Os contadores inteligentes da eletricidade são bons ou maus?
Em dezembro do ano passado mudaram o meu contador de eletricidade para um “inteligente”. Dá as contagens remotamente para a EDP Distribuição que é quem as depois transmite a TODOS os operadores de energia em Portugal, dos maiores aos mais pequenos. É importante que saiba que não é a EDP, GALP, Endesa, Iberdrola, e todas as outras que fazem as contagens.
Quando o instalaram – não fui eu que pedi – escrevi este artigo com as muitas dúvidas que a mudança me suscitou e prometi fazer mais tarde um balanço.
A minha experiência 8 meses depois
1) O contador “inteligente” não aumentou os meus consumos
Vários espectadores/leitores disseram logo que eram uma “roubalheira” porque aumentavam os valores de consumo. Sei de casos de medições erradas. Claro que há. Também havia erros (continuam a existir) de contagem nos contadores antigos. Quando identifica isso tem de reportar a situação para ser corrigida, obviamente. O que quero transmitir é que no meu contador está a medir bem. Como sei?
Tenho um medidor de consumos de eletricidade que mede o consumo da minha casa quase segundo a segundo e vejo na net o que estou a consumir e os números de cada dia e de cada hora, se eu quiser.
Verifiquei (por amostra) se estava a bater certo e os meus consumos medidos pelo aparelhómetro são sempre superiores aos do contador. Mas então os valores não deviam bater certinho? Deviam, mas eu tenho um painel solar de 250 W a produzir eletricidade todos os dias. E enquanto estiver sol a minha casa consome primeiro o que o painel produz. Só vai buscar à rede o que sobra e o painel não dá. Portanto tenho o registo dos consumos, mas o que o contador conta já tem o desconto do painel solar. Portanto, as duas situações batem certo: não mede a mais e está de facto a descontar o que o painel solar fotovoltaico produz.
2) O MITO da segurança
Muitos espectadores alertaram que estes contadores eram um perigo porque um criminoso poderia na rua junto ao contador inteligente desligar o quadro da minha casa e “obrigar-me” a sair de casa e aproveitar esse momento em que abro a porta para entrar e assaltar-me. Tentei por várias vezes fazer isso e não consegui. Bem tentei desligar o meu contador na rua e não dá para desligar a minha eletricidade a partir da rua. Portanto, com o modelo que tenho (com outros não sei) essa suspeita não se confirma. É seguro.
3) As contagens são mesmo em tempo real e são enviadas aos distribuidores?
Sim, mas… Desde Janeiro que o contador ” inteligente” envia para a EDP Distribuição a contagem real todos os dias 26 de cada mês. Verifiquei isso na página da EDP Distribuição. Vocês também podem ver todos os dados do vosso contador de eletricidade nesta página independentemente da empresa que contrataram para a eletricidade.
Portanto, o contador está a registar os valores reais todos os dias 26. O meu “problema” é que a minha fornecedora de eletricidade tem o ciclo de faturação sempre a dia 10. Logo tenho SEMPRE 16 dias de estimativas em TODAS as faturas apesar do contador ser “inteligente”. Estou a fazer contactos para ver se é possível coordenador as duas datas, mas até agora não tenho solução. É só para perceberem como as coisas estão a funcionar neste momento, caso tenham já ou venham a ter um contador destes.
Pelo menos não são estimativas de 6 meses ou 1 ano…
4) O novo contador obriga a aumentar a potência do quadro (e a pagar mais)
Sim e não. Vamos por partes. A tecnologia destes contadores inteligentes (smartmeters) é nova. Os antigos funcionavam por aquecimento de sensores (não sou eletricista, vou falar para que se perceba, OK?). Quando a nossa casa tinha demasiados eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, uma “fitazinha” de metal começava a aquecer e quando aquecia demais disparava o quadro. Ou seja, ultrapassavamos muitas vezes a nossa potência contratada sem sabermos e o quadro não disparava porque um dos equipamentos entretanto deixava de funcionar e não chegava a ter tempo de disparar o quadro. Por outra palavras, ao longo destes anos tivemos imensas “borlas” no disparo do quadro.
Com esta nova tecnologia tudo é medido ao “milímetro”. Se passa a sua potência contratada, o quadro dispara logo sem grandes tolerâncias. É por isso que as pessoas dizem (e com razão) que o quadro passa a disparar mais vezes. São mais rigorosos na leitura. Dizem que é para obrigar as pessoas a pagarem mais de potência contratada. Bom, é uma interpretação. Cada um interpretará como entender. Esta é a explicação técnica que me foi confirmada por vários eletricistas. É o que é.
Se tiverem mais conclusões sobre este tipo de contadores, comentem aqui ou no Facebook. Para irmos acompanhando.
Acompanhe-nos AQUI
Novo livro Contas -poupança
Pode espreitar AQUI (e encomendar, se quiser) o novo livro ou clicando na foto abaixo.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
As melhores dicas de poupança dos primeiros 5 anos de programa estão no primeiro livro “Contas-poupança”. É só clicar AQUI abaixo.