PODCAST | #119 – Como funcionam as comissões dos PPR e como evitá-las

Escrito por Pedro Andersson

18.07.22

}
2 min de leitura

Publicidade

COMO FUNCIONAM AS COMISSÕES DOS PPR?

Um ouvinte ficou admirado com as comissões que supostamente teria de pagar por subscrever um PPR. Em primeiro lugar, todos os PPR são diferentes e têm comissões diferentes. Neste episódio, explico-lhe que cuidados deve ter para que a rentabilidade do PPR que escolher não seja “comida” pelas comissões do PPR.

Subscrever um PPR e reforçá-lo com regularidade é das decisões mais inteligentes que pode fazer, mas convém que escolha o que for melhor para si.

Isso implica conhecer as comissões que lhe podem tentar cobrar. E fazer boas escolhas ANTES de o subscrever. Depois, já pode ser tarde. Ouça com atenção e tome notas. Pode ganhar mais umas centenas ou até milhares de euros se prestar atenção às dicas deste episódio.

Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos.

Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue

YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.

Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

Boa viagem e boas poupanças!

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.


 

oportunidades-970x250-billboard

                         bilheteira-970x250-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Publicidade

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Sara Oliveira

    Boa tarde,

    Chamo-me Sara Oliveira, tenho 28 anos e o ano passado decidi fazer um PPR no meu banco CGD para usufruir dos benefícios fiscais. O meu objetivo era posteriormente usar esse dinheiro para pagar a prestação de um imóvel de habitação própria permanente.
    Dirigiu-me até ao meu banco (CGD) para subscrever um PPR, mas em vez de um PPR a colaboradora subscreveu-me um fundo de pensões. Assinei de cruz pensado que realmente estava a subscrever um PPR. Apenas descobri essa situação porque passados cerca de 8 meses pretendia altera o meu PPR para um de capital garantido noutra seguradora, momento em que fui informada que tinha um Fundo de Pensões e não um PPR. Fui também informada que, uma vez que se tratava de um Fundo de Pensões não poderia fazer a alteração desejada.
    Pedi de imediato para fala com a colaborada que me fez a subscrição, tendo a mesma referido que um PPR e um Fundo de Pensões era a mesma coisa, o que não corresponde à verdade.
    Procedi posteriormente à reclamação junto da entidade bancária, tendo os mesmo referido que ao subscrever (assinar) o Fundo de Pensões estaria a concordar com as condições nele elencadas.
    Gostava de saber se existe alguma forma de contornar esta situações e alterar o Fundo de Pensões para um PPR ou resgatar o dinheiro, mesmo tendo de devolver os benefícios fiscais que usufrui.
    Aproveito para saudar e agradecer todo o seu trabalho que tanto me tem ajudado a poupar em pequenas coisas, e que no final do ano se revelam uma verdadeira poupança.
    Atentamente,
    Sara Oliveira

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Sara. Isso é um caso grave de incompetência. Faça uma reclamação formal junto do banco. De facto ao assinar concordou. Mas com base em informações erradas. Não sei como poderá resolver. Pedir uma indemnização no valor correspondente? Nem sei se pode resgatar o fundo de pensões fora das condições legais…

      Responder
    • Pedro Andersson

      Faça queixa no livro de reclamações. Vai para o banco de Portugal.

      Responder
      • Manuel

        Deveria reclamar diretamente no Banco de Portugal

        Responder
      • Rui

        Sra. D. Sandra,
        Fuja de produtos financeiros subscritos no banco…

        Responder
    • Miguel Gonçalves

      Cara Sofia,
      use todas as plataformas ao seu dispor: ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Livro de Reclamações, Banco de Portugal, Portal da Queixa, DECO, Direção-Geral Consumidor e as redes sociais da CGD.
      Boa sorte

      Responder
  2. Carlos Duarte

    Isso é um erro gravíssimo da funcionária que fez a venda, já que um fundo de pensões só poderá ser resgatado quando da reforma aos sessentas anos…
    Penso que deveria fazer uma reclamação formal junto da CGD e da autoridade de supervisão dos fundos de pensões mas mesmo assim é capaz de ter dificuldade em reaver o seu dinheiro, mas deve pelo menos tentar.

    Responder
  3. Sara Oliveira

    Obrigada pela ajuda. Irei fazer a reclamação junto do entidade bancária, contudo se mais alguém souber de alguma forma de contornar esta situação, será sempre bem vinda. Pois iria fazer o possível para contornar esta situação.

    Responder
  4. Miguel Gonçalves

    Caro Pedro,
    não querendo pedir demais, será que existe a possibilidade de publicar a transcrição do seu podcast?
    Seria muito prático para quem prefere ler ou por qualquer motivo não consegue ouvir.
    Existem algumas ferramentas que convertem o áudio para texto.
    Bem-haja!

    Responder
  5. Nuno Costa

    A CGD é horrível, os meus pais tinham conta conjunto e o balcão era na central Campo Pequeno, após o falecimento do meu pai a minha mãe ficou sem poder mexer na conta, recebia a pensão e não a podia utilizar. Devido a um PPR o processo foi moroso, nunca entravam em acordo para o poder resgatar, mas o pagamento das comissões estavam sempre a cair. Após 9 meses e depois de ameaçar reclamar junto do Banco de Portugal lá foi resolvido o problema, é claro que em seguida foi fechada essa conta. No seu caso o fecho da conta levará ao resgate do fundo, poderá ser a sua resolução.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.