, estão discriminadas quais as fontes de energia usadas para produzir a eletricidade, nomeadamente, Eólica, Hídrica e Outras Renováveis. Se a aplicação deste mecanismo é justificada pelo aumento do preço do gás para a produção de eletricidade, então, onde está a justificação da aplicação deste mecanismo por parte da Galp se não foi utilizado gás?
Obrigado
Bom dia Pedro,
Acabo de receber a minha fatura só de eletricidade da GOLD ENERGY, e não vem lá alínea com a dita “MIBEL”, penso que aqui não tem razão de ser, pois a eletricidade produzida, e que eles próprios publicitam com frequência para cativar clientes, que a mesma advém das seguintes fontes de energia: Eólica 32,65%, Hídrica 14,93%, Outras Renováveis 52,42%.
Agradeço o seu comentário
um abraço
Joaquim Matias
Olá. A razão não é essa. Eles é que decidiram não aplicar até janeiro. Depois não sabemos.
Boa tarde Pedro
Quanto mais leio,mais baralhada fico , qua é a diferença entre a ,SU e a Golden energy e a vantagem de qualquer uma?
Muito obrigada por se predispor aos esclarecimentos
Cumprimentos
Zélia Luz
https://contaspoupanca.pt/2022/10/06/video-como-se-faz-para-mudar-a-eletricidade-para-o-mercado-regulado-se-compensar/
Boa tarde
Quero apenas informar que a goldenergy aumentou o preço do KWh para 0.1665. Acabo de receber uma fatura de 12/12 a 11/01!