Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

ÚLTIMA HORA IRS 2021 – Página das deduções COMPLETA já está online

Escrito por Pedro Andersson

15.03.21

}
4 min de leitura

Já está online!

Agora sim, já pode verificar se está TUDO bem. Como avisei em vários artigos ao longo dos últimos meses, todas as faturas que faltavam no e-fatura iriam (se estiver tudo bem) surgir numa página que só iria aparecer em Março. Pois bem, já está online. Tal como no ano passado. E há 2 anos. E antes disso. Já devia estar na nossa rotina. Mas há sempre gente nova a entrar no sistema. Por isso não me importo de alertar todos os anos para a importância de irem ver assim que possível esta NOVA página.

Neste momento já pode consultar se todas as suas deduções estão nas categorias certas, independentemente dos “erros” de categorias no e-fatura. ESTAS É QUE CONTAM, porque são as mais representativas em termos de deduções (saúde, educação, rendas, etc). Isto é o que vai encontrar a partir deste momento quando for ao seu Portal das Finanças.

Têm de ver as páginas de cada um aí em casa

Não se esqueçam que têm de ir ao Portal das Finanças com a senha de cada um dos elementos do agregado familiar. Primeiro têm de ver as vossas deduções, depois do cônjuge, e depois de cada um dos filhos. Não aparece tudo junto na mesma página. Mas antes de ir já a correr para lá leia isto primeiro:

Passo-a-passo

Vai ao Portal das Finanças e clica aqui.

Depois aqui no motor de pesquisa escreva “deduções”:

Depois nestes resultados escolhe a opção “Deduções à coleta” (no meu Portal é a primeira opção):

E agora SIM, tem aqui TODAS as despesas que fez em Saúde, Educação, Bancos, Seguradoras. No privado e no público. Taxas moderadoras, consultas no Centro de Saúde, despesas de educação nas escolas, etc. O que não estiver aqui é que é grave. Terá de acrescentar quando preencher o IRS. Não é aqui que altera. Aqui é só o que a AT sabe sobre si e os seus. É SÓ PARA VER.

Carrega em detalhes para ver tudo ao pormenor. Este ano, por exemplo, vou deduzir 72 cêntimos por juros que paguei no crédito à habitação (uma vez que comprei a casa antes de 2011).

Aqui nesta página aparecem todos os valores que as várias entidades transmitiram à Autoridade Tributária com o vosso NIF (e de cada membro da família) durante 2020.

No caso da Educação, é nos detalhes que vão aparecer as propinas, as mensalidades, a alimentação (se aplicável), os manuais escolares, etc. O mesmo com os juros do banco e as rendas de casa. E os seguros de vida, se aplicável.

Agora é que tem de ver se está tudo no IRS

Em resumo, a partir deste momento, têm TODOS os dados disponíveis para verificarem se todas as faturas que esperam encontrar estão MESMO lá. É com estes valores que o vosso IRS vai ser pré-preenchido.

Agora sim, se notarem por alguma ausência de faturas importantes ou erros nos valores, é altura de tomar nota e guardar bem guardadas essas faturas originais na vossa posse.

Atenção aos prazos de reclamação

MUITO IMPORTANTE: se quer corrigir alguma fatura das Despesas Gerais Familiares e dos 15% de IVA (Restaurantes, Hotéis, Oficinas, Cabeleireiros e Veterinários) deve fazê-lo até 31 de Março. Depois no IRS, a partir de 1 de Abril já não pode.

Se descobrir nesta página atual, erros nas outras categorias (Saúde, Educação, Lares, Imóveis) não vai corrigir nada previamente. Vai ter de colocar os valores corretos nas linhas correspondentes apenas quando preencher o Modelo 3 do IRS entre 1 de abril e 30 de junho. A AT confia nos valores que lá colocar, desde que guarde as faturas durante 4 anos, caso seja chamado para uma inspeção.

Posto isto, vamos lá aumentar ao máximo o nosso reembolso do IRS ou pagar o menos possível.

Olhem que isto é sério. Há casos em que estamos a falar de centenas ou milhares de euros de diferença no reembolso.

No Contas-poupança vamos acompanhar todo o processo ao detalhe, como fizemos no ano passado. Conto convosco para não deixar escapar nenhuma falha. E no que puder ajudar (dentro do meu conhecimento – sou jornalista, não contabilista), cá estamos.

A entrega do IRS este ano começa a 1 de Abril e vai até ao último dia de Junho (tem 3 meses).


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Painel solar fotovoltaico – Balanço de março de 2021 (mês #52)

Balanço do mês de março de 2021 "Não há fome que não dê em fartura". Quase que se podia aplicar o provérbio. Em Março a produção do painel foi mais do dobro de fevereiro, que foi de facto muito má. Março de 2021 foi melhor do que março do ano passado. Não por muito,...

Painéis solares afinal não são dedutíveis no IRS de 2020

Painéis solares afinal não são dedutíveis no IRS de 2020 Já tenho a resposta do Ministério das Finanças. Se comprou em 2020 um ou vários painéis solares a contar com uma dedução de 1.000 euros pode esquecer. Não vai acontecer. Vários leitores do blogue fizeram-me esta...

Os meus fundos de investimento – Balanço da semana #38 (9 de abril)

Fundos de investimento - Balanço semanal Esta foi a melhor semana de sempre dos meus fundos de investimento. Em apenas 9 meses, os 3 fundos, em média, estão a crescer 22%. A semana passada tinha sido de queda, devido a uma semana má nas bolsas mundiais. Agora...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (12 a 18 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

VÍDEO | Dicas fundamentais para aumentar o seu reembolso do IRS este ano

Não deixe dinheiro seu nos cofres do Estado Antes de mais, obrigado ao milhão e 100 mil espectadores que viram o Contas-poupança ontem, apesar de estar a dar o futebol na concorrência. Um em cada 5 portugueses viram a reportagem sobre algumas dicas fundamentais para...

COVID-19 | Há novidades no Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT)

Governo alterou a condição de recursos para acesso ao novo apoio social O apoio vai estar acessível a mais pessoas e com efeitos retroativos. O Conselho de Ministros aprovou hoje alterações ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) que alargam a...

PODCAST | #49 – Porque é que eu não recebo reembolso do IRS (ou pouco)?

Como se calcula o reembolso do IRS? Neste episódio explico-lhe porque é que há pessoas que recebem reembolso de IRS de centenas ou até milhares de euros e outros recebem muito bouco ou mesmo nada. Parece, por vezes, que quem mais precisa é quem menos recebe. Porque...

Dicas para aumentar o seu reembolso do IRS este ano

Pode aumentar o seu reembolso do IRS este ano? Não perca a reportagem do Contas-poupança, mais logo no Jornal da Noite na SIC. Tem explicações importantes que deve ver com muita atenção para receber o máximo possível no seu IRS deste ano (referente a 2020). Eu sei que...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos do IRS

Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos do IRS A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existências de 'emails' fraudulentos que estão a ser enviados, solicitando dados bancários para posterior reembolso do IRS. "Se recebeu um 'email'...

Covid-19 | Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento

Segunda fase do plano de desconfinamento entrou hoje em vigor Hoje a vida começa a ser uma pouco mais "normal" do que até agora. Mesmo assim ainda com bastantes limitações. Este é um breve resumo do que pode fazer a partir de hoje e durante os próximos 15 dias....

Publicidade

Artigos relacionados

53 Comentários

  1. Ana Ferreira

    Boa tarde caro Pedro,

    No meu caso o Seguro de Saude aparecia mensalmente no e-faturas como Despesas Gerais e não permitia mudar para Saude devido ao CAE da Seguradora. Tenho em minha possa a Declaração para efeitos de IRS e agora verifico que o modelo 37 com esta despesa não foi comunicado ao Fisco.

    Agora tenho o valor do premio do seguro saude nas despesas gerais e não sei se posso numa declaração manual voltar a repetir esse valor como Seguro.

    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pode sim. Altere manualmente no modelo 3. É para isso que serve 🙂

      Responder
      • Manuela

        Estou com o mesmo problema. Ou seja pelo que entendi da sua explicação, devo acrescentar no anexo H os valores do seguro, quando fizer o IRS, orrecto?.obrigada

        Responder
      • Helena Ferreira

        Bom dia,
        Tenho um problema saúde, sendo ele já crónico, fazendo que tenha que fazer tratamento durante ano. Gasto muito em saúde e o que compro em medicamentos não tem comparticipação pelo estado. O que posso fazer para ir buscar mais reembolso do meu IRS? Obrigada

        Responder
      • Manuel Ferreira Pacheco

        Olá Sr Pedro. No meu caso, a fatura a revisão do carro, está errado o valor sendo que paguei cento e tal euros e nas despesas constam 26,33€. Onde e como posso reclamar? Acha que vale a pena? Muito obrigado. Abraço.

        Responder
          • Manuel Ferreira Pacheco

            Olá Sr Pedro. Muito obrigado pelo esclarecimento. Admito o meu desconhecimento sobre o assunto. Efectivamente é do IVA pago que ser trata. Obrigado uma vez mais. Cumprimentos.

    • Hélio Lourenço

      Boa noite Sr. Pedro
      Tenho despesas de restauração classificadas como despesas gerais familiares, como e em que altura posso/devo corrigir as mesmas?
      Obrigado.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Se não estiverem simultaneamente em restauração deve corrigi-las nestes 15 dias através do e-balcão. Depois de 1 de abril já não pode corrigir. O prazo normal acabou a 25 de fevereiro. Está é a última oportunidade.

        Responder
        • Hélio Lourenço

          Olá Sr. Pedro
          Agradeço desde já a sua resposta e de facto as despesas estão em simultâneo nas nas duas categorias, o que fez com que me induzisse em erro aquando da consulta apenas das despesas gerais familiares.
          Mais uma vez obrigado pelo seu esclarecimento e continuação deste excelente serviço público que presta a todos nós. Um bem haja.

          Responder
    • Ana

      Boa noite Pedro
      Estou com uma dúvida ,o valor que me aparece nas despesas de encargos com imóveis (rendas) não é o valor que efetivamente paguei durante os 12 meses de 2020!! aparece só metade do que paguei!! E normal? Parece me que algo estará errado , qual o seu feedback?
      Grata pela atenção
      Cumprimentos
      Aj

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá.se for casada, a outra metade está no NIF do cônjuge 🙂

        Responder
  2. Alexandra

    Boa noite caríssimo Pedro,
    Onde é possível alterar uma fatura de serviço de mudança de pneus, que foi registada pelo comerciante (Feuvert) como despesa geral. No efatura diz que não me é permitido alterar futuras de 2020. Alguma ideia?
    Obrigada!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Agora só através do e-balcão. Tem estes 15 dias. A partir de 1 de abril já não pode fazer mais nada.

      Responder
      • Clara Alves

        Boa tarde. Não há qualquer possibilidade de inserir a despesa que tive com a aquisição de computador na área da educação? Comprei no primeiro E@D em Março 2020 apenas para esse fim mesmo! Mas como o IVA é 23% não dá para colocar na Educação ou dá para corrigir agora e guardar o comprovativo em caso de inspeção? Obrigada
        Cumprimentos

        Responder
  3. Joana

    Boa noite Pedro,

    Donativos a instituições de solidariedade (guardando o respectivo comprovativo), onde deverão ser introduzidas? Existe algum critério para as instituições que podem ser consideradas nesses mesmos donativos (em termos de IRS).

    Obrigada!

    Responder
  4. Claudia Santos

    boa tarde, não entendo muito bem a questão dos juros do empréstimo à habitação. quem comprou casa antes de 2011 não tem direto a coletar juros para o IRS? é que me aparece 2,69€ em encargos com imóveis.
    obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim. Até 2011, tem uma dedução relativamente aos juros pagos em 2020. Eu também tenho uns cêntimos de dedução.

      Responder
  5. Ricardo Santos

    Bom dia, ainda não aparece as rendas deste ano, é normal?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. Tem de aparecer na página de 15 de março.

      Responder
      • Maria Lopes n

        Bom dia! Gostaria que me informasse se tenho de declarar uma indemnização do Seguro por acidente de viação, a qual foi para tratamentos futuros? Obrigada

        Responder
      • Paulo Marques

        No meu caso, apesar de os recibos estarem emitidos disponíveis para consulta, o valor não aparece neste resumo de despesas. Como se pode corrigir?

        Responder
  6. Luís

    Bom dia Pedro,
    Em primeiro lugar agradecer o esforço que faz para melhorar a literacia financeira das pessoas!
    Venho aqui comentar porque tenho uma dúvida que ainda não consegui encontrar resposta: as despesas de educação pagas com cheque creche / infância contam na mesma para o IRS? Tenho ouvido falar que, tendo em conta a natureza do cheque creche / infância em termos de benefícios fiscais, que os valores pagos com estes não são dedutíveis, é verdade?
    Obrigado,
    Luís

    Responder
  7. Carla Silva

    Bom dia. Hoje fui consultar a minha página e do meu marido e reparo que não houve qualquer cruzamento de dados entre a nossa seguradora de saúde e as Finanças pois todas as faturas (das quais fomos reembolsados em x percentagem) ainda constam lá todas. É a 1a vez que acontece. O que faço? Obrigada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Agora não pode fazer nada. Vai ter de corrigir manualmente diretamente no IRS.

      Responder
      • Maria deolinda Vieira

        Bom dia
        Eu tinha uma poupança no MG e levantei parte dela para compra dum carro descontaram me cerca de 80€ que diz ser irs
        Se colocar no anexo E o valor levantado e o imposto deduzido em que capítulo devo fazer?
        Sou penalizada ou beneficiada
        Obg

        Responder
  8. Manuela Lopes

    Olá
    O meu marido fez um PPR no final de Dezembro, mas não consigo encontrar o valor nas deduções à coleta. Esse valor só aparece depois ou temos de reclamar já?

    Responder
  9. Vítor A.

    Boa tarde.
    Tirei a tarde para verificar as facturas e verifiquei que uma (estadia de hotel) não foi introduzida pela agencia de viagens.
    Já a solicitei junto da mesma agência. Posso depois introduzir manualmente?

    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não. O prazo acaba dia 30. Tem de a mandar pelo e-balcão.

      Responder
  10. Vítor Arieiro

    Boa tarde
    Tenho Conta na RAIZE.
    Os “ganhos” obtidos pela mesma, tenho de colocar no IRS.
    Como o fazer?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não tem de colocar a raize no IRS. Eles descontam na fonte.

      Responder
  11. Eri

    Bom dia,
    tentei alterar uma fatura do lidl que esta em despesas gerais, mas quando altero da- me o seguinte erro :

    Já não é possivel completar a informação das faturas relativas a 2020.

    Responder
  12. Rosa

    Bom dia,
    Tenho uma dúvida sobre os sorteios das faturas com numero de contribuinte. Somos notificados se formos os felizes contemplados ou temos que estar sempre a ver quando é o sorteio e qual foi o cupão vencedor?
    Muito obrigada

    Responder
    • Sandra

      Boa noite, coloquei essa questão no E-balcão em finais de 2019. Resposta: A AT informa o premiado, através do envio de uma carta registada com aviso de receção, remetida para o seu domicílio fiscal constante no Registo de Contribuintes da AT, ou através de comunicação para a caixa postal eletrónica.
      Caso a referida comunicação postal seja devolvida, a mesma será repetida nos oito dias seguintes à sua devolução, considerando-se o destinatário notificado no terceiro dia útil após o registo postal.
      Os números dos cupões premiados são também divulgados pela AT, no Portal das Finanças.
      Com os melhores cumprimentos
      AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
      Cumpr.

      Responder
  13. Mafalda Mingacho

    Bom dia Pedro! Grata por toda a sua ajuda.

    Deparei-me com um problema estranho no que diz respeito às faturas. Em 2020 fiz uma formação até bastante dispendiosa numa escola de línguas, curso este que defini como associado à minha atividade professional, uma vez que sou professora de Inglês.

    Há uns meses constatei que a despesa estava de facto registada no e-fatura e validei como sendo despesas de educação. Posteriormente, visitei novamente o site, para confirmar se estava tudo bem e reparei que a fatura tinha “desaparecido”! Liguei para as Finanças e não ajudaram muito, pois o sistema estava em baixo, mas referiram que teria de apresentar reclamação até ao final deste mês.

    Devo fazer mais alguma coisa? Não percebi a razão por ter ZERO despesas associadas à educação, quando fiz a tal formação e também adquiri vários livros / manuais, os quais associei à minha atividade. Não está lá nada.

    Obrigada

    Responder
      • Patrick Pereira

        Certifique-se que a escola de formação seja certificada/reconhecida pelo Ministério de Educação

        Responder
  14. Marco Ventura

    Olá!

    Gostaria de pedir ajuda com um tema relacionado com a rubrica onde me aparecem os gastos com propinas.

    O valor pago aparece na rubica de “Importâncias suportadas com prestações de serviços e aquisições de bens isentas de IVA ou tributadas à taxa reduzida e independentemente da taxa de IVA…”.
    Não seria de esperar que aparecesse na rubrica “Importâncias suportadas com propinas e demais encargos recebidos por estabelecimentos públicos”?

    Obrigado

    Responder
  15. Pedro Miguel dos Santos Menino

    Porque aparecem faturas a 0€?
    Tenho 2 faturas em saúde e seguros a 0€ e outras 3 faturas a 0€ em despesas gerais familiares!
    É normal? Já agora mais pessoas podem ter esta situação/duvida e seria bom sabermos o pk?
    Obrigado.

    Responder
  16. Marísia de Bragança

    Boa tarde,

    Tenho dúvidas sobre pensão de alimentos. Onde se insere o montante recebido referente à pensão de alimentos decretada pelo Tribunal?

    Grata pela atenção.

    Responder
  17. Fernando Manuel Teixeira Santos

    No mês anterior exportei do site das finanças, para ficheiro Excel as despesas de educação e de saúde, da minha dependente com deficiência de 68%. Nela constam despesas de educação, que agora não aparecem no sector educação, aparecendo nas despesas gerais. Pode elucidar-me como deverei proceder.

    Responder
  18. sergio manuel rodrigues fernandes dantas

    Boa noite:)
    Permita-me, com o devido respeito. retificar dois pormenores do seu (excelente) artigo. Assim, onde se diz ” Aqui nesta página aparecem todos os valores que as várias entidades transmitiram à Autoridade Tributária com o vosso NIF (e de cada membro da família) durante 2019″, deveria ter sido dito 2020 e mais à frente diz-se que a declaração deverá ser entregue entre 1 de abril e 31 de maio quando deveria ter sido referido 30 de junho. Ótimo trabalho.

    Responder
  19. Alexandra Flores

    Bom dia Srº pedro

    Comprei um carro há dois anos em forma de leasing. Pago mensalmente o seguro do carro, e anualmente pago o imposto e a mensalidade, à empresa, via transferência bancária. Como posso usar estes valores para dedução no IRS?
    O meu muito OBRIGADA desde já, por todas as informações que tem vindo a partilhar.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Essa despesa não é dedutível em nenhuma categoria em particular. Só como despesa geral.

      Responder
  20. SÉRGIO SILVA

    Boa noite,
    Ao preencher o meu IRS automático não aparecem os prémios do seguro de saúde, como aconteceu no ano passado. No último dia possível atualizei as faturas no e-fatura mas as do seguro ainda não apareciam, agora aparecem como outros e já não dá para alterar para saúde, posso preencher manualmente a declaração do IRS com esses valores sem ter problemas?
    Obrigado.

    Responder
  21. Jorge Clement

    Boa tarde Sr. Pedro Andersson.

    Nas Despesas Dedutíveis á Coleta só constam 1800 euros pagos por mim em Rendas, ao 1º Senhorio no ano de 2020.

    Mas verifico que os senhorios (foram dois no ano de 2020) emitiram todos os Recibos e constam no Portal das Finanças.

    Na realidade, apesar das Finanças terem recebido os 6 recibos do 2º senhorio, no valor de 2400 euros, não os considerou para o Total de Despesa com Arrendamentos.

    Que posso fazer ???

    Muito obrigado pela atenção.

    Jorge Clement

    Responder
  22. Maria João Pessoa

    Boa noite

    No quadro das despesas apenas aparecem estes valores (em baixo) e onde estão os outros das despesas gerais e do valor exigencia de factura???

    Código Despesa / Encargo
    Titular
    Montante
    Código Despesa / Encargo
    Titular
    Montante
    1
    651 – Despesas de saúde na parte nã…
    A – 153987073
    289,13 €
    2
    653 – Despesas de formação e educaç…
    A – 153987073
    9,85 €
    3
    654 – Encargos com rendas de prédio…
    A – 153987073
    3 258,30 €

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.