VÍDEO | O GPL pode ser a solução para poupar nos combustíveis?

Escrito por Pedro Andersson

20.10.21

}
6 min de leitura

Publicidade

O GPL é a solução para o aumento dos combustíveis?

Os combustíveis já subiram quase 40 vezes este ano. Muitas famílias estão a fazer contas a como vão pagar para se deslocarem para o trabalho ou para levarem os filhos para a escola. Na reportagem desta semana do Contas-poupança, fomos fazer as contas para saber se vale a pena mudar o combustível para GPL.

A minha ideia sincera é que sim. Claramente. Aliás, não percebo porque ainda são tão poucos os carros a GPL. São menos poluentes, a manutenção é mais barata e o GPL desde sempre que é cerca de metade do preço da gasolina e muito mais barato do que o diesel.

De uma forma simplista, o GPL é o que sobra depois de refinar a gasolina e o gasóleo. O GPL ou é queimado (naquela torres muito altas nas refinarias) ou é usado por exemplo nos carros a GPL. Os Gases de Petróleo Liquefeitos também podem ser obtidos através do gás natural. Seja como for, são muito menos poluentes do que os outros combustíveis.

É verdade que durante muitos anos, o motor perdia alguma potência, não podiam estacionar em locais fechados e tinham de usar um autocolante gigante horrível (agora basta usar um pequeno selo verde). Mas tudo isso faz parte do passado, desde 2013. Já passaram 8 anos.

No dia em que gravámos a reportagem, o litro do GPL estava naquele posto a uma centésima dos 80 cêntimos.

O “segredo” é comprar carros a gasolina usados por serem mais baratos no mercado, escolhe viaturas mais potentes, adapta-os a GPL e depois anda sempre com 50% de desconto ou mais.

Por outro lado, já quase todas as marcas têm modelos de origem a GPL. Mas como ninguém pergunta por eles, parece que não existem.

A poupança é gigante. No Facebook do Contas-poupança, alguns espectadores referiram que conseguem fazer 100 km com apenas 5 euros.

Com o abrandamento da pandemia e o aumento do preço do gasóleo e da gasolina há cada vez mais interessados. Alguns instaladores já têm as marcações esgotadas durante várias semanas.

O preço do GPL é normalmente 1 euro e 10 cêntimos mais barato do que a gasolina. É verdade que polui menos, mas na altura de decidir, normalmente é a poupança que fala mais alto.

A instalação do KIT GPL envolve algumas mudanças no seu veículo, mas na maior parte dos casos nem vai notar muitas diferenças. Exceto, claro, na bagageira. O pneu suplente é retirado para dar lugar ao depósito de gás. É aberta uma válvula para abastecer junto ao depósito da gasolina e pode encher os dois sempre que quiser. A gasolina só serve para fazer os primeiros quilómetros para aquecer o motor até à temperatura em que o gás funciona. Ou seja, podem passar meses sem abastecer gasolina. Serve apenas para o motor começar a funcionar.

Ainda hoje, muitas pessoas não pensam em mudar o carro para GPL não por desconhecimento da poupança mas simplesmente porque têm medo. Em muitos casos, é um receio que não faz sentido face a todos os mecanismos de segurança que o GPL tem atualmente. 

Por exemplo, a espessura do depósito em aço é quase um cofre-forte. Tem uma válvula de temperatura que faz com que se houver um incêndio, o gás vai saindo devagar aos “bochechos” e assim nunca explode até o gás sair todo e tem ainda mais mecanismos de segurança que os instaladores me explicaram. Informe-se, melhor se estiver interessado ou apenas curioso. Eu fiquei convencido.

Em 30 anos, António, que é um dos instaladores mais antigos em Portugal, não conheceu ninguém que tivesse desistido do GPL e que lhe tivesse pedido para voltar a desinstalar por estar insatisfeito. 

Se está a perguntar-se quanto custa mudar um carro para GPL, o primeiro ponto que deve fixar é que não compensa fazer transformar carros a diesel, só a gasolina. Na empresa de António D’Ercole, o KIT para um carro com motor de injeção multiponto custa 1.400 euros. Se o motor for de injeção direta tem duas opções: Um kit que custa 2.000 euros e outro mais moderno que custa 2.400 euros.

Numa situação normal, deve demorar 25 mil quilómetros para recuperar o investimento. Estamos a falar de mais ou menos 1 ano e meio. Depois disso, é andar todos os dias com cerca de 50% de desconto.

O consumo do carro aumenta entre 15 a 20%, existe uma pequena perda de potência, mas o preço do GPL a rondar os 70 ou 80 cêntimos compensa e muito.

Ainda mais poupança

Mas pode poupar ainda mais com o GPL. Tem a ver com os cupões dos supermercados. Esta dica surpreendeu-me.

Como sabem, há hipermercados que oferecem cupões com 10, 14 ou 16 cêntimos de desconto por litro. Mas não dizem em que combustível os pode utilizar. Assim, se usar o vale de desconto em GPL, o desconto de 16 cêntimos é equivalente a 30 nem gasóleo ou gasolina. Se na bomba estiver a 80 cêntimos, menos 16 cêntimos, vai abastecer a 64 cêntimos. Achei genial.

As contas 

Se encher um depósito de 50 litros com gasolina a 1,80 € vai gastar 90 euros.

Se tivesse um carro a gasóleo, a 1,60 € o litro, gastaria 80 euros.

O mesmo depósito com GPL a 80 cêntimos, vai ficar em 40 euros.

Mas como o carro gasta mais 20% por ser a gás, vamos apontar para os 48 euros. É quase 50% de poupança.

Híbrido é o ideal para GPL

Em cidade, a maior poupança de todas é adaptar um carro híbrido a GPL. Junta a poupança do elétrico nos poucos quilómetros iniciais com a poupança do GPL nos restantes quilómetros. Foi o que me disseram os instaladores.

Outra dica é antes de comprar um carro a gasolina perguntar aos instaladores se é a melhor opção para adaptar a GPL. Leve uma lista de 5 carros e modelos e eles dão-lhe umas pistas sobre qual a melhor escolha se o objetivo for mesmo poupar.

Na página do IMT tem a lista de todas as empresas instaladoras de kits de GPL para tirar as suas dúvidas e pedir orçamentos se estiver interessado em fazer essa alteração. Pergunte sempre primeiro se o carro que está interessado em comprar é o  deal para mudar para gás. Há carros mais eficientes do que outros.

E aqui na página “Preços dos Combustíveis online” tem a localização de todos os postos de GPL no país com os respectivos preços que estão a praticar. Investigue.

Esta dica é especialmente importante para pessoas que moram longe do trabalho e têm de fazer dezenas de quilómetros por dia. Ainda hoje falei com uma pessoa que faz 120 km por dia. Nestes casos, o GPL é uma opção quase incontornável. Um utilizador em 5 anos já poupou mais de 7 mil euros em combustível. Avaliem.

Veja a reportagem em vídeo aqui na página da SIC Notícias: https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2021-10-20-Vale-a-pena-mudar-o-carro-para-GPL–fe095f6d


 

 

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três e seis meses, mas sobem a 12

Euribor desce a três e seis meses, mas aumenta no prazo de 12 meses Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (26 de fevereiro a 03 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

PODCAST | #218 – Vamos a contas | Tenho de declarar os Certificados de Aforro (e outros) no IRS?

Os Certificados de Aforro continuam a suscitar muitas dúvidas. Uma delas é se somos obrigados a declará-los no IRS e como se faz. Essa dúvida é também muito comum quando alguém começa a pensar em investir em produtos relacionados com as bolsas, como Fundos PPR, Fundos...

ÚLTIMO DIA | Prazo para validar faturas para IRS 2023 termina hoje

Já validou TODAS as suas faturas e do seu agregado familiar? Os contribuintes têm até ao final do dia de hoje (quarta-feira, dia 28 de fevereiro) para validar e confirmar as faturas relevantes para o IRS de 2023, após o Ministério das Finanças ter decidido prolongar o...

Arrendamentos | Burlas estão a aumentar. Conheça os sinais e como evitar

Burlas com falsos arrendamentos têm estado a aumentar nos últimos dois anos Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes De acordo com a PSP, as burlas com falsos arrendamentos têm vindo a agravar-se desde 2022, quer nos arrendamentos de casas de férias, quer no...

ÚLTIMA HORA | Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira

Faturas pendentes - Prazo prolongado até quarta-feira A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira, o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial. Em...

Quer inscrever-se no regime do Residente não Habitual? Pode fazê-lo até 2025

Autoridade Tributária informou que os contribuintes elegíveis podem inscrever-se até 31 de março de 2025 Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Se está interessado em inscrever-se no regime do Residente não Habitual (RNH), que permite aos seus beneficiários...

EURIBOR HOJE | Taxa a três meses mantém-se, mas sobe a seis e 12 meses

Euribor mantém-se a três meses, mas aumenta nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

ELETRICIDADE | O indexado em Fevereiro vai baixar bastante – Vale a pena mudar?

O preço da eletricidade no OMIE está quase de graça É impressionante o que está a acontecer nesta última semana. O preço da eletricidade no mercado grossista está praticamente a zero. Os valores a que a eletricidade vai ser vendida e comprada amanhã, pelas empresas...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a três meses e descem a seis e 12 meses

Euribor sobe a três meses, mas desce nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Rui

    Já cheguei a abastecer o meu carro com GPL a €0,54 !!!

    Um depósito com quase 33L dá-me, em média, para 440Km

    GPL de origem, num carro já de si barato. Maravilha !!!

    Agora, se houvesse uma transferência maciça da gasolina para o GPL, acabava logo o bom preço do GPL…

    Responder
  2. Francisco

    Tenho um carro a gasolina/GPL desde 2009 com 200000km até agora o diferencial de combustível são 7000,00€ +-. Já vinha com GPL novo. Foi para mim uma excelente aquisição! Recomendo vivamente!

    Responder
    • José Ricardo Chanoca

      Comprei este ano um veículo a gasolina/GPL. Há 3 meses que não ponho gasolina. É uma enorme poupança! Quanto aos hipermercados, o Continente, por exemplo dá os ditos descontos,mas não para o GPL. É só para os combustíveis que lhes convém.

      Responder
      • Margarida

        Eu abasteço a gpl, num posto da Galp, e eles aceitam os cupões de desconto do continente de 10, 12, 14… cêntimos por litro, tal como para a gasolina.

        Responder
  3. Jaime

    Convertemos o carro da esposa a GPL em 2012. Até antes da pandemia fazia todos os dias úteis cerca de 75km. Já fez mais de 140.000km a GPL. Agora façam as contas…

    Responder
  4. João

    Para quando instaladores para mudarem um carro para elétrico? Penso que faz sentido para um carro de cidade que faça poucos kilometros e já esteja relativamente amortizado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.