VÍDEO – Saiba para onde está a ir o seu dinheiro com os agregadores de contas bancárias

Escrito por Pedro Andersson

18.12.19

}
8 min de leitura

Publicidade

Para onde está a ir o seu dinheiro?

Se tem uma ou mais contas bancárias, sabe como é difícil perceber para onde vai o seu dinheiro todos os meses.

Basta que use um cartão multibanco para pagar um jantar e outro multibanco para pagar um almoço e ainda um cartão de crédito para pagar a conta do hipermercado para já se sentir perdido. É perfeitamente normal acharmos que gastamos 400 euros em alimentação por mês e se nos sentarmos ao computador a ver todos os extratos de todas as contas rapidamente chegaremos à conclusão de são 500 ou 600 euros mensais e não fazíamos a mais pequena ideia. É também por isso que a maior parte de nós prefere nem saber. Vai vendo o saldo no multibanco e “Seja o que Deus quiser…”, não é?

Conheça os agregadores de contas bancárias

Há anos que ando a “suplicar” por aplicações destas. O mais parecido que alguma vez encontrei foi um programa chamado Boonzi (feito por portugueses) e que me dava uma visão geral de todas as minhas receitas e despesas mas tinha de abrir todos os homebanking e fazer copy/paste de todos os movimentos para o programa. Bastava falhar uma semana e já tudo descambava. Mesmo assim foi muito útil.

Neste momento, já há aplicações para telemóvel que juntam todas as suas contas bancárias e que analisam todos os seus gastos para saber sempre para onde vai cada cêntimo. Na reportagem desta semana do Contas-poupança mostramos-lhe como estas aplicações o podem ajudar a pôr as suas contas em ordem e os cuidados que deve ter.

Tem o link para o vídeo no final deste artigo.

Mas é mesmo automático?

Sim, é. Basta dar autorização à aplicação que escolher (há várias) para que os seus bancos (ou o único, também pode ser) abram as portas para que os seus movimentos sejam consultados e analisados por todos a quem der essa autorização.

Pode saber, em segundos, todas as despesas que tem (por categorias) e quanto lhe sobra ao fim de cada mês. Sem surpresas. E no total de TODAS as suas contas bancárias e cartões de crédito.

Na reportagem falo de duas aplicações (DABOX e Unido) porque são as únicas que encontrei que podem ser utilizadas por qualquer cliente bancário português seja qual for o banco que tenha. Nestas duas não precisa ser cliente da CGD (a DABOX é da CGD) nem no banco Wizink (que nem sequer tem bancos físicos em Portugal). Todas as outras apps funcionam “dentro” da app de quem é cliente desse banco. Foi apenas esse o meu critério.

Uma revolução bancária

É uma autêntica revolução no sistema bancário como o conhecemos. Desde que entrou em vigor a diretiva de serviços de pagamentos (conhecida como PSD2) que qualquer banco ou entidade autorizada pelo Banco de Portugal pode ter acesso às contas de todos os bancos e cartões de crédito que estão em seu nome, mesmo que sejam da concorrência.

Desde que dê autorização expressa, há aplicações que juntam tudo e analisam automaticamente as suas receitas e as despesas e até criam alertas e permitem fazer orçamentos para prever despesas futuras.

É como se fosse um personal trainer financeiro. Mesmo que tenha só uma conta bancária. Uma das novidades é poder fazer orçamentos para cada categoria e ser alertado sempre que estiver quase a pisar a linha vermelha que definiu.

Vamos a um caso prático para perceber como isto funciona. Instala a aplicação (esta ou outra), diz qual é o banco da conta que quer agregar, coloca as passwords desse banco, confirma com um SMS que é mesmo você e já está. No seu caso, os valores serão exatamente o que ganha e gasta todos os meses. Ao cêntimo. E é tudo automático.

Por exemplo, se cada membro do casal tiver a sua própria conta e juntar as duas contas na aplicação ficam ambos a saber exatamente quanto ganham os dois todos os meses (com as respetivas variações) e se no fim do mês vai sobrar dinheiro e quanto no total dos dois e quanto gastaram os dois em cada uma das categorias. Tudo junto e somado.

Ter este conhecimento real (e não o acho que) é que permite fazer decisões financeiras inteligentes.

Também pode criar orçamentos para cada categoria. Por exemplo, pode dizer que quer gastar apenas 200 euros por mês em supermercado. Se ficar próximo ou gastar mais do que definiu vai receber um alerta. Mesmo que sejam os dois a fazer compras com multibancos e contas diferentes.

Voluntário e grátis

Só podem ter acesso às suas contas, as entidades que estão certificadas. Desde que dê autorização, não há nenhum problema em usar estas aplicações. O Banco de Portugal garante que estas aplicações são absolutamente legais.

Ninguém vai mexer no seu dinheiro sem sua autorização. É mesmo só para consultar, analisar e organizar as suas receitas e despesas. No futuro vai poder movimentar todas as contas por estas aplicações mas terá de dar uma nova autorização.

A Unido

A UNIDO, do banco Wizink foi feita de raiz para os consumidores portugueses. E tem uma vantagem em relação à DABOX: também pode analisar todos os seus gastos com cartões de crédito em tempo real. A DABOX (que tem outras vantagens, como por exemplo definir o dia em que recebe o ordenado para começar o mês de análise) só agrega contas à ordem.

Estas aplicações permitem descobrir despesas mais altas do que o habitual, débitos duplicados e até a soma de TODAS as comissões que anda a pagar nos vários bancos.

Pode alterar e acrescentar categorias e corrigir alguma despesa que esteja mal catalogada.

Como sabem onde gasto o dinheiro?

A Inteligência artificial consegue descobrir qual é a categoria de cada despesa pelos códigos da loja (cada setor de atividade tem um número diferente de identificação quando faz um pagamento), pela localização e até hora da despesa. Só para dar um exemplo (inventado por mim) os postos de combustível terão todos no código multibanco o 4568. É inventado, mas é assim parecido. Se no pagamento multibanco aparecer esse número a app já sabe que é “Combustível” na categoria “Automóvel”.

Os seus movimentos bancários podem não ser muito importantes para si, mas valem ouro para as empresas. Por exemplo, no futuro, se notarem que tem um valor alto à ordem podem propor-lhe um depósito a prazo ou uma poupança. Se verificarem que tem uma conta alta de eletricidade, podem propor-lhe um tarifário melhor, ou seguros mais baratos ou um ginásio mais barato. A lista de possibilidades é imensa.

Devo usar estas aplicações? E a privacidade?

Na Europa estas aplicações já existem há muitos anos mas só agora chegaram a Portugal. Haverá sempre quem vai desconfiar destas ferramentas, mas só as usa quem quiser e tem de dar sempre autorização para que tenham acesso aos seus dados.

No momento em que gravámos esta reportagem já tem agregadores de contas nas aplicações do BCP, do BPI, Activobank, BIG e em mais alguns. Procure no seu banco. Se ele ainda não tiver, pode usar à vontade a da Caixa e a Unido que dão para clientes de todos os bancos.

Não se iluda. O seu banco já sabe tudo sobre si (tal como o Facebook e o Google), a novidade é que os outros bancos também ficam a saber (desde que autorize). É o “mercado” da informação a funcionar.

Isto é apenas a minha opinião pessoal: Eu considero estas aplicações muito úteis porque tudo o que me permita conhecer melhor as minhas receitas e despesas ajuda-me a tomar decisões melhores e mais conscientes. Mas isso sou eu. Não tem de concordar comigo. A parte boa é que só instala estas apps e dá autorização se quiser. Não querendo, não tem de fazer nada e continua como está. Simples.

Tem aqui o link para ver ou rever a reportagem:

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-12-18-Quer-saber-para-onde-vai-o-seu-dinheiro-todos-os-meses-

 


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

VÍDEO | Como se calcula o reembolso do IRS? Quanto vai receber?

Como sei quanto vou receber de reembolso do IRS?  Todos os portugueses que entregam a Declaração de IRS, têm a expectativa de receber o reembolso. Mas poucos sabem porque é que alguns recebem e outros têm de pagar. A reportagem desta semana do Contas-poupança...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três e seis meses, mas sobem a 12

Euribor desce a três e seis meses, mas aumenta no prazo de 12 meses Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (26 de fevereiro a 03 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

PODCAST | #218 – Vamos a contas | Tenho de declarar os Certificados de Aforro (e outros) no IRS?

Os Certificados de Aforro continuam a suscitar muitas dúvidas. Uma delas é se somos obrigados a declará-los no IRS e como se faz. Essa dúvida é também muito comum quando alguém começa a pensar em investir em produtos relacionados com as bolsas, como Fundos PPR, Fundos...

ÚLTIMO DIA | Prazo para validar faturas para IRS 2023 termina hoje

Já validou TODAS as suas faturas e do seu agregado familiar? Os contribuintes têm até ao final do dia de hoje (quarta-feira, dia 28 de fevereiro) para validar e confirmar as faturas relevantes para o IRS de 2023, após o Ministério das Finanças ter decidido prolongar o...

Arrendamentos | Burlas estão a aumentar. Conheça os sinais e como evitar

Burlas com falsos arrendamentos têm estado a aumentar nos últimos dois anos Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes De acordo com a PSP, as burlas com falsos arrendamentos têm vindo a agravar-se desde 2022, quer nos arrendamentos de casas de férias, quer no...

ÚLTIMA HORA | Prazo para validar faturas de 2023 prolongado até quarta-feira

Faturas pendentes - Prazo prolongado até quarta-feira A Autoridade Tributária (AT) prolongou por dois dias, até quarta-feira, o prazo para a validação de faturas relativas a 2023 no portal e-fatura, depois de constrangimentos no último dia do prazo inicial. Em...

Quer inscrever-se no regime do Residente não Habitual? Pode fazê-lo até 2025

Autoridade Tributária informou que os contribuintes elegíveis podem inscrever-se até 31 de março de 2025 Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Se está interessado em inscrever-se no regime do Residente não Habitual (RNH), que permite aos seus beneficiários...

EURIBOR HOJE | Taxa a três meses mantém-se, mas sobe a seis e 12 meses

Euribor mantém-se a três meses, mas aumenta nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

ELETRICIDADE | O indexado em Fevereiro vai baixar bastante – Vale a pena mudar?

O preço da eletricidade no OMIE está quase de graça É impressionante o que está a acontecer nesta última semana. O preço da eletricidade no mercado grossista está praticamente a zero. Os valores a que a eletricidade vai ser vendida e comprada amanhã, pelas empresas...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. wells orson

    Sinceramente ..
    Vamos usar a cabeça por favor ? Dar (GRATIS)a informação preciosa sobre a minha vida financeira aos bancos ?!
    Mas esta tudo louco ?!
    Vantagens para o consumidor : saber o que gasta e onde gasta ?
    Usem outro argumento e não insultem a inteligência das pessoas .
    Vamos dar as RAPOSAS (BANCOS) o poder de guardar e a gerir a nossa (OVELHINAS INOCENTES ) informação preciosa …
    Ganhem juízo ! Acordem para a vida ! Chega de estupidificar as massas , OK ?

    Responder
  2. Rui

    Boa tarde Pedro,
    Por acaso sabe/perguntou se a DABOX permitirá no futuro agregar cartões de crédito?
    Obrigado

    Responder
  3. Alexandre Marques Simão

    preciso de ajuda para analisar as minhas contas no banco montepio penso que me estão a roubar

    Responder
  4. Manuel Guerreiro

    As APP DABOX e UNIDO foram testadas e são, em parte, uma desilusão, pois só permitem agregar uma dúzia de bancos. Mais parece uma cartelização, pois só os “principais” bancos estão disponíveis. Será assim, ou os outros bancos não aderiram? E quanto à agregação de CARTÕES DE CRÉDITO, são, no mínimo, miseráveis. Cada uma delas( pelo menos da UNIDO, da autoria do banco WIZINK), só permite agregar os seus cartões de crédito. Os outros (pelo menos aqueles que possuo), NEM VÊ-LOS EM TAL LISTA. MUITO POBRE AINDA.

    Responder
  5. luis pinto

    Viva

    Mais um excelente topico, pois estava à procura de uma app que permitisse definir o dia em que se recebe o salario ;), no meu caso como é ao dia 23, todas as apps que conhecia não apresentavam um verdadeiro orçamento familiar…

    Quanto a comentarios de que estamos a dar informação a mais aos bancos, não se iludam… eles já tem acesso a essa informação via BdP! Ok que não sabem o detalhe da informação, mas sabem perfeitamente as dividas de cada uma das pessoas.

    Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.