COMBUSTÍVEIS | Antes de abastecer já estavam a pagar (ASAE)

Escrito por Pedro Andersson

30.10.21

}
3 min de leitura

Publicidade

ASAE apreende três equipamentos de abastecimento de combustível por especulação

Estamos sempre a aprender. Muitas vezes somos defraudados enquanto consumidores sem nos apercebermos. Confesso que sempre achei que era um mito urbano esta coisa dos postos de combustíveis “roubarem” no preço, na quantidade ou na qualidade do combustível. Mas depois aparecem alguns casos isolados que nos relembram a necessidade de termos cuidado.

Vou acreditar – gosto de confiar na honestidade das pessoas, e não estou a ser irónico – que se tratou provavelmente de um problema técnico. Caso contrário seria muito grave e um risco imenso de serem apanhados por valores tão ridículos.

Antes de abastecer já estavam a pagar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu três equipamentos de abastecimento de combustível em estações de serviço de Braga, Santa Maria da Feira e Viseu, pelo crime de especulação.

Em comunicado, a ASAE informou ter detetado, “em flagrante delito, três equipamentos de abastecimento de combustível (gasóleo e gasolina) em prática especulativa, em estações de serviço, localizadas nos municípios de Braga, Santa Maria da Feira e Viseu”.

No local, inspetores da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), da ASAE, constataram que, “no início de cada abastecimento, após o reinício (reset) do contador, antes de ser pressionado o manípulo da agulheta do equipamento pelo utilizador, o contador alterava-se automaticamente, iniciando a contagem em valores acima de zero”.

A entidade detalhou que, “em alguns casos, a contagem do pagamento iniciava-se nos cinco ou seis cêntimos, em outros, a contagem chegava a iniciar-se nos 0,95 euros, previamente a qualquer tipo de abastecimento ‘real’ de combustível”.

Uma nota pessoal: Quase 1 euro logo de início, se fosse intencional, seria apanhado por alguém nos primeiros 10 abastecimentos, digo eu. Daí acreditar que se trata de um problema técnico, mas claro que não ponho as mãos no fogo por ninguém.

Os equipamentos apreendidos vão ser alvo de perícia técnica, uma vez que tinham sido sujeitos a controlo metrológico este ano e exibiam os respetivos selos de validade e de conformidade com as regras.

Desta forma, estão em causa indícios dos crimes de especulação e de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido comunicados ao Ministério Público, explicou a ASAE.

Como evitar ser enganado

A minha dica é simples e vou passar a fazer isto: Sempre que abastecer, confirmo antes se o valor está mesmo a zeros antes de carregar no manípulo. Não sei se o fazia antes de ler esta notícia, mas vou passar a fazê-lo. Nem que seja por curiosidade.

Nunca fiando. Conhecem outros casos assim ou semelhantes?



Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #216 – Vamos a contas | Quase não fiz descontos para a Segurança Social, qual vai ser a minha reforma?

Esta ouvinte do podcast (que quer ficar anónima) tem apenas 29 anos de descontos para a Segurança Social. Trabalha muito e recebe o seu salário, mas os "patrões" recusam-se a fazer descontos para a Segurança Social. Ela tem 64 anos e está muito preocupada com a...

Arrendamento | Rendas acessíveis alargadas a quem tem rendimentos mais altos

Limite de rendimentos máximos anuais para aceder a apoios ao arrendamento foi alargado para abranger mais cidadãos O valor máximo de rendimento anual para aceder ao Programa de Apoio ao Arrendamento foi aumentado, de acordo com uma portaria publicada em Diário da...

EURIBOR | Taxas sobem a três e 12 meses, mas baixam a seis

Euribor subiram hoje a três e 12 meses, mas recuaram no prazo de seis meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (19 a 25 de fevereiro)

Qual deveria ser o preço "certo"? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | Taxas Euribor sobem em todos os prazos

Euribor subiram hoje a três, seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua...

Segurança Social | Atribuição do Abono de Família já é automática

Segurança Social passa a atribuir automaticamente o Abono de Família, logo após registo do bebé na maternidade Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Desde a passada sexta-feira, 16 de Fevereiro, o Abono de Família passou a ser atribuído automaticamente pela...

BURLAS | Não atenda telefonemas do “Banco de Portugal”

Banco de Portugal alerta para telefonemas fraudulentos que imitam o seu número telefónico O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre chamadas telefónicas feitas por indivíduos que dizem ser seus colaboradores, usando um sistema que imita o número de telefone do BdP,...

Remuneração | Aumento real dos salários em 2023 foi de 2,3%

Salários subiram 6,6% em 2023, mas os ganhos reais para os trabalhadores foram apenas de mais 2,3% Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou recentemente que o valor dos salários em 2023 aumentou 6,6% em termos...

EURIBOR | Taxas Euribor descem a três meses e sobem nos prazos de seis e 12

Euribor desceu hoje a três meses, mas subiram a seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto...

PODCAST | #215 – Como receber 750 € “grátis” para fazer um curso de formação na área digital

Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode repetir mais 750 € no ano que vem. Chama-se Cheque Formação + Digital e no episódio desta semana explico-lhe quem tem direito,...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Francisco Vilaça Lopes

    Obrigado, Sr. Pedro Anderson. Tenho notado que os contadores mostram a despesa do cliente anterior até que carreguemos pistola. Há outra maneira de reiniciar o contador? Também tenho notado que vários daqueles mostradores gigantes que se vêem da estrada se encontram avariados de modo que apenas abastecendo se pode confirmar o preço.

    Responder
  2. Paulo Araújo

    Boa tarde,

    Já me tinha queixado no Intermarché de Calendário em Vila Nova de Famalicão para essa situação. Já me aconteceu mais que uma vez começar a contar antes de carregar na pistola. Nas primeiras vezes pensei que era eu que estava a ver mal, mas depois esperei com a pistola na mão e lá começou a contar sozinha a maquina. Já me queixei ao funcionário da caixa e ele diz que não pode fazer nada. Nunca mais lá abasteci.

    Responder
  3. Mariana

    Boa tarde,
    O que aconteceu comigo algumas vezes foi verificar o valor a pagar na bomba e quando dizem o valor a pagar tem mais uns cêntimos.
    Reclamei sempre verbalmente no momento do pagamento, embora, não tenha resultado nada!
    Como é que é possível o valor alterar?
    Se isto a acontecer a todos os clientes num dia, ao fim de 365 dias têm um rendimento extra ou bónus de alguns milhões de euros.
    Quando voltar a acontecer como posso provar?
    Tirar foto da bomba, do valor apresentado na registadora?
    Muito grata.

    Responder
  4. Pedro Matias

    Boa tarde.

    O que já me aconteceu algumas vezes é o contador não parar depois de eu terminar o abastecimento, adiciona mais uns cêntimos até o manípulo estar de volta na posição de descanso.

    Imagino que o interesse dos reguladores por esta questão não seja muito, tal como pelo facto de quando se muda de operador de energia se paga a potência contratada e termo fixo no dia da mudança aos dois operadores. Para os utilizadores são uns cêntimos para os operadores “um pouco” mais…

    Cumprimentos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.