App IRS 2018 – Simule o seu IRS e entregue-o com o telemóvel





App “IRS 2018”

A Autoridade Tributária (AT) acaba de lançar a app IRS 2018, tal como fez no ano passado, para entregar o IRS automático e ver o estado em que está a sua liquidação e reembolso do seu IRS, mesmo que não seja IRS automático. Tudo ao alcance dos seus dedos no seu smartphone. Para já, pelo que testei, só pode simular e ver o seu IRS se tiver IRS Automático. No meu caso – como não tenho direito – só me aparece a mensagem que tenho de o entregar manualmente. Se for como no ano passado depois de o entregar já consigo ver em que estado está o processo de reembolso e posso ver um pdf com o Modelo 3 que entreguei.

Se já entregou o IRS e a app funcionar (como no ano passado) deixa de ser preciso abrir o computador, abrir o portal das Finanças e andar à procura da informação do estado da sua declaração. É só abrir a app enquanto bebe um café e fica logo a saber se o seu IRS “andou” ou não. A app é gratuita, é compatível com os sistemas operativos Android e IOS e está disponível nas respectivas lojas. Tem o link para a app Android no fim deste artigo. Qualquer dia entregamos o IRS por SMS :).

Cuidado como sempre

Mas já alertei que o facto das coisas serem cada vez mais automáticas torna também cada vez mais necessário que saibam como confirmar se as contas e as deduções estão bem feitas. Como são máquinas a fazer isto é muito fácil perderem-se deduções por causa de uma cruzinha ou de um anexo que devia estar lá mas que o computador da AT não foi buscar ou não sabe que existe. Muito cuidado. Confirmem sempre tudo.

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.gov.portaldasfinancas.irs

Iphone

https://itunes.apple.com/pt/app/irs-2018/id1229082064?mt=8

Portanto, tem aqui mais uma ajuda para ver (mas ainda é muito cedo para entregar) o seu IRS. Espere 15 dias. Mas você é que sabe, claro. Veja este vídeo que fiz no ano passado. Responde à maior parte das suas dúvidas. Veja-o antes de submeter. E subscreva o meu canal no youtube.

 

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI abaixo.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).


10 comentários em “App IRS 2018 – Simule o seu IRS e entregue-o com o telemóvel

  1. Filomena Reply

    Uma dúvida: a pensão de alimentos coloca-se a totalidade do ano ou a importância mensal?
    Obrigada
    Filomena

  2. Agostinho Miguel Reply

    Bom dia
    A minha mulher trabalhou a recibos verdes e eu recebo comissões de seguros, só que no anexo F já vem o
    n.° de contribuinte da minha mulher e não consigo linha para declarar as minhas comissões. Que fazer, por favor? Cumprimentos.

  3. Filomena Silva Reply

    Adorei as explicações. Não sei nada e estou a aprender muito.obrigada

  4. Mee Reply

    Bom dia
    Tentei o IRS automatico e disse que não estava abrangida.
    Sou trabalhadora independente e recebo também de uma empresa espanhola, é por esse motivo?
    Considero-me ato simplificado?
    Obrigada

  5. Veronique Fonseca Reply

    Bom dia,
    Efetuei a entrega pela aplicação todos os dados me apareciam corretos.
    No entanto, o comprovativo não apresenta os dados das despesas é normal?Obrigada.

  6. Paulo Reply

    Por aqui não funciona, quando coloco os dados do agregado a aplicação fecha.

  7. Vitor Madeira Reply

    Sou um dos que tem sempre muito receio das coisas “totalmente” automáticas, principalmente no que respeita a questões ligadas com as finanças…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *