ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Maio de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

09.05.22

}
7 min de leitura

Publicidade

A Lista das 10 empresas mais baratas

Trago-vos nest início de maio 3 pontos importantes:

  1. A eletricidade no mercado regulado vai voltar a subir em junho (mas muito pouco)
  2. Não há grandes mudanças no TOP 10
  3. A eletricidade está a baixar no mercado grossista (OMIE), embora continue muito alto.

Neste momento há apenas duas empresas que estão a fazer preços mais baixos do que o mercado regulado, a Goldenergy e a Endesa (para novos clientes, e de acordo com o simulador da ERSE). Todas as outros já desistiram de fazer concorrência.

Recordo que esta lista é dos preços mais baixos para NOVOS clientes e não para os clientes atuais (se você fez um contrato com preços fantásticos, mantenha-os). E os preços que menciono neste artigo são preços sem qualquer desconto em talões, códigos amigo, hipermercados e gasolineiras. Essas contas podem fazer toda a diferença.

Veja os preços na sua fatura e compare com os que lhe vou mostrar a seguir. Sempre que encontrar mais barato, mude!

– “Qual é a empresa de eletricidade mais barata?”

Uma das perguntas que mais vezes me fazem é: “Qual é a empresa de eletricidade mais barata?”. Respondo sempre que a resposta não é fácil porque depende muitos dos seus gastos, potência contratada, tarifa simples ou bi-horária e descontos adicionais que possa ter.

Mas como compreendo que precise de pelo menos um ponto de referência, passei a fazer todos os meses um TOP 10 das empresas mais baratas em Portugal, usando os meus critérios e pelos quais só eu me responsabilizo.

Quero que compreenda que pode poupar bastante todos os anos, se estiver sempre atento e for cliente da empresa que lhe fornecer a eletricidade mais barata a cada momento. Não lhe estou a dizer para mudar de fornecedor todos os meses, mas sempre que descobrir uma empresa onde a poupança pode ser substancial, porque é que há-de pagar mais caro se pode ter o mesmo mais barato? 

Os preços da eletricidade na produção (OMIE) mantêm-se bastante altos, como podem ver no gráfico abaixo. Apesar disso, parece ter estabilizado ali perto dos 30 cêntimos o kWh (+ IVA). Se não houvesse em Portugal mercado regulado provavelmente estaríamos a pagar o que está na linha vermelha. E atenção que todos os valores referidos são sem IVA.

Esta é a evolução do ranking ao longo dos últimos 6 meses. Como poderá reparar, os preços do regulado chegaram a ser os mais concorrenciais em fevereiro e março, mas desde março há duas empresas que estão a lutar pela conquista de quota de mercado.

O Top 10 das empresas de eletricidade mais baratas 

Decidi ajudar os que têm mais dificuldade em interpretar estes dados fazendo uma lista (ranking) mensal dos 10 melhores preços que as várias empresas estão a praticar em cada mês.

Estes artigos mensais não são um conselho para mudar para nenhuma empresa. A informação que lhe estou a dar é COMPLETAMENTE ISENTA e baseia-se nos preços que estão no simulador da ERSE, escolhendo a opção “Menor preço”.

Sempre que uma empresa muda um preço é obrigada por lei a avisar a ERSE (porque é o regulador), para ela atualizar o simulador. Portanto, dados mais rigorosos e atualizados não há (a menos que as empresas tenham falhado o compromisso ou a ERSE não tenha atualizado a base de dados no tempo devido). Estes preços que vai ver são para novos contratos e não os que provavelmente tem na sua fatura.

Na lista, por exemplo, pode verificar que a empresa X (que é a sua) tem o primeiro, segundo ou terceiro preço mais barato e pensar que está bem, mas estar a pagar muito mais atualmente (porque você nunca mais se mexeu e negociou e todos os anos os tarifários mudam) do que o preço que a sua própria empresa está a fazer para novos clientes, ou o contrário.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei a minha potência contratada (4.6 kVA) e tarifa simples. Se quiser saber quais são os preços da tarifa bi-horária ou de outras potências contratadas vai ter de pesquisar por si, seguindo os mesmos passos.

Para os gráficos só uso o preço do kWh (não levo em conta o preço da potência contratada) porque considero que embora no fim modifiquem um pouco o preço final da fatura, a grande poupança está no kWh para quem gasta mais do que 200 kWh por mês.

É o meu critério, não tem de concordar com ele. Decidi assim porque se tivesse de acrescentar a potência contratada ia complicar tanto as contas que as minhas análises se tornariam incompreensíveis. E eu quero que percebam o que é mais importante.

Por outro lado, no ranking Top 10, a potência contratada está incluída nas contas da ERSE. Simulo 300 kWh/mês e o simulador da ERSE dá-me estes resultados que vai ver. Farei isto no início de cada mês e o resultado que der é o que partilho aqui.

Naturalmente, a sua situação será certamente diferente da minha, e um dia depois de publicar estes valores, qualquer empresa pode mudar os seus tarifários ou fazer promoções novas, ou terminar as que tinham. Portanto, deverá sempre confirmar os preços e condições com cada empresa antes de mudar seja para qual for.

O TOP 10 não leva em conta descontos promocionais ou preços condicionados (ser sócio de um clube, aderir a um seguro, etc.). É o preço mais baixo possível de todos os tarifários de cada empresa e ponto final.

As empresas mais baratas em maio de 2022

De acordo com os preços apresentados pelas empresas e registadas na base de dados da ERSE – as que têm os preços mais baixos (kWh + potência contratada) – são estas no dia em que fiz a análise (6 de maio).

Na prática verá que muitas delas têm o mesmo preço (com uma diferença de centésimas). Isto quer dizer que por vezes entre os primeiros 3 mais baratos as diferenças são praticamente ridículas. Nesses casos deve ponderar escolher aquela em que confia mais ou acredita que tem o melhor serviço.

A RETER: A GoldEnergy e a Endesa continuam a fazer os melhores preços em maio.

A Iberdrola, GALP e a EDP Comercial estão a praticar preços muito acima do regulado.

No gráfico abaixo coloquei apenas as marcas principais (o anterior quase não tem leitura). Veja como eles vão alterando os preços ao longo dos meses sem nós nos apercebermos. Atenção que este é só o gráfico com o preço do kWh, não leva em conta a potência contratada.

Espero que esta informação seja útil – todos os meses – para que perceba se está a poupar ou a perder dinheiro com a sua fatura da eletricidade. E para perceber quantas vezes as diversas empresas mudam os preços ao longo do ano e se é para cima ou para baixo.

No fundo, é um pouco como os preços dos combustíveis. Esses mudam todas as semanas, na eletricidade é todos os meses, ou de dois em dois ou de 6 em 6. Mas tem de estar atento. Depois se muda ou não muda é consigo. Continue atento à sua fatura. Compare sempre o preço do kWh e da potência contratada que tem na sua fatura, com os que mostro aqui neste artigo mensal. Se encontrar mais barato, mexa-se!


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Mês #24 e #25 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Outubro e Novembro 2022)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? Neste momento, as perdas já estão mais reduzidas. Estive a "perder" 560 euros em Setembro, mas passados estes dois meses, os meus PPR já recuperaram cerca de metade. Ainda tenho a soma dos meus PPR com valores negativos, mas...

Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro de 2022 (Mês #71)

Balanço de Outubro de 2022 Estou a tentar recuperar os meus balanços perdidos. Segue agora o balanço de produção dos meus painéis solares em Outubro e dentro de 15 dias faço o de Novembro. E depois - espero - volto a entrar no ritmo mensal normal. Para os que chegaram...

PODCAST | #142 – Conheça a lei que obriga os bancos a renegociar o crédito à habitação

Conheça os seus direitos se precisar renegociar o seu crédito à habitação A lei que tantos esperavam já está em vigor. Foi publicada em Diário da República e agora os bancos têm até meados de Janeiro de 2023 para fazer a lista dos clientes que preenchem os requisitos...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (5 a 11 de dezembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

EURIBOR | Prestação da casa sobe entre 108 e 251 euros em Dezembro

Prestação da casa pode subir 250 euros em dezembro A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir acentuadamente este mês nos contratos indexados à Euribor a 3, 6 e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da...

CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #8 a #11 – Agosto a Novembro 2022)

O meu investimento em Criptomoedas - Balanço #8 a #11 (Agosto a Novembro de 2022) Fui ver há quanto tempo não fazia este balanço de quanto estou a ganhar ou a perder com o meu "investimento" em criptomoedas e apercebi-me que já não fazia este balanço mensal desde...

REFORMAS | Quem se reformar antecipadamente em 2023 vai ter uma corte de “apenas” 13,8%

Corte nas pensões pelo fator de sustentabilidade recua para 13,8% em 2023 O corte das pensões por via do fator de sustentabilidade, aplicado a algumas reformas antecipadas, vai ser de 13,8% em 2023, recuando face aos 14,06% deste ano, segundo cálculos com base em...

EURIBOR | Lei da renegociação do crédito à habitação já está em vigor – Como funciona?

Conheça as regras para a renegociação dos créditos à habitação A lei acaba de ser publicada (na sexta-feira) e entrou em vigor no sábado passado (dia 26 de Novembro). É a famosa lei que vai “obrigar” os bancos a renegociar os créditos à habitação sempre que a taxa de...

EURIBOR | Taxas sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos (2009)

Taxas Euribor sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos As taxas Euribor subiram hoje para novos máximos desde o início de 2009 a três, seis e 12 meses. A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação avançou hoje para 2,436%,...

PODCAST | #141 – Se baixar o spread, o banco pode subir a minha prestação da casa? (A pergunta do Bruno)

O BANCO PODE AUMENTAR A MINHA PRESTAÇÃO SE EU PEDIR PARA BAIXAR O SPREAD? Esta foi a pergunta do Bruno, à qual respondo neste episódio do podcast. A esta pergunta juntam-se muitas outras, porque os bancos estão a receber uma verdadeira enxurrada de pedidos de...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Bruno Lucas

    Olá Pedro, poderia colocar também o ranking de reclamações por 1000 clientes da Erse ou do portal da queixa de cada empresa.

    Responder
  2. CC

    Estou a pagar 0,11937/kWh na Endesa, com oferta de 1 fatura por ano (que por acaso calha em janeiro, logo quando o consumo dispara pelo uso de aquecimento elétrico). No outro dia vieram cá a casa uns senhores da Golden energy para, segundo eles, confirmarem que eu não estava a ser “roubada” na minha fatura. Começaram logo a dizer que a Endesa não era transparente (a fatura efetivamente é um bocado difícil de interpretar, mas com alguns minutos torna-se perceptível) e que não estava a ter nenhum desconto, e disseram que devia trocar já para a Golden pois ia ter 20% de desconto bla bla bla… Eu na altura disse que não estava interessada pois vou mudar de casa brevemente. Mas só agora percebi a gravidade. Por não estar por dentro do assunto podia muito bem ter sido enganada por aquelas pessoas. Aprendi a lição: fazer o trabalho de casa e estar sempre por dentro dos preços praticados. Obrigada pelo alerta.

    Responder
  3. Nelson Fontes

    Olá Pedro Andersson, é normal a EDP apresentar-me uma fatura de rescisão de contrato de 8,51€, depois de eu ter optado por um comercializador mais barato?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá, sim. Deve ser o acerto de contas final. Confirme.

      Responder
  4. José

    Boa tarde,

    Antes de mais, agradeço todo o seu trabalho incasável.

    Primeiro, acho que devia considerar nos gráficos o valor da potência também. Eu compreendo que é pela simplicidade, mas basta simular um mês de 30 dias, multiplicando pela potência respetiva, e somar aos gráficos. Mais completo, e complexo, seria fazer contas ao IVA sabendo que os primeiros 100 são a 13%…

    O que estes artigos também não contabilizam é o poder dos códigos de referência. Pode parecer pouco, mas o 1€ de desconto da Endesa por amigo sempre ajuda qualquer coisa.

    Um abraço.

    Responder
    • Rui Martins

      o que é isso dos primeiro 100 serem a 13%? primeiros 100€?

      já agora, quer partilhar o seu código amigo?

      Responder
      • José

        Boa tarde Sr. Rui,

        Era bom que assim fosse, mas infelizmente não. Aplicam-se 13% de IVA aos primeiros 100 kWh, sendo o remanescente taxado aos usuais 23%.

        No exemplo deste artigo, em que são usados 300 kWh nos cálculos, temos então 100 kWh taxados a 13%, e 200 kWh a 23%.

        Espero ter esclarecido. E partilho sim, o meu código amigo é o 309023360.

        Um abraço

        Responder
  5. Nuno Martins

    Era cliente da Galp mas após análise mudei para a Endesa, existe o código amigo para quem fizer uma nova adesão, pode usufruir de um desconto de 1€ todos os meses e para sempre é só dar o meu número na adesão: 301537631.
    Muito obrigado Pedro pelas suas dicas, acompanho sempre!

    Responder
  6. Pedro Sousa

    Sr Rui Martins, para ser mais preciso nas contas e pegando no exemplo dos 300kwh fica assim para mês 30 dias:
    energia (100kwh x 0,174591) + 13% = 19,73€
    energia (200kwh x 0,174591) + 23% = 42,95€
    potência (30 dias x 0,2613) + 23% = 9,64€
    imposto especial (300 x 0,001) + 23% = 0,37€
    taxa DGEG = (1 x 0,07€) + 23% = 0,09€
    taxa CAV = (1 x 2,85) + 6% = 3,02€
    total pagar = 75,80€ – 1€ cada código amigo = 74,80€
    se o mês for de 31 dias já não é 100kwh mas 103kwh x 0,174591 + 13% e 197kwh x 0,174591 + 23% e a potência é 31 dias x 0,2613
    quem tem a tarifa social tem um desconto na energia de 0,0443, na potência de 0,0904 e CAV 1,85€ ou seja,
    100kwh x 0,130291 + 13%
    200kwh x 0,130291 + 23%
    30 dias x 0,1709 + 23%
    DGEG 1 x 0,07 + 23%
    CAV 1 x 1€ + 6%
    o preço indicado pertence à endesa
    o meu código amigo é o 310684366. Para aderir à endesa é só dar o meu código na adesão

    Responder
  7. Luísa Borges

    Boa tarde Sr. Pedro Anderson, desde já obrigada pelos preciosos conselhos! Na minha última fatura da Goldenergy vem referido que pagaria -49.63€ caso optasse pelo mercado regulado. Está na hora de mudar? Parece-me uma diferença enorme.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Luísa. Deve estar a pagar uma brutalidade. Ligue para eles e exija que baixem o preço ou vai embora para outra empresa.

      Responder
      • D'Araújo

        Não deve ligar (eu enviei email, pura perda de tempo). É mudar para o +barato e aí já ligam eles “com o fogo no cu” a baixar. Se interessar (estar preparado e fazer todas as contas) é aceitar, se não, é “bater-lhes com a porta nas ventas” para aprenderem.

        Responder
  8. Ana Farinha

    Ola Pedro,

    obrigada por este seu SITE!
    Tenho uma questão. Sai da Endesa para GoldEnergy devido a questões de cobrança que ainda tento solucionar com eles. A minha questão é a seguinte: estou contente com o serviço de cliente da GoldEnergy mas as facturas tem vindo muito elevadas, em grande parte devido a um valor muito elevado de Potencia contractada (bem mais elevado do que pagava na ENDESA). Contudo, nos seus quadros a ENDESA e Gold Enerdy praticam preços semelhantes de potencia contractada… Pode explicar-me se estou a ler bem as minhas factura?

    Ex das linhas de potencia + acesso as redes da minha factura:

    Potência Contratada 4,6 kVA 12/04/2022 a 11/05/2022 30 DIA 0,4308 12,92 (preço sem IVA)
    Acesso às Redes Potência Contratada 4,6 kVA 12/04/2022 a 11/05/2022 30 DIA 0,1205 3,62 23

    Trata-se de uma casa de fim-de-semana e tenho pago facturas de 36 euros o que ma parece super elevado (so tenho o frigorifico sempre a funcionar).
    Muito obrigada desde ja 🙂

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Ana. Se é uma casa de fim de semana só com o frigorífico porque está com uma potência de 4.6?!
      3.45 é mais do que suficiente. só aí vai baixar bastante a fatura.

      Quanto aos meus quadros reforço este detalhe em todos os artigos:
      no ranking Top 10, a potência contratada está incluída nas co Ltdntas da ERSE. Simulo 300 kWh/mês e o simulador da ERSE dá-me estes resultados que vai ver. Farei isto no início de cada mês e o resultado que der é o que partilho aqui.

      Naturalmente, a sua situação será certamente diferente da minha, e um dia depois de publicar estes valores, qualquer empresa pode mudar os seus tarifários ou fazer promoções novas, ou terminar as que tinham. Portanto, deverá sempre confirmar os preços e condições com cada empresa antes de mudar seja para qual for.

      O TOP 10 não leva em conta descontos promocionais ou preços condicionados (ser sócio de um clube, aderir a um seguro, etc.). É o preço mais baixo possível de todos os tarifários de cada empresa e ponto final.

      Em resumo, baixe já a potência contratada. E se não tem ninguém em casa procuro um tarifário com a por em ncia contratada mais baixa. Um painel solar nessa casa era bem visto 🙂

      Responder
  9. Hugo Lopes

    Boa noite Pedro Andersson.

    Mudei da EDP comercial para a Golden Energy. Gostaria de saber se terei que avisar a EDP comercial para por fim ao contrato que tinha com eles e se é necessário fazer rescisão do mesmo.? Ou se a Gold energy trata de tudo com eles, visto que o meu contrato ficou agora ativo na Goldenergy? Aguardo se for possível pelo seu esclarecimento, pois é a primeira vez que o faço.
    Obrigado pela ajuda e pelo sei apoio prestado nas diversas temáticas.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Hugo. Em princípio é a Goldenergy que trata de tudo. Confirme junto deles.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Maio de 2022) - […] Este é o segundo mês em que faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.