80.000 tomadas “inteligentes” GRÁTIS


Sejam rápidos!

É bom que se despachem porque sempre que a EDP Serviço Universal tomou estas iniciativas, as tomadas inteligentes voaram em poucas horas.

Atenção! Isto não é só para clientes da EDP. Qualquer pessoa, tenha a empresa fornecedora de energia que tiver, pode encomendar estas tomadas. Quando pedi a minha, em 2016, era cliente da GALP e correu tudo bem.

tomada-inteligente-2

Abaixo tem o link para saber se ainda há tomadas disponíveis para o seu código postal.  Vejam se ainda há para o vosso distrito/região. No meu caso, como já tive direito a uma, já não me deixa pedir mais nenhuma. Tem de colocar o NIF e o CPE (está na sua fatura de eletricidade). Também pedi uma para a minha mãe.

A oferta faz parte de um Programa Nacional de eficiência energética. A ERSE paga 75% e a EDP os outros 25%. Para si, é completamente grátis.

Aproveitem! No livro “Contas-poupança I” há um capítulo só sobre estas tomadas “inteligentes”. Poupo com ela cerca de 40 € por ano.

Podem encomendar a vossa AQUI https://campanhassu.edponline.edp.pt/

Se quiserem saber como se usa esta tomada e quanto gastava a minha sala antes de ter esta tomada podem ver este post de  AQUI. Aproveite e inscreva-se no canal de YouTube.

Como podem ver no vídeo acima, as tomadas distribuídas pela EDP SU desligam automaticamente equipamentos ligados a outros (por exemplo, quando desliga a TV, desliga também o DVD, consola, HIFI, e a Box se quiser).

Desligar os equipamentos automaticamente pode ser suficiente para se fazer notar na carteira dos consumidores, A EDP diz que as famílias podem poupar até 44 euros por ano na fatura de eletricidade, apenas por desligarem os equipamentos que se mantêm diariamente em modo inativo. Os consumidores estarão também a evitar a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, por reduzirem o desperdício energético.

Posso confirmar por experiência própria que nestes 3 anos tenho notado a diferença na fatura da luz. Cerca de 3 euros por mês é de certeza. Ou seja, sem fazer nada e a custo zero, nestes 3 anos, ficaram-me no bolso 108 euros (mínimo). E continua a funcionar.

Esta é a terceira edição da distribuição gratuita de tomadas inteligentes pelas mãos da EDP. Aproveite!

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

 



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


51 comentários em “80.000 tomadas “inteligentes” GRÁTIS

  1. Avatar
    Sérgio Reply

    eu fiz o pedido a 12/7/2019 ainda não tenho a tomada verifico o pedido sempre a diz isto O seu pedido está em processamento.

  2. Avatar
    Vitor Madeira Reply

    Já recebi a minha e fiquei curioso para saber como funcionaria.
    Pesquisei no Youtube e após ver este vídeo, compreende-se facilmente que a tomada não é “inteligente” mas antes lógica. [https://www.youtube.com/watch?v=NHMkItpfYTE]

    O circuito analisa a passagem de corrente elétrica na primeira tomada e, caso seja inferior a um determinado nível (aparelho desligado) corta o circuito às restantes.

    Assim que o circuito detetar passagem de corrente elétrica acima do nível predefinido na fábrica na primeira tomada, volta a abrir o circuito das restantes tomadas.

    Apenas lógica, só isso. Tem a sua utilidade, mas não sei se a “poupança” poderá ser uma delas, na medida em que muitos dos aparelhos atuais perderão definições a nível do relógio interno e/ou outras personalizações caso sejam desligados da eletricidade, considerando também que não gastarão assim muito caso sejam deixados em modo “espera” (sabem, aquilo a que os portugueses se habituaram a chamar stande-bai?)

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      E depois, o desgaste nos aparelhos por ligar / desligar… (acontece o mesmo com as lâmpadas economizadoras – não as LED, pelo que sei).

      Poupar 20 euros por ano no STAND-BY dos aparelhos? Sério?

      Então BOX de TV, que demora uma eternidade para fazer REBOOT, etc…

      Os aparelhos estão preparados para estar em STAND-BY por alguma razão…

  3. Avatar
    Hugo Mendes Reply

    Em relação às tomadas atenção aos aparelhos que se vão desligar repentinamente, os mais sensíveis podem danificar-se. Eu obtive a tomada em iniciativa anterior mas não a cheguei a utilizar. Praticamente não vejo TV na Box mas sim Netflix/HBO na Playstation 4 e como tal não tenho interesse que ao desligar a TV me mande bruscamente abaixo a Playstation 4, o mesmo serve para Computadores ou outros aparelhos do género. Quanto ao exemplo do sr.EMANUEL BARROS de facto é uma ideia muito interessante!

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Eu DESACONSELHO vivamente o uso destas “tomadas”. O corte de energia nos aparelhos pode ser MAIS prejudicial do que o consumo (extremamente baixo hoje em dia) do que deixar o aparelho em STAND-BY.

      Isto é mais uma campanha “vamos lá precipitar a AVARIA dos seus aparelhos electrónicos” do que “vamos lá poupar energia”.

      Ao invés disso, toda a gente deveria ter um ESTABILIZADOR de corrente, ou pelo menos, uma TOMADA com PROTECÇÃO picos (eu tenho estabilizador, ele apita largas dezenas de vezes, por vezes com oscilações fortes de corrente).

  4. Avatar
    Sónia Costa Pereira Reply

    Acabei de pedir a minha, e nem 5 minutos demorou a concluir. Estou curiosa para ver os resultados.
    Obrigada Pedro mais uma vez pelos seus excelentes conselhos. Uma das suas dicas há 2 anos atrás, ajudou-me a poupar cerca de 60€/mês nos seguros de vida do crédito à habitação. Continuação do bom trabalho que faz

  5. Avatar
    Fátima André Reply

    Olá,
    Pelo que percebi existe um plafond por região. Eu acabei de fazer o registo do pedido há menos de meia hora e já recebi o email de confirmação que irei receber a referida tomada inteligente no meu endereço.
    Obrigada Pedro pelo serviço prestado que é uma enorme mais valia para todos.
    Fátima André

  6. Avatar
    Ana Silva Reply

    Pedro, desculpe mas tenho de o dizer. Nunca uma newsletter foi tão útil como a sua. É realmente muito, muito boa. A melhor que tenho. Obrigada pelo seu trabalho. Comprei os dois livros, e espero por um terceiro. Apesar de nunca ter tido aqueles “ganhos” de dezenas de milhares de euros, hoje em dia tenho muito maior consciência relativamente às minhas finanças pessoais e a tudo o que podemos fazer para poupar e “dar um aumento” a nós mesmos. Só para deixar aqui esta mensagem e para ficar bem vincado que efetivamente, o Pedro ajuda muito e muita gente. Obrigada.

  7. Avatar
    João Pedro Reply

    Já pedi uma há cerca de 2 anos (talvez mais) e vinha avariada…
    Tentei que enviassem outra, foi até hoje!

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Não perdeu nada! Também tentei arranjar uma na campanha anterior, e não consegui. Foi-me dada por uma pessoa que não a quis para nada. E pessoalmente, encostei-a logo… desilusão completa!!! Uma tomada da década passada! Sinceramente, podiam oferecer lampadas LED, aí sim seria uma campanha boa! Isto é mesmo para despachar um FLOP que têm em STOCK há anos e não sabem o que fazer com o “artigo”… só tenho pena no $ que gastaram nestas campanhas…

  8. Avatar
    Beatriz Ribeiro Reply

    Não é preciso ser cliente EDP, mas, mais uma vez as pessoas das ilhas são cidadãos de segunda! Não está disponível para os Açores. Vergonha.

  9. Avatar
    Nelson Branquinho Reply

    à hora que coloco este comentário (19:20) já se conseguia pedir as ditas tomadas.
    É uma questão de irem tentar o quanto antes…

  10. Avatar
    Paulo Reply

    O site está um bocado mau. Não reconhece alguns códigos postais e na morada de entrega nem há espaço para colocar adequadamente o nro de porta e andar.

  11. Avatar
    Marco Lopes Reply

    Estas tomadas são uma treta… tenho a minha embalada num canto, já a tentei oferecer, ninguém a quer… pensei que fosse uma tomada INTELIGENTE que desligasse os aparelhos quando ficassem em STANDBY (através da análise de corrente consumida) e os permitisse ligar quando fossem ligados. Isso sim é uma SMART PLUG! Agora, ter de andar com “sensores de infravermelhos” colados aos aparelhos… usava isto há 20 e tal anos atrás!!!

      • Avatar
        Marco Lopes Reply

        Nem tudo o que é dado significa que seja bom ou útil…
        Gostava de saber QUEM é que as usa!! Esgotam? Sim, os consumidores não sabem bem o que isto é… até perceberem que uma tomada COM COMANDO que custa 10 euros faz um serviço muito melhor e mais prático!
        Faço a doação da minha de bom grado, mas não me vou dar ao trabalho (nem gastar $) a enviar por correio para quem quer que seja…

  12. Avatar
    Nelia Reply

    Olá, pois tb tentei aderir e não dá onde diz clicar aqui nao faz nada, deve estar inativo… mas vou voltar a tentar durante o dia.

  13. Avatar
    Hélder Marques Reply

    Boa tarde. Para quem esteja interessado nesta campanha, eu liguei para a EDP e informaram-me que foi retirado o botão de acesso a campanha devido a haver um problema técnico no site e ira ser resolvido o mais breve possível.

  14. Avatar
    Abel Maciel Reply

    Como não conseguia fazer o pedido telefonei para a EDP e disseram-me que o sistema estava com problemas e que tentasse mais tarde.Agora pode ser que quando se poder fazer já não haja tomadas para ninguém.

  15. Avatar
    Ricardo Reply

    Sou cliente Galp e o pec que tenho dizia elegível. Alguém sabe dizer-me como posso colocar o cód idêntico ao da edp? Eles colocam * é assim. Faz sentido?

  16. Avatar
    Emanuel Barros Reply

    A tomada não funcionava muito bem na minha casa a TV levava muito tempo a ligar e ela desligava de novo era um 31. Desmontei e transformei-a numa tomada “burra” e comprei uma tomada Wifi Sonoff s20 por 7/8€ onde ligo a da EDP. Depois com o IFTTT e com a localização do tlm sempre que saio de casa ela desliga tudo.

          • Avatar
            Nelson Branquinho

            Isso já é a entrar num campo de domótica. Existem tomadas inteligentes que se pode acoplar e ligar via wifi e, dependendo do modelo podem utilizar scripts tipo IFTTT que mediante isto faz aquilo.

            O que o Sr Emanuel Barros tem é uma tomada que se liga às tradicionais da parede e que fica inteligente. Mas realmente dá muito jeito!

            Eu também andei a ver essa opção mas como quero automatizar mais coisas (estores, luzes e tomadas) preferi adotar um sistema de inteligação entre todos os sistemas (chamado hub: tipo Home center da fibaro mas existem outros como smartthings por ex) e manter os interruptores e as tomadas tradicionais mas adicionar um equipamento “antes” e passam a ficar inteligentes.
            Assim seja por APP, IFTTT, Alexa, ou os tradicionais interruptores passo a ter tudo “inteligente” fazer muitas coisas seja, abrir ou fechar estores em % mediante o calor ou a hora do dia, etc etc etc
            Um mundo a explorar!!

          • Avatar
            Emanuel Barros

            Estive a fazer contas e o meu consumo em Standby é mais ou menos 16W. Fácilmente chega aos 20€ por ano. A tomada Wifi paga-se a ela própria!

          • Avatar
            Marco Lopes

            Não se esqueça depois do CONSUMO da TOMADA! São inteligentes, mas gastam energia! E depois, o desgaste nos aparelhos por ligar / desligar… (acontece o mesmo com as lâmpadas economizadoras – não as LED, pelo que sei).

            Poupar 20 euros por ano no STAND-BY dos aparelhos? Sério?

            Se as pessoas aderissem por exemplo a cartões como o COFIDIS, BANKINTER, CETELEM BLACK, cujo CASH-BACK em compras chega aos 5% por CADA COMPRA, e mesmo com limites impostos (alguns cartões limitam a 100 euros por ano, outros a 200, mas muitos fazem promoções extra, e podem ser conjugados, por exemplo), poderiam obter mais de 200 euros por ano só a fazer as compras normais do dia a dia, compras essas que as fazem, provávelmente com um cartão MULTIBANCO, e ainda por cima pagam 20 euros por ele!!!!

          • Avatar
            Emanuel Barros

            O consumo da minha tomada Wifi é de 0,3W mas não é continuo está sempre a flutuar entre 0W e 0,3W ou o meu aparelho não consegue medir menos 🙂

    • Avatar
      Vítor Reply

      Ontem e hoje tentei varias vezes aceder (infelizmente trabalho e não posso passar o dia todo a tentar), e a mensagem de “tente mais tarde” teimou em surgir em todas as tentativas.
      Agora já não existe disponibilidade!

      Mais uma campanha para os habituais desempregados, reformados, ou para quem está de férias.

      Eu vou continuar a poupar no consumo da eletricidade, mas a esforçar desligar a régua de forma manual.

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Isso sim é um sistema!
      Uso DOMÓTICA há mais de 20 anos!
      Usei durante mais de uma década o sistema X10 (até tenho material à venda: https://www.olx.pt/anuncio/automatize-a-sua-casa-kit-de-automao-x10-com-ofertas-IDA7Xh3.html) ainda bem se ouvia falar dos protocolos de comunicação que existem actualmente (diversos standards, alguns dos quais não comunicam uns com os outros).

      Mas não queria ir tão longe! Estas tomadas são uma “falácia” completa. Parece-me que a EDP deu um tiro no pé e comprou dezenas de milhares desta coisa a um qualquer fabricante que sinceramente, as devia ter em stock há anos! E agora está na FASE 2 para se livrar delas, como se fosse uma grande coisa (é quase certo que 90% das pessoas não vão usar esta coisa!!!)

      Se a EDP oferecesse uma tomada com comando, para ligar e desligar remotamente os equipamentos, ISSO SIM! E não falo de nada “inteligente”… tenho 6 unidades dessas, uso 3 para ligar e desligar os aquecedores!

      Pessoalmente desisti da automatização da casa… as coisas têm de ser feitas de raíz, ou então é necessário andar a mudar interruptores, tomadas, etc, ou andar com tomadas em cima de tomadas, casquilhos extra, etc etc. Mantive apenas UMA luz de sala através do sistema X10 e não me meto em mais nada a não ser que um dia construa uma casa de raiz…

      • Avatar
        Nelson Branquinho Reply

        Marco Lopes olhe que hoje em dia já não precisa de mudar interruptores (a não ser que sejam mesmo muito antigos).
        Já existem equipamentos de domotica para automatização e não precisa de mudar nem os interruptores nem as tomadas !!!
        Dou-lhe um pequeno exemplo disso: https://www.fibaro.com/en/products/switches/

        Abraço

        • Avatar
          Marco Lopes Reply

          Não conhecia esses switches! Duvido que caibam nas minhas “caixas” de tomada! A construção portuguesa deixa muito a desejar em tudo… enfim… desliguei-me da automação – decidi simplificar! Um dia se fizer algo de raiz, será numa casa nova.

        • Avatar
          Marco Lopes Reply

          So como nota, cheguei a usar um sistema central, programado através do computador, com MACROS, que controlava a actividade da casa, por HORAS e por comandos de VOZ e claro, comandos manuais… (podia até controlar a casa quando estava fora, através de um acesso remoto!), isto há 20 anos… Hoje em dia os sistema Z-wave e similares fazem milagres, claro está. Mas sinceramente, depois de ter estado dentro no início da tecnologia, ainda não está na hora de voltar. É preciso de a adopção de um STANDARD e que as casas sejam equipadas de RAIZ com tomadas, interruptores e sensores inteligentes!

  17. Avatar
    Mário Jorge Reply

    O problema é que sem querer mandamos o site abaixo tipo ataque informático com todos a pedir a respectivas tomadas, vamos lá ver se consigo obtê-la

    • Avatar
      Vitor Madeira Reply

      Consegui. Mas depois aprendi que a tomada não é assim muito “inteligente”. É apenas uma tomada lógica.

      Vou deixar outro comentário mais abaixo explicando o porquê.

      • Avatar
        Marco Lopes Reply

        Claro que é… e tal como na campanha anterior, vai ser “encostada” por mais de 90% das pessoas… Vai criar mais material para reciclagem… é o que é.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. Se já recebeu, não tem direito. Ou a sua região já pode ter esgotado o “plafond”. Outras opções vai ter de lhes ligar. Não sei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *