Carro

RADARES | Pela primeira vez Portugal vai ter radares de velocidade média

As multas vão disparar? Em algumas cidades/vias onde estes novos radares foram instalados, as multas dispararam 700% (em fase de testes). Este aumento seria insuportável politicamente – digo eu – portanto, depois os critérios para as multas serão naturalmente ajustados para que não se diga que é apenas “caça à multa”. Mas que estes radares […]

RADARES | Pela primeira vez Portugal vai ter radares de velocidade média

As multas vão disparar?

Em algumas cidades/vias onde estes novos radares foram instalados, as multas dispararam 700% (em fase de testes). Este aumento seria insuportável politicamente – digo eu – portanto, depois os critérios para as multas serão naturalmente ajustados para que não se diga que é apenas “caça à multa”. Mas que estes radares são eficazes, são. E podem vir a mudar alguns comportamentos nas estradas portuguesas.

Travar e acelerar

É uma prática recorrente em Portugal. Infelizmente, um grande número de condutores quando sabe que naquela curva ou reta há um radar, trava bruscamente um pouco antes do radar e volta a acelerar logo que passa o alcance do equipamento de medição. Essa estratégia vai deixar de resultar. O Conselho de Ministros aprovou a compra de 10 radares de medição de velocidade média e mais 20 “normais”. A autorização para os comprar já saiu em Diário da República. São 8 milhões de euros destinados ao controlo de velocidade nos próximos 5 anos.

Número de radares vai aumentar

Onde vão ser colocados os novos radares de velocidade média

A seleção dos locais de instalação dos novos radares teve como pressuposto, entre outros fatores, o nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade. As características encontradas em alguns dos locais selecionados, nomeadamente o elevado nível de sinistralidade ao longo de troços e não apenas de pontos recomendam a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea. Entre outros, os locais para instalação dos novos radares são:

  • EN5 em Palmela
  • EN10 em Vila Franca de Xira
  • EN101 em Vila Verde
  • EN106 em Penafiel
  • EN109 em Bom Sucesso
  • IC19 em Sintra
  • IC8 na Sertã

E as questões da privacidade?

Alguns críticos dizem que estes radares são uma violação da privacidade porque permitem saber com mais detalhe de onde vem e para onde vai e detalhes assim. Os radares atuais também identificam a direção do veículo. Não me parece que seja por aí. Nos países onde foram instalados, pelo que pesquisei, os radares de velocidade média são instalados entre pontos distantes entre 500 metros e cerca de 2 quilómetros (em alguns casos ultrapassa).  Ora isso já permite dissuadir os mais “distraídos”. A velocidade média vai ter vários critérios de tolerância (se for como lá fora) para evitar que seja multado por exemplo por ter acelerado por ter ultrapassado um ou dois veículos. Tenho a certeza de que os critérios serão divulgados lá mais para a frente. Para já ainda vai ser aberto concurso para os comprar. Portanto, em conclusão, se é dos “aceleras” prepare-se para mudanças a sério nos radares. Durante pelo menos 3 quilómetros seguidos vai ser “obrigado” a cumprir com a velocidade legal. Isso pode ter um efeito pedagógico importante. E inicialmente vai ter um reflexo importante nas carteiras dos condutores e nos cofres do Estado. Prevejo muitas multas que vão aparecer inesperadamente e aí vai perceber o que aconteceu: foram os radares de velocidade média. Aproveite estes meses de “folga” para começar a abrandar. Poupa nos acidentes e na carteira.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Disponível online, livrarias e supermercados.