Metropolitano de Lisboa com NIF nos bilhetes

Já não precisa ir ao Portal VIVA

O Metropolitano de Lisboa acaba de anunciar que já tem disponível em toda a Rede a possibilidade de obter faturas com NIF (Número de Identificação Fiscal), na compra de títulos de transporte, sem ter de recorrer ao Portal VIVA.

Até agora era possível a emissão de faturas certificadas, via Portal e via backoffice, agora é possível a emissão de faturas com NIF no ato da compra, nas máquinas automáticas e nas máquinas semiautomáticas (bilheteiras) em toda a Rede do Metropolitano de Lisboa. Para obter a fatura deve-se introduzir sempre o NIF antes de se efetuar o pagamento.

Em simultâneo a fatura fica, também, disponível no portal e-fatura da Autoridade Tributária, na área do contribuinte, para validação. O Metropolitano de Lisboa alerta para alguns requisitos a seguir, relativamente aos dados que devem ou não ser preenchidos no ato da compra, segundo as indicações da Autoridade Tributária:

  • Faturas inferiores a 99 euros (faturas simplificadas): Não é obrigatória a inserção do NIF, mas caso seja solicitado pelo cliente, o programa apenas permite inserir o NIF;
  • Faturas de 100 euros a 999 euros: Não é obrigatória a inserção do NIF, mas caso seja solicitado pelo cliente, o programa apenas considera obrigatório o preenchimento do NIF, sendo os dados relativos ao nome e morada opcionais;
  • Faturas superiores a 1000 euros: é obrigatório o NIF e todos os campos relacionados, nome e morada.

Recordo que vale a pena pedir fatura dos passes com NIF, porque abate todo o IVA (100%) pago  como Dedução no IRS. Veja este artigo onde explico como fazer as contas:

Passes sociais já estão no e-Fatura

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito. Ofereça-o a quem precisa pôr as contas em ordem.

É só clicar AQUI abaixo.

 

 

3 comentários em “Metropolitano de Lisboa com NIF nos bilhetes

  1. Bruno Reply

    Bom dia,

    quando se carrega o cartão Lisboa Viva no Multibanco ao introduzir o NIF ainda é preciso pedir fatura posteriormente ou automaticamente já aparece no sector passes mensais do e-fatura?

    obrigado

  2. Egas Moniz Amaral Reply

    Quem utiliza o Metro do Porto sabe o inferno que é renovar o passe mensalmente nos quiosques de atendimento, só para incluir o NIF na fatura, cujo IVA é na sua totalidade deduzido no IRS. Para não estarem à espera, muitos renovam na máquina automática, que não tem opção p/ incluir o NIF. Contudo, já é possível solicitar fatura com NIF aqui http://www.linhandante.com/facturacaoOnline.asp bastando preencher a data/hora e nº do cartão indicado no talão obtido na máquina. A fatura é imediatamente enviada p/ email. No meu caso poupo 3,27€/mês, o que no fim do ano corresponde a uma poupança de 59 litros de leite.

  3. José Pedro Franco Reply

    Boa tarde,
    Continua a ser apenas para compra de passes mensais?

    Um pessoa que carregue o cartão Lisboa Viva, com um valor monetário, não pode pôr o NIF?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *