Portugueses só poupam em média 80 euros por mês – Intrum

Portugueses só poupam em média 80 euros por mês

Os portugueses só conseguem poupar, em média, 80 euros por mês, um dos valores mais baixos entre os países da União Europeia, segundo o ‘European Payment Consumer Report’ da Intrum. A Intrum é uma empresa especializada em cobrar dívidas de empresas. Talvez já tenha até recebido um telefonema ou carta deles. Normalmente é mau sinal para si. Mas o tema deste texto não é esse. É apenas o estudo divulgado por eles com base em cerca de 25 mil inquiridos.

Na Europa poupam 250 euros por mês (mas também ganham mais do que nós)

O relatório revelou “que os portugueses conseguem poupar em média 80 euros por mês, valor este bastante baixo em relação à média europeia”.
Países como a Suíça (250 euros), a Noruega (198 euros) e a Suécia (184 euros) possuem os valores de poupança mais elevados.
Abaixo da média de Portugal estão a Polónia (69 euros), a Lituânia (67 euros), a Letónia (44 euros), a Hungria (40 euros), a Roménia (40 euros) e a Grécia (31 euros).

O estudo também revelou que 58% dos portugueses conseguem poupar dinheiro mensalmente, um valor praticamente igual ao da média europeia que ronda os 57%.

Entre os principais motivos que levam os portugueses a poupar contam-se pagar despesas inesperadas (76%), viajar (42%), juntar mais dinheiro para uma eventual perda de emprego ou de outro rendimento (31%) ou para a reforma (26%).

De acordo com o ‘European Payment Consumer Report’, 66% dos portugueses têm uma conta-poupança, valor superior à média europeia que é de 56%. Para a realização do estudo, elaborado no âmbito do dia mundial da poupança que se realiza em 31 de outubro, foram entrevistados 24.401 consumidores europeus, 1.009 dos quais em Portugal.

Quanto devia poupar por mês?

Todos os especialistas dizem que o ideal era poupar entre 10 e 20% do que ganha todos os meses, independentemente do que ganha (seja muito, seja pouco). E deveria ter uma almofada financeira de emergência no valor de 6 meses ou um ano das suas despesas mensais. Ora, quem ganha 800 euros por mês deveria, por esta lógica, poupar mensalmente 80 euros. Quem ganha mil, 100 euros e assim sucessivamente.

Recordo que isto só funcionará se tirar esse dinheiro para uma conta à parte assim que recebe o ordenado. O ideal era ser automático. Se estiver à espera que sobre no fim do mês, esqueça…

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

Um comentário em “Portugueses só poupam em média 80 euros por mês – Intrum

  1. Karim Gulamhussein Reply

    Na verdade ambas as razões são válidas: poupamos pouco porque os salários são baixos para a maioria, e poupamos menos pois o apelo ao consumo é voraz!
    No entanto, temos pouca literacia financeira e muito pouco do espírito empreendedor, para procurar formas rentáveis de ocupar o tempo fora do trabalho.
    Mas o facto de sermos aqueles que mais investem na compra de casa demonstra para onde vai uma grande fatia das entradas mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *