Um desconto de 42% que é um prejuízo de 53%

Escrito por Pedro Andersson

25.05.19

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3 min de leitura

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“Super preço” (mas para cima)

Cada vez estou mais convencido de que temos de estar super atentos antes de comprar seja o que for. Nas coisas pequenas e nas coisas grandes. As empresas querem ganhar dinheiro e nós queremos fazer boas compras e poupar dinheiro. Às vezes  é compatível, outras vezes não. Este é um desses casos.
Fui às compras e dava-me jeito comprar um aspirador. Ando há algum tempo à procura de um bom preço. Mas só o vou comprar quando encontrar um bom aspirador a um preço excelente. Por isso a publicidade chamou-me a atenção. 42% de desconto podia ser uma boa oportunidade, certo? Pois…

O aspirador pareceu-me ser de uma boa marca, e sendo fraquinho (750 W) servia para o que pretendo. Seria desta?

Comparar sempre

Esta é a regra nº1 se quer poupar. Já a aprendi há vários anos, quando comecei a fazer o Contas-poupança. Antes de descobrir esta técnica de poupança “genial” era um comprador por impulso como provavelmente milhares de vocês. É tão básica esta técnica que até chateia. Virei o aspirador ao contrário e tomei nota do modelo específico. Atenção que tem de comparar EXATAMENTE o mesmo modelo. Não basta escrever no google “aspirador MARCA” isso vai dar dezenas de resultados diferentes. No telemóvel abri o google e escrevi a marca e o modelo e em 20 segundos descobri preços incomparavelmente mais baixos.

53% mais barato do que com 42% de desconto

Logo nos primeiros resultados, em 20 segundos – como referi – descobri que o mesmo modelo de aspirador está à venda noutras lojas por 32,99 €. No hipermercado estava à venda por 69,99 € (já com 42% de desconto).

Portanto, serve este exemplo simples para demonstrar um raciocínio simples: Nunca compre nada por impulso. Em poucos segundos consegue descobrir se a promoção que lhes estão a empurrar pelos olhos dentro é “verdadeira” ou não. Não estou a pôr em causa que aquele aspirador já custou aquele preço. A questão é que nós só compramos se quisermos.
Neste caso estaria a gastar mais 37 euros sem necessidade nenhuma, pelo mesmo aparelho. Estamos a falar de 82 litros de leite. É assim que muitas vezes chegamos ao fim do mês sem dinheiro. Ele foi para algum lado. E muitas vezes os “culpados” somos nós.
Compare sempre antes de comprar o que quer que seja. Compras grandes e pequenas.
Vai chegar a uma altura em que já faz isso de cabeça sem ter de pesquisar muito. Falo por experiência própria. Muitas vezes vou às compras e só me rio a olhar para os preços e as “promoções”. Nem preciso puxar pela calculadora.
Não gaste o seu dinheiro sem sentido. Pense antes de colocar as coisas no carrinho ou no cesto.

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16 Comentários

  1. Joana Oliveira

    Voltei de Inglaterra recentemente, então comparar preços tornou se o mais importante agora. Até para voltar a habituar-me aos preços de Portugal.
    Tenho constato exactamente o mesmo que referiu em cima. (e entre muitas coisas, também ando a procura de um aspirador!)
    São um pouco ridículas muitas das promoções que se fazem cá.. Infelizmente muito pouco verdadeiras, que exige de nós muito mais comparações, do que, apenas pensar se estamos a aproveitar uma promoção ou a comprar por impulso.
    Por favor, continue com estas publicações! 🙂 e continuação de bom trabalho.

    Responder
  2. Velma Costa

    Boas, tb me aconteceu há cerca de 2 semanas.
    Comprei uma placa de indução e como consequência tive que comprar um conjunto novo de panelas próprias… fui ao conforama, DeBorla e depois ao continente…
    Acabei por comprar no continente um que tb estava a 60€ (50% desconto)… errado voltei ao conforama e lá estava o mesmo mas a 49,99€ sem desconto!!!
    Fui devolver e perguntaram a razão da devolução… informei que estavam a enganar o s clientes pq ao lado estava 10€ mais barato sem promoção!
    Aiii

    Responder
  3. Alvarinho Moreira

    As promoções e descontos iguais ao IVA,são em Portugal uma forma de vigarizar o cliente. O que é mais deprimente é praticarem constantemente estes expedientes sem qualquer pudor e sem serem penalizados. A ASAI não terá competência para fiscalizar estas aberrações ?

    Responder
  4. Rui Garcia

    Boa tarde. Sem querer defender que empresa seja (até porque a empresa em questão tem muito que se lhe diga), faltou apenas referir 2 ou 3 coisas. Esse preço é vindo de Espanha ou tem de se pagar portes e se põe em causa o correcto funcionamento da garantia legal. Para além disso, muito rapidamente se vê que se trata de um site duvidoso (basta ver que se trata de um site muito básico, com uma ortografia cheia de erros, onde tem mais artigos com um preço muito abaixo do praticado mesmo em comparação com outros sites… Quando a esmola é muita…). Continuação de boas reportagens.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Independentemente de tudo isso, é razão suficiente para eu não comprar e continuar a procurar :).

      Responder
  5. Bruno Correia

    Quando precisei de comprar um aspirador pela primeira vez não percebia rigorosamente nada, por isso aconselhei-me com alguém de confiança que me disse para não olhar para os watts pois podem ser ilusão, o mais importante é o poder se sucção que infelizmente raramente ou nunca temos esta característica disponível. Comprei um de uma marca pouco conhecida comercialmente e abaixo dos 100€ que realmente aspira bem.
    O seu programa é extremamente útil, bom trabalho!

    Responder
  6. António Oliveira

    Esse modelo em específico não se encontra já à venda acho eu, será um modelo descontinuado e certamente por esse motivo deve ser comprado por grandes superfícies e outras lojas de eletrodomésticos a muito bom preço certamente. Depois cada um vende ao preço que quer e é o consumidor ter de ter os olhos abertos. Infelizmente acontecem casos como o da sua reportagem. Mas é de salientar que este tipo de superfícies comerciais aplicam este método a qualquer produto alimentar e não alimentar. E a tentação de comprar um produto com um suposto descontão é enorme e muitas vezes a compra por sugestão é até imediata até porque o produto com este suposto desconto pode “esgotar” A verdade é que temos a tecnologia à nossa disposição como refere é muito bem, mas devo salientar que a nossa população é uma população envelhecida e refiro o caso por exemplo dos nossos pais ou avós, que nem sequer sabem utilizar essa tecnologia, e esse leque de população é facilmente “enganado” por essas práticas comerciais agressivas. Seja vendas por telefone, porta a porta, por empresas mais conhecidas ou menos conhecidas. Essa faixa de população está à mercê de práticas comercias por vezes até desumanas, e depois para desfazer certos contratos é outra odisseia muitas vezes impossível porque teoricamente as pessoas assinaram um contrato. Parabéns pelo seu empenho e dedicação em prol de todos nós.

    Responder
    • Pedro Andersson

      É por isso que a minha mãe está aconselhada a responder sempre “ligue para os meus filhos que eles tratam disso”.

      Responder
  7. José Marques

    Por vezes queremos logo proceder à compra e esse método é também inimigo de uma boa compra. Também pesquisei sobre aspiradores e acabei por decidir por uma loja a 100 kms de casa que entregou por transportadora, tudo legal obviamente, um produto que no final custou 65% menos que o melhor preço das grandes superfícies. É muito mesmo. Façam contas e se não há pressa não comprem. Esqueçam aquele carro usado tão bonito que já tem alguém para o vir buscar amanhã.

    Responder
  8. Rosa

    Como sempre as suas dicas, bem como as suas reportagens são de grande valor, pois com tanto marketing e com o pouco tempo disponível que as pessoas têm, os mais prejudicados pelos tubarões da sociedade são os mais carenciados. Acompanho os seus programas praticamente desde o início e até já me ofereceram o 2º livro contas poupança, e logo que tenha possibilidades financeiras vou comprar o 1º livro. Nos dias de hoje, a maioria da população vive em propriedade horizontal e uma grande percentagem é proprietária. Gostaria muito que um dia fizesse um programa sobre administrações de condomínio ( como saber se existe alguma lei que regule estas empresas, que entidade devem os condóminos consultar para saber se é uma empresa credível, quando a administração decide contratar uma empresa para fazer obrar de reabilitação de fachadas de edifício o que tem que fazer sobre termos de responsabilidade e seguros ( uma vez que está representa os condóminos), se a empresa contratada pela administração de condomínio para fazer as obras do edifício causar danos nas habitações o que fazer e quais os prazos, etc.. Pois estes são problemas comuns em muitos condomínios e os condóminos não sabem como resolver os problemas e contratar um advogado não é acessível a qualquer cidadão. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho pois é um serviço público e de grande valor. Bem haja.

    Responder
  9. Dan

    Deixe-me só acrescentar que a Rowenta é uma marca muito fraca. Aqui em casa referimo-nos a ela como Rebenta.

    Responder
    • Jota

      Muito fraca?! Rowenta tem fiabilidade acima da média.
      A sua experiencia pode ser nagativa mas não convem generalizar.

      Responder
  10. Paulo Silva

    Comigo estão tramados. A não ser que seja algo extremamente urgente, eu analiso preços, características e necessidades e ando uns tempos a ponderar e aguardo pacientemente até surgir o que eu considere ser uma boa oportunidade. Compro em função das minhas necessidades e possibilidades e não em função de tendências, modas ou impulsos.

    Responder
  11. Jacqueline

    Compras no Continente são um campo minado de falsas promoções! Na maioria das vezes inflacionam os valores para depois aplicar “descontos”. Às vezes fazem promoções que não são refletidas na fatura (muitas pessoas não conferem as faturas e compram gato por lebre). E muito mais descontos e promoções duvidosas que são apresentadas. Podem-se fazer boas compras no Continente mas… sempre com muito cuidado e atenção, os senhores tem um ótimo expertise em aldrabices!

    Responder

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