COMBUSTÍVEIS | Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)

Escrito por Pedro Andersson

12.06.22

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4 min de leitura

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Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)

Como sabem, a minha principal estratégia de poupança é a comparação de preços e a renegociação. No caso dos combustíveis, como não temos um contrato mensal com ninguém, a forma mais eficaz de poupar é por escolher semanal, quinzenal ou mensalmente a marca e o posto onde abastecemos.

Quero partilhar convosco a minha experiência desta semana para vos mostrar como o local (e marca) onde abastecem pode fazer toda a diferença. Como já sei que muitos de vocês não aceitam combustíveis simples (porque acreditam que estragam o motor do carro) optei pelo diesel aditivado. Assim, pelo menos creio que será consensual que é um gasóleo que – independentemente da marca – será um combustível aceitável para todos.

(Nota prévia: Nada do que escrevo é publicidade. Não recebo 1 cêntimo por escrever o que quer que seja.  Falo das marcas porque acredito que é a forma mais clara de passar a mensagem. São apenas as minhas experiências enquanto consumidor).

Costumo abastecer no Auchan (ex-Jumbo), mas desta vez fui comparar com a Prio e estava a um preço mais baixo. Aliás, faz parte da estratégia comercial da Prio ter o Top Diesel mais barato do que o gasóleo simples. Enchi o depósito a 1,869 € o litro. Abasteci 48 litros, e paguei 90 euros. Uma brutalidade! Não vão ser meses fáceis. Temo que as coisas vão subir ainda mais nas próximas semanas.

Para esta comparação, vou fazer todas as contas a 50 litros. Portanto, 50 litros custariam 93,45 €.

A cerca de 1 km de distância deste posto da Prio, está um posto da BP. O Diesel Ultimate (que comparo ao Top Diesel da Prio porque não tenho acesso à composição química de nenhum deles) custava no mesmo dia 2,189 €. Já sei que alguns dirão que não é comparável a qualidade dos combustíveis. Para mim é porque os dois combustíveis fazem andar o meu carro, ele não tem avariado, e o que posso comparar é o dinheiro que fica ou não na minha carteria. Não tem de concordar comigo. Só estou preocupado com a questão financeira. Não percebo nada de mecânica, OK?

Neste posto da BP, os mesmos 50 litros custar-me-iam 109,45 €. Ou seja, mais 16 euros exatamente para a mesma quantidade. Se abastecesse 2 depósitos por mês neste posto gastaria mais 384 euros por ano se estas condições se mantivessem, em comparação a abastecer na Prio que fica a 1 quilómetro de distância.

Mas fiquei curioso e fui tirar fotos a todos os outros postos por onde passei.

Na GALP, o gasóleo Evologic estava a 2,066 € o litro. Feitas as contas, o mesmo depósito de 50 litros ficaria por  103,30 €. Mais 9,85 € do que na Prio. Com dois depósitos por mês, estaria a gastar a mais 236,40 € por ano nesta minha comparação.

Na Repsol, o Diesel 1e estava a marcar 2,049 €. O mesmo depósito ficaria em 102,45 €. Uma diferença de 9 € por depósito. Com o mesmo critério anterior, ao fim do ano gastaria a mais 216 euros.

Na Ecobrent, o gasóleo aditivado encontrava-se a 1,939 €. Mais uma vez, 50 litros custariam 96,95 €. Mais 3,50 € do que na Prio. Mais 84 euros ao fim do ano.

Por último, passei pelo posto do Auchan e abasteci o carro da minha mulher. Estava a 1,890 € o litro. Como tenho o Cartão Jumbo, tenho mais 2% de desconto mas não vou levar isso em conta. Um depósito de 50 litros custaria 94,50 €. Mais 1,05 € do que na Prio. Se pudesse escolher entre um e outro a diferença ao fim de um ano seria de 25,20 €.

Que mensagem lhe quero passar com este artigo que retrata a minha experiência deste fim de semana prolongado? Independentemente das marcas que mencionei (que podiam perfeitamente ser outras) aquilo que tem de fazer – se ainda não o faz – é de forma regular fazer uma ronda pelos postos de combustível na sua região e tomar nota (ou fotografia) dos preços que eles estão a praticar no mesmo dia, ou na mesma semana.

Se fizer isto, vai começar notar o padrão de preços de cada marca e a forma como se comportam semana após semana. Mas tem de comparar em tempo real. Obviamente, deve levar em conta os descontos adicionais que tem. Mas atenção a um detalhe: não é por ter um desconto específico que mesmo assim a diferença lhe compensa face ao posto mais barato da sua localidade ou região. Faça mesmo as contas.

Como acabou de ver, a longo prazo ( ao fim de um ano) a diferença entre a mais cara e a mais barata pode ser de mais de 300 euros. É dinheiro que fica no seu bolso e que pode acumular, investir ou gastar em coisas que lhe darão mais prazer do que o cheiro a combustível queimado, certo?


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19 Comentários

  1. Assr

    Boa noite, posso estar enganada, mas penso que junto da automedidora deveriam estar 2 autocolantes com a composição do gasóleo e gasolina aditivada…

    Responder
    • Fernando

      Essa informação aparece depois nas faturas da Prio e da Galp. Provavelmente também nas faturas das outras marcas.

      Responder
      • Sandra Alves

        Olá. Posso estar enganada, mas na fatura do Auchan não devia ter o desconto de 2% no valor de 1,54 em vez de aumentar ao valor a pagar?

        Responder
    • Trigo

      Isso do aditivo é mito, muita boa gente abastece e nem repara na tampa do carro ou no manual de pode utilizar, maior parte tem de ser gasóleo normal, acabam por entupir o filtro de partículas mais cedo e ainda por cima paga mais, não e como óleo do motor aditivada é mau ou de pior qualidade! Aí é que se poupa, mas infelizmente são muito caros e raros os sítios que os tem!

      Responder
  2. José Amador

    É o que tenho feito, e a opção tem sido a Prio e quando vou ao Cartaxo na bomba da Prio ainda é mais barato

    Responder
  3. Pedro Silva

    O facto de uma marca ser mais barata , neste momento , não significa que continue assim no futuro .
    Por isso , quando temos tempo , talvez seja bom , antes da viagem física , viajarmos virtualmente por estes 2 sites , que têm todos os preços dos combustíveis em Portugal e em Espanha . Costumam funcionar muito bem !

    https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt

    https://www.dieselogasolina.com

    Responder
  4. Paulo Vasco

    Não esquecer descontos em certos dias específicos e parcerias com hipermercados e outros que às vezes tudo somado oferece um desconto considerável!!!

    Responder
  5. Márcio Fernandes

    Bom dia Pedro. Faço cerca de 800km por semana e sou muito sensível a este tema. Aproveito para deixar um conselho: como se costuma dizer, existe uma App de telemóvel para tudo e há uma muito útil especificamente para este efeito chamada vivagas (existem outras similares mas está é a que uso). Está App permite visualizar em tempo real os preços de todos os combustíveis que são comunicados à DGEG, permitindo filtrar por tipo de combustível e proximidade ou zona geográfica. É ainda permite duas coisas muito boas, indicar os descontos que temos associados à cada marca (por exemplo cupões do continente, cartão deco, cartão aço, etc) fazendo imediatamente o desconto ao custo e permitindo comparar imediatamente todas as marcas com os descontos máximos, e também ordenar pela opção mais económica incluindo os custos de deslocação ao posto de abastecimento ( desde que previamente sejam colocados inputs sobre consumos da viatura e quantos litros abastece habitualmente por ida ao posto). Recomendo experimentar, depois de fazer as configurações rápidas, é muito simples e prática de usar. Continuação de bom trabalho e boas poupanças!

    Responder
      • Carlos Tuna

        Olá. A experiência que fiz com o meu Clio 1.2 a gasolina, durante 6 meses, e como ía a Tras-os-Montes com regularidade, fazia a subida do IP4 da Serra do Marão em 4.ª velocidade a 80kms/h. Para a experiência comecei a abastecer com gasolina “low-cost” durante 6 meses. Ao fim do 1.º mês o Clio 1.2 a gasolina já não subia em 4.ª velocidade, pelo que tinha de utilizar a 3.ª(menos potência, maior consumo). Aguentei durante os 6 meses para não haver dúvidas. Quando voltei a usar o combustível aditivado(com cartão de desconto da marca) o Clio 1.2 começou a subir o IP4 da Serra do Marão em 4.ª velocidade. Ou seja, as diferenças da qualidade com ou sem aditivos também depende dos percursos que se fazem. Em percursos mais sinuosos os aditivados fazem a diferença. Fui eu que fiz a experiência e não a DECO.

        Responder
    • Carlos Goncalves

      so falta dizer o nome da app

      Responder
      • Paulo Ferreira

        Tal como aparece no comentário de Márcio Fernandes, a app chama-se VivaGas e utilizo-a sempre. Existem também 2 apps muito boas: maisgasolina e para quem como eu, utiliza GPL, a app. myLPG.eu .

        Responder
      • Sonia Pinto

        Está lá mencionado “vivagas” 😉

        é com certeza a melhor opção, já que mesmo da mesma marca os valores também diferem 🙂

        Responder
        • Mário Ferreira

          Vivagas

          Responder
      • Sandra Alves

        Vivagas

        Responder
    • Jorge

      De facto a APP indicada funciona muito bem. Penso que foi alvo de reportagem do Contas Poupança na SIC.

      Responder
    • Luís Silva

      Eu também us essa:
      https://apkcombo.com/pt/fuel-flash/de.mwwebwork.benzinpreisblitz/

      costuma estar actualizada, e, tem uma particularidade que desconheço se as outras (todas) têm; funciona para quase toda a europa (trata-se de uma aplicação desenvolvida na Alemanha), frequentemente consulto-a em Espanha para saber onde abastecer.

      Responder
  6. Joel Alves

    Normalmente atesto sempre no Intermarché gasóleo aditivado, mas há cerca de 2 anos abriu um posto da Prio perto da minha casa e comecei a abastecer lá, como tenho o hábito de atestar e colocar o conta quilómetros a zero verifiquei que na Prio estava a fazer cerca de 100km a menos por depósito. Faço sempre os mesmos percursos e fiz este teste durante vários meses.

    Responder

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