Todas as escolas fechadas amanhã (sexta-feira) durante 15 dias (sem aulas à distância)
O Primeiro-ministro acaba de confirmar a suspensão de todas as atividades letivas a partir dde amanhã e durante 15 dias. Depois logo se vê se é prolongado ou não.
As aulas são mesmo suspensas, ou seja, não haverá aulas por videoconferência ou por outros meios. António Costa anunciou que depois estes 15 dias serão compensado mais à frente assim que a situação melhorar. Essa decisão será anunciada mais à frente pelo Ministro da Educação. Para já a informação é este: os alunos ficam em casa durante os próximos 15 dias sem aulas de substituição. Será como se estivessem de “férias”.
As creches e ATL também vão encerrar.
O Primeiro-ministro justificou a decisão com a gravidade da intensidade dos contágios da nova estirpe britânica da Covid-19. Esta semana, a estirpe registou 20% de prevalência e o crescimento pode atingir até 60% nas próximas semanas.
Outras medidas
As Lojas do cidadão também vão fechar a partir de amanhã.
Nos tribunais, são suspensos os prazos de todos os processos não urgentes, mas continuam abertos apenas para processos urgentes.
Os apoios para os pais
Os pais que tiverem de ficar em casa com os filhos com menos de 12 anos (ATENÇÃO QUE O PRIMEIRO-MINISTRO ENGANOU-SE NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA. ELE DISSE QUE ERA 12 ANOS OU MENOS (OU SEJA, INCLUSIVE COM 12 ANOS. NÃO É ASSIM. JÁ CONFIRMEI COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO. É MENOS DE 12 ANOS.) vão receber os mesmos apoios financeiros que receberam no primeiro confinamento. Os outros não, tal como aconteceu no ano passado. Tem aqui o artigo que escrevi no ano passado com o formulário para fazer o pedido do apoio (66% do rendimento).
As faltas ao trabalho dos pais serão todas justificadas, desde que, obviamente não estejam em teletrabalho (que é obrigatório desde que viável).
Apesar da interrupção das atividades letivas, para mitigar o impacto, algumas escolas vão manter-se abertas como escolas de acolhimento para pais que trabalham em serviços essenciais, como na saúde, forças policiais, etc. como no ano passado.
Continua a ser assegurado o apoio alimentar a quem beneficia desse apoio nas escolas em situação normal.
A intervenção precoce e aulas para alunos com necessidades educativas especiais continuam. Não são suspensas.
As Comissões de proteção a crianças e jovens continuam a trabalhar, ao contrário do que aconteceu no ano passado.
Estas foram as medidas anunciadas há instantes pelo governo. Assim que houver novos desenvolvimentos ou mais detalhes, partilho.
Há um milhão e 300 mil alunos nas escolas portuguesas, fazendo com que mais de 2 milhões de pessoas (pais, professores, funcionários e alunos) se movimentem todos os dias, impedindo o efeito esperado do confinamento.
Infelizmente, os resultados de todas estas decisões ainda vão demorar mais de uma semana até produzirem efeitos. Temos de aguardar com paciência, o que é cada vez mais difícil, mas tem de ser feito.
Se Pedro eu estou a falar do subsídio de desemprego se vai ser prolongado a mesma para aquelas pessoas que já andavam a ter a prorrogação
Olá boa tarde, qual o documento que teremos de entregar a entidade patronal? Obrigado