Eletricidade

Painel solar fotovoltaico – Balanço Setembro de 2019 (mês 34)

Balanço do mês de Setembro de 2019 Setembro de 2019 foi melhor do que Setembro de 2018. O que é que vale esta informação? Nada. Não mandamos no tempo e o nosso painel solar só produzirá o que as nuvens e a altura do ano deixar. Podia ser mais, podia ser menos. Quem instalar um […]

Painel solar fotovoltaico – Balanço Setembro de 2019 (mês 34)

Balanço do mês de Setembro de 2019

Setembro de 2019 foi melhor do que Setembro de 2018. O que é que vale esta informação? Nada. Não mandamos no tempo e o nosso painel solar só produzirá o que as nuvens e a altura do ano deixar. Podia ser mais, podia ser menos.

Quem instalar um painel solar em casa para produzir eletricidade tem de ter consciência de que nunca terá um mínimo de produção garantida. Tudo depende das nuvens que passarem exatamente por cima da sua casa. No mesmo concelho até pode chegar à conclusão que do lado de cá a produção é maior ou menor do que do lado de lá. Obviamente estamos a falar em teoria, na prática as diferenças só se notarão com mais relevância, por exemplo, entre o norte e o sul do país.

O painel produziu em Setembro 39,908 kWh, Se o seu forno for de 2.000 W dava para fazer 20 assados “de graça” por mês. Os “puristas” sabem que as contas não se fazem assim. É só para ter uma ideia do que 1 painel pode produzir. Não é muito nem pouco, é o que é.

 

Como já expliquei vezes sem conta, comprar baterias custar-me-ia cerca de 5 mil euros. E eu não tenho esse orçamento. Assim, o “acordo” (não tem de fazer nada nem assinar nada, é só instalar e fazer um registo online na página da Direção Geral de Energia e Geologia >SERUP) que qualquer um de nós pode fazer com a EDP Distribuição é consumir em tempo real o que o painel fotovoltaico produz e o que não consumir é oferecido para a EDP vender aos outros consumidores. É justo? É injusto? É o que é. É o “preço” a pagar pelo facto de em Portugal qualquer pessoa poder instalar até 6 painéis de 250 W sem ter de andar a pedir licenças e a fazer projetos para serem aprovados.

Os números de Setembro de 2019

O painel solar fotovoltaico de 250 W produziu em Setembro quase 40 kWh. Tem aqui o gráfico dos meses.

Tem a seguir o gráfico que mostra os dias. Em comparação com o mês anterior, bastou haver alguns dias de chuva ou muitas nuvens para se notar logo a diferença na produção.

As contas

O que o painel fotovoltaico de 250 W produziu em Setembro representou 7,34 € de poupança na minha fatura da luz, se tivesse consumido tudo o que o painel produziu no mês passado. O preço do meu kWh atualmente é tarifa simples de 0,1839 (com IVA).

Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria já poupado até agora 231,86 €. O retorno do investimento mantém-se nos quase 8 anos.

Compensa comprar um painel solar?

Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.

Assim, o retorno real  (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.

Estou a ponderar comprar um segundo painel porque no inverno, a produção é tão fraca que preciso de 2 para sentir alguma alteração na fatura da luz, Na próxima semana aproveitarei para ver como estão os preços dos painéis no mercado português (podem sempre comprá-los no estrangeiro) para ficarem com uma ideia atualizada do investimento. Ter o dinheiro parado no banco a render zero é que me faz confusão.


 

Disponível online, livrarias e supermercados.