
Balanço do mês de Maio de 2019
Já passaram 30 meses desde que instalei o painel solar. E nenhum problema até agora. Nenhum custo de manutenção, nem nenhum dia de falha (a menos que tenha falhado o sol, claro).
Tenho a clara convicção (um destes dias faço um gráfico com os valores reais) de que estou a poupar pelo menos 5 euros por mês por ter o painel. Não o fiz ainda porque tenho a fatura dual (luz e gás) e os preços da eletricidade no meu caso baixam todos os anos porque mudo sempre para a empresa que faz mais barato. Logo não é fácil dizer o que é poupança do painel e poupança do tarifário e os consumos do gás também podem distorcer os valores.
Os números de Maio
As contas
E o desconto na fatura?
Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu, nestes 30 meses teria poupado 201,12 euros. Como investi 620 euros no painel e na instalação, neste momento o retorno do investimento está nos 7,7 anos.
Compensa comprar um painel solar?
Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.
Assim, o retorno real (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.
Recordo também que há leitores que me dizem que já conseguem comprar painéis solares fotovoltaicos de 250 W com tudo incluído e pronto a funcionar por menos de 500 euros. Aí o retorno é muito mais rápido. Quando comprei eram mais caros (Paguei 500 pelo painel e mais 120 euros para a instalação e equipamentos adicionais que adquiri).
Para os que chegaram agora ao blogue, relembro que como não tenho baterias, tudo o que não consumir em tempo real é oferecido à rede. As baterias são demasiado caras para mim. Com baterias, todo o sistema fica em cerca de 5 mil euros. E sim, vivo num prédio com outros condóminos. Não é impedimento.
Neste 2 anos só o limpei uma vez com um paninho porque tinha alguma poeira acumulada.